Projeto paisagístico de jardins: como decorar seu site?
Na véspera da primavera, para os veranistas experientes e iniciantes, os problemas de preparação da dacha e do local para a estação quente tornam-se relevantes. Algumas pessoas pensam em como ventilar a casa após o inverno, outros - quando começar a preparar as mudas. Mas absolutamente todo mundo está se perguntando como organizar seu site. Esta questão não é inútil.
Por um lado, o componente estético é importante, já que a dacha é um lugar de descanso. Por outro lado, o desenho do jardim exige a correta colocação das plantas no local. Ama a luz - ao sol, gosta de sombra - à sombra de árvores ou edifícios. Então as flores vão se deliciar com sua decoração exuberante, e você pode colher uma boa colheita dos canteiros. Conhecer os fundamentos do projeto paisagístico ajuda a determinar a decisão sobre muitas questões.
Características de design
A decoração do jardim é um processo longo e trabalhoso. Requer uma abordagem séria e aderência à sequência de ações. Sempre começam escolhendo um lugar para ele no site. A solução certa vai garantir a beleza, facilidade de cuidado e frutificação das plantas. Levados em consideração: luz, qualidade do solo, proximidade de edifícios e muito mais.
Decidido o local, procedem ao desenvolvimento do projeto. Pode ser de diferentes níveis de dificuldade. Se o local não for o primeiro ano, ele tem todos os edifícios, os espaços verdes aparecem regularmente, então todos os esforços e finanças podem ser gastos no projeto do jardim.
Uma situação mais difícil é quando um terreno acaba de ser adquirido de outros proprietários e deve ser totalmente adaptado para atender aos seus gostos e necessidades.
A tarefa mais difícil em termos de tempo e investimento financeiro é a terra “nua”, na qual nenhum objeto foi erguido. No entanto, há uma vantagem. Esse site é uma lousa em branco para um designer, e qualquer fantasia pode ser realizada nele.
Independentemente da complexidade do projeto - se a área suburbana está sendo preenchida de raiz ou em uma reformulação, o layout deve levar em conta as características, vantagens e desvantagens do terreno.
Quadrado
Obviamente, em um terreno de 6-8 acres, você não vai perambular particularmente.
É importante usar várias técnicas de projeto paisagístico para economizar espaço e aumentá-lo visualmente.
Forma do gráfico
Pode ser quadrado, retangular, estreito e longo, triangular ou em forma de L. O desenho de cada um deles pressupõe o mascaramento de lacunas, o aproveitamento das vantagens de uma forma irregular.
Por exemplo, a seção em forma de L é dividida com sucesso em duas metades. A grande parte retangular é dividida em setores: um terreno com a correta forma universal para obras básicas e edificações, e o que serve servirá de local para disposição de uma área de lazer.
Ao projetar uma área estreita e alongada, o objetivo principal é organizar as plantações e os elementos decorativos de forma que a área não seja totalmente visível.
Terreno
O relevo da superfície - terreno baixo ou alto, plano ou declive - desempenha um papel decisivo. As condições para o crescimento das plantações de diferentes variedades e espécies mudam drasticamente com as diferenças de altura. Aqueles que prosperam em terrenos montanhosos elevados não crescem bem nas terras baixas e vice-versa.
O tipo de solo afeta a fertilidade das plantas. O solo bom deve ser "gorduroso", moderadamente úmido e moderadamente solto. Se contém muita areia, argila, calcário, o solo precisa de fertilização.
Às vezes, é até necessário importar solo preto para formar uma nova camada de terra. Para o solo seco, é necessário pensar no abastecimento de água e no sistema de irrigação na fase de planejamento.
Geografia
O que importa é a zona climática em que o sítio está localizado, pois está localizado em relação aos pontos cardeais. Isso afeta a maneira como os arbustos e as árvores são colocados, o que protegerá as plantas mais frágeis dos ventos do lado norte ou do sol escaldante do sul.
A presença de objetos no site
A preferência pessoal é importante, mas existem certos códigos sanitários, de incêndio e de construção que exigem observância estrita. Sem eles, mesmo o projeto de design mais bonito não receberá a aprovação das autoridades competentes.
As normas regulam não apenas a localização de instalações residenciais e comerciais, mas também a localização de arbustos e árvores em relação às concessionárias subterrâneas. Sua distância de edifícios, caminhos e estruturas. Alguns dos pontos são de natureza consultiva, mas muitos são obrigatórios.
O plano acabado deve conter informações detalhadas sobre as mudanças feitas no local, a estimativa e o tempo da obra
O diagrama mostra todos os objetos principais e adicionais no relacionamento, incluindo comunicações.
Orçamentação
Resolver os problemas da maneira que você os consegue é um princípio ruim quando se trata de custos financeiros. A parte visual e prática do projeto de design do jardim deve estar concluída no início do verão, uma vez que geadas e chuvas fortes não são as melhores aliadas para qualquer trabalho ao ar livre.
É importante calcular com antecedência todos os prazos, os materiais necessários, o pagamento dos serviços de profissionais e despesas menores. Providencie um pequeno suprimento de fundos para que o trabalho não pare por falta de financiamento.
Enchendo o jardim
Talvez esta seja a etapa mais agradável do design. Quando o projeto está pronto, a permissão é recebida, tudo que você precisa é comprado, tudo o que você precisa fazer é começar a criar beleza no seu site. É mais agradável apenas admirar a criação florida de suas mãos do gazebo.
Zoneamento
A divisão do jardim em setores é um ponto fundamental. A fertilidade das safras cultivadas depende da escolha bem-sucedida de um local para os canteiros. Com isso, a eficiência econômica aumenta, pois os vegetais e frutas da dacha ficam armazenados quase o ano todo. E é muito bom quando as tarefas no jardim trazem bons resultados.
As três baleias sobre as quais se constrói uma jardinagem frutífera são o terreno, a composição do solo e sua umidade.
Relevo do local
Nem todas as mudanças de altitude, as encostas são adequadas para o cultivo de vegetais, cultivo de frutas e flores. Não monte uma horta ou horta em planícies, depressões, especialmente as estreitas e compridas. A temperatura neles é sempre mais baixa devido ao ar frio estagnado e o solo é muito úmido. Em tal área, as plantas morrerão de geada ou apodrecimento.
Um plano plano é menos suscetível a flutuações de temperatura, tem o teor de umidade e composição de solo mais uniformes em toda a área. Com o aparecimento de um declive, o regime de temperatura muda em suas diferentes alturas.
Cada 100 metros para cima dá uma diminuição na temperatura média anual em meio grau ou um grau. Parece uma diferença insignificante, mas para algumas plantas pode ser fatal na primeira geada.
Para a maioria dos plantios, a melhor opção é uma área não muito plana, mas não totalmente plana com uma orientação para sudoeste e sudeste. A parte inferior dessa área será mais úmida, sombreada e mais fria. É mais adequado para plantas que gostam de sombra e que requerem muita umidade.
À medida que sobe, a terra fica mais seca e a temperatura aumenta. O topo se aquece ao sol com mais rapidez e eficiência. É conveniente plantar legumes e frutas vermelhas em ordem crescente de acordo com suas necessidades de sol e água.
Clima da região
No noroeste do país, a encosta com o lado sul é considerada a mais adequada para um pomar, levando mais para oeste do que para leste. Nas encostas dos Urais e da Sibéria, ao contrário, é preciso escolher o lado oriental para se proteger das duras manifestações do clima. As regiões montanhosas do sul em qualquer área têm o mesmo problema - falta de umidade. Uma área plana ou um declive suave com um sistema de irrigação é ideal.
Composição do solo e subsolo
A escolha de um ambiente adequado para o desenvolvimento do sistema radicular das plantas é tarefa de um especialista.
Se a avaliação inicial do local pode ser feita por inspeção, então para determinar a composição do solo, subsolo e rochas subjacentes, uma análise agroquímica é necessária.
Felizmente para os jardineiros, o tipo de solo não é uma frase. Fertilizar, arar ou formar uma nova camada de solo negro hoje são serviços acessíveis que costumam ser usados por proprietários de jardins particulares.
O solo bom é permeável à água e ao ar - tem uma estrutura solta. Adequado para o cultivo de culturas: ligeiramente podzólico, argiloso, franco-arenoso, composições da terra cinzentas. Os jardins também se criam facilmente na estepe-floresta, com uma composição castanha, castanha e negra.
Não espere nada de bom de solos argilosos, argilosos, triturados, arenosos e salgados.
Nível de umidade do solo
É diretamente afetado pela presença de água subterrânea. Eles geralmente nutrem as plantas, mas se estiverem muito próximos ao sistema radicular, eles resfriam o solo, saturam-no com sulfatos e criam condições desfavoráveis para o crescimento. O afastamento da água subterrânea do sistema radicular deve ser de pelo menos 2 metros.
A distância do solo é considerada em relação à espécie, variedade da planta e porta-enxerto. Por exemplo, para macieiras em um porta-enxerto anão - 1-1,2 m, e para outro porta-enxerto, pelo menos um metro e meio é necessário.
Além disso, a escolha do local é influenciada por: onde exatamente a horta será plantada, o microclima de todo o local, as características biológicas das frutas e frutos silvestres. Em território desabitado, você pode se concentrar em plantas indicadoras. Se carvalhos, bordos e leguminosas crescem bem nas proximidades, este é um bom lugar.
Se você já tem uma casa de campo e espaços verdes, precisa escolher lugares para redesenhar o jardim a partir da relação entre objetos e plantas. Por exemplo, para plantas que gostam de luz, é importante cultivar um jardim na frente da casa. E atrás da casa, à sombra das paredes, as culturas que amam a sombra se sentirão bem.
Além disso, na frente da casa, você pode plantar arbustos baixos, concentrando-se na altura dos caixilhos das janelas. Arbustos e árvores podem ser colocados em todo o perímetro, vegetais - no centro do local. Legumes como abóbora, abobrinha, repolho gostam de mudar de tempos em tempos o local de "residência" nas camas.
Estilos
O projeto do jardim começa com um desenho e o projeto começa com uma ideia. O primeiro impulso - quero roseiras com peônias e para ficar bonito é preciso exibi-lo de uma forma específica - em forma de projeto paisagístico. Não existem regras imutáveis para o design do site.
O design flexível permite que você adapte as orientações do estilo aos desejos dos proprietários do jardim e às características do local. No entanto, existem diretrizes que os especialistas em design paisagístico recomendam aderir.
Considere o tamanho e a forma do site. Usando técnicas de zoneamento - arcos, caminhos, diferenças de altura, cercas verdes - você pode corrigir a forma irregular do local, criar uma paisagem mais harmoniosa.
Vale a pena escolher as plantas não apenas por preferências pessoais, mas também por sua capacidade de criar raízes em condições de vida específicas. Relevo, umidade, tipo de solo, temperatura média anual do ar desempenham um papel aqui.
É importante também considerar o quão despretensioso são os cultivos, pois a horta e a horta, via de regra, ficam fora da cidade. Ou seja, não tem como cuidar das plantas todos os dias.
Combine variedades de plantas corretamente. É importante considerar com quais cores este ou aquele tipo de folhagem é combinado.... Que flores podem ajudar na proteção das hortaliças se plantadas ao longo dos canteiros de sua casa de verão, e que, ao contrário, atrairão pragas para elas. Que são capazes de criar simbiose ou vão interferir no pleno crescimento uma da outra.
Combine as cores corretamente. A regra de trabalho - combinar não mais do que três cores não se aplica ao projeto paisagístico, muitas vezes a natureza viva na vizinhança tem tons diferentes. Mas isso não é um motivo para ir a extremos e combinar sem pensar todas as suas flores favoritas em uma paleta de arco-íris.
São várias opções para embelezar o seu jardim.
- Uma ênfase na vegetação, não nas flores.
- A combinação de cores com base no princípio da complementaridade.
- Seleção de zonas de cores.
- Decoração de jardim na mesma gama, mas em tonalidades diferentes.
- Considere o estilo arquitetônico dos edifícios no local. A jardinagem ornamental não pode ser um fenômeno isolado no local. Deve ser um cenário harmonioso para um edifício residencial e área de lazer.
- Desenhe um plano e cumpra-o. Um esquema visual de plantio de plantas simplifica muito a tarefa de decorar um jardim. A localização de todas as seções do gramado, arbustos, árvores, canteiros de flores, arcos, sebes, canteiros deve ser marcada nele.
É bom que os pontos coloridos estejam marcados no diagrama. Tal plano irá demonstrar claramente, por exemplo, que os arbustos são planejados para serem plantados ao longo da cerca ao longo do perímetro do local, e os caminhos serão decorados com arbustos baixos perenes.
Quanto aos estilos em si, o design do jardim oferece uma grande variedade de soluções.
Todos eles estão subordinados a duas direções principais:
- jardim regular;
- panorama.
O design regular ou formal governa os estilos clássicos de design. É dominado por formas simétricas, equilíbrio e geometria estrita. Até a arquitetura está subordinada a eles. As copas das árvores e arbustos são aparadas, incentivando-se a presença de relvados e zonas de pedra.
Uma característica de um jardim regular é a presença de um beco central. A paleta de cores é lacônica: verdes de diferentes tons são usados, branco, claro e vermelho.
Às vezes, um jardim regular é chamado de tradicional. Acessórios comuns: fontes, colunas, vasos de flores, esculturas... Utiliza-se uma moldura clássica, forja, bancos com costas, enfeites de pedra natural. A disposição dos acessórios é central ou estritamente espelhada.
O estilo da paisagem coloca a naturalidade em primeiro lugar. Permite utilizar todas as funcionalidades do relevo, é mais fácil realizá-lo sem a participação de um designer. É importante prestar atenção a uma combinação equilibrada de cores, para manter o jardim bem cuidado.
A característica de tal jardim é a imitação da natureza, mas mais precisa, ordenada. Árvores crescem em vez de colunas, a assimetria é mais relevante do que a especularidade, as fontes substituem os reservatórios naturais. O estilo florestal está próximo da paisagem, com predomínio de plantas e árvores silvestres..
Os ramos dos estilos são mais estreitos e mais específicos: inglês, francês, mourisco, chinês e semelhantes.
- inglês... Características distintivas: vegetação luxuriante, gramado, jardim frontal bem cuidado, belo portão, caminhos sinuosos e colinas.
- francês... Também o estilo provençal é frequentemente referido a ele. O cultivo de ervas aromáticas pode se tornar o destaque desse jardim. No verão ficam lindos nas camas e espalham o aroma, e no inverno complementam na perfeição os pratos caseiros. Além deles, é importante usar decorações naturais, uma abundância de pequenas flores e decoração. Os tons de roxo e rosa são obrigatórios.
- Mauritano... Sua base é a presença de um elemento central. No meio do local, quebra-se um chafariz, um lago ou uma área de lazer com mirante, e ao seu redor se constrói uma composição verde de todos os tons. Não vale a pena deixar terrenos abertos. Onde não há plantio, os caminhos são feitos com pedras ou ladrilhos.
- japonês... Uma raridade no design de jardins é o uso da arquitetura tradicional japonesa, árvores com flores perenes (caducas), decoração com seixos, musgo e pedras, aquedutos e tanques de peixes.
- chinês... Apesar de pertencerem à região asiática deste e do estilo anterior, possuem características próprias. Assim, o chinês é caracterizado por uma solução paisagística complexa, o que implica versatilidade. O jardim deve ser decorado de forma que pareça diferente de diferentes pontos de vista.
- Country ou Rústico o estilo é um dos mais fáceis de executar, pois em sua essência está o mais próximo possível da natureza. A natureza atua como uma decoração em torno de uma bela casa, e ao mesmo tempo permite que você organize o espaço com o máximo benefício. Árvores frutíferas, densas plantações de flores e safras, esculturas de barro, vime e decorações em madeira são elementos rústicos típicos.
- estilo italiano... Sua principal característica é a presença de um pátio, escondido da vista nas profundezas do local.
- Moderno... Assimetria, cores contrastantes, uso de formas arquitetônicas não triviais de diferentes materiais, iluminação noturna.
- Ecletismo... Combinação competente de vários estilos.
Nós decoramos canteiros de flores
Tipos de jardins - a categorização é bastante complexa e diferente dos estilos. Aqui não se trata de aparência e design, mas sim da correspondência do estilo com as funções do jardim. Um jardim moderno tem vários tipos de funções.
Função de relaxamento - o jardim é usado apenas para recreação, viagens fora da cidade para churrascos familiares ou amigáveis, banhos de sol e pesca.
Função estética - é necessário para o desenvolvimento da harmonia com a natureza. Esta é uma função social que introduz uma pessoa para trabalhar e funcionar em uma parceria de jardinagem.
Função econômica - permite que você use a terra como fonte de alimento para toda a família.
De acordo com as funções que o jardim deve desempenhar, pode ser dos seguintes tipos:
- decorativo;
- fruta;
- vegetal;
- misturado.
Decorativo
Esse jardim é apenas para relaxamento. A proporção de zonas difere da tradicional: não 70%, mas cerca de 50% são alocados para espaços verdes. Nele prevalece uma área de lazer. Combina duas funções - relaxamento e satisfação das necessidades estéticas. Principalmente árvores, arbustos floridos e flores são cultivadas em tal jardim.
Um exemplo de sucesso é o jardim de urze. A urze é uma planta despretensiosa com várias dezenas de variedades que se combinam perfeitamente umas com as outras e com outras flores. Não requer cuidados especiais, floresce lindamente e por muito tempo, é perene e cria raízes nos solos mais inférteis... Uma característica distintiva desta planta é o seu aroma incrível.
Fruta
Se nem todos os proprietários de jardins estão prontos para colocar uma pá sobre os canteiros, então muitos gostariam de ter árvores frutíferas no local. Cuidar delas é simples, o principal é fertilizar o solo, regar na hora certa no tempo seco e proteger a árvore dos parasitas.
Em muitas regiões do país, o clima é adequado para o cultivo de peras, maçãs, ameixas, cerejas. Na região Sul, a lista é reabastecida com damascos, pêssegos, nozes e outras frutas termofílicas. As árvores frutíferas começam a colher a partir dos 2-3 anos de idade.
Vegetal
Uma opção muito comum entre quem gosta de estocar vitaminas para o inverno e não se importa em cuidar das camas. Você pode crescer muito: batata, cenoura, repolho, inclusive couve-flor e brócolis, verduras.
Pode-se dar preferência a berinjela, abóbora, abóbora, legumes ou frutas vermelhas. Um jardim como este exige muita manutenção, mas o resultado vale o esforço.
Misturado
A opção mais comum entre russos econômicos. Implica o uso de uma área de jardim para o cultivo de flores, vegetais e frutas.
Escolhendo plantas
A escolha de flores e arbustos para o paisagismo determina a atmosfera e a iluminação da área.Com a ajuda de plantas grandes, você pode reviver a composição e arruinar uma bela ideia. Na escolha das variedades, eles são guiados por preferências pessoais e direção de estilo.
O estilo tradicional é caracterizado por uma abundância de vegetação de diferentes variedades: rosas spray, margaridas, frésias, dálias, ásteres, peônias, hospedeiros, geychera, phlox.
Várias coníferas e flores despretensiosas são adequadas para um estilo florestal ou rústico. Por exemplo, camomila, repolho, girassóis, plantas de prado. Árvores e arbustos ornamentais coníferas criam raízes bem e olham.
A Provença francesa é abundante em tons de rosa, roxo e lilás, uma abundância de pequenas flores. Para a decoração, é importante usar lilases em todo o perímetro e plantar arabis e eustoma, íris, clematis, verbena, urze ou miosótis nos canteiros de flores. Hortênsia azul, lilás e roxa também é adequada.
Verduras perfumadas como adição se tornarão o destaque do jardim - alecrim, manjericão, hortelã, salva, orégano.
Para jardins holandeses, os daylilies (alstroemeria, lilies, agapanthus e outros), tulipas, peônias, gladíolos servem como recheio.
Qualquer jardim pode ser diversificado com trepadeiras: glicínias, ervilhas, buganvílias, clematis, capuchinhas.
Flores incomuns também atraem a atenção: alyssum brilhante, papoulas, astilbe, suculentas, heuchera. São usados Isel Fastigiata, Erecta bérberis, lobélia e calêndula.
Elementos de decoração
Na área de lazer, o mínimo exigido: local para colocação de fumeiro ou churrasqueira, mesa, bancos ou cadeiras, gazebo ou copa. Para o jardim é importante utilizar móveis de plástico que não se deteriorem com as diferentes condições climatéricas, bem como objectos de madeira. Móveis caseiros de cânhamo, tábuas, paletes, pneus de carros velhos parecem lindos e originais.
Um bom bônus para dar é um balanço suspenso com as costas e uma rede. Havendo espaço livre, é aconselhável equipar vários desses locais, visto que são muito procurados por hóspedes e famílias.
Acessórios de decoração de jardim também são necessários. Eles podem ser produtos feitos em fábrica, feitos de cerâmica, gesso, madeira, metal ou itens do tipo faça você mesmo, feitos de coisas que já viveram seus dias. Por exemplo, uma cesta de frutas pode substituir um vaso de flores ou se transformar em um sapato de vime original para plantar plantas, pneus coloridos são canteiros de flores prontos e uma bicicleta velha pode ser um suporte original de vários níveis para recipientes com flores.
Regras de combinação
Ao combinar estilos de paisagismo, é importante considerar o tamanho do local. Podem ser pequenos, médios e grandes. O valor às vezes é determinado a olho nu, mais frequentemente por instrumentos geodésicos e agronômicos.
Parcelas médias são versáteis e fáceis de projetar. É conveniente colocar edifícios e elementos decorativos sobre eles sem violar os padrões sanitários, regras de segurança contra incêndio e sem danificar as plantas.
Em grandes áreas, o projeto é mais complexo, uma vez que não deve haver espaços vazios, e o preenchimento requer mais recursos e esforço.
Os pequenos lotes sofrem com a falta de espaço para um jardim completo. Freqüentemente, eles tentam empilhar um grande número de plantações diferentes, resultando em uma confusão botânica.
Para evitar esse erro, você precisa usar ferramentas de composição comprovadas para aumentar o espaço de forma racional.
Alguns deles ajudam a liberar espaço útil, enquanto outros funcionam apenas para o efeito visual. O primeiro grupo inclui o uso de edifícios de um e meio e dois andares, terraços e paisagismo escalonado. Ao mesmo tempo, os aposentos podem ser construídos com um sótão ou um segundo andar, ou aprofundados com a ajuda de caves e caves.
Como um aumento visual no espaço, os especialistas em design paisagístico aconselham o uso de várias técnicas:
- Evite linhas retas no layout... A geometria do estilo tradicional para o jardim não é proibida em pequenas áreas, mas deve-se entender que a utilidade prática do terreno será muito afetada. O jardim será principalmente decorativo, em vez de fornecer frutas e vegetais frescos aos seus proprietários.
- Ocultar limites do lote... Uma cerca em branco delineia nitidamente e comprime os limites do jardim. Você pode separá-los visualmente usando uma cerca com fendas - uma clássica de madeira, uma tela de arame ou uma tela colorida.
Essa cerca será uma excelente base para a colocação de plantas trepadeiras. Uma opção alternativa são arbustos. Mas aqui é preciso lembrar que nem sempre é possível plantar perto da cerca do vizinho.
- Gramado verde... Na entrada do site, esse truque puramente inglês funciona com um estrondo. Uma mancha de cor extensa, em vez de cores diferentes cintilantes, estende visualmente a área da terra.
- Usando uma paleta concisa... Quanto menos variação no site, mais sólido ele parece. E a falta de fragmentação é perfeita para aumentar pequenas áreas.
- Área verde sem canteiros de flores exuberantes não necessariamente chato. Você precisa usar tons complexos, plantas de formas interessantes, tamanhos diferentes. No entanto, muitos deles podem ser úteis na cozinha e no armário de remédios.
- Opção alternativa - escolher uma cor... Por exemplo, um jardim parece ótimo, onde todas as flores são selecionadas em azul, vermelho ou laranja.
- Caminhos e caminhos sinuosos... Quanto mais fecham, maior o jardim parece ser.
- Distribuição de acentos leves... A técnica, infelizmente, não é universal, pois durante o dia a iluminação artificial não surtirá nenhum efeito, mas à noite é muito eficaz. Aqui é útil usar iluminação arquitetônica em casa, holofotes com raios direcionados para cima, lâmpadas de gramado com pernas e em forma de bolas.
- Espelho d'água... Todo mundo conhece o efeito mágico das superfícies reflexivas em salas pequenas. Na natureza, seu papel é desempenhado por reservatórios artificiais.
- Superfícies verticais mais verdes... Você pode "esticar" o jardim não só em largura, mas também em altura com a ajuda de arcos, redes e trepadeiras. É bom, amigável ao zoneamento e cria volume extra.
- Decoração escalonada e terraços... A colocação multinível de elementos decorativos e terraços para o melhoramento de plantas funciona em duas frentes ao mesmo tempo - um aumento prático da área e um aumento visual. Além disso, é simplesmente lindo. Relevante em áreas inclinadas.
- Usando fractais... Silhuetas e formas repetidas adicionam integridade e harmonia à composição.
- Silhuetas alongadas... Pequenas formas arquitetônicas e árvores devem apontar para cima para que a vista cubra mais espaço.
- Sotaques atraentes... Em uma pequena área de formato correto, é importante não ficar preso nas bordas. Usar elementos decorativos nos lugares mais inesperados - de fontes a bancos - ajuda a distrair a atenção.
Padrões de pouso
Os parâmetros do jardim desempenham um papel importante. Nos documentos oficiais, eles são registrados como uma área, que é medida em metros ou cem metros quadrados. É difícil para jardineiros novatos determinar as dimensões necessárias para uma casa de verão. Para alguns, parece que 6 alqueires são suficientes, e então eles têm que escolher entre a couve-flor e a variedade usual para os estoques de inverno, porque não havia espaço suficiente para tudo.
Outros balançam ao mesmo tempo por 20 acres, para que haja um lugar para churrascos e terra suficiente para vegetais. Isso também é um erro. Se você não pode acomodar uma enorme casa de campo para toda a família em 20 acres, então você terá que lidar com o processamento de hortaliças do amanhecer ao anoitecer com um churrasco nos dentes.
A média áurea é considerada uma parcela com uma área de 10-12 acres com zoneamento correto. Não basta decidir que “aqui vai ter uma bela casa, e naquele canto da macieira”, a escolha da finalidade de cada setor é feita de acordo com as regras que devem ser seguidas.
Leve em consideração o formato do local e use o zoneamento correto. Para o efeito, são adequadas sebes de arbustos e árvores, caminhos, elementos decorativos, arcos. É necessário aproveitar todo o potencial das plantas trepadeiras e perenes.
É racional dividir a terra em partes. Como mostra a prática, a "fórmula de ouro" é a seguinte: um décimo do terreno é alocado para alojamentos, um - para anexos, um e meio para a área de lazer e os restantes 6-7 - para jardinagem. No total, trata-se de cerca de 65-70% da terra para necessidades de jardinagem.
Mantenha distância entre os objetos. É necessário por razões de saúde e segurança. As duas regras a seguir seguem a partir disso:
- Contabilização dos padrões sanitários - os prédios da fazenda e os currais para os animais devem estar localizados a 10-12 metros da casa.
- Contabilização de códigos de construção. A colocação de arbustos é permitida a pelo menos 1 metro de uma cerca adjacente a vizinhos, árvores - 2 ou 3.
- Leve em consideração os pontos cardeais e a geografia da região para organizar as plantas da forma que se sintam confortáveis ao sol e à sombra.
- Garanta a segurança no playground e na área de lazer.
Dicas úteis
Os principais truques dos jardineiros preguiçosos para manter seu amado jardim em excelentes condições é preparar adequadamente o local para o inverno:
- estabelecer suportes para os ramos que caem com o peso do fruto, para que não se partam: não podem recuperar durante o inverno;
- colheita oportuna e plantas de plantas;
- realizar o beneficiamento de plantios de pragas;
- alimente perenes com fertilizantes de fósforo e potássio antes do inverno.
Galeria de fotos: exemplos espetaculares
A chave para um belo desenho do jardim e do espaço que circunda a casa de campo ou quinta é o desenvolvimento de um projeto de qualidade e a presença de uma ideia. Além disso, para a formação de belos pátios, é importante observar o princípio de uma combinação harmoniosa dos objetos do local entre si e com a natureza circundante.
As técnicas a seguir funcionam perfeitamente para criar um design bonito e único:
- Uso de todos os recursos das áreas "problemáticas" com benefício.
- Construção de varanda ou sótão no último andar da casa, varanda ou terraço fechado na parte inferior.
- Preferência por materiais naturais na escolha de acessórios e móveis: madeira, pedra, têxteis.
- A presença de acessórios inusitados do formato DIY - faça você mesmo.
Use as possibilidades da sua imaginação ou escolha exemplos adequados da Internet. Você sempre tem a oportunidade de criar por conta própria uma imagem única do seu jardim, mesmo sem elementos caros.
Dicas úteis para criar um projeto de jardim esperam por você no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.