Pinheiro da montanha em paisagismo: belos exemplos
O pinheiro-da-montanha é uma planta ornamental muito popular e ocupa uma posição de liderança na formação do paisagismo. Uma grande variedade de variedades e formatos permitem que você o use no projeto de qualquer estilo de planejamento de terreno.
Peculiaridades
O pinheiro da montanha é uma planta conífera perene da família dos pinheiros, que possui um poderoso sistema de raízes e uma raiz principal vertical que se estende profundamente para baixo.
As agulhas crescem em cachos de duas a cinco peças, a copa tem uma grande ramificação e a casca tende a descascar.
A altura dos espécimes altos é de 3-4 metros, que é muito menor do que a altura de outros tipos de pinheiros. Por exemplo, o pinheiro negro "Fastigiata", também utilizado na formação de paisagismo, tem uma altura de 7 a 8 metros com um diâmetro de copa de três metros, sendo que a altura do pinheiro silvestre por vezes chega aos cinquenta metros.
Espécies arbustivas de pinheiro-da-montanha crescem até dois metros, e as espécies rasteiras e anãs têm uma altura não superior a um metro. A coroa de uma planta pode ser aberta, extensa, em forma de guarda-chuva, piramidal e obtusa ovóide. A área de cultivo de pinheiro-da-montanha está localizada no sul e centro da Europa.
Vantagens e desvantagens
O pinheiro da montanha complementa perfeitamente qualquer combinação decorativa devido às seguintes vantagens:
- a raça é caracterizada por uma liberação abundante de fitoncidas e óleos essenciais, devido aos quais possui propriedades cicatrizantes, calmantes e tônicas comparáveis aos efeitos curativos do cedro e do abeto azul;
- a planta é resistente ao gelo e tolera bem as mudanças de temperatura, o que permite seu uso em qualquer zona climática, com exceção do Extremo Norte;
- a despretensão do pinheiro-da-montanha, bem como a boa sobrevivência dos rebentos jovens, permitem que esta espécie seja plantada em regiões áridas e com solo infértil;
- uma aparência estética com uma grande variedade de formatos de copas e tamanhos de árvores, atrai merecidamente designers e permite que eles incorporem as decisões mais ousadas no design do local.
As desvantagens desta espécie incluem intolerância ao aumento da poluição do ar e sombreamento excessivo da área.
Variedades de pinheiro da montanha
Na decoração de paisagismo, são utilizadas diversas variedades, diferindo no tamanho, formato da copa e cones, bem como no aspecto das agulhas.
Varella
Esta variedade é representada por arbustos ornamentais com copa esférica densa. A altura de uma planta adulta pode chegar a um metro e meio. As diferenças no comprimento das agulhas novas e velhas criam um efeito incomum: a coroa parece fofa e elegante.
Devido à sua alta resistência à seca, as árvores desta variedade são frequentemente utilizadas para decorar uma encosta rochosa e uma grande colina alpina.
Agulhas duras verde-escuras ficam bem no fundo de gramados e composições de pedra.
Winter Gold
É um arbusto que atinge a altura de um metro e tem uma copa esférica chique.
Uma planta muito espetacular que ganha um tom dourado no outono e dá ao espaço um ar festivo. No inverno, o arbusto torna-se o centro da composição da paisagem e transforma visivelmente o aspecto opaco da estação fria, e pequenos cones marrom-escuros conferem estética e picante à árvore.
No verão, as agulhas têm um tom esmeralda suculento e dão um toque elegante às combinações de paisagens. É frequentemente utilizado para compor composições de coníferas, na decoração de jardins ornamentais e como sebe.
A planta é resistente ao vento e harmoniosamente combinada com urze e espécies perenes.
Pinus mugo gnom
É representado por um arbusto de crescimento lento que atinge a altura de dois metros em quarenta anos e não requer controle constante sobre a forma da copa e sua correção regular.
As agulhas têm uma cor verde escura e se distinguem pela capacidade de brilhar e cintilar ao sol. Isso confere à árvore um aspecto festivo e anima visivelmente a paisagem.
Gnom vai bem com estruturas rochosas e pode ser plantado em jardins ornamentais, jardins de pedras, coníferas mixborders, bem como em loggias e terraços abertos. Esta variedade é considerada a mais resistente à influência de um ambiente agressivo e forte cobertura de neve.
Pinus columnaris
Possui uma coroa em forma de cone e agulhas curvas retorcidas, que conferem aos ramos um aspecto solene e elegante. Durante o período de floração da planta, as anteras das inflorescências masculinas adquirem uma tonalidade amarela brilhante, o que torna a árvore graciosa e incomum.
Esta variedade não tolera áreas escurecidas e não é recomendada para plantio em climas quentes e áridos. Pertence a uma espécie de crescimento lento e atinge três metros de altura há várias décadas.
O pinho é bem cortado e pode ser usado como elemento plantado único e em composições de grupo.
Esfregões de pinus
Possui uma densa coroa hemisférica e se encaixa harmoniosamente no projeto do jardim. As plantas são resistentes à geada, mas não suportam sombra. Eles são plantados em áreas abertas e bem iluminadas.
As agulhas são de cor verde escura, onde uma flor azulada é claramente visível. Devido à estabilidade do estado da copa, a árvore não requer um aparamento meticuloso e complexo.
Pode ser usado para decorar jardins e jardins de pedras.
Pinus mugo mughus
É um pinheiro semi-anão rastejante e é amplamente utilizado na formação de meios-fios e sebes. Parece harmoniosamente como parte de mixborders de coníferas e combinações de grupos mistos.
Ele revitaliza bem a paisagem e resiste perfeitamente à cobertura de neve pesada. Uma árvore adulta tem cones em miniatura marrom-escuros e é freqüentemente usada no projeto de jardins de pedras. As plantas desta variedade precisam de rega adicional e não toleram bem a sombra.
Pinus ophir
É uma planta arbustiva anã. Tem uma copa muito exuberante, que adquire uma tonalidade amarela brilhante no inverno, e efetivamente destaca outras árvores coníferas perenes
O crescimento máximo da árvore é de 80 centímetros, a planta é muito sensível à poluição gasosa do ar da cidade e é mais adequada para decorar áreas suburbanas.
Pinus mugo pumilio
É um arbusto baixo com altura máxima de um metro e meio e uma copa rica e extensa.
Tesoura bem e é ideal para decorar composições mistas com presença de plantas caducas. O "Pumilio" tem agulhas curtas e rígidas que crescem em forma de cúpula e têm um aspecto muito invulgar.
Pinus mugo chao-chao
É a menor variedade de pinheiro da montanha. Uma planta adulta mal atinge a altura de cinquenta centímetros. A coroa verde brilhante tem uma forma hemisférica regular e é ideal para a formação de uma orla e na decoração de jardins de pedras.
Litomysl
Este pinheiro da montanha enxertado em um tronco é muito popular para a jardinagem no estilo japonês, bem como para a formação de um ecossistema de escorregadores alpinos.
A planta tem a seguinte aparência: sobre um tronco longo e fino há uma coroa esférica de formato correto, com agulhas fofas verde-escuras.
As dimensões desta árvore anã não ultrapassam 30 centímetros.A planta é considerada de crescimento lento e adiciona apenas três centímetros por ano.
Para o plantio, recomenda-se o uso de solos argilosos ou ácidos.
A árvore é despretensiosa e costuma ser usada para decoração de interiores.
Opções interessantes
O pinheiro da montanha é um elemento importante no projeto paisagístico. Devido à variedade de variedades e tonalidades, a planta pode ser tanto a figura central em torno da qual a composição é traçada, quanto atuar como um acréscimo orgânico à combinação previamente formada.
Combinação clássica de coníferas, espécies decíduas e urze irão transformar qualquer local e não requerem grandes despesas.
Coníferas mixborder: a fofa coroa do pinheiro-da-montanha atua como elemento secundário da composição e enfatiza a severidade das formas de um elegante abeto.
Harmonia de pedras e agulhas diversifica a paisagem e torna a área suburbana estilosa.
Pinheiro da montanha na forma de um único patamar ao decorar um jardim de pedras vai se tornar o centro das atenções e decorar o relevo.
O bairro de plantas com flores grandes dará à composição um aspecto elegante e romântico.
O pinheiro da montanha é a solução perfeita para estilizar Bonsai.
Uma árvore com uma coroa piramidal é perfeita para projetar o gramado.
O pinheiro da montanha é um elemento versátil do projeto paisagístico. A planta não afeta adversamente outras espécies. Pode ser plantada tanto em espaços clássicos de jardins como em composições exclusivas.
Esse pinheiro é bastante despretensioso no cuidado e tem um efeito benéfico no corpo.
Para obter informações sobre como plantar um pinheiro da montanha e como cuidar dele, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.