Rolar gramado: tecnologia de assentamento

Rolar gramado: tecnologia de assentamento
  1. Recursos e dispositivo
  2. Como escolher?
  3. Quanto vai demorar?
  4. Preparação do terreno
  5. Como colocar isso certo?
  6. Cuidado
  7. Produção
  8. Materiais e ferramentas necessários

O arranjo da área local com gramados bem cuidados não saiu de moda por muitos séculos. No entanto, poucas pessoas sabem que cultivar um gramado do zero é um processo longo e trabalhoso. Primeiro você precisa escolher a mistura certa de sementes, dependendo do destino e da localização. Em seguida, prepare cuidadosamente o solo para a parcela.

Semeie uniformemente (aprox. 50 g por 1 m2) e cuide de 1-1,5 anos antes que o gramado tenha uma boa aparência. Isso se você abordar a questão de uma maneira clássica. Mas, felizmente para as pessoas impacientes, a cobertura do gramado pode ser comprada pronta e, em um mês, você pode fazer piqueniques na grama verde.

Recursos e dispositivo

O relvado acabado é constituído por camadas de relva com uma área média de 0,8 m2. Ao contrário do clássico, é cultivado em viveiros especiais durante um ano e meio a três anos. Este período é suficiente para formar um sistema radicular firmemente entrelaçado que irá resistir ao corte e replantio. Na maioria das vezes, o gramado acabado pode ser encontrado em rolos. É o meio de transporte mais cómodo, que também ajuda a reter a humidade nas raízes.

O tamanho do gramado rolado depende de sua finalidade. Por exemplo, para chalés de verão, parques, rolos de tamanho padrão de 48 cm de largura e 1-2 m de comprimento são usados. No entanto, para áreas com uma grande área, por exemplo, estádios, campos de esportes, camadas de até 1 m de largura e podem ser encomendados até 15 m de comprimento, caixas de 2 a 4 cm.

As vantagens de um gramado em rolo são óbvias:

  • cobertura uniforme e espessa de grama no local em um mês;
  • cuidado despretensioso e resistência às mudanças de temperatura;
  • sistema radicular fortemente entrelaçado suprime o crescimento de ervas daninhas;
  • o revestimento é fácil de reparar se estiver danificado. Basta cortar a área deformada e substituí-la por uma inteira.

A principal desvantagem é a necessidade de entregar e colocar o revestimento no local do futuro habitat o mais rápido possível a partir do momento do corte. O atraso aumenta a probabilidade de enraizamento irregular ou morte. Se a área for muito grande e não for possível terminar o assentamento no mesmo dia, os rolos devem ser desenrolados e regados em abundância.

Existem vários tipos de rolos de grama:

  • Gramado de Parterre - a vista mais caprichosa, que serve para decorar as áreas frontais (vielas principais, o território em frente à casa). Tem uma superfície lisa e aveludada devido às gramíneas de folhas estreitas e pequenas. Em tal superfície, irregularidades de cor e saliências não são permitidas. Uma das etapas mais importantes da sua postura é o preparo do solo (cultivo, controle de ervas daninhas). O piso de parterre requer alimentação e corte regulares, diariamente, mas rega moderada.
  • Relva esportiva projetado para cargas aumentadas. Para criá-lo, são utilizadas variedades mais resistentes a danos e pisoteio.
  • Gramado versátil... É esta espécie que se encontra em parques, jardins e praças e o seu nome fala por si. É durável, bonito, resistente a várias temperaturas e danos, despretensioso na manutenção.
  • Gramado da sombra. As peculiaridades das gramíneas tolerantes à sombra que compõem a composição permitem colocá-la nas partes sombreadas de jardins e parques. Pode suportar muita umidade e não precisa ser cortado com frequência.

Como escolher?

A escolha da cobertura do gramado deve ser feita com especial cuidado, pois disso depende o aspecto do território a ser desenvolvido. Conhecer algumas das nuances ajudará na segurança contra uma compra malsucedida:

  • É obrigatória a documentação técnica, que reflita as verificações do controle de qualidade, bem como a localização do viveiro.
  • Uma inspeção visual do corte dirá muito sobre o gramado. Espessura uniforme em todo o comprimento, plexo radicular denso sem fendas, ausência de rasgos e outras deformações quando sacudido é sinal de um produto de qualidade. A presença de raízes jovens será uma grande vantagem (são brancas). Isso significa que a grama vai pegar mais rápido após o transplante.
  • A aparência também é importante. Camadas com muitas ervas daninhas, áreas amareladas ou manchas calvas devem ser evitadas. A cobertura deve ter uma cor uniforme, do verde escuro ao verde esmeralda, com densidade de 100 brotos por 10 cm2. Outro indicador é a altura da grama. Se for menor que 3 cm, é provável que o fabricante tenha tentado esconder as falhas.

Quanto vai demorar?

O cálculo do número de rolos não requer fórmulas matemáticas complexas. Basta dividir a área do local em uma área de um rolo. Por exemplo, a área de costura de dimensões padrão é 0,4x2 m = 0,8 m2. Tendo um gráfico de, digamos, 50 m2, obtemos: 50 / 0,8 = 62,5 rolos.

Mas, como qualquer outro material, é melhor comprar um gramado com margem. Dependendo da geometria do local, será necessário cobrir de 5 a 10-15% da área real.

Bem, se você precisa do cálculo mais preciso para um gramado com uma configuração complexa, pode desenhar um diagrama detalhado do local em escala. Em seguida, também usando escala, coloque os retângulos de cobertura no diagrama. Essa imagem mostrará claramente o número necessário de rolos para uma área específica.

Acredita-se que um gramado enrolado pode ser colocado em qualquer época do ano, exceto no inverno, é claro. A primavera é uma boa época para começar a trabalhar. Em condições favoráveis, a germinação das raízes demorará cerca de três semanas, após o que poderá efectuar o primeiro corte de cabelo.

Mas há um porém - é difícil adquirir material antes de maio. Após o inverno, o fabricante precisa de um mês e meio para colocar o gramado em uma condição comercial. Durante este período, a grama seca do ano passado é penteada, fertilizantes são aplicados e é esperado que brotos frescos germinem.

No verão, plantar um gramado enrolado também não será um problema se você seguir as regras. É aconselhável começar o mais cedo possível, antes que o calor do verão comece. Até que a grama seja absorvida, a água evaporará mais rápido, portanto, um gramado recém-assado precisará de rega diária ou até duas vezes. Depois de algumas semanas, já será possível reduzir a irrigação para uma vez a cada quatro a cinco dias.

A época mais confortável para trabalhar é o início do outono. O calor já diminuiu, o solo está quente e úmido o suficiente. Nesse momento, a grama é bem aceita e continua crescendo até que a temperatura caia para 5 graus. Não é necessário cortar a grama no outono, os brotos devem ser altos o suficiente para que a grama sobreviva com segurança ao primeiro inverno. Na primavera, a cobertura velha precisará ser completamente limpa para abrir caminho para os brotos.

Preparação do terreno

Tendo tomado a decisão de colocar um gramado em rolos na frente da casa, não corra para a loja. Para começar, deve-se preparar com cuidado o local para o plantio da grama e é muito importante fazer isso antes de comprar, pois o armazenamento prolongado é prejudicial ao material:

  • Em primeiro lugar, o local está limpo de detritos, ervas daninhas perenes, pedras, tocos e arbustos. Atenção especial deve ser dada às plantas de rizoma (dente-de-leão, grama de trigo, banana-da-terra). São muito tenazes e conseguem crescer na relva do relvado, pelo que será difícil eliminá-los no futuro. Os herbicidas contínuos ajudarão a resolver esse problema.
  • Um gramado acabado não gosta de umidade excessiva, então se a água subterrânea for alta ou solo argiloso será necessário fazer a drenagem da água. Para fazer isso, corte a camada superior com uma espessura de cerca de 30 cm. Uma camada de drenagem de cascalho e areia (≈ 10 cm) é derramada na cova formada. Em seguida, o solo previamente removido é despejado com espessura de pelo menos 10 cm.

Se necessário, acrescenta-se areia e turfa, já que os cereais gostam de solo mais leve. E, inversamente, se o solo for muito solto, é "mais pesado" com terra preta ou húmus. A combinação mais adequada para um gramado rolante será a seguinte combinação: 50% de solo preto e 25% de turfa e areia. Tudo é cuidadosamente nivelado, o solo é despejado em locais de depressões ou declives evidentes (é conveniente navegar por nível ou com fio esticado).

  • Cerca de uma semana antes de colocar o gramado pronto um fertilizante especial é introduzido, misture ligeiramente e aperte bem com um rolo. A densidade do solo deve ser tal que uma pessoa que anda não deixe vestígios. Isso ajudará a evitar que o gramado afunde. Na mesma fase, deve-se assistir à instalação do sistema de irrigação.

Como colocar isso certo?

A tecnologia para o assentamento de rolos de grama é tão simples que você mesmo pode fazer todo o trabalho sem o envolvimento de especialistas. No entanto, é difícil equipar um território muito grande sozinho em um dia, então alguns assistentes serão úteis:

  • É melhor dobrar os rolos comprados o mais próximo possível do local, pois as transferências frequentes podem danificar o revestimento e as raízes.
  • É melhor começar a trabalhar da borda. É importante colocar o primeiro rolo o mais plano possível, pois ele servirá de guia para os demais. Curvas e torções do material não são permitidas. Se você se deparar com um trecho com geometria complexa ou um obstáculo em forma de canteiro ou caminho, o rolo continua a ser desenrolado em linha reta e o excesso é cortado (afinal, calculamos o número de vãos com uma margem )
  • Cada linha seguinte é colocada de acordo com o princípio da alvenaria, ou seja, com um deslocamento de meio rolo. Isso permitirá que o revestimento adira de maneira mais uniforme. Sobreposições ou lacunas já são uma violação grosseira da tecnologia. As camadas devem ser unidas, a discrepância máxima permitida é de 1,5 cm. As costuras são cobertas com turfa e o solo com grama.
  • Se você receber muitos restos grandes, então é melhor colocá-los mais perto do centro, é mais difícil de aceitar ao longo das bordas do gramado, por isso é melhor usar tiras sólidas aqui.
  • As irregularidades encontradas durante o trabalho são aparadas e os poços são cobertos. Para cada fileira recém-plantada, você também deve andar com um rolo para remover as cavidades de ar que dificultam o enraizamento das plantas.
  • Você não pode andar diretamente na nova superfície. Para isso, são colocadas tábuas sobre ela, que vão compactar a grama adicionalmente e evitar que os pés empurrem o gramado ainda frágil.
  • A fase final da instalação é a rega abundante. A grama e o solo por baixo devem ser bem umedecidos. Um balde de água leva aproximadamente um metro quadrado.
  • Se você não tiver tempo ou desejo de fazer o estilo sozinho, entre em contato com o fabricante. Freqüentemente, junto com o cultivo do gramado, eles se empenham em organizá-lo no local do cliente. O pacote de serviços inclui todos os trabalhos preliminares, instalação de sistemas de irrigação e sua manutenção.

Cuidado

No primeiro ano após o assentamento, o gramado requer mais atenção. No primeiro mês, é melhor não andar sobre ela. A rega diária regular é essencial, pois as raízes não são fortes o suficiente para reter água. E em dias quentes, você terá que pegar a mangueira duas vezes.

Sem dúvida, a manutenção será facilitada pelo sistema de irrigação automática. Ele permite que você cubra de maneira simultânea e uniforme toda a área. No entanto, deve ser instalado na fase de preparação.

Após 2-3 semanas, a rega pode ser reduzida para uma vez por semana. Então você pode caminhar pelas pontas dos brotos com o cortador de grama pela primeira vez. No futuro, a altura é escolhida à vontade. Uma altura de 4-5 cm é considerada ideal.

A partir do segundo ano, os cortes de cabelo são realizados regularmente: de meados da primavera a outubro. No período chuvoso, o corte da grama é mais baixo, e nos meses de seca, respectivamente, mais alto.A grama cortada deve ser limpa; para grandes áreas, você pode comprar aspiradores de pó especiais.

No início, você deve monitorar as ervas daninhas. São bastante tenazes, para que, apesar de todas as manobras, consigam fazer o seu caminho no site. Mais tarde, quando o sistema radicular ficar mais forte, o problema desaparecerá gradualmente.

Para o bem-estar do gramado, é necessário alimentá-lo periodicamente com fertilizantes e realizar aeração. A superfície é periodicamente perfurada com uma ferramenta especial para fornecer acesso de oxigênio nas profundezas do solo. Os entusiastas do ar livre podem combinar negócios com prazer com calçados de aeração.

Produção

As fazendas de gramado são chamadas de “viveiros de gramados”. Os produtores usam dois métodos de cultivo: em malha sintética e sem ela, quando a grama densa é formada devido ao entrelaçamento das raízes. A malha permite obter um gramado com uma estrutura forte em menos tempo. Também é usado para culturas com sistemas radiculares fracos.

Existem duas etapas na produção de gramado laminado: preparação do campo e cultivo.

  • O objetivo da etapa preparatória é criar um solo favorável para as plantas cultivadas. Isso é facilitado pela aragem e remoção da camada superior, que não só satura a terra com oxigênio, mas também destrói pragas e ervas daninhas. As ervas daninhas são muito importantes para os gramados, pois podem impedir a formação de raízes e até mesmo o crescimento das plantas. Portanto, o solo é tratado adicionalmente com herbicidas e você pode esquecer o problema por cerca de dois anos. Isso é suficiente para que o sistema radicular das plantas de gramado fique mais forte e combata as ervas daninhas por conta própria.

Na mesma fase, o campo é dividido em seções e é projetada a colocação de tubulações para o sistema de irrigação. Se o gramado for planejado para ser feito em grade, o tamanho das áreas deve ser múltiplos do tamanho da grade.

  • Quando todo o trabalho preliminar estiver concluído, você pode começar a crescer. Para começar, o campo é semeado com plantadores de precisão. A peculiaridade é que as sementes são plantadas a uma certa profundidade com densidade uniforme. Isso é importante para manter uma camada de solo fértil ao cortar o gramado.

Além disso, o comportamento do futuro gramado depende de sua manutenção. Por vários anos, o revestimento foi regado, alimentado e aparado regularmente. A área do terreno pressupõe a utilização de sistema de rega automático estacionário, calculado individualmente para cada quinta. Para a alimentação, o método de fertirrigação é cada vez mais utilizado, quando os fertilizantes na forma líquida são aplicados simultaneamente à irrigação. O aparamento é importante para um melhor desenvolvimento das raízes e uma camada densa de grama.

Quando o gramado atinge a condição desejada, ele é preparado para venda. As tiras são cortadas a partir das quais os rolos são feitos e transportados até o ponto de venda.

Materiais e ferramentas necessários

Para o desenvolvimento bem-sucedido de um negócio deste tipo, são necessários terrenos significativos (de preferência horizontais) e equipamentos especiais. Equipamentos úteis: máquinas para terraplenagem (arados, grades, cultivadores, semeadores), para cuidar da grama, para cortar, pulverizadores para produtos químicos e fertilizantes, um sistema de irrigação, uma estação de bombeamento, transporte de mercadorias.

Uma parte fundamental do sucesso na produção de grama é a seleção correta de grama. Para gramados luxuosos, não mais do que dois tipos de plantações são usados ​​com mais frequência. No topo está uma cobertura 100% de bluegrass. É uma planta perene com um sistema radicular bem desenvolvido. É apreciado por sua cobertura uniforme de rica cor esmeralda, resistência a temperaturas extremas e danos. O único aspecto negativo é a formação de longo prazo (até 3 anos).

A mistura de variedades mais comum é caracterizada por uma textura e cor uniformes.Todas as plantas na mistura são selecionadas de forma a equilibrar as desvantagens umas das outras. Na maioria das vezes, você pode encontrar uma mistura de bluegrass, festuca vermelha e azevém.

Em geral, a festuca pode ser chamada de planta versátil. Ela é despretensiosa, não tem medo de pisoteio, seca e geada. Cresce mesmo em solos pobres, desenvolve-se rapidamente, compensando o lento desenvolvimento do bluegrass e, graças ao sistema radicular, desloca ervas daninhas.

O azevém vive no máximo três anos, mas cresce rapidamente e dá ao gramado uma boa densidade já no primeiro ano. Sua tarefa na mistura é fornecer a densidade necessária da cobertura de grama até que o bluegrass e a festuca entrem em vigor.

Misturas de grama de alta qualidade têm as seguintes características:

  • uniformidade de mudas;
  • formação de grama densa o mais rápido possível;
  • resistência às condições climáticas e operacionais;
  • cor uniforme;
  • resistência a doenças e pragas.

Como colocar corretamente o gramado enrolado, veja o vídeo abaixo.

5 comentários
Alexandre 04.05.2020 21:28
0

Um artigo informativo, estou pensando: tente arrumar você mesmo ou é melhor recorrer a profissionais. Se, mesmo assim, decidir chamar profissionais para fazer o assentamento da grama enrolada, então leio que a grama pode ficar amarela. Por alguma razão, pensei que isso não poderia ser com um gramado enrolado. Ainda sou iniciante, ainda tenho muito que aprender nessa área.

romance ↩ Alexander 20.11.2020 10:47
0

Eu também já estive nessa situação: não sabia por onde começar a fazer o paisagismo do local. Eu amo muito a minha dacha e então decidi um dia começar a cultivar um gramado. Ele fez tudo sozinho, é claro, primeiro: semear, fertilizar, cuidar do futuro gramado. Mas, para minha grande pena, nunca consegui cultivá-la com eficiência: a grama fica amarela, aí não cresce mais. Gastei muito dinheiro, porque você entende que este é um prazer caro. Aí eu vejo que o vizinho tem um gramado excelente, que eu invejei um pouco. E ele admitiu que tem um gramado enrolado de bluegrass pronto, que é produzido de acordo com os padrões internacionais usando tecnologias avançadas. E os preços por rolo não mordem. Eu pedi um para mim. Agora estou feliz! Tão lindo que não tem palavras! Dizem que esse gramado pode crescer 10 anos, porque é feito de grama especial e durável. Sim, e trabalhar com ele é bastante simples, não exige muito esforço, bastará andar com um cortador de grama. Então, eu aconselho!

romance ↩ romano 20.11.2020 10:54
0

Há também um solo gramado especial.

0

Olá. Artigo muito interessante. Obrigado pela boa informação.

0

Olá, artigo muito interessante, obrigado pela boa informação.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário