Decoração de passarelas: belos exemplos de paisagismo
A beleza da área suburbana é alcançada por meio de um projeto paisagístico competente. Um dos seus principais elementos são os caminhos do jardim, que não têm apenas fins decorativos, mas também utilitários. O desenho de caminhos é considerado a principal direção na melhoria do território privado.
Peculiaridades
Questionando-se sobre que tipo de trilha escolher e de qual material fazer, você deve primeiro descobrir qual é o propósito final do revestimento. Para o seu terreno, você pode usar um tipo, adequado tanto para fins decorativos quanto econômicos, ou você pode escolher diferentes tipos de caminhos sobrepostos para a área de entrada, horta, recreação e jardim.
O material deve ser selecionado com base nas especificidades do site. Se esta for uma grande casa de campo residencial feita de tijolo ou pedra, os caminhos podem ser largos, ecoando a fachada. Na dacha, você pode conviver com caminhos mais estreitos a partir dos materiais disponíveis.
Ao criar um projeto de planejamento do local, é importante levar em consideração uma série de fatores que definitivamente devem ser enfatizados com a ajuda de caminhos de jardim bem projetados.
- A escolha do tipo de material, assim como a configuração da própria via, depende das características do relevo do local. Dada a presença de altas elevações, depressões ou zonas inclinadas, vale a pena pensar em degraus e escadas.
- É necessário que a rede de transições tenha uma aparência composicional completa. Para isso, todos os elementos da paisagem - lagoas, escorregadores alpinos, área de lazer, área de entrada, horta e anexos devem ser combinados em um único sistema.
- Será bom se uma vista interessante dos elementos do projeto paisagístico, pequenas formas arquitetônicas, decoração na fachada se abrir a partir do caminho.
- O leito da estrada não deve quebrar, ficar encostado a uma vedação, o ideal é que tenha um sistema fechado ou conduza a um elemento arquitetônico - um banco, uma estátua, um lago ou uma fonte.
- Não deve ser criado um plano para uma rede de caminhos com bifurcações, nem devem os caminhos cruzar um grande gramado com grama.
- A largura do caminho deve ser de no mínimo 70 cm, as travessias na zona de utilidades são mais largas, pois devem ser suficientes para o transporte de carrinhos de mão e pequenas máquinas agrícolas.
- A área de entrada desde o portão até o alpendre da casa é acabada com um belo material resistente ao desgaste devido à alta carga operacional.
- Em uma área grande, você pode pavimentar caminhos largos, que irão divergir mais estreitos, em uma área pequena, é melhor organizar uma rede de caminhos ao longo do perímetro e na diagonal.
- O pavimento do meio-fio parece pesado e também dificulta o corte. É melhor que seu nível coincida com o nível do solo.
- Não escolha materiais escorregadios, pois os caminhos se tornarão traumáticos após a chuva.
- Para evitar a formação de poças na superfície, é necessário considerar a drenagem com argila expandida ou taludes no assentamento.
- É melhor fornecer a zona econômica com passagens diretas e o jardim - com caminhos sinuosos. Assim, você pode conseguir conforto na primeira zona e uma atmosfera romântica e misteriosa na segunda.
- É importante selecionar o tipo e o material das transições em harmonia com as ideias gerais de design apresentadas no território. Gazebos, bancos, cercas, fachada de casas, anexos e caminhos - um único conjunto de uma área suburbana.
Tipos de alvenaria
As características e tipos de alvenaria dependem muito do material selecionado. A forma, o tamanho e a cor de uma unidade do material de origem permitem que você crie uma variedade de padrões na tela. Pedra natural com bordas irregulares, uma superfície áspera parecerá o mais natural possível, enquanto tijolos e lajes de pavimentação são confiáveis e úteis.
Se você for criativo na questão de pavimentação de caminhos de jardins, poderá criar soluções ou opções combinadas a partir de resíduos. Por exemplo, grandes lajes de pedra natural plana ou ladrilhos artificiais são dispostas de acordo com o plano das linhas do caminho a uma distância de um degrau umas das outras. A área ao redor está coberta de seixos ou entulho. Essa técnica economiza dinheiro na compra de uma pedra cara em grande escala, mas protege os sapatos e os pés da sujeira e da água após a chuva. Além disso, essas faixas parecem boas.
Com um arranjo mais compacto de lajes largas, os vãos podem ser dispostos com cascalho multicolorido, formando padrões interessantes. Esse leito de estrada tem um aspecto requintado e pode ser usado tanto no jardim como na parte utilitária do território.
Usando apenas seixos, você pode estender um tapete persa monolítico inteiro. Esse trabalho é muito trabalhoso e trabalhoso, mas o resultado vale a pena. Não é necessário cobrir a calçada de todo o terreno com esse "tapete", pode limitar-se a uma zona de lazer ou a uma zona de entrada, fazer ilhas especiais para a colocação de bancos, traçar um terreno junto a um tanque. Combine o resto das passagens com grandes lajes de pedra.
Os proprietários de um belo gramado podem tornar o projeto paisagístico de seu terreno o mais natural possível, mas ao mesmo tempo evitar a sujeira após a chuva. Coloque pedras de tamanhos grandes ou pequenos de forma que a cobertura de grama se estenda entre elas. Em locais de alta umidade, até mesmo o musgo decorativo pode ser diluído. Esse achado parece muito exótico.
Misturar diferentes texturas e materiais é muito conveniente, bonito e, o mais importante, lucrativo.
Restos de tijolos após a construção, pedras de rio, seixos, pedras grandes e planas, paralelepípedos - tudo isso pode fazer parte de um caminho. Não é necessário que a relva que sai dos elementos de pavimentação seja relvada. Plantas de flores ornamentais de baixo crescimento podem fazer parte da composição. É improvável que tal caminho possa unir salas de serviço ou se tornar uma vantagem da área de entrada, mas leva a um canto isolado do jardim.
Se após a reparação houver muitos ladrilhos não utilizados ou quebrados, este é um bom motivo para fazer trilhas com efeito de mosaico. Bem, se o azulejo é colorido e variegado, então você pode criar caminhos de carpete incríveis e brilhantes que irão revitalizar e enobrecer a área suburbana, tornando-a aconchegante. Se a quantidade necessária de cacos de cerâmica não estiver disponível, é melhor fazer pequenos ladrilhos de concreto que podem ser colocados no jardim a uma distância de um degrau uns dos outros.
O caminho do terraço está ganhando popularidade. Mesmo as filas de tábuas de madeira com uma junta elegante parecem muito originais. A árvore não esquenta tanto ao sol quanto os caminhos de pedra, concreto ou asfalto, é agradável andar descalço em qualquer clima. No entanto, essa opção não é considerada barata.
Produtos acabados, como lajes ou pedras de pavimentação, oferecem soluções de instalação padrão. Criativamente, nesta versão, você só pode se relacionar com a escolha da cor dos ladrilhos. O tijolo tem uma aplicação mais ampla em termos de assentamento. Ele pode ser disposto em linha reta ou deslocado, diagonalmente em relação à linha de base, em parquet, circular, escamosa ou em alvenaria veneziana, ou combinado com outros materiais.
Um tipo de colocação fácil e, o mais importante, de orçamento, é o assentamento de caminhos de pedra britada. Esse material não tem medo de curvas sinuosas, formas bizarras. O caminho pode ser tão largo ou estreito quanto você quiser, fazendo uma transição harmoniosa para elementos de paisagismo, por exemplo, para se tornar parte de um escorregador alpino.
Muitas vezes, os artesãos pavimentam os caminhos nas dachas com resíduos. Tampas de garrafas plásticas, fundos de potes de vidro, pneus de borracha, cortes de toras, paletes - tudo pode se tornar material para uma rede de estradas e caminhos. No entanto, você deve estar preparado para o fato de que essas faixas não durarão muito.
Estilo de design
É muito importante que o desenho do caminho corresponda ao projeto paisagístico como um todo, assim como faça eco da fachada da casa e das despensas. Ao mesmo tempo, é importante que, já na fase de planejamento, as linhas de futuras transições apoiem a composição.
inglês
Os mais racionais a esse respeito podem ser corretamente considerados os britânicos. Os jardins na Grã-Bretanha são o padrão de racionalismo e observância de todas as proporções. As faixas em inglês geralmente não têm linhas retas. Percursos curvos, curvos, levam de forma inteligente os passantes aos mais belos recantos do jardim, ao mesmo tempo que lhes permitem desfrutar do passeio e das melhores vistas.
O material para colocar caminhos é geralmente tijolo ou pedra lisa natural. Os elementos são empilhados uns contra os outros, as lacunas são preenchidas com uma mistura de concreto. Muito frequentemente, em jardins ingleses, caminhos circundam graciosamente um canteiro de flores ou um escorregador alpino em ambos os lados.
Também um exemplo clássico de estilo é a presença de um labirinto com sebe e um gramado verde no quintal. É importante reproduzir esses elementos com a ajuda de transições.
Regular
Jardins deste tipo distinguem-se pela simetria completa, geralmente têm um elemento decorativo especial no centro, que serve como atração principal - uma fonte, uma estátua, uma árvore topiária. Observe que este estilo é aplicável a grandes áreas.
Os caminhos do jardim em estilo regular são os principais guias, que delineiam toda a área com linhas retas claras, definindo a geometria e a ordem ideal. No entendimento tradicional, um jardim de estilo regular não tem gramado, e parece que não há terreno em tal lote. Os caminhantes podem desfrutar das sebes perfeitamente aparadas que representam o labirinto, bem como de pequenas formas arquitetônicas - estátuas, fontes.
A rede de trilhos é um monólito sobreposto. Nem uma única folha de grama deve chegar à luz. O material é pedra pavimentada, seixo, como opções modernas - lajes de pavimentação, tijolos.
japonês
Os caminhos do jardim em estilo japonês têm várias modificações, materiais naturais como grandes pedras planas, seixos e madeira são os mais adequados para sua criação. A malha viária-trilha, via de regra, é sinuosa, podendo ser intercalada com pequenas áreas com canteiros de flores, jardim de pedras ou escorregadores alpinos no desenho adequado.
Na maioria das vezes, os caminhos de estilo oriental têm uma aparência combinada. Esta ideia será perfeitamente suportada por enormes pedras que podem ser colocadas em ambos os lados do caminho de seixos mais simples. Também é possível incluir elementos de piso de madeira.
Se houver uma lagoa no local, um caminho pode ser feito através de tal reservatório. Esta é uma técnica puramente japonesa, parece muito impressionante e atmosférica. Nesse caso, grandes pedras planas ou piso de madeira servirão.
País
O estilo rústico envolve o uso de materiais naturais para criar caminhos no jardim. Para isso, cortes de madeira, pedra, seixo, brita são excelentes. Não deve haver nada complicado e pretensioso no projeto da rede de estradas e caminhos, deve ser baseado na praticidade. Canteiros de flores e decoração de utensílios domésticos de camponeses ajudarão a criar aconchego no local.
Direções modernas
Pequenos pátios de chalés privados urbanos e moradias geminadas tornaram-se a razão para a transição de alta tecnologia e minimalismo de interiores para exteriores. Pequenos espaços fechados fornecem uma excelente base para a criação de um jardim moderno e peculiar ao lado de sua casa.
Em tal local, os materiais com uma origem artificial pronunciada têm melhor aparência - são placas de grés porcelânico de grande porte, concreto, elementos modulares.
Existem opções em que o relvado está totalmente ausente., e a diversidade da paisagem é alcançada pela combinação de materiais, árvores autônomas, plantas rasteiras que parecem crescer diretamente de lajes de concreto, bem como elementos decorativos e pequenas formas arquitetônicas. Assim, a malha viária aparece nesses pátios como um monólito completo, que cobre toda a área.
Mas a presença de um gramado nesses jardins não parece comum. A rede viária no sentido usual está ausente, o gramado enrolado assume uma forma estritamente geométrica e está localizado no caminho como uma espécie de canteiro de flores.
Materiais (editar)
É muito difícil selecionar um material universal que seja adequado para qualquer local. Afinal, o projeto de caminhos de jardim depende muito do estilo do projeto paisagístico, do material de revestimento de um edifício residencial, do tamanho do terreno, de seu comprimento e largura. Além disso, um critério importante é a resistência ao desgaste, desempenho, segurança, facilidade de instalação e a capacidade de fazer reparos parciais.
A rede de estradas e caminhos pode ser composta pelos seguintes materiais:
Lajes para pavimento
As matérias-primas para o produto acabado são especialmente desenvolvidas, levando em consideração a possível influência de vários fatores ambientais agressivos. Assim, o caminho pavimentado com lajes é extremamente resistente ao desgaste, não tem medo de fortes mudanças de temperatura, resistente à umidade, permanece forte no sol escaldante, não emite substâncias nocivas e é seguro para a saúde humana.
Os fabricantes de tais produtos oferecem várias formas de elementos para a colocação de trilhos: tijolo, quadrado, losango, hexágono, bobina. Além disso, um pigmento colorido é adicionado à mistura, o que também permite adicionar variedade no design de transições.
Madeira
Os caminhos podem ser feitos de madeira que passou por vários métodos de processamento. Tratam-se de cortes transversais de toras ou redondas cavadas no solo, tábuas comuns dispostas de acordo com o princípio do terraço, madeira, opções caseiras de paletes, hastes de bambu, bem como parquete especial de jardim.
A madeira é um material muito caprichoso, um clima úmido e mudanças de temperatura podem destruí-la, mofo pode se formar nela e a base pode apodrecer.
Portanto, já na fase de instalação, vale a pena considerar um bom sistema de drenagem, tratando os elementos de madeira com anti-séptico e mástique betuminoso, utilizando suportes metálicos e elevando o próprio piso um pouco acima do solo. A última etapa será o envernizamento do piso.
Uma pedra natural
Os caminhos pavimentados com pedra natural parecem especialmente harmoniosos e elegantes no jardim. Este material é bastante caro, mas existem opções em que lajes podem ser organicamente combinadas com seixos, criando assim transições e conjuntos incomuns com canteiros de flores ou jardins de pedras. Além disso, lajes de rocha de concha ficam ótimas se você colocá-las a uma distância de um degrau uma da outra e semear grama ao redor. Assim, sem violar a integridade do gramado, você pode traçar um caminho para um objeto arquitetônico ou elemento decorativo.
Caminhos de paralelepípedos permitem criar padrões interessantes ou imitar as ruas da cidade velha, caminhos de montanha. Vale ressaltar que se trata de uma pedra natural que pode ser encontrada em qualquer estilo de projeto de jardim.
Tijolo
O tijolo por si só não é considerado um material barato para o assentamento de caminhos no local, porém, se sobra material não aproveitado após a construção de uma casa ou de outras dependências, vale a pena utilizá-lo para caminhos no jardim.
Na presença de um tijolo sílico-calcário comum, vale a pena se preparar para o fato de que não vai durar muito tempo. Mudanças freqüentes de temperatura, congelamento e descongelamento periódicos tornarão a pista inutilizável.
Existe uma variedade especial - tijolos de clínquer para pavimentação. Este tipo vai durar muito tempo, pois foi criado especificamente para pavimentação de caminhos.
Concreto
O material mais simples e, mais importante, barato e acessível para criar uma rede de estradas e caminhos. Caminhos e plataformas monolíticas, cheios de argamassa de concreto lisa, se encaixam perfeitamente em designs minimalistas ou exteriores de alta tecnologia. Para quem enfeita o terreno de outra forma, há maneiras de diversificar a fita cinza das estradas.
- Você pode usar formas especiais em que a mistura é derramada. Assim, é fácil imitar lajes de pavimentação ou pedras artificiais de diferentes raças.
- O pigmento pode ser misturado à solução, o que dará uma tonalidade incomum e animará a paisagem.
- Se você tiver seixos ou conchas, também pode adicioná-los à mistura. Eles irão adicionar textura e originalidade às transições.
- Ao misturar na mica, você consegue um efeito cintilante sob os pés. Refletindo os raios do sol, os caminhos brilharão e farão as delícias dos olhos.
- É possível fazer carimbos de materiais de sucata, que são impressos em uma solução semilíquida, deixando assim uma bela impressão em relevo. Esses selos podem ser folhas de árvores ou grama. O principal é que a peça de trabalho tem uma textura pronunciada.
- Na superfície do concreto, você pode colocar fragmentos de ladrilhos e ladrilhos de cerâmica quebrados. O padrão pode ser arbitrário.
- As lajes podem ser feitas da mistura de concreto, a partir da qual, após o endurecimento, as passagens de pedestres do jardim podem ser dobradas. As placas podem ser redondas, quadradas ou ovais.
Cascalho
Caminhos de cascalho preenchidos são uma maneira fácil de instalar para criar uma rede de estradas e caminhos em seu site. Além disso, o material em si não é caro. Ao criar linhas retas e rígidas, é possível manter a alta tecnologia e o minimalismo no design do exterior. Os caminhos curvos e sinuosos certamente o levarão a um jardim de rocha tradicional japonês ou a um jardim ornamental. Caminhos simétricos com sebes topiárias de cada lado serão uma decoração de estilo regular no jardim. Além disso, o cascalho combina perfeitamente com outros materiais de pavimentação - pedra natural e artificial, paralelepípedos, lajes de concreto, madeira.
No entanto, este material tem suas desvantagens. O cascalho grosso tem bordas afiadas que podem danificar os pés descalços, enquanto o cascalho pequeno pode ser facilmente carregado ao redor da área com os sapatos. Além disso, depois da chuva, a sujeira das botas certamente ficará entre as pedras, e não é fácil limpá-la posteriormente.
Devido à variedade de materiais, você pode aplicar o efeito de zoneamento no local.
Pavimentar a zona da frente de entrada com pedra lisa natural mais cara e nobre, preencher passagens de serviço com mistura de betão ou pavimentar com tijolos, colocar laje no jardim à distância de um degrau ou encher os caminhos de entulho. Essas combinações ajudarão a adicionar variedade e permitirão que você economize seu orçamento sem perder a beleza do site.
Tapetes de borracha ou rolos de borracha
Os caminhos para o parque infantil e o próprio parque infantil podem ser facilmente dispostos com tapetes de borracha. Evitam lesões por queda, não são escorregadios, possuem propriedades resistentes à sujeira, nunca acumulam água, portanto, não aparece gelo. Lajes de borracha podem pavimentar os caminhos de toda a casa de veraneio. Eles vêm em uma variedade de tamanhos e cores e são baratos.
Faça Você Mesmo
Antes de prosseguir com o assentamento do material, vale a pena fazer um diagrama do local e traçar um plano para futuras trilhas. A partir das especificidades do terreno, da colocação de um edifício residencial, de anexos, da escolha do material, é elaborado um projecto.
É importante realizar todo o trabalho de comunicação no local (abastecimento de água, esgoto, cabo elétrico) antes do início do projeto dos trilhos, assim não será necessário abrir a via acabada.
Layout
Para simplicidade, conveniência e clareza, você pode usar um editor de gráficos de computador e ver o resultado futuro no modo 3D. Mas mesmo um projeto desenhado em escala em um pedaço de papel ajudará a determinar a melhor forma de traçar os caminhos.
O primeiro passo é representar esquematicamente no local uma casa, outros edifícios, bem como pequenas formas arquitetônicas para as quais uma abordagem é necessária. É importante respeitar a escala e levar em consideração todas as dimensões.
Os primeiros caminhos são planejados com um sentido utilitário - do portão à entrada da casa, da casa às dependências. Deve-se ter em mente que as rotas mais convenientes já são percorridas, as principais rotas são traçadas ao longo delas.
Além disso, os caminhos da área de entrada para as áreas de lazer são um playground, um mirante, bancos, para o jardim, bem como para a horta, se houver. Por último, mas não menos importante, você deve estar confuso sobre como organizar uma abordagem conveniente para a fonte de água, para algumas árvores, canteiros de flores, pequenos objetos arquitetônicos.
Depois disso, você pode fazer uma estimativa e calcular o custo aproximado de material e obra no caso de contratação de trabalhadores. No cálculo do custo, deve-se levar em consideração a largura dos trilhos. Deve ser determinado na fase de planejamento.
A largura do caminho deve ser de no mínimo 70 cm, caso em que será conveniente percorrê-lo. No entanto, algumas máquinas agrícolas têm dimensões mais amplas, que também devem ser levadas em consideração. Se o material da passarela for tijolo, lajes de pavimentação ou qualquer outro material bem dimensionado, a largura da passarela obedecerá a esses parâmetros.
No terreno, o planejamento pode começar com um esboço dos caminhos usando cal. Esta técnica permitirá que você entenda como a largura pretendida da pista atende às necessidades.
A próxima etapa definirá finalmente e claramente os limites da futura rede de estradas e caminhos. As estacas são colocadas ao longo do perímetro da pista, sobre a qual a corda é puxada. Inicia-se a etapa de preparação da base.
Preparação da base
Normalmente, antes de iniciar as obras de instalação e construção, a camada superior de solo é removida das áreas por onde o caminho vai percorrer. Assim, o caminho futuro não se elevará muito acima do nível do solo e criará um projeto paisagístico harmonioso, além de não interferir no corte.
O troço a arrancar deve ser alargado um pouco, pois é preferível proteger o próprio caminho com um meio-fio de pedra ou concreto. Isso dará durabilidade à estrutura e manterá sua aparência apresentável por muito tempo.
O trabalho preparatório é muito importante e não deve ser negligenciado.
É possível salvar a pista na forma em que foi concebida apenas com o estrito cumprimento de todas as regras da tecnologia, que são as seguintes:
- A camada de sujeira que deve ser removida é de aproximadamente 15-20 cm, é imprescindível controlar com régua para que este valor seja o mesmo em toda a pista.
- As placas são instaladas ao longo do perímetro, que neste caso servirão de fôrma. As placas devem ser seguradas com firmeza, não soltas. Para isso, podem ser borrifados com areia e pregados em estacas de madeira marteladas.
- No caso de instalação de meio-fio de concreto, não é necessária a cofragem. Para defini-los uniformemente, use um nível de construção. Eles fixam o meio-fio com hastes de reforço, cravando-os profundamente no solo.
- O fundo do poço é coberto com uma mistura de brita, cascalho, areia ou cimento e compactado. Espessura da camada - 5-10 cm.Para economizar dinheiro, você também pode usar resíduos de construção como drenagem - fragmentos de tijolo, ardósia, placas de silicato de gás triturado e assim por diante. O principal é que mais tarde houve a oportunidade de compactar bem a camada, caso contrário a base pode afundar com o tempo.
- A próxima camada é geotêxtil. Este material pode ser encontrado comercialmente em rolos. Ele mantém a forma da almofada de areia superior e também evita que as raízes das plantas germinem e destruam o caminho do jardim.
- A areia é preenchida de forma que sua camada seja ligeiramente mais alta que o nível do solo natural. Se em algum lugar você precisar adicionar areia, então isso deve ser feito sem falhas, pois é importante que a superfície fique quase perfeitamente plana.
- Para fazer uma regra, você precisa de uma prancha com pontas perfeitamente planas e lisas. O comprimento da prancha é 20 cm maior do que a largura da pista. Os cantos inferiores são cortados em ângulos retos de 10 cm de cada lado a uma profundidade igual à espessura do material de acabamento (tijolo, pedra, ladrilho). A fôrma ou lancil servirá como destaque para a régua, a ponta reduzida ajudará a nivelar a superfície da almofada de areia sem depressões ou saliências na profundidade desejada.
Quando a base para o caminho futuro estiver pronta, você pode começar a instalar o revestimento decorativo. O processo de execução do trabalho depende do tipo de material.
Para assentar tijolos, é necessário um martelo com percussor de borracha que não danifique o material. A instalação dos elementos começa no meio-fio. O tijolo é colocado na borda e martelado na areia com metade da largura. Caso a opção de caminho não preveja a presença de meio-fio, deve-se diluir a argamassa de concreto-cimento e fixar os tijolos uns aos outros. Enquanto a mistura endurece, alfinetes de reforço ou enchimento e compactação de pedra triturada ajudarão a segurar a estrutura de maneira confiável.
Quando os tijolos laterais forem capazes de segurar a composição principal, você deve começar a colocá-la de acordo com o esquema. Neste caso, não importa de que lado será colocado o material decorativo - com orla ou no lado largo.
É necessário continuar a conduzir cada tijolo com um martelo de borracha ao nível extremo. Desta forma, a estabilidade do revestimento pode ser alcançada. Para melhor adesão, os elementos podem ser colados com uma cola especial estável para uso externo. Essa técnica também evita que a grama brote. É importante que a cola não seja visível do lado de fora e não obstrua as rachaduras em toda a profundidade, para que o consumo seja econômico.
Além disso, as lacunas entre os tijolos são preenchidas com areia e, com a ajuda de uma escova de jardim, estão totalmente obstruídas com ela. O excedente pode ser varrido. Na última etapa, a fôrma é desmontada e as bordas do meio-fio cobertas com brita, que fica bem compactada. De cima, a tela pode ser tratada com um primer penetrante e uma camada de verniz.
As lajes de pavimentação são colocadas da mesma forma.
Uma trilha de toras redondas em estilo campestre requer madeira seca de qualquer tipo duro. É importante que todos os cortes sejam os mais uniformes possíveis, por isso devem ser cortados com o máximo cuidado. A superfície é lixada e esfregada.
O diâmetro das toras pode ser diferente, mas quanto mais opções houver, melhor. Isso criará um ajuste apertado sem grandes espaços. A altura deve ser o dobro da profundidade do poço sem uma almofada de areia. Assim, os tocos devem subir 10-30 cm acima da superfície do solo.
Uma etapa obrigatória no preparo do material é o tratamento da parte inferior das toras com um anti-séptico, que evitará o aparecimento de fungos e mofo, além de retardar os processos de decomposição.
É necessário derramar um anti-séptico no recipiente para que a tora aí instalada suba 5-10 cm acima da superfície, deixe agir por 3-4 minutos. O topo é acabado com um pincel. Você precisa fazer isso com cada elemento e, em seguida, deixe-o secar completamente.
O tratamento com "verniz Kuzbass" é semelhante, mas requer apenas alguns segundos de imersão, além disso, a tampa pode ficar sem tratamento, já que esse tipo de camada protetora não é resistente aos raios ultravioleta.Mas protegerá perfeitamente a parte coberta pelo sol da decomposição. O verniz pode ser substituído por alcatrão aquecido.
Como a madeira redonda é difícil de martelar na areia devido ao seu diâmetro, a almofada de areia é formada junto com o assentamento das toras.
Quando os tocos estiverem processados e prontos, você deve começar a instalá-los:
- uma pequena quantidade de areia é despejada ao longo do perímetro da cova;
- a madeira redonda selecionada pelo diâmetro é firmemente fixada na areia;
- entre os tocos, é derramado ao nível da superfície do solo;
- depois de instalar a primeira linha, você pode prosseguir para a segunda e assim por diante até o final da pista.
Para pavimentar toda a área desta forma, é necessária muita madeira. Isso nem sempre é possível, mas um caminho de aldeia pode ser combinado com troncos de madeira e entulho. Para isso, forma-se uma borda redonda de madeira, e o centro é coberto por pequenos seixos.
Nesse caso, o algoritmo de ações terá a seguinte aparência:
- O cânhamo é introduzido ao longo da margem do caminho demarcado com uma base preparada e uma almofada de areia. Eles podem subir acima do nível do solo, ou podem chegar ao nível dele, tudo depende do desejo e do estilo. Além disso, em alguns lugares, a altura pode ser artisticamente diferente.
- A parte central do caminho é recoberta com geotêxteis para que as bordas ao nível das toras sejam de 8 a 10 cm, neste caso é melhor espalhar este material depois da camada de areia e não antes dela. Essa técnica não permitirá que a pedra triturada se misture com a almofada de areia com o tempo.
- Cascalho ou pedra triturada são despejados de cima e nivelados com um ancinho até o nível da superfície do solo.
O mosaico de pedras do rio também é uma excelente opção para decorar caminhos no local. Esses detalhes são muito pequenos, então você terá que ter paciência antes de traçar um belo caminho. Uma pedra Altai é adequada para esse caminho. É uniforme, redondo e oval, com tonalidades que vão do cinza claro ao cinza escuro.
Em primeiro lugar, os elementos devem ser classificados por tamanho e cor, isso ajudará a determinar o padrão de estilo e também a acelerar o processo de assentamento. Você também precisará de um martelo de borracha, água, uma esponja e um nível para funcionar.
Para a conveniência de fazer um desenho, você pode esboçar um "desenho" com cal bem na superfície de uma almofada de areia já preparada. Também é possível dividir o escopo do trabalho em seções quadradas que incluirão um relatório de padrão idêntico. Isso permitirá que você atinja a simetria e também o ajudará a calcular corretamente a quantidade de material.
Após o trabalho preparatório, você pode prosseguir com a instalação:
- Dilua uma mistura espessa de cimento.
- Uma solução é aplicada ao longo das áreas quadradas designadas, um padrão de pedra de rio é firmemente colocado em cima dela com uma borda, que é rebaixada em cerca de metade. Se o padrão for cachos populares, as fileiras são dispostas ao longo desses cachos, movendo-se da borda para o centro. Outros padrões são criados por analogia. É importante trabalhar rapidamente para que a mistura de cimento não tenha tempo de secar.
- A pedra do rio pode ser colocada não apenas com uma borda, alguns fragmentos, especialmente grandes pedras redondas, parecem muito achatados. O principal é que as lacunas entre os elementos são mínimas.
- Depois que a solução "agarrar", você pode nivelar os elementos que sobem fortemente com um martelo.
- É necessário controlar constantemente o nível da pista para que não haja diferenças de altura.
- Cada área pavimentada é regada com água. Este procedimento irá remover a mistura de cimento que caiu na superfície da passarela e melhorar a aderência do material.
Existe outra opção para o assentamento de pedra de rio. No segundo caso, não é utilizada mistura de cimento, porém torna-se necessária a instalação de meio-fio ou fôrma, para montagem de divisórias transversais adicionais.
Neste caso, o mosaico também é colocado em partes. E para cada peça é necessária uma fôrma própria, que só é removida após a compactação da superfície.
A tecnologia de pavimentação é parecida com esta:
- Na base acabada é instalado um meio-fio sem almofada de areia, bem como divisórias provisórias de madeira, que dividem o caminho futuro em secções.
- Aos poucos, o local é coberto com areia e nivelado com uma régua. O canto recortado da régua deve ter 2-3 cm de profundidade, para que as bordas livres da pedra do rio fiquem voltadas para fora.
- Umedeça a superfície da areia com um borrifador.
- Diretamente na superfície da almofada de areia, você pode aplicar o padrão futuro com uma linha fina.
- De acordo com o esquema planejado, coloque o mosaico, aprofundando as pedras na areia com os movimentos do martelo.
- Depois de traçar uma seção, ande novamente com um martelo sobre toda a superfície do desenho.
- Despeje areia seca ou a mistura de areia-cimento por cima, percorra a área com pincel, preenchendo bem as rachaduras, varra o excesso.
- Use um borrifador para umedecer completamente o padrão resultante.
- Quando a mistura secar (após 2 horas), repita a pulverização da areia seca ou da mistura, mais uma vez umedeça a área.
- Quando a mistura estiver completamente seca, a superfície do mosaico de pedras do rio é lavada com uma esponja.
- Para dificultar o trajeto, é umedecido com água por uma semana.
- É aconselhável cobrir o caminho em caso de chuva com espuma de borracha ou qualquer outro material. Portanto, você pode evitar a lavagem da mistura ainda frágil.
- A fôrma é retirada após uma semana, as bordas do caminho devem ser reforçadas com pedras ou tijolos.
Ao criar um caminho a partir de uma mistura de concreto, todo o trabalho preparatório é realizado de acordo com a tecnologia padrão - a drenagem é compactada em camadas em uma trincheira, um geotêxtil é espalhado, uma almofada de areia é preparada e nivelada usando a regra.
Em seguida, o cascalho é despejado no travesseiro, ele é bem compactado. Para a resistência da estrutura, uma grade de reforço deve ser instalada.
Para uma superfície de concreto classicamente plana, a tecnologia é simples:
- a mistura cimento-concreto é diluída;
- a superfície da via é vazada com mistura rente ao contorno da fôrma, nivelado pela régua;
- a estrada pode ser reforçada com ferro. O cimento seco é derramado em uma superfície úmida em uma camada fina e esfregado na superfície;
- a solução seca por 5-7 dias.
Existem formas especiais que permitem simular um caminho de pedra. Para criar essas transições em seu site, você deve realizar as seguintes manipulações:
- despeje o cimento grosso e espesso até a metade da profundidade até a borda da fôrma, espere que o material "agarre" (várias horas);
- diluir uma porção mais líquida da mistura;
- coloque o molde sobre uma base seca, despeje uma solução líquida por cima. O molde só pode ser removido após a secagem completa do cimento em 3-5 dias.
O processo de criação de tal pista não é rápido, já que as dimensões padrão do formulário são de apenas 40 cm, mas o preço desses produtos é baixo, então você pode comprar vários formulários de uma vez, isso vai agilizar o processo.
Aconselhamento profissional
Para que a pista sirva por muito tempo e agrade aos olhos, você deve seguir regras simples durante a escolha do material e o processo de instalação:
- Como material, você deve usar produtos destinados à pavimentação de caminhos. Eles têm propriedades resistentes à umidade, eles não têm medo de mudanças de temperatura.
- Ao montar a pista acima do nível da superfície do solo principal, é possível evitar a "acidificação" do material decorativo superior. O excesso de umidade da chuva e da neve derretida drenará para o solo e será absorvido pelo solo.
- O caminho também não deve subir muito acima do solo, pode ser traumático e, além disso, será inconveniente cortar a grama próximo a um meio-fio alto.
- É importante cuidar de uma boa drenagem. É graças a esta etapa da preparação da fundação que é possível garantir que a rede rodoviária e de vias férreas não necessitará de reparações durante muito tempo.
- O caminho deve ter uma inclinação para a esquerda ou direita. Portanto, a água dele irá drenar para o solo.
- Não se deve descurar a tecnologia comprovada ao longo dos anos ao colocar a estrada - cada etapa é muito importante, significativa e cumpre a sua função.
- Independentemente da escolha do material, você não deve abrir mão do meio-fio. Ela fortalece a estrutura e afeta sua durabilidade.
Belos exemplos e opções
Existem muitas ideias para a criação de um projeto paisagístico original e inusitado para uma casa de veraneio, o principal é que o resultado final seja bonito e harmonioso. Uma rede de estradas e caminhos bem planejada e executada é capaz de dar um visual harmonioso a toda a área do quintal.
- Em uma área pequena, os caminhos dispostos ao longo do perímetro ao longo da cerca e canteiros de flores parecem melhores. Isso resolve dois problemas ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, o espaço aumenta visualmente e, em segundo lugar, torna-se possível caminhar um pouco mesmo em uma área pequena.
- Um caminho em ziguezague pode ser pavimentado diretamente no jardim. Caminhando por entre as árvores e arbustos, a cada nova curva, um novo objeto de arte da paisagem ou uma pequena forma arquitetônica incomum aparece diante de seus olhos.
- Às vezes, o quintal é tão pequeno que o caminho do jardim também pode se tornar parte do canteiro de flores. Nessas áreas, no final do caminho, você pode instalar um portão fictício. Isso cria a sensação de que o território não acaba, que é muito maior. O impacto visual certamente funcionará para todos os hóspedes.
- É muito importante considerar a iluminação dos caminhos do jardim. Se for melhor providenciar a entrada, área frontal com versões clássicas de dispositivos de iluminação - lanternas baixas e altas, então uma atmosfera incomum e misteriosa pode ser organizada no jardim com a ajuda de pedras brilhantes.
Para informações sobre como fazer trilhas no país, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.