Como escolher um revestimento universal para caminhos de jardim?
Para muitos, uma dacha é um lugar onde você pode relaxar e descontrair. Portanto, tudo deve ser pensado aí para um agradável passatempo. O nível de conforto com o qual você passará seu tempo dependerá em parte de como as zonas de pedestres em seu local serão decoradas. É muito mais agradável caminhar por caminhos lindamente projetados do que remar em áreas mal cuidadas. Vamos tentar descobrir como decorar a paisagem do jardim com a ajuda de caminhos.
Peculiaridades
Independentemente de quais matérias-primas são feitas de azulejos para caminhos na rua, é um remédio universal. O caminho desempenha não apenas uma função estética - com ele, qualquer conjunto de jardim adquire uma aparência completa, mas também resolve o lado prático da questão - protege a área ao redor da casa da sujeira e do entulho. Para que um terreno no campo ou ao redor da casa tenha uma bela vista, é necessário planejar com antecedência os locais onde será traçado o caminho, e também estudar a tecnologia de assentamento.
Existem muitas maneiras de estilizar:
- Estilo caótico. Os caminhos em canteiros de jardins privados costumam ser dispostos em ordem aleatória. Quase todos os ladrilhos são adequados para este método, não há restrições de tamanho, forma ou cor.
- Tendência. Para este método, tijolos ou pedras de pavimentação são usados com mais frequência. A peculiaridade dessa tecnologia é que a junta de cada fileira anterior não coincide com a seguinte.
- Espinha de peixe, ou como também é chamada, trança. Externamente, esse padrão realmente se assemelha à tecelagem de várias linhas. Os ladrilhos são colocados em ângulos retos entre si.
- Xadrez. Assim como em um tabuleiro de xadrez, as peças de duas cores são necessárias aqui. Os elementos mais comuns são quadrados ou retangulares.
- Círculo. Ladrilhos de tijolo ou pedras de pavimentação também são adequados para este método. Ao mesmo tempo, os elementos não precisam ser todos iguais - eles podem diferir radicalmente na cor e na forma.
- Geometria. Nesse caso, um ladrilho combinado também é usado. Várias formas geométricas são dispostas a partir de vários elementos. Eles podem ser elementos simples, como um losango ou quadrado, ou podem haver padrões complexos que consistem em vários fragmentos.
Não só os caminhos dentro do jardim são feitos de azulejos, mas também as áreas cegas ao redor da própria casa. Na maioria das vezes, eles são feitos do mesmo ladrilho com o qual os caminhos do jardim são dispostos.
Além do papel estético, as áreas cegas também realizam uma série de tarefas importantes:
- Protegem os alicerces da casa da penetração da água na forma de chuva ou neve derretida, das raízes das árvores que podem crescer à volta da casa, bem como da eventual escavação de animais. A água também pode vazar por esses orifícios.
- Minimiza o risco de deslocamento do solo, o que pode levar a danos à integridade da edificação.
- Eles se mantêm aquecidos e evitam que o solo ao redor da casa e embaixo congele no inverno. Isso reduz os custos de aquecimento.
Tipos e materiais
A escolha de materiais para a fabricação de telhas é muito diversa. Os tipos mais populares de matérias-primas para a fabricação de caminhos ao ar livre no jardim:
- Uma pedra natural. Via de regra, é mármore ou granito. O basalto é usado com menos frequência. A vantagem mais importante desse material é a durabilidade.Essa placa é capaz de suportar cargas significativas constantes. Além disso, a pedra natural se encaixa facilmente em qualquer estilo de decoração de área externa. O fogão parece muito impressionante com lâmpadas embutidas, especialmente com sensores de movimento. Concordo, é ótimo caminhar ao longo do beco quando uma passarela de mármore se ilumina sob seus pés. No entanto, esse material tem uma desvantagem significativa - seu custo é muito alto.
- Madeira. Podem ser tábuas comuns ou cortes redondos de toras. Este material é mais acessível e a pista pode ser feita manualmente. Apesar de toda a aparente simplicidade deste material, um trilho feito dele pode parecer muito apresentável se você abordar o processo de forma criativa: por exemplo, tábuas de madeira podem ser pintadas em uma cor brilhante ou colocadas de uma forma intrincada. E se você pegar cortes do mesmo diâmetro e cobrir com tinta e (ou) verniz, tal caminho irá deliciá-lo por mais de um ano. No entanto, sob a influência da precipitação, a árvore desmorona rapidamente e o caminho muitas vezes terá de ser reparado e atualizado.
- Pedras de pavimentação. Geralmente é feito de granito. Este material tem uma vida útil mais longa do que a madeira. É igualmente bom para regiões com alta umidade e baixas temperaturas e para climas quentes. As lajes de pavimentação são despretensiosas de usar e nenhuma habilidade especial é necessária para sua instalação. A partir de elementos de cores diferentes, você pode adicionar vários padrões e composições.
- Plástico. É feito de uma mistura complexa de polímeros, areia, corantes e outros elementos. As telhas de plástico para chalés de verão diferem em suas propriedades. A versão leve tem uma superfície perfurada, pesa cerca de um quilo e meio e tem cerca de 2 cm de espessura.Externamente, esse elemento parece uma grelha de ventilação - tem os mesmos orifícios.
Os ladrilhos modulares são montados de acordo com o princípio do construtor e fixados uns aos outros por meio de ranhuras especiais. Esse caminho é, ao contrário, uma versão temporária e é feito por razões sanitárias. Ela geralmente é forrada com uma área na frente da soleira, para não carregar o excesso de areia e sujeira para dentro da casa.
A segunda opção é mais sólida e mais cara. Na aparência, assemelha-se um pouco a pedras de pavimentação e, ao colocá-lo, requer alguma experiência. No entanto, em termos de suas propriedades operacionais, é significativamente superior ao primeiro tipo.
- Concreto. De acordo com a tecnologia de fabricação, dois tipos de telhas de concreto são diferenciados. Vibrocasting é a opção mais democrática em termos de preço e método de fabricação. Você pode fazer isso sozinho. Para fazer isso, é necessário colocar argamassa de cimento na forma acabada e esperar até que endureça completamente. Se desejar, você pode obter diferentes cores e formas das peças.
Os ladrilhos vibro-prensados são fabricados na fábrica. Tendo uma espessura maior em comparação com as telhas vibrocast, é mais caro e mais durável. Na maioria das vezes, ele é usado não tanto para caminhos de pedestres, mas para equipar uma vaga de estacionamento para carros. Não cai no solo sob a influência da gravidade. No entanto, a escolha de cores e formas não é tão ampla como na primeira versão.
- Tijolo. A principal diferença entre este material e o resto é que deve ser assente sobre uma argamassa de cimento. O tijolo é bom porque você pode criar vários padrões complexos a partir dele e combiná-lo com vários tipos de materiais. Esse caminho dará ao local um charme especial. E para preservar a integridade dessa estrutura, nas laterais ela deve ser fixada com fita isolante.
Ao mesmo tempo, nem todo tijolo é adequado para pedestres - um grau especial de ladrilhos de clínquer com maior resistência à umidade e temperaturas extremas é necessário. É feito de tipos especiais de argila e queimado em temperaturas muito altas. As telhas de clínquer podem ser de cores diferentes, mas praticamente não desbotam ao sol e não são sensíveis à abrasão.Os tijolos dos caminhos não são esmaltados para não escorregar. E para aumentar a durabilidade e proteção contra sujeira, são revestidos com impregnações especiais.
- Cascalho. Isso nada mais é do que pedaços de rocha quebrados. É frequentemente utilizado na concepção de áreas de parque. Entre as vantagens desse tipo de material pode-se citar um preço acessível em relação às lajes maciças de pedra, facilidade de instalação e alta velocidade de criação dos produtos a partir dela. De cascalho, você pode preencher um caminho de qualquer largura, bem como organizar um slide de plantas.
No entanto, andar descalço por esses caminhos é um prazer duvidoso. E mantê-lo em sua forma original é bastante problemático - grama e outra vegetação certamente germinarão através das pedras.
- Borracha. Produza ladrilhos de borracha com resíduos de pneus de carros velhos. Com um peso muito menor do que uma base de concreto, não é menos durável e pode suportar não apenas peso pesado, mas também geadas severas. A vida útil de tal ladrilho é de cerca de 10 anos. Não há necessidade de falar sobre a resistência à umidade da borracha - essa propriedade é conhecida por todos.
O revestimento de borracha para faixas tem propriedades de absorção de som e choque. Se tem filhos, esta é a solução perfeita para a sua casa de verão. Os ladrilhos de borracha não escorregam e, portanto, não são traumáticos; se caírem, suavizam o impacto.
Estilo de design
As coberturas de jardim devem ser feitas de acordo com o estilo com que todo o quintal é decorado.
- Para o clássico ou, como é chamado, a paisagem francesa linhas e formas regulares são características. Na pavimentação de caminhos, são utilizados exclusivamente materiais naturais: os ladrilhos podem ser de pedra ou madeira. A presença de elementos multicoloridos é permitida, mas as sombras devem ser atenuadas, não brilhantes.
- Faixas de estilo inglês assumem formas sinuosas bizarras, mas ingredientes naturais também são usados na fabricação. Pode ser granito ou mármore, bem como toras de madeira dispostas ou parquete de jardim - as opções são limitadas apenas pelo tamanho da carteira.
- Estilo sertanejo. Também é costume chamá-lo de estilo country. Aqui você pode permitir cores mais saturadas no design, mas os materiais podem ser diversificados. Na frente da casa, você pode colocar uma plataforma feita de forro ou vigas de madeira, cercá-la com uma pequena cerca de metal forjado e, para obter um beco completo, você pode borrifar o caminho com cascalho e decorar com uma videira no topo. Neste projeto, telhas de plástico ou borracha são permitidas.
- Estilo minimalista geralmente usado em pequenas áreas. Sua ideia principal é a simplicidade e a brevidade. Este estilo é caracterizado pela repetição repetida do mesmo elemento ou padrão em locais diferentes. Os caminhos costumam assumir uma forma arqueada e arredondada. Eles geralmente são dispostos ao redor da casa em anéis ou em espiral.
As trilhas de pavimentação podem ser pavimentadas com pedras de pavimentação, pedras ou lajes de pavimentação. Parquete de jardim também é apropriado. As cores típicas para uma paisagem minimalista são branco, preto, todos os tons de marrom do bege ao chocolate, prata, menos frequentemente azul e roxo.
- Eco-style. Materiais naturais também são bem-vindos aqui, mas como exceção, alguma imitação da natureza é permitida: você pode pegar ladrilhos de plástico verdes e alterná-los com elementos de madeira ou grama. Como elementos de design, você pode usar casca de árvore, pedra e outros materiais. Os caminhos de estilo ecológico são caracterizados pela ausência de fronteiras e áreas cegas. O esquema de cores é contido, atenuado, os tons são exclusivamente naturais.
- Paisagem japonesa. Este estilo é caracterizado por formas irregulares, uma combinação de vários materiais com uma transição suave de uma zona semântica para outra. A assimetria é evidente em tudo: não há duas partes iguais.Nenhum dos componentes é repetido em cor, forma ou tamanho.
No entanto, com toda a diversidade, um único esquema de cores deve ser mantido, embora deva ser contido e de forma alguma brilhante. Todos os tons de branco e cinza, bem como marrom e verde suave prevalecem. Para pavimentação, são utilizados principalmente fragmentos de lajes de pedra e lajes. A trilha de bambu parece original.
Ao organizar um jardim, você pode usar várias orientações de estilo, mas isso deve ser feito corretamente.
Dicas de Seleção
Ao escolher uma laje de estrada, você deve ser guiado por vários fatores - este é o objetivo funcional da pista e a direção do estilo.
No primeiro caso, é necessário levar em consideração a carga prevista na área sobre a qual o revestimento será colocado. Em locais movimentados e de trânsito constante, recomenda-se a colocação de lajes de pavimentação. Materiais particularmente duráveis devem ser selecionados para estradas de acesso. Podem ser ladrilhos de clínquer, pedras de pavimentação ou pavimentos de concreto com resistência especial. Em lugares que não são tão populares, em cantos remotos dos subúrbios, você pode se limitar a materiais a granel - seixos ou cascalho. Você também pode colocar ladrilhos de plástico com buracos pelos quais a vegetação vai passar.
No segundo caso, é necessário levar em consideração o estilo geral do site. Se a fachada da casa for revestida de tijolos, seria lógico repetir este material na superfície da estrada. Se for uma casa de madeira com platibandas esculpidas nas janelas, cortes de madeira ou um caminho feito de tábuas serão adequados. Se você gosta de padrões complexos, é melhor escolher pedras de pavimentação de várias cores para esses fins.
Para não se confundir com a variedade de materiais e tipos, deve-se entender que todas as superfícies de estradas podem ser condicionalmente divididas em três grupos:
Pistas pesadas
Esses incluem:
- a madeira é tábuas, cabines de toras, decks, cascas, vinhas e outros materiais.
- pedra - mármore, granito, basalto, etc.
- concreto - lajes de pavimentação.
- tijolo de argila
- plástico.
Caminhos suaves
Esses incluem:
- Todos os tipos de materiais a granel - cascalho, areia, seixos rolados, serradura, brita, etc. São vertidos numa camada de pelo menos 2 cm, para evitar que a erva cresça, o material é vertido sobre uma película pré-assentada. As trilhas de preenchimento podem ser da mesma cor e do mesmo material, ou podem consistir em várias cores e representar um determinado padrão.
- Coberturas de grama. Esse tipo é considerado o mais difícil de instalar e manter. Para eles, é utilizada uma variedade especial de grama, que é resistente ao pisoteio e às deficiências de umidade. Essas trilhas são tradicionalmente bastante largas.
Faixas especiais
Distinga aqui:
- Betão decorativo. Sua peculiaridade é que tal revestimento é produzido logo no local de sua colocação. O corante é adicionado diretamente à solução, para que a cor dos ladrilhos não desbote ou desbote. Para atingir a resistência especial da placa, durante sua produção, fibras especiais de polipropileno, bem como cavacos de granito e quartzo são adicionados à solução de concreto. A espessura da camada pode ser diferente dependendo da finalidade. Para caminhos de pedestres, uma camada de cinco centímetros é suficiente; para uma área de estacionamento, é necessário pelo menos o dobro. Para conseguir a selagem do revestimento, na fase final é recoberto com substâncias especiais que formam uma película protetora.
- Asfalto. Essas faixas são adequadas para uso intensivo constante. Na maioria das vezes, eles são colocados perto de uma oficina, garagem ou bloco de utilidades. O esquema de cores não é muito diversificado: além da tradicional cor preta, são produzidos asfalto vermelho e verde.
- Tênis. É feito de argila com adição de cal e lascas de tijolo. Apesar de toda a sua maciez, esse tipo de revestimento é bastante durável.Ele retém a umidade, reduz o risco de ferimentos em caso de queda e não contém contaminantes prejudiciais ao ser humano.
- Grades de gramado. Eles são feitos de plástico e polietileno. Na aparência, eles se assemelham a um favo de mel, daí o nome: treliças. Eles são colocados em solo preparado e semeados com grama. Como resultado, o gramado fica menos pisado e pode até ser usado como estacionamento.
Belos exemplos e opções
Um exemplo de revestimento de uma zona pedonal em uma área de jardim é o estilo de pedras de piso. É como se você estivesse cruzando uma poça ou riacho raso e pulando de uma barraca para outra. Traduzido, isso significa "pedra para a transição". No entanto, isso não significa que outro material não possa ser usado para esta técnica de desempenho. Como elementos de desempenho, você pode usar não apenas material tradicional, como pedra ou placas de madeira, mas também objetos completamente inesperados - por exemplo, garrafas empilhadas de cabeça para baixo, tampas de plástico, etc.
As lajes para degrau também podem ser moldadas de concreto diretamente no local. O principal é que deve haver uma ilusão de que todos os objetos aparecem diretamente da grama ou do solo. Para completar a imagem, você pode derramar o espaço entre as lajes com cascalho ou argila expandida. Você pode jogar em contraste e projetar lajes amarelas ou vermelhas contra o fundo de grama verde exuberante. Vai parecer extraordinário.
Parquete de jardim. Seu segundo nome é "deck", que se traduz como "deck". O caminho do deck pode ser uma continuação do terraço ou churrasqueira. Você pode construir algo interessante com parquete de jardim - há muitas maneiras de instalá-lo. Por exemplo, você pode colocar lajes com um deslocamento e, entre elas, despeje pequenas pedras pintadas em alguma cor brilhante.
Seixos redondos de rio tornam possível realizar um grande número de uma ampla variedade de ideias. A partir dele, você pode criar não apenas ornamentos individuais, mas também fotos inteiras. Ou você pode pegar pedras no mesmo esquema de cores e distribuí-las em incrementos de cores. No entanto, trabalhar com esse material requer algumas habilidades, além de muita paciência - é muito difícil de processar.
De uma forma bastante inusitada e criativa, poderá utilizar os restos de antigos ladrilhos de cerâmica, que restaram, por exemplo, do desmantelamento de um antigo fogão da casa. A partir de fragmentos e ladrilhos inteiros, com cores e formas diferentes, você pode desenhar um mosaico, criando um padrão exclusivo em seu site. Esse caminho pode ser traçado diretamente no chão e, em seguida, um arco-íris multicolorido de um ladrilho se mistura com vegetação jovem. Se não quiser perder muito tempo na manutenção da pista, coloque os ladrilhos sobre uma superfície previamente preparada de filme especial.
O cascalho não é o material mais original, mas é o mais orçamentário e, se você tiver gosto artístico e imaginação, também pode ser um revestimento muito interessante. Pinte as pedras com tinta de rua e desenhe no caminho um monograma de família com o nome de um ente querido, ou desenhe uma margarida - afinal, onde deveriam estar, senão no campo? Só não se esqueça de colocar freios, caso contrário, todos os seus esforços serão lavados pela primeira chuva boa.
Para obter informações sobre como fazer caminhos de jardim, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.