Plantas para um slide alpino: tipos e seus nomes

Contente
  1. Características do jardim de pedras
  2. Quais plantas são necessárias?
  3. O que plantar?
  4. Esquema de layout
  5. Belos exemplos de paisagem

O slide alpino é um elemento do design paisagístico. Esta composição única, via de regra, imita uma paisagem de montanha: um conjunto de pedras deve elevar-se no centro, terraços com várias plantas formam-se nas encostas do morro.

Características do jardim de pedras

Um jardim de pedras é uma forma simples e única de recriar um pedaço da natureza em seu local. Se o local for completamente plano, então um jardim de pedras (também chamado de jardim de pedras ou rochedos) dará a ele um elemento de movimento. Além disso, os jardins ornamentais são o lugar perfeito para abrigar plantas alpinas requintadas, bem como muitas plantas lindas e atrofiadas que, de outra forma, passariam despercebidas.

Quais plantas são necessárias?

A maioria das plantas de jardim que são melhores para um jardim de pedras são tolerantes à seca, requerem pouca fertilização e raramente requerem qualquer poda. A única tarefa difícil é a remoção constante de ervas daninhas, mas também pode ser minimizada removendo antecipadamente todas as ervas daninhas perenes do local proposto para o jardim de pedras. Naturalmente, o resto do solo derramado sobre as pedras também deve estar livre de ervas daninhas.

Ao escolher plantas para jardins ornamentais, é importante lembrar as condições existentes e escolher os espécimes apropriados.

Por exemplo, para jardins ornamentais localizados em uma área ensolarada com solo de secagem rápida, escolha plantas que precisam de sol e drenagem aumentada. Se sua área de plantio é tão grande que as condições podem mudar - pode haver lugares onde o solo retém mais umidade - agrupe suas plantas de acordo. As plantas que florescem durante todo o verão são melhor plantadas em climas quentes e úmidos, cactos e outras suculentas são mais adequadas para climas secos, finalmente, se seu local estiver localizado em uma altitude elevada, você pode considerar um jardim alpino clássico.

O que plantar?

A lista de plantas é bastante extensa. É necessário apenas levar em consideração que jardins de pedra localizados em climas quentes requerem algumas plantas, e em climas mais frios outras.

Flores

É melhor escolher plantas de jardim de baixo crescimento e flores longas. Felizmente, existe uma grande seleção dessas cores.

Lavanda

Uma escolha natural para qualquer jardim rochoso. Sua folhagem verde-acinzentada contrasta lindamente com suas próprias flores, assim como com gramíneas verde-escuras e outras plantas de jardim de pedras. As plantas são colocadas a uma distância de 30 a 45 cm umas das outras em um local aberto e ensolarado com solo bem drenado e ligeiramente alcalino (pH 6,7 a 7,3). Deve-se adicionar areia ao solo antes do plantio, o que é vital, pois a lavanda não tolera a umidade excessiva do solo.

A alfazema floresce quase todo o verão; para manter a floração contínua durante a estação quente, é necessário remover as flores murchas. Na primavera, quando as plantas começam a crescer, a alfazema pode ser beliscada levemente para melhor ramificação.

Lembre-se de que a lavanda precisa de uma boa drenagem e boa circulação de ar. Não transborde, deixe o solo secar antes de regar. Em condições quentes e úmidas, doenças fúngicas podem se desenvolver e as folhas ficam marrons. Para minimizar esse problema, cubra a base da planta com seixos ou areia para acelerar a evaporação. Para melhor circulação de ar, mantenha a planta esparsa.

Íris

Resistente e despretensioso, com cores vivas, é utilizado em jardins de pedra há muitos anos. Ao escolher entre uma variedade de variedades e variedades de íris, é possível estender sua estação de floração da primavera ao início do verão, às vezes com floração.

Em climas do norte, existem dois tipos principais de íris que prosperam: barbudo e siberiano. No entanto, há nomes menos comuns que valem a pena cultivar também, como Iris reticulata (íris anã), Iris pallida (íris doce), Iris pumila (noz do arco-íris), Iris cristata (íris com crista) e Iris tectorum tolerante à sombra (íris japonesa) .

Íris farpadas plantada em pleno sol com bastante ar. A aglomeração ou sombreamento por outras plantas pode afetar negativamente a floração da íris e também contribuir para a doença da íris. As íris crescem melhor em solo rico que foi suplementado com matéria orgânica, como composto, esterco ou turfa. Solo bem drenado é importante para evitar o apodrecimento das raízes do rizoma carnudo.

O solo sob as íris barbudos deve ser mantido constantemente úmido, mas apenas da primavera até o final da floração. Após a floração, a planta entra em um período de dormência, a rega excessiva nesta época pode causar apodrecimento. Fertilize a íris barbuda no início da primavera. Use fertilizante de nitrogênio e regue bem a planta. A fecundação é repetida quando o caule da flor aparece.

As íris devem ser cuidadosamente aparadas, deixando o máximo possível de tecido foliar verde e saudável. Não tenha medo de danificar ou esgotar a planta, seu desenvolvimento no próximo ano é determinado pela capacidade de produzir e armazenar alimentos durante a temporada atual; quanto mais folhas amareladas saírem, melhor. Depois de uma geada real, é necessário cortar toda a folhagem.

Íris siberianas vêm em diferentes tons: azul, lavanda, branco ou amarelo. Após a floração (final da primavera ao início do verão), a folhagem permanece atraente durante toda a temporada. A íris siberiana cresce quase da mesma maneira que as plantas de cobertura do solo, deslocando as ervas daninhas. O melhor lugar para colocá-los é ao sol. As íris siberianas precisam de umidade constante durante toda a temporada, com regas profundas periódicas.

A remoção das flores desbotadas impede a formação de vagens de sementes, mas as vagens de sementes de íris siberianas são atraentes por si mesmas. Eles podem ser deixados em plantas individuais para decoração adicional de outono e inverno.

Krylotychinnik

(Etionemas ou Candytufts persas) é uma planta excelente para um jardim de pedras. Ele crescerá em qualquer solo que não seja argila pesada e úmida. Essas pequenas plantas com pequenas folhas verde-azuladas são extremamente atraentes, mesmo que ainda não tenham florescido. Aethionema caespitosa forma um tapete denso de apenas 5 cm de altura; A. grandiflora é mais alta, até 20 cm, com gorros de lindas flores rosas, muito perfumadas que mantêm o efeito decorativo por muito tempo; Aethionema cordifolium é o único membro deste grupo que se reproduz por auto-semeadura. Todos os krylotychinniks florescem desde meados da primavera até o final do verão.

Cebola

Nem todos os amantes de jardins de pedras sabem que alguns tipos de cebola, por exemplo, Allium senescens glaumum, podem ser uma excelente decoração. Esta cebola tem folhas planas e azuladas que giram em uma direção, tornando-a muito decorativa. Ela floresce no verão com flores rosa lavanda. Outros arcos: A. cyaneum com flores roxo-azuladas, A. moly com flores amarelo-ouro e A. flavum, que floresce no verão com encantadoras inflorescências de palha.

Arbustos

Para um slide alpino, principalmente arbustos rasteiros são plantados.

Cotoneaster horizontal

Como o nome sugere, este arbusto cresce horizontalmente. As plantas têm folhas pequenas e arredondadas que variam na cor do laranja avermelhado ao bordô no outono. As flores são rosa claro, depois da floração dão frutos vermelhos brilhantes. A disposição dos ramos é tal que toda a planta se parece com uma "espinha de peixe". Atinge 90 cm de altura e 2,5 m de largura.

Esses arbustos são um exemplo perfeito da decoratividade da planta durante todo o ano. Na primavera eles florescem com flores rosa claro, no verão suas folhas verdes brilhantes criam um padrão incomum. Mas o cotoneaster é especialmente atraente no outono devido à folhagem e às bagas. As bagas vermelhas permanecem nos galhos por muito tempo e parecem atraentes mesmo no inverno. É verdade que no meio do inverno eles podem mostrar sinais de desbotamento e descoloração.

Bérberis

Arbusto resistente e tenro, perene ou caduco. Algumas espécies são famosas por suas flores lindas e perfumadas, enquanto outras são mais atraentes quando cobertas de frutas de cores vivas no final do ano.

Esses arbustos são capazes de crescer em uma ampla variedade de solos, de arenosos a argilosos. Eles naturalmente assumem uma forma bonita sem a necessidade de podas regulares. Embora algumas espécies tolerem sombra moderada, os melhores resultados são obtidos em locais ensolarados. Algumas espécies criam sebes muito boas, em particular B. Darwini, B. Stenofill, B. Thunberg, para que possam ser utilizadas no país. B. As formas anãs de Thunberg (Box Barberryu Red Pygmy) podem ser plantadas em um jardim de flores

As bérberis que retêm as folhas durante o inverno estão entre os mais belos arbustos perenes. Barberry Darwin, um arbusto reto e bonito, tem folhas pequenas, brilhantes e verdes, e flores com fragrância de laranja no final de abril e maio; os frutos são de cor púrpura escura com uma flor cinza-azulada. Uma bérberis chilena relativamente nova é B. linearifolia, que se assemelha a B. Darwinia, mas tem flores maiores de cores mais ricas. Existe um híbrido de B. Darwinii e B. linearifolia, possui flores alaranjadas e é muito vistoso.

Barberries vermelhas são especialmente atraentes no outono e no inverno. B. Wilsonae é um arbusto denso de 90 cm de altura com ramos espinhosos e folhas pequenas; as flores são amarelas, e os frutos vermelho-coral no outono são sua principal atração. A sua variedade Stapfiana também é muito bonita no outono e no inverno graças aos seus frutos vermelhos. A bérberis Thunberg é especialmente bonita por causa da rica cor escarlate e laranja das folhas no outono. A cultivar atropurpurea possui folhagem roxa; é um bom arbusto anão para jardins ornamentais.

Cobertura do solo

Nesta capacidade, vários tipos de saxifragaceae são muito populares. Estas são plantas perenes rastejantes com folhas verdes redondas, no verso as folhas são rosa com nervuras brancas. S. umbrosa tem pequenas flores rosa em hastes vermelhas, enquanto S. stolonifera tem flores brancas.

Erva daninha de cabra com tesão (Epimedium)

Uma planta perene de baixo crescimento, que também é frequentemente usada como cobertura do solo em jardins de montanha, forma uma massa de folhas coriáceas com folhas em forma de coração. As minúsculas flores cerosas de Epimedium variam em cores de tons de branco e amarelo a rosa e vermelho.

Fenda

(Asarum caudatum) - tem folhas em forma de coração e cresce bem em áreas de neblina. Preenche jardins com um aroma que lembra o gengibre.

Sedum rastejante (Sedum)

É uma das plantas perenes mais versáteis, tolerantes à seca e de fácil crescimento que pode ser usada como cobertura do solo. Conhecidas por sua capacidade de se espalhar rapidamente, essas plantas baixas afogam completamente as ervas daninhas. Se não estiverem inundados, raramente sofrem de doenças ou pragas. Eles são a escolha ideal para jardins em climas quentes e áridos, mas também funcionam bem em quase todos os lugares - desde que sejam bem drenados.

A maioria dos sedums rastejantes prefere sol pleno, mas tolera sombra parcial.

Tomilho

Uma cobertura de solo perfumada e de rápido crescimento com 5-7 cm de altura e folhas pequenas. No início do verão, dá flores pequenas, delicadas e esbranquiçadas. Pode crescer entre as etapas do caminho do jardim. Cresce a pleno sol e solo bem drenado. Ele pode ser usado para preencher rapidamente as lacunas entre pedras ou rochas em degraus.

Orégano dourado (Origanum vulgare 'Aureum')

Outra cobertura de solo resistente e despretensiosa que conserva melhor sua cor dourada em climas frios. O orégano dourado tem folhas minúsculas e arredondadas com 1 a 2 cm de largura. Suas pequenas flores lilases ou roxas aparecem no início do verão e duram todo o verão. Combine-o com outro orégano ou plante-o ao lado de alfazema (Lavendula spp.), Alecrim (Rosemarinus officinalis) ou imperata cylindrica 'Barão Vermelho' para uma variedade de tons de ouro.

Blue Star (Laurentia fluviatilis)

Originário da Austrália, possui delicadas flores azuis em forma de estrela que aparecem durante a primavera e o verão entre pequenas folhas verdes brilhantes. A estrela azul forma uma cobertura atraente sob as árvores e entre as pedras escalonadas.

Mazus reptans

Uma planta para o jardineiro impaciente. Ela cresce muito rapidamente, formando um tapete denso. Na primavera, pequenas flores que lembram cacos dão o efeito de um jardim de flores em miniatura. Flores azuis ou brancas com uma mancha amarela crescem 5-7 cm acima da folhagem. Use esta planta perene resistente onde qualidades agressivas são necessárias, como entre etapas ou para cobrir grandes áreas.

Ervas

Em termos de impacto visual, as plantas raras podem ser comparadas às gramíneas ornamentais. Não confunda plantas ornamentais com gramíneas.

As gramíneas ornamentais devem ser cultivadas, não cortadas, e a maioria não é usada como cobertura do solo.

Grama pluma

É amplamente distribuído em jardins e é muito útil de muitas maneiras. Os designers usam essas ervas por causa de sua forma, esquema de cores e também devido ao longo período decorativo, desde o início do verão até meados do inverno. A maioria das variedades de capim-pluma são perenes e todas preferem sol pleno e raramente são encontradas na sombra em seus habitats naturais. A grama de penas de estepe (Stipa) é uma grama fina e cor de cinza. A grama de penas mexicanas (S. tenuissima) é uma grama tenra de um verde brilhante que cresce até 90 cm de altura.

Reed Grass (Calamagrostis)

Outra grama ornamental para o escorregador alpino, que tem forma de folha semelhante a penas, atinge a mesma altura que S. tenuissima. C. acutiflora "Karl Foerster" difere por apresentar pequenas flores rosa no topo das hastes.

Este junco parece uma obra de arte e fornece um excelente contraste com arbustos baixos e perenes. Além disso, C. "Karl Foerster" é uma das primeiras gramíneas a crescer na primavera. As flores mudam de cor durante a estação, permanecem na planta até a neve. A planta balança graciosamente com uma leve brisa. O plantio em massa de C. "Karl Foerster" em um dia de vento parece muito impressionante!

Blue Oat Grass (Heliptotrichon sempervirens)

Parece uma fonte em miniatura com folhas bem compactadas que se desdobram suavemente para cima e se dobram para baixo nas pontas. Esta erva adiciona um elemento decorativo maravilhoso para jardins de pedra. Sua pátria é o centro e o sul da Europa, onde é encontrado em pastagens rochosas em solos calcários. Funciona melhor em solos leves e bem drenados e prefere um local ensolarado. Helperotrichon sempervirens pode ser usado como planta independente ou como uma espécie de "rio" em jardins de seixos. Esta erva fica incrível em qualquer esquema de folhas cinzentas, entre alfazema, artemísia e similares. Também se associa bem com outras gramíneas ornamentais.

Coníferas

Em jardins de rocha, sempre-vivas coníferas são freqüentemente usadas.

Pinus mugo da montanha

Uma planta anã extremamente atraente. Deve ser esclarecido aqui que as coníferas anãs não são necessariamente pequenas, muitas vezes crescem lentamente, apenas alguns centímetros por ano.Pinus mugo tem bons ramos fortes, brotos verdes que gradualmente se tornam marrons e uma casca cinza escamosa que é especialmente atraente na luz do inverno ou no brilho do pôr do sol.

Esta planta é de interesse o ano todo.: tanto no inverno, quando parece pó de neve, quanto nos dias quentes e ensolarados, quando seus botões resinosos exalam um perfume maravilhoso. A forma do Pinus mugo se parece mais com um arbusto do que com uma árvore. É esta característica que torna o P. mugo ideal para o jardim moderno.

Juniper "Mint Julep"

A família do zimbro oferece uma grande variedade de arbustos perenes, resistentes e de baixo crescimento para o paisagismo de seu jardim. É um arbusto perene com ramos densos e retos revestidos de agulhas verdes brilhantes de pontas afiadas. As flores não são decorativas. Bagas azuis são formadas da primavera ao final do inverno. Apreciado por sua folhagem verde brilhante e forma de fonte original.

Esquema de layout

O arranjo das plantas em um slide alpino deve parecer natural. Para conseguir isso, olhe para a natureza. Observe o terreno rochoso com plantas selvagens crescendo nele.

Faça um plano de design. Considere a época de floração das plantas, sua cor e a forma de crescimento.

Ao plantar, não arrume as plantas em linhas ou colunas, evite a simetria.

Atenha-se ao tema de design escolhido. Quando você vai ao viveiro, acha tentador escolher uma grande variedade de plantas. Resista a essa tentação! A concessão a ele levará à criação de uma miscelânea, em vez de uma única imagem de montanha. Além disso, uma mistura muito diversa de plantas perenes estreita o espaço.

Se você é novo em jardins de montanha, não compre plantas raras. Eles podem exigir estruturas complexas para uma boa drenagem. A drenagem é um fator crítico de sucesso no cultivo de plantas alpinas. Na presença de locais baixos onde a água fica estagnada mesmo por um curto período, os resultados podem ser completamente desanimadores para você. Portanto, comece com as plantas mais despretensiosas e, à medida que for ganhando experiência, vá acrescentando outras, mais exóticas.

Lembre-se de que estruturas como paredes de pedra também podem ser usadas para o plantio de plantas. Alguns exemplares, por exemplo, Horny Goat Weed, são indispensáveis ​​para o plantio nas fendas das paredes de pedra. Espécimes de floração vibrante em cascata, como alyssum amarelo, são ideais para plantar no topo das paredes, permitindo que se espalhem pela parede. O efeito dessas plantações é suavizar as linhas duras da parede.

Belos exemplos de paisagem

  • Pedras grandes, bem escolhidas e corretamente posicionadas, são a principal beleza do jardim de pedras.
  • Mazus reptan preenche perfeitamente o espaço entre as pedras.
  • O tomilho dourado cresce rapidamente ao redor das pedras. Suas folhas exalam um cheiro de limão quando você passa a mão sobre elas.
  • Plantas de jardim ideais incluem mudas, suculentas e ervas como orégano. Muitas das plantas do jardim da montanha são aquelas que crescem abundantemente nas áreas montanhosas.
  • As plantas de lavanda têm uma forma de arbusto bem cuidada. Esta lavanda cresce com papoilas laranja em um jardim rochoso onde são bem drenadas.

Algumas dicas interessantes para criar um slide alpino com suas próprias mãos podem ser encontradas no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário