Tudo sobre geogrelhas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Aplicativo
  3. Como é diferente de uma geogrelha?
  4. Visualizações
  5. Principais fabricantes

Geogrelhas - o que são e para que servem: esta questão surge cada vez mais entre os proprietários de casas de veraneio e áreas suburbanas, proprietários de casas particulares. De fato, o concreto e outros tipos desse material chamam a atenção pela versatilidade, seu uso para a construção de estradas e para a construção de caminhos no país já ganhou popularidade. As geogrelhas estão se tornando um elemento popular do projeto paisagístico - esta é uma boa razão para aprender um pouco mais sobre elas.

Peculiaridades

A geogrelha é chamada de material de nova geração por um motivo. Até mesmo os profissionais de design paisagístico nem sabiam o que era há alguns anos. Uma ampla gama de materiais é usada como base para a geogrelha - de pedra artificial e basalto a fibras não tecidas. Na construção de estradas, os produtos HDPE ou LDPE são mais frequentemente usados ​​com alturas de parede padrão de 50 a 200 mm e um peso de módulo de 275 × 600 cm ou 300 × 680 cm de 9 a 48 kg.

O dispositivo de geogrelha é bastante simples. É feito na forma de folhas ou tapetes com estrutura celular, pertence à categoria das estruturas geossintéticas, é realizado de forma plana ou tridimensional. O material pode esticar verticalmente e horizontalmente, formando uma moldura para preenchimento com componentes de reforço. Nessa capacidade, costumam atuar areia, brita, solos diversos ou uma mistura dessas substâncias.

O tamanho do favo de mel e seu número dependem exclusivamente da finalidade do produto. A ligação das secções entre si é efectuada por soldadura, em padrão xadrez. As geogrelhas são fixadas ao solo com reforço especial ou âncoras. Nas geogrelhas volumétricas, a altura e o comprimento do favo varia de 5 a 30 cm, este projeto mantém sua funcionalidade por 50 anos ou mais, é resistente a diversas influências externas, resiste a quedas significativas de temperatura - de +60 a -60 graus.

Aplicativo

As geogrelhas são amplamente utilizadas. Dependendo do propósito, eles são usados ​​para os seguintes propósitos.

  • Para construção de estradas. A utilização de uma geogrelha para uma estrada de entulho ou enchimento sob concreto, o asfalto permite tornar sua base mais estável, evitando seu deslocamento. Tendo tomado tais medidas, não há necessidade de se preocupar que a tela formada se rache, desmorone devido ao "travesseiro" instável.
  • Para fortalecer solos soltos e não homogêneos... Com a ajuda de uma geogrelha, o problema de sua fluidez é resolvido com sucesso e a drenagem eficaz do local é garantida. Essas estruturas celulares funcionam de maneira semelhante contra a erosão do solo em faixas de declive.
  • Para formar muros de arrimo... Com a ajuda de seções celulares volumétricas, gabiões com diferentes alturas e ângulos são criados.
  • Para estacionamento ecológico... As grades de estacionamento de concreto tipo favo de mel parecem muito melhores do que as lajes sólidas. Eles também podem ser usados ​​para criar caminhos no país, ao providenciar estradas de acesso. Aqui, o geotêxtil é sempre colocado na base da estrutura, especialmente se o solo for argiloso, turfoso ou o nível do lençol freático for muito alto.
  • Para o gramado, playground. Nesse caso, a geogrelha torna-se a base para a semeadura, ajudando a evitar que o tapete de grama se espalhe para além dos limites estabelecidos. Esses elementos são usados ​​para formar quadras de tênis gramadas.
  • Para realçar o litoral em ruínas. Se o local estiver próximo a um reservatório, é imperativo reforçar os locais mais vulneráveis. Neste caso, uma geogrelha volumétrica será a melhor escolha, pois reforçará de forma confiável encostas mesmo em terrenos difíceis.
  • Para a construção de uma cobertura para estacionamentos. Aqui, as geogrelhas ajudam a tornar a base mais durável, pois na construção de estradas, evita que a "almofada" de areia e cascalho se estilhace.
  • Para a formação de elementos paisagísticos. Nesta área, grades volumétricas são usadas para criar terraços e taludes artificiais, morros e outras estruturas de vários níveis. No projeto paisagístico, as geogrelhas volumétricas são especialmente procuradas e populares.

O objetivo original das geogrelhas era eliminar problemas associados à erosão e derramamento de solo. No futuro, o escopo de sua aplicação foi ampliado significativamente, tornando possível tornar esse elemento o mais útil possível para a construção civil e rodoviária.

Como é diferente de uma geogrelha?

As principais diferenças entre uma geogrelha e uma geogrelha residem na estrutura volumétrica. No primeiro caso é sempre plano, no segundo - tridimensional, possui células preenchidas com componentes de reforço. Na prática, a diferença é pequena, aliás, na maioria dos países do mundo não existe o conceito de “geogrelha”. Todos os produtos deste tipo são denominados reticulados, dividindo-os apenas pelo tipo de material utilizado. Por exemplo, o termo "geogrelha" pode significar uma estrutura trançada feita de fibra de vidro, poliéster, impregnada com um betume ou composição de polímero.

Além disso, as geogrelhas são necessariamente perfuradas e alongadas durante a produção. Neste caso, os pontos nodais do material acabado tornam-se estacionários, proporcionando uma distribuição mais uniforme das cargas sobre a superfície durante a operação.

As geogrelhas também são chamadas de grades planas, sua principal finalidade é fixar a pedra britada, recoberta entre as células. Proporciona estabilização mecânica do solo, atua como uma camada de reforço para a rodovia. São colocadas geogrelhas de tipo volumétrico, fixando-as com âncoras, e as formas de seu uso são muito mais variadas.

Visualizações

A geogrelha de reforço é dividida em tipos, de acordo com diversos critérios de classificação. A divisão é feita de acordo com o tipo de construção, tipo de material e presença de perfurações. Todos esses fatores são importantes na escolha do tipo certo de geogrelha.

Ao esticar

Projeto uniaxial disponível em seções pré-fabricadas retangularalongamento em apenas uma direção. Quando deformado, o tecido retém rigidez suficiente, no sentido longitudinal é capaz de suportar altas cargas. As células são alongadas longitudinalmente, seu lado transversal é sempre mais curto. Esta opção de produto é uma das mais baratas.

Geogrelha Biaxial tem a capacidade de se esticar nas direções longitudinal e transversal. Nesse caso, as células têm formato quadrado, suportando melhor as cargas de deformação. A versão orientada biaxialmente da grade é a mais resistente à ação de quebra, incluindo levantamento de solos. A sua utilização é exigida na conceção paisagística, na organização de encostas e encostas.

Geogrelha Triaxial - construção em polipropileno, proporcionando uma distribuição uniforme das cargas em 360 graus. A folha é perfurada durante o processamento, adquirindo uma estrutura celular, esticada nas direções longitudinal e transversal. Essa variedade pode ser chamada de elemento de reforço; é usada quando o solo é de composição instável.

Por volume

Uma geogrelha plana também é conhecida como geogrelha. A altura de suas células raramente ultrapassa 50 mm; os produtos são feitos de polímero rígido, concreto, compostos compostos. Essas estruturas são usadas como base de reforço para estruturas de gramado e jardim, caminhos, calçadas e podem suportar cargas mecânicas pesadas.

A geogrelha volumétrica é feita de poliéster, polietileno, polipropileno com elasticidade suficiente. Tais estruturas são fortes, duráveis ​​e elásticas, não temem os efeitos agressivos do ambiente externo. Quando dobrados, eles se parecem mais com um torniquete plano. Endireitada e fixada ao solo, a grade adquire o volume necessário. Esses produtos podem ter uma estrutura sólida ou perfurada.

A segunda opção permite remover a umidade com mais eficiência, o que é especialmente importante com chuvas fortes. Dentre as vantagens das geogrelhas perfuradas, destaca-se o maior nível de aderência ao solo. Neste caso, com o auxílio de estruturas volumétricas, é possível fortalecer o solo em uma inclinação de mais de 30 graus.

Por tipo de material

Todas as geogrelhas comercializadas hoje são fabricadas industrialmente. Na maioria das vezes, eles são baseados em plásticos ou substâncias combinadas. Dependendo da subespécie, a seguinte base é usada.

  • Com geotêxtil enrolado... Essas geogrelhas têm uma estrutura volumétrica, são adequadas para o reforço de áreas de solo em ruínas, ajudam a evitar o levantamento do solo devido às geadas e lençóis freáticos. A estrutura não tecida do material oferece as melhores condições para resistir a fatores externos químicos e biológicos.
  • Poliéster... Projetado para corrigir a estrutura instável do solo de fluxo livre. É utilizado em solos arenosos e brita, inclusive na formação de leitos de concreto asfáltico multicamadas. Grades de poliéster estão disponíveis, equipadas com reforço adicional e totalmente abertas.
  • Polipropileno. Essa estrutura polimérica é formada por fitas interligadas, fixadas por solda especial em padrão quadriculado, com costuras intermitentes. Grades de polipropileno de plástico estabilizam e fortalecem com sucesso solos com baixa capacidade de carga.
  • Fibra de vidro... Esses produtos são usados ​​na construção de estradas. Possuem estrutura flexível, reforçam os pavimentos de concreto asfáltico e reduzem o efeito da elevação do solo sobre a lona.

Vale a pena considerar que as geogrelhas de fibra de vidro são mais voltadas para a construção civil, raramente são utilizadas na arquitetura paisagística.

  • Polietileno. Geogrelha flexível e resiliente, popular em projetos paisagísticos. É especialmente usado ao decorar terrenos de jardim com gramados e gramados. As geogrelhas de polietileno são utilizadas nos solos mais frágeis, utilizadas na formação de estruturas de contenção.
  • PVA... Os polímeros de álcool polivinílico são caracterizados por maior elasticidade em comparação com outros materiais semelhantes. É o tipo de plástico mais moderno que substituiu o polipropileno.
  • Concreto. Feita por fundição, é utilizada em objetos com alto desgaste mecânico. Essas estruturas são usadas para criar estacionamentos, estradas, estradas de acesso.

Dependendo da escolha do material que foi utilizado para a fabricação da geogrelha, suas características e parâmetros são determinados. É esse fator o principal critério para a escolha de tais dispositivos, ajudando a determinar a melhor área para seu uso.

Principais fabricantes

As geogrelhas ainda podem ser chamadas de um dispositivo relativamente novo para a Rússia. É por isso que a maioria dos produtos hoje são entregues do exterior. Marcas notáveis ​​incluem as seguintes marcas.

"Armogrid"

LLC GC "Geomaterials" é uma empresa russa. A empresa produz produtos especializados para paisagismo na série Armogrid-Lawn com malha contínua de HDPE sem perfuração.O catálogo também contém uma grade perfurada, que se distingue pela alta confiabilidade e resistência à tração. O "armogrid" desta série é mais frequentemente usado no arranjo de rodovias, estacionamentos e outros objetos sujeitos a altas cargas.

Tenax

Fabricante da Itália, a Tenax atua com sucesso no mercado há mais de 60 anos, proporcionando a criação de estruturas poliméricas de alta qualidade para diversos fins. Hoje, as fábricas da empresa estão operando com sucesso nos Estados Unidos - em Evergreen e Baltimore, na China Tianjin. Entre os produtos mais famosos estão Tenax LBO - geogrelha biaxialmente orientada, Tenax TT Samp uniaxial, Tenax 3D triaxial.

Todos os produtos passam por um rigoroso controle de qualidade. As geogrelhas da marca são bastante difundidas em uma ampla variedade de setores, desde construção de estradas até paisagismo e design de jardins. O fabricante padroniza seus produtos de acordo com os requisitos dos sistemas de certificação europeus, a principal matéria-prima é o polipropileno, que é quimicamente neutro e totalmente seguro para o solo.

Bonar

A empresa belga Bonar Technical Fabrics é uma conhecida marca europeia especializada na produção de geotêxteis e geopolímeros. Esta marca produz malhas uniaxiais e biaxiais feitas de materiais poliméricos duráveis. Os mais populares são Enkagrid PRO, produtos Enkagrid MAX baseados em tiras de poliéster... Eles são fortes o suficiente, elásticos e têm uma ampla gama de aplicações.

Armatex

A empresa russa "Armatex GEO" existe desde 2005, especializada na produção de materiais geossintéticos para diversos fins. A empresa está sediada na cidade de Ivanovo e distribui com sucesso seus produtos para diferentes regiões do país. As geogrelhas Armatex possuem estrutura biaxial ou triaxial, confeccionadas em poliéster, polietileno, polipropileno com perfuração para aumentar sua capacidade de drenagem.

Tensar

Tensar Innovative Solutions, com sede em São Petersburgo, na Rússia, é uma das líderes mundiais na produção de materiais geossintéticos. O escritório de representação nacional fabrica produtos para a indústria de construção de estradas. A sede está localizada no Reino Unido. A marca Tensar produz geogrelhas triaxiais RTriAx, uniaxiais RE, fibra de vidro Glasstex, geogrelhas biaxiais SS.

Os produtos destas empresas conseguiram conquistar a confiança de um vasto público consumidor, não há dúvidas quanto ao seu nível de qualidade. Além disso, no mercado você pode encontrar uma grande quantidade de produtos da China, bem como geogrelhas de produção local, criadas por pequenos negócios sob encomenda.

Para saber para que servem as geogrelhas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário