Redes turísticas: características, variedades, regras de seleção e instalação
A rede é um item indispensável em qualquer caminhada ou acampamento. Você pode pendurá-lo em quase qualquer lugar e, o mais importante - rapidamente e sem ferramentas desnecessárias. E depois de alguns minutos, ele está pronto para ser usado. Tudo o que é necessário são duas árvores próximas uma da outra. Existem centenas de variedades de redes no mercado agora. Modelos simples, duplos ou mais locais ou mesmo para toda a empresa. Todos podem escolher o que realmente gostam. De redes e poltronas clássicas a verdadeiras tendas suspensas para várias pessoas. Mas como entender toda essa diversidade?
Especificações
A maioria das redes de qualidade é feita de tecido denso e resistente a rasgos, que não permite a passagem de umidade. É verdade que, por causa disso, uma poça pode se formar na rede durante a chuva. Para a fixação, costuma-se utilizar uma corda com espessura de 0,7 a 1,3 cm, o que permite que o produto seja preso com segurança. As redes são usadas tanto para caminhadas como no design, por exemplo, chalés de verão.
É claro que as redes de camping são feitas de um tecido mais denso e durável do que as cabanas de verão, e há mais variedades delas.
Vantagens e desvantagens
É impossível dizer de forma inequívoca o que é bom e o que é ruim em um determinado modelo, porque todos os usuários têm requisitos completamente diferentes. Então, vamos apenas dar uma olhada nas principais características das redes de caminhada. E o primeiro é, claro, peso leve. Em comparação com uma barraca de acampamento convencional, uma rede é muito menos onerosa para viajar. Quase não tem metal ou outros elementos pesados que aumentariam significativamente seu peso.
Para uma rede, você não precisa procurar um local com superfície plana. Tudo o que é necessário são 2 (às vezes 4) suportes nos quais os ganchos podem ser fixados. Encontrar um lugar assim, se você fez caminhadas na floresta, não será difícil. E consertar uma rede é mais fácil do que montar a mesma barraca. Você só precisa fixá-lo em uma altura confortável. Sem itens dobráveis ou destacáveis.
Os sacos de dormir podem ser colocados em tendas de rede especiais e um toldo pode ser puxado para cima. Dormir em um lugar assim é um prazer, e suas costas não doerão por causa do solo duro.
Também é importante observar que formigas, cobras e outros hóspedes indesejados não chegarão até você na rede. E os habitantes das árvores, por exemplo, os esquilos, não se atreverão a descer até você.
Dois pontos principais podem ser distinguidos do desagradável:
- tamanho pequeno, projetado para apenas 1-2 pessoas;
- é muito mais fácil congelar em uma rede nas noites frias.
Variedades
As redes se distinguem não apenas pelo tipo de material de que são feitas, mas também por sua forma e tamanho. Existem vários tipos básicos de redes de camping penduradas.
- Redes de camping... Eles são divididos em verão e inverno. Podem ser equipados com vários bolsos ou até colchões inteiros, existem também modelos com mosquiteiro e toldo. No entanto, será necessário gastar dinheiro com essa opção na faixa de 10.000-30.000 rublos. Eles podem realmente ser chamados de tendas aéreas. Sem dúvida, uma grande vantagem é o fato de que o toldo e a rede contra insetos são fixados separadamente e criam uma espécie de casulo ao redor da barraca. Alguns modelos estão equipados com uma camada inferior que o protege do frio e do vento, mesmo no inverno.
No entanto, não é possível usar essas opções no verão devido ao calor.
- Casulo. Essas redes têm o formato de vagens de ervilha. Parece que fornecem tudo o que pode ser útil numa caminhada - uma rede mosquiteira, um isolamento, um toldo e muitos bolsos ao longo de todo o comprimento do produto. A versão de verão é ultraleve, sem forro aquecido adicional, por isso é fácil e conveniente para levar um em qualquer viagem. E o isolamento salvará até mesmo as geadas de inverno mais severas.
- Redes de barra dupla... Esta é uma solução muito conveniente para quem gosta de ir ao ar livre com um amigo ou alma gêmea. A barra transversal, que fica no meio da rede, evita que as duas pessoas rolem para o centro e empilhem uma em cima da outra.
Porém, vale lembrar que tais estruturas são muito instáveis - com vento forte ou movimentação de pessoas em seu interior em relação ao eixo, a rede pode virar facilmente. Portanto, fazer uma caminhada nessa rede, sabendo que vai estar vento forte, não vale a pena.
- Rede DIY. Não há nada melhor do que algo que você mesmo fez, com base nas suas necessidades e requisitos. Você pode costurar bolsos, fechos ou até mesmo fazer janelas transparentes improvisadas, sem falar que fornece proteção contra insetos. Tudo o que o limita é a sua própria imaginação e a gama de funcionalidades necessária do futuro produto.
Como escolher?
A rede é a escolha de quem gosta de caminhadas extremas e inusitadas. Também é indispensável ao caminhar longas distâncias, pois é visivelmente mais leve que uma barraca.... Em matas densas, onde vivem animais silvestres, também é melhor ir com uma rede, pois nela não será incomodado por animais noturnos, por exemplo, guaxinins. Ao escolher uma rede, guie-se em primeiro lugar pelo propósito para o qual você a comprou. Se precisar para fazer caminhadas no fim de semana de verão com os amigos, fique atento aos modelos pequenos com toldo para proteger da chuva e mosquiteiro removível.
Se você é um ávido amante de atividades ao ar livre, tanto no verão quanto no inverno, então um elemento importante de sua compra futura deve ser uma camada de isolamento especial... Caso contrário, simplesmente não será possível se aquecer em uma rede, e é improvável que seja possível fazer uma fogueira perto dela por causa das árvores em que está pendurada. Também decida se você precisa de uma rede individual ou dupla. Os pares tendem a ser um pouco mais caros, mas mesmo se você levá-los em uma caminhada solo, provavelmente não terá problemas.
Preste atenção especial ao material com o qual o produto é feito. As redes baratas e de baixa qualidade geralmente são feitas de náilon sintético, enquanto uma rede de camping real será feita de linho natural ou chita grossa com uma impregnação impermeável especial.
Examine as linhas cuidadosamente. Não deve haver baforadas sobre eles, muito menos cortes. Sua própria segurança depende disso.
Dicas de instalação
Normalmente, colocar uma cama leva cerca de 5 a 7 minutos, mas na primeira vez pode haver alguns problemas, então vamos analisar em detalhes como pendurar uma rede. Retire a base da caixa e espalhe-a. Prenda as lingas nas árvores, a distância entre as quais é de cerca de 3-4 metros. Se as lingas forem lisas, dê alguns nós nelas com uma distância de 15-20 cm no local onde se enrolam na árvore. Isso é necessário para que eles adiram melhor às irregularidades da casca e não se movam durante o uso.
Um nicho especial para mochilas e outras coisas pode ser localizado abaixo. Geralmente possui bolsos ou até vários compartimentos onde você pode guardar seus pertences. No fundo é colocado um colchão denso que impede que as coisas caiam e que a rede não entorte. No inverno, esta camada desempenha o papel de isolante que protege o interior do vento e do gelo.
O toldo da maioria das redes é preso ao corpo principal, mas também pode ser puxado separadamente. Neste caso, deverá ser fixada da mesma forma que a própria rede.
Certifique-se de não deixar vincos nele, pois a água pode se acumular neles quando chove. Mesmo que o tecido não vaze, pode ser problemático retirá-lo da água sem molhar a rede.
Não é difícil escolher uma rede que mais lhe agrade. Muitos modelos modernos já vêm com instruções especiais para prender a rede nas fundas e diretamente na árvore. Esta solução é muito mais conveniente do que uma barraca de camping convencional e tem muitas vantagens em relação a ela.
Para uma visão geral da rede para turistas, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.