Esculturas de jardim para chalés de verão e parques

Contente
  1. Como escolher?
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Cores
  6. A forma
  7. Localização
  8. Exemplos e variantes

Ao decorar um terreno de jardim, é necessário prestar a devida atenção não só às plantas, mas também aos elementos decorativos. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de decorações para uma casa de campo de verão ou parque: lanternas, fontes, cercas, vasos de flores originais, vasos. No entanto, os elementos decorativos mais requintados e interessantes são as esculturas de jardim, que constituem a base do estilo e decoram o local.

Como escolher?

As esculturas de jardim modernas diferem em uma variedade de tamanhos e formas: elas vêm na forma de animais, pessoas, formas geométricas, objetos abstratos. Na produção desses produtos, são utilizadas diferentes matérias-primas. Os materiais caseiros mais criativos são garrafas plásticas, pneus de carro, tocos de árvores, troncos e pedras.

Ao escolher uma figura de madeira, metal ou gesso, concentre-se no estilo geral do jardim e, em seguida, no orçamento. Lembre-se de que alguns materiais não são duráveis. Se você quer algo monumental que prenda seus netos, tente comprar acessórios duráveis.

Visualizações

As esculturas de jardim são classificadas em quatro tipos principais:

  • Clássicos e neoclássicos (esculturas do parque feitas de pedra natural nobre ou metal, demonstrando um status especial);
  • Escultura pequena (mais frequentemente feito de madeira ou compostos de polímero, rodeado por plásticos secundários e decorações);
  • Escultura de arte de composições modernas (formas abstratas e composições chocantes);
  • Adição escultural de qualquer material, tamanho de forma diferente, que faz parte de uma certa composição (por exemplo, topiaria).

Existe a seguinte classificação desses acessórios: estátuas, estelas, monumentos, obeliscos. Se classificarmos as esculturas de acordo com o estilo, podemos distinguir entre a escultura antiga e a clássica, pastoral e de caráter nacional.

Materiais (editar)

Hoje, as esculturas de jardim são feitas de uma variedade de matérias-primas. Vamos considerar o mais relevante.

Feito de madeira

Via de regra, esses produtos são escolhidos por amantes feitos à mão e famílias com baixo orçamento. Você pode dar preferência a estatuetas feitas de raízes de árvores, tocos velhos ou outra madeira flutuante. Para maior durabilidade, vale a pena cobri-los com um composto especial.

A madeira é um material ecologicamente correto e mais "vivo" em comparação com o metal ou o concreto, traz harmoniosamente conforto e aconchego ao jardim. Ele pode ser usado para combinar uma escultura e um banco, uma escultura e uma mesa, criando um item de decoração incomum. O entalhe de esculturas de madeira é feito à mão, portanto criá-las pode se tornar seu hobby. Escolha carvalho, pinho ou álamo, após a escultura, não se esqueça de tratar o material com um agente de coloração.

De gesso

As figuras de gesso são bastante baratas e frágeis, ao mesmo tempo que parecem dignas e bonitas, com um leve tom de antiguidade. Se você prefere o classicismo, escolha colunas elegantes ou estátuas em pedestais. Se quiser adicionar elementos de fabulosidade ao jardim, procure pequenas figuras de gesso de personagens fictícios, cogumelos ou outros acessórios. Não se esqueça de que você mesmo pode fazer essa decoração para sua casa.

De pedra

As esculturas de pedra do jardim parecem luxuosas, mas requerem uma moldura adequada.São populares várias formas geométricas, pedestais, figuras de animais, criaturas míticas, vasos de flores e tigelas de pedra em que as flores podem ser plantadas. Blocos de pedra de formas e tamanhos naturais se tornarão uma solução da moda.

Para criar uma escultura de pedra com suas próprias mãos, você terá que usar concreto., que é uma mistura de cimento e areia.

A pedra na decoração do jardim fica linda, mas com o tempo pode perder seu aspecto atraente. É melhor recorrer a especialistas e comprar esculturas duráveis ​​feitas de pedra natural, mais adaptadas às mudanças de temperatura e à alta umidade.

Uma opção mais barata são composições feitas de pedra acrílica polystone. Entre as pedras naturais, destacam-se esculturas em mármore (lisas e luminosas), granito e arenito.

Feito de metal

As figuras feitas de metal e cobre são populares, inclusive nos parques da cidade. Essas composições forjadas podem servir aos proprietários por muitos anos. Eles parecem sólidos e estão bem colocados contra o fundo de edifícios ou gazebos, sem sobrecarregar o espaço com peso.

Vegetal

Se os jardins europeus o inspiram, volte sua atenção para as esculturas de plantas. Eles representam uma estrutura feita de arame ou malha de metal, preenchida com solo e feno, na qual sementes selecionadas de plantas e flores de baixo crescimento são plantadas. Após a germinação das sementes, será necessário aparar a composição, adequando sua forma. A própria figura pode ser feita de grama artificial. A solução mais original seria combinar diferentes materiais.

Dimensões (editar)

O tamanho da escultura depende exclusivamente do projeto paisagístico, do tamanho do local e da imagem geral. Vale lembrar uma regra importante: figuras grandes e pesadas são instaladas na fundação para evitar o afundamento da terra. Se a figura for pequena, você pode limitar-se à compactação da área do solo. As esculturas que se decidem colocar nas escadas ou caminhos são fixadas com reforço.

Cores

Na maioria das vezes, as esculturas de jardim são executadas em tons calmos - cores brilhantes se fundem com a base verde-floral de um jardim ou parque. As exceções só podem ser em playgrounds - este é o lugar para personagens e objetos multicoloridos.

Não se esqueça que se a escultura for colocada sobre um fundo escuro, deve ser clara (e vice-versa). Isso fará com que a composição pareça distinta e eficaz.

A forma

Nos canteiros de jardins de pessoas nostálgicas pelo passado, muitas vezes você pode ver animais ou personagens de contos de fadas feitos de madeira (como eram populares na URSS). Essas figuras são freqüentemente encontradas em playgrounds (gatos, cães ou gnomos). Freqüentemente, eles fazem parte do complexo do jogo. Escultura de fonte é uma escolha tradicional que se encaixa em qualquer projeto paisagístico. Pode ser de vários formatos e tamanhos, difere na direção e força da pressão da água, mas sempre dá graça ao local. Em projetos clássicos, esses acessórios são combinados organicamente com colunas e arcos.

As esculturas de plantas proporcionam um amplo campo de imaginação. Tudo depende do formato da moldura, então o local pode ser decorado com uma composição abstrata, ou com a silhueta de um anjo, unicórnio, bola de futebol, cavalo ou outra forma. Essas composições estão entre as mais populares no paisagismo hoje.

Localização

Ao escolher um local para uma escultura de jardim, tente encaixá-la organicamente na atmosfera circundante. Em caso de dúvida, é melhor recusar a estatueta, mesmo que por si só tenha um aspecto elegante e atraente. A escultura nem sempre deve se tornar o centro da composição da paisagem: é melhor se ela se tornar um sotaque elegante.

As figuras devem corresponder ao tamanho do local, seus elementos (gazebos ou bancos), bem como às zonas individuais. Aqui você precisa de uma estrutura adequada de canteiros de flores, um grupo de árvores ou arbustos.

Além de esculturas, há caminhos, arcos, gazebos, portões e cercas no local. Todos eles têm seu próprio estilo único. Esforce-se para combinar tudo em uma imagem coerente. Ao decidir sobre um ponto específico para colocar a escultura, crie um esboço em tamanho real em papelão grosso ou outro material e, em seguida, caminhe pelo jardim e descubra onde o acessório ficará melhor.

Os seguintes locais são geralmente escolhidos: o início da trilha, o final da trilha ou composições de plantas existentes que requerem adição. Não exagere com uma abundância de decoração. Ao instalar a escultura no local escolhido, não se esqueça dos estandes, que devem estar bem fixados.

Ao comprar, especifique se a figura precisa de proteção adicional para o inverno, bem como quando e em que medida ela precisa ser tratada com compostos de proteção.

Exemplos e variantes

Muitas pessoas preferem não jogar fora coisas velhas, mas transformar o lixo desnecessário em uma obra de arte com as próprias mãos. É assim que nascem as esculturas de jardim a partir de materiais de sucata. Essas figuras não são particularmente bonitas, mas têm alma e demonstram a criatividade de seus criadores. Os resultados de seus trabalhos são cisnes, cachoeiras, besouros, lanternas, cogumelos, flores e espantalhos. É especialmente conveniente que tais esculturas não exijam nenhum investimento financeiro - todos os materiais podem ser encontrados na garagem ou armário. Não se esqueça de apenas completar sua criação com a ajuda de tintas à prova d'água brilhantes.

A solução mais simples é pintar grandes pedras arredondadas, transformando-as em joaninhas, abelhas e outros insetos. Mesmo pedras comuns cobertas com padrões originais, que você combina em tamanho e dimensões, ficarão lindas, criando uma composição completa. Com roupas velhas, bolsas e trapos, você pode construir um espantalho que se tornará o destaque do canteiro de obras.

Se você decidir comprar esculturas prontas, baseie sua escolha no estilo existente do jardim. Em uma pequena área, limite-se a uma ou duas formas e alguns pequenos elementos. Tendo uma área suficiente, você pode colocar uma série de esculturas no local. Para proprietários criativos, as esculturas de arte abstracta feitas de metal e cobre são adequadas para famílias com crianças pequenas - heróis de madeira de contos de fadas e paralelepípedos pintados. Não misture estilos e tente juntar arte e natureza.

Pequenas figuras com elementos leves (por exemplo, gnomos) ficarão bem ao longo do caminho. Você pode instalar uma escultura de um anjo entre a vegetação, em um nicho de pedras ou plantas, mostrar apenas parte dela e adicionar mistério. Se houver uma grande estátua, ela deve ocupar o lugar principal, e o resto deve servir de moldura. Se você tiver que organizar uma grande área no mesmo estilo - consulte a cópia: cria uma matriz semelhante à original. Os fãs do Japão ficarão encantados com a estatueta de Buda, que transformará o gramado em um lugar para meditação, as crianças se deliciarão com personagens de desenhos animados ou animais engraçados, adeptos dos clássicos apreciarão bolas, tigelas, vasos ou colunas e fãs de romance - figuras de ninfas, deusas ou sereias na fonte.

Para informações sobre como decorar corretamente o jardim com esculturas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário