Projeto paisagístico de uma casa de campo: características, ideias e exemplos de implementação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seqüência de trabalho
  3. Variantes de projetos modernos
  4. Belos exemplos

Todo proprietário de uma casa de campo certamente gostaria que sua propriedade fosse atraente e original. Mas não basta escolher bons materiais de construção e decoração, pensar no design e no layout e concretizar a ideia na íntegra. Também é importante certificar-se de que o projeto paisagístico do local vizinho corresponda totalmente ao seu gosto e às tendências da moda atuais. Ele também não deve criar uma sensação de desconforto ao estar em uma área específica.

Peculiaridades

O projeto paisagístico de uma casa de campo tem vários aspectos-chave:

  • plantas verdes;
  • gramados;
  • a especificidade do relevo;
  • composições arquitetônicas;
  • reservatórios (artificiais e naturais);
  • iluminação do complexo espacial que está sendo criado.

Perto do edifício principal, e mesmo a alguma distância dele, será necessária a construção de uma linha composicional geral, o que implica um conjunto de obras em grande escala. Você pode preencher o cadastro do site de forma independente ou entrando em contato com os profissionais. A escolha depende de habilidades pessoais e capacidades financeiras.

Em qualquer caso, a decoração do espaço envolvente da casa obedece a normas gerais que devem ser tidas em consideração no acompanhamento do trabalho de especialistas.

Seqüência de trabalho

O primeiro passo deve ser necessariamente a formação de desenhos e plantas no papel. O território é dividido em áreas funcionais, que podem ser projetadas com calma, e em fragmentos que causam problemas ou dificuldades.

Drenagem

O principal motivo de danos à paisagem ou aluimento de zonas individuais do local é a ação das águas subterrâneas, e é com elas que luta a drenagem. Ele também tem que resolver o problema de coletar a precipitação e a água do degelo. É relativamente fácil cavar uma trincheira com as próprias mãos, mas acontece que é necessário criar estruturas subterrâneas. Então você não pode fazer sem a ajuda de construtores profissionais.

Na elaboração de um projeto, é necessário levar em consideração a disposição da rede de esgoto, gasoduto e gasoduto de forma que o lençol freático e o solo não fiquem entupidos.

Esgrima

Quando os serviços públicos e os sistemas de drenagem estiverem completamente prontos, você precisará cuidar de cercar a área.

Não é absolutamente necessário colocar uma cerca de piquete simples, considere também as seguintes opções:

  • cerca de tijolo;
  • gabião de resíduos de construção;
  • cerca de pedra de pleno direito;
  • cerca de malha;
  • uso de perfil metálico;
  • estruturas forjadas;
  • espaços verdes;
  • blocos de concreto armado.

Cada uma dessas abordagens tem pontos fortes e fracos, você pode até combiná-los e usar várias barreiras ao mesmo tempo. Por exemplo, é permitido cercar os vizinhos do país com uma grade, do lado da rua pode-se colocar uma parede de tijolos, e usar arbustos decorativos para delimitar os canteiros do jardim e zonear o espaço. Além disso, você pode até combiná-los em um só lugar, blocos de concreto triviais ou papelão ondulado serão muito mais interessantes se belas plantas forem plantadas nas proximidades.

Claro, você precisa selecionar cuidadosamente uma combinação e fazer uma escolha conscientemente, imaginando imediatamente qual será o resultado final.

A solução mais correta para fazer uma sebe verde seria comprar mudas de viveiros profissionais, então você pode ter certeza da qualidade e não temer que as sementes não germinem e criem raízes no momento que você precisa.

Lembre-se de que mesmo as variedades de coníferas de crescimento lento podem crescer de 10 a 30 cm por ano, e isso pode ser inconveniente. Não plante árvores sob arames ou onde eles possam atrapalhar.

Grama

Você deve decidir como fazer o gramado antes de iniciar os trabalhos de escavação. Considere o uso futuro do local como um todo e as características de gramados específicos. Se pretende fazer um pátio ou preparar um parque infantil para brincadeiras de crianças activas, serão dois territórios diferentes, devendo escolher-se especificamente as variedades e a qualidade das plantas.

Quando o objetivo principal é criar um gramado despretensioso que não requeira manutenção contínua, a melhor combinação é uma mistura de grama, que inclui:

  • festuca;
  • grama de campo;
  • prado bluegrass.

Com a ajuda dessas plantações, é fácil organizar uma área relativamente pequena e um lote de terreno muito grande.

Quando você tiver certeza de que haverá animais na casa que terão que ser passeados, pelo menos uma parte do território terá que ser arranjada para um gramado esportivo. É rígido e denso e pode facilmente suportar o estresse mecânico dos animais de estimação.

O formato inglês (parterre) é ideal para decorar áreas que devem ser o mais atraentes possível. E onde há uma sombra agradável das árvores, e onde bancos ou gazebos são normalmente instalados para relaxar, você precisa colocar gramados no jardim e no parque.

Jardim de flores

O gramado sozinho em toda a área ao redor da casa parece enfadonho e inexpressivo, não importa o quanto você tente torná-lo nobre e sofisticado. A criação de um jardim de flores ajuda a corrigir a situação. As rosas padrão são capazes de decorar a aparência do local, que fica bem tanto na forma de tênias quanto como parte de uma variedade de composições.

Um passo original será o uso de subespécies choronas desse grupo, que pendem com cílios de pequenas formas arquitetônicas.

A combinação de safras anuais e bulbosas permitirá que você adquira rápida e facilmente um canteiro de flores que florescerá durante todo o verão.

Se você deseja que o jardim de flores agrade por muitos anos, você deve prestar atenção às seguintes opções:

  • slide alpino;
  • mixborder;
  • rockery.

O lilás é ideal para decorar ambientes em frente a casas de madeira, sendo muito utilizado em qualquer composição no estilo clássico.

Zona de descanso

Não existem cânones especiais na criação de áreas de lazer, você pode escolher com flexibilidade o tamanho do espaço e sua geometria, e até funções específicas.

A criação de um gazebo é atraente porque tal projeto irá:

  • simples;
  • não muito intrusivo visualmente;
  • funcionalmente completo.

Nesta sala você pode se aposentar, tomar uma xícara de café ou conversar com seus entes queridos. E quando os convidados vêm para a casa, não é menos agradável reunir-se ali na estação quente do ano. Ao criar mandris, você pode usar madeira, tijolo, metal e até vidro. Há uma grande seleção de formas geométricas - desenhos redondos e poliédricos, triangulares e quadrados são relativamente fáceis de criar.

Mas é preciso levar em conta não só o seu gosto, mas também as características de design do território como um todo, o conceito escolhido.

Se não gosta da ideia de um mirante, pode usar um pátio, para o qual está reservada uma área plana bem iluminada pelo sol. Um pré-requisito é cobrir a superfície com azulejos, piso de madeira ou clínquer, caso contrário, sua imaginação ao organizar um pátio é quase ilimitada.

Na maioria dos casos, um pátio não está completo sem:

  • bancos;
  • dispositivos de iluminação;
  • uma mesa relativamente pequena;
  • vasos de flores.

Instalar uma lareira ao ar livre nem sempre compensa e, se for difícil tomar a decisão certa, é melhor procurar a ajuda de designers experientes.

Variantes de projetos modernos

No design de áreas suburbanas modernas, você pode usar tanto projetos prontos quanto os princípios gerais de vários estilos, adaptando-se de maneira flexível a uma situação específica.

O formato clássico sempre inclui:

  • canteiros de flores com geometria clara;
  • a predominância de ângulos retos pares;
  • estrita exatidão da forma de cada árvore e até mesmo arbusto.

Uma impressão luxuosa será criada, mesmo se você apenas plantar as plantas em canteiros altos ou recipientes colocados aleatoriamente. O design Parterre é especialmente adequado para pessoas criativas e extraordinárias, uma vez que se baseia apenas na criação de plantas de aspecto caprichoso de uma forma incomum.

A variedade de projetos possíveis é muito grande: são combinações baseadas em pneus velhos, vasilhames e banheiros que não são mais necessários em sua casa.

O formato "rural" é especialmente apropriado em uma pequena área que você deseja preencher com plantas. Uma característica obrigatória é a utilização de materiais naturais para a formação de pistas e para a criação de estruturas decorativas.

Qualquer jardim cujos elementos são feitos no mesmo estilo é temático. Muitas vezes há motivos náuticos, referências ao design country ou exotismo oriental.

Independentemente de você estar construindo uma casa de verão ou melhorando a área ao redor da casa, é muito importante cuidar da sauna. Desempenha um papel importante no plano de higiene e bem-estar, os benefícios de ir ao banho são muito mais extensos do que o efeito do banho.

Quando há crianças em casa, é imperativo providenciar um parquinho infantil. Não se limite a escorregadores e uma caixa de areia, se apenas o espaço permitir - crie casas com personagens de contos de fadas, mesmo no local mais modesto um balanço pode ser colocado.

Nós projetamos para a área

O paisagismo deve corresponder necessariamente à área ocupada. Então, em lotes de 5, 6, 8, 10 acres, você pode plantar árvores individuais, elas se tornarão o centro semântico da composição.

Existem apenas dois requisitos principais: ausência de defeitos externos e aparência impecável em qualquer época do ano. Na maioria das vezes, são usados ​​coníferas ou bordos, carvalhos e tílias.

As cercas em áreas pequenas não devem ser altas. O estilo geométrico é a forma mais eficiente de usar o espaço disponível. Estruturas auxiliares e equipamentos técnicos são transferidos para a parte norte do território, onde também podem ser plantadas árvores isoladas, o que ajudará a amenizar os ventos frios.

Se a área é de 10 hectares, você já pode usar parte do território para um gramado ou criar canteiros de flores sólidos. Existe também a possibilidade de instalação de gazebos e saunas, que se recomenda complementarem com cultivos de escalada. Além disso, você pode até criar jardins em estilo japonês ou cantos deliberadamente "selvagens".

Quando a área atinge 12, 15 ou 20 acres, a variedade de movimentos de decoração aumenta ainda mais.

As seguintes opções podem ser organizadas:

  • lagoa em miniatura com ou sem cascata;
  • slide alpino;
  • pátio completo.

Quando o território do terreno adjacente é de 26,3 hectares, pode ser ainda mais difícil encontrar a solução ideal do que em um espaço menor. O fato é que já existem muitas opções e você precisa ter desenvolvido o pensamento espacial para fazer a escolha certa.

Nós nos adaptamos ao terreno

Seja qual for a área disponível, um grande problema é o desnível do relevo, a presença de quedas pronunciadas. Lidar com isso diretamente, despejando terra em alguns lugares ou rasgando e transportando em outros, será longo, caro e impraticável. Seria mais correto vencer os defeitos existentes, transformar os aspectos negativos do terreno em suas vantagens.

Quando o local for coberto por morros insignificantes, é aconselhável fixar suas encostas com gabiões.

Os rochedos são organizados no topo, as culturas preferidas em que são:

  • saxifrage;
  • briozoário;
  • pervinca (qualquer subespécie);
  • repolho de lebre;
  • stonecrops.

Ravinas e fossos inevitavelmente concentram a água derretida e todos os sedimentos. É fácil resolver o problema se você criar um lago cercado por gramíneas e flores perenes, seria bom plantar salgueiros-chorões. Muitos jardins e casas de campo estão localizados na encosta. Este recurso também é corrigido da forma mais simples, bastando colocar os degraus diretamente no solo.

Na maioria das vezes, as escadas vão em direção ao jardim de pedras, ao lago, ou são levadas para as casas localizadas no meio do local.

Encostas de declives variados, outeiros e depressões fornecem profundidade visual para áreas confinadas. Se um pequeno jardim for dividido em dois terraços, torna-se visualmente maior e mais espaçoso, uma vez que o espaço pode ser dividido em partes por sebes de arbustos ou canteiros em socalcos.

Mas nem todas as pessoas gostam dessa abordagem, às vezes é melhor usar métodos alternativos. É necessário drenar as terras baixas, nivelar e fortalecer os desfiladeiros.

Para uma área estreita, o design multinível pode ser considerado uma das melhores opções.

Com uma largura de 15 a 20 metros, é aconselhável distinguir três fragmentos principais:

  • residencial (haverá uma casa lá);
  • Distribuído por Horta e Jardim;
  • Destinado à colocação de dependências.

Cada bloco deve ser isolado, deve ser dada clareza externa para que os limites sejam visíveis imediatamente. Tente não deixar fragmentos que estariam vazios e ociosos. Para corrigir o efeito do corredor, o plantio no início e no final do território de árvores de diferentes crescimentos, mas semelhantes em geometria e cor, ajuda. É mais correto plantar o mais alto entre eles no final, de modo que para cada observador o espaço pareça mais curto. Se no início for impossível plantar uma única árvore por algum motivo, você precisará colocar várias árvores de uma vez no canto mais afastado.

No fundo, é uma boa ideia colocar objetos brilhantes e atraentes, como um gazebo cercado por flores especialmente selecionadas ou uma decoração de jardim em um tom rico. Os gráficos de jardim, especialmente no lado mais curto, são uma boa maneira de expandir o espaço. Você pode alternar com flores, se quiser.

É mais correcto decorar zonas estreitas ao estilo do minimalismo, conferindo à casa de campo e à sua envolvente um aspecto contido, bastante lacónico. É aconselhável introduzir aterros volumosos, composições de espelho e itens decorativos de arame no ambiente. As áreas de alta tecnologia têm uma aparência fora do padrão; objetos de metal e vidro, produtos de madeira natural são adequados para esse tipo de exterior.

É mais correto colocar o jardim, a horta e os canteiros do lado ensolarado, e a casa deve ser feita na forma de um retângulo alongado no comprimento. Na maioria das áreas estreitas, as casas são colocadas com uma fachada na rua, a menos que haja tráfego ativo nela. Em seguida, a moradia deve ser colocada no meio do território, e árvores devem ser colocadas, que irão absorver o escapamento e reduzir o ruído.

Belos exemplos

  • Exemplos realistas de paisagismo de uma casa de campo incluem quase sempre os espaços verdes, que podem criar um aspecto agradável e melhorar o microclima do território. Uma das melhores soluções pode ser considerada a utilização de uma composição com coníferas de diferentes tamanhos (tênias). Eles são reunidos para enfatizar a continuidade do espaço; vasos de pedra e pequenos caminhos de pedra podem ser usados. É importante que as plantas não escondam a própria casa de vista e não interfiram na divulgação dos seus méritos estéticos visuais.
  • Há uma opção em que as plantações de coníferas (arbustos estendidos para cima e "almofadas" densas e atarracadas) são usadas para emoldurar a própria casa e os caminhos e são colocadas em torno do perímetro do gramado em vez de um meio-fio de pedra. Neste caso, é aconselhável sombrear o edifício de tijolos com diferentes tons de verde, mas não é recomendado usar tons de cores mais matizados e saturados.
  • Os paisagistas costumam tentar decorar a varanda de uma casa com a ajuda de composições simétricas. Na foto é possível ver como são os canteiros decorativos a partir das plantações distribuídas ao longo da altura, que circundam não só o alpendre, mas também o caminho forrado com pedras multicoloridas.
  • O corrimão de ferro forjado na entrada é espetacularmente combinado com um espesso tapete de cores moderadamente vermelhas. Para deixar a decoração das plantas mais bonita e não desbotada, recomenda-se o uso de gramados feitos de grama densa.
  • Uma casa de campo com uma horta pode parecer muito incomum. As camas bizarras, rodeadas por uma pedra rosada, parecem muito atraentes contra o pano de fundo de caminhos de um verde venenoso. Também é um bom passo usar caixas de madeira cavadas no solo, cada uma das quais deve ser preenchida com plantas monocromáticas.
  • A área frontal de uma casa de campo, que ocupa uma grande área, pode ser coberta com um gramado plano e arranjos de flores redondos, cada um dos quais com duas camadas - a externa baixa e bastante alta no centro.

As possibilidades de decoração de terrenos em redor de casas de campo são muito grandes. Mas, para alcançar um bom resultado, os profissionais recomendam dedicar todos os executantes aos detalhes de seu plano.

Pense exatamente no que você precisa e em quanto tempo vai gastar cuidando da cidade. Dependendo disso, tome sua decisão final. Considere também como as prioridades podem mudar nos próximos anos.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário