Como fazer um lago no campo com as próprias mãos?

Como fazer um lago no campo com as próprias mãos?
  1. Compromisso
  2. Estilo de reservatório artificial
  3. Como fazer um lago com as próprias mãos?
  4. Quais plantas plantar?
  5. Dicas úteis
  6. Idéias espetaculares de design

Como é bom sentar-se à beira da lagoa em um belo dia de sol, admirar a superfície da água, relaxar, relaxar. Mas e se não houver um corpo d'água por perto? Construa você mesmo em seu site! Isso não exigirá influências financeiras colossais. Todas as nuances da criação e organização de um pequeno lago rural serão discutidas em nosso artigo.

Compromisso

Se você está planejando equipar a paisagem de seu local e decidir que deve ter um lago em seu quintal, antes de começar a trabalhar, você precisa determinar qual funcionalidade o reservatório terá em seu local.

De acordo com sua finalidade, as lagoas podem ser divididas em três tipos:

  • decorativo;
  • uma lagoa com peixes;
  • para natação (piscina).

Decorativo

Um tanque decorativo pode ser pequeno, construído exclusivamente para decorar alguma área do jardim. Como componente de uma composição paisagística, pode ser seu toque final ou um acréscimo original a um projeto de design.

Esse lago foi criado com um propósito estético: é agradável admirá-lo sentado no jardim.

Os tanques decorativos podem ser maiores: o próprio tanque é mais profundo, as composições são maiores, onde pontes, fontes, riachos, iluminação podem servir de decoração. Além de uma vista agradável, essas lagoas também são um lugar para relaxar: em um dia quente de verão ao redor do reservatório, você pode sentar em espreguiçadeiras e obter sua dose de radiação ultravioleta.

Para piscicultura

Quem entre nós não sonha em ver os peixes brincando em nosso próprio lago e agradando aos olhos da família? Além da função decorativa, esse tanque também desempenha a função de um antidepressivo: peixes nadando no tanque são um excelente agente calmante e relaxante.

Este tanque deve ser grande o suficiente para que seus peixes se sintam confortáveis. Pode ter absolutamente qualquer formato. Mas quem você está pensando em criar - carpa cruciana ou patos - não se esqueça da necessidade de filtrar a água, além de enriquecê-la com oxigênio.

Para nadar

Lago de natação caseiro - salvação em um dia quente de verão! O tamanho dessa piscina dependerá dos seus desejos e das capacidades do seu site. Se o tamanho do terreno permitir, você pode construir um lindo lago em seu quintal, onde você vai nadar no verão. Você também pode conviver com uma piscina menor, que não será menos agradável apenas para se refrescar em um dia quente.

Estilo de reservatório artificial

Convencionalmente, os tanques podem ser divididos em dois grandes grupos principais, cada um dos quais com muitas variedades:

  • lagoa regular;
  • lagoa da paisagem.

Uma lagoa regular é criada usando um molde pré-fabricado. Certamente você já pensou em um projeto paisagístico com antecedência, então você já tem uma boa ideia de como um reservatório doméstico deve ser. Com base nos desejos para o desenho do tanque, você pode escolher uma forma pronta adequada: eles não são apenas geométricos corretos, mas também tipos mais complexos: quebrados, assimétricos e assim por diante.

Uma lagoa de paisagem difere de uma lagoa normal porque uma forma pronta não é usada durante sua construção. Portanto, qualquer configuração pode ser dada a ele.

As dimensões e a aparência do reservatório também podem ser diferentes: você pode construir um pequeno lago no estilo japonês, cuja principal vantagem é a simplicidade, ou você pode dar asas à sua imaginação, não se limitando ao formato redondo padrão e crie um grande reservatório cheio de várias decorações.

Como fazer um lago com as próprias mãos?

Vamos supor que você decidiu sobre o tipo e a funcionalidade da lagoa. Agora vamos ver como implementar de forma prática a ideia concebida.

Por onde começar?

Claro, deve-se começar determinando a localização e o tamanho do futuro lago. A escolha do local é muito importante. Ainda assim, um tanque, mesmo que funcional, deve agradar aos olhos do proprietário, complementar a composição paisagística, encaixar-se perfeitamente nela, ou mesmo tornar-se um destaque no seu projeto de design.

Ao escolher um local para um viveiro no país, deve-se levar em consideração não só e não tanto suas vantagens visuais, mas uma série de outros fatores que influenciam na escolha de um local:

  • Tamanho do lote. Nem é preciso dizer que o tamanho do tanque será o mesmo que o tamanho do seu jardim permitir.
  • O relevo do site. Diferentes relevos permitem obter diferentes resultados: em uma superfície plana, você pode criar um maravilhoso lago lacônico, cuja água irá deliciar os olhos com sua superfície lisa; a superfície irregular permite fantasiar com fontes e cachoeiras.
  • Nível do lençol freático e solo. Você deve considerar esses fatores ao determinar a profundidade do tanque (você pode precisar de certos consumíveis e resistência adicional).
  • Iluminação. É preferível encontrar o tanque à sombra: a exposição à luz solar direta por um longo tempo aumentará a evaporação da água e os microorganismos que vivem na água se tornarão mais ativos, e o reservatório perderá toda sua atratividade. Para evitar que isso aconteça, ao escolher um local, preste atenção ao modo de iluminação. Isso é especialmente verdadeiro para pequenos reservatórios e reservatórios com peixes.
  • Ambiente. É claro que as árvores e arbustos ao redor do tanque são muito atraentes, mas não se esqueça que a folhagem que cai dessas plantas polui o tanque e a proximidade das raízes das árvores pode prejudicar a impermeabilização.
  • Fonte de energia. Uma atenção especial deve ser dada ao local caso esteja planejando decorar o tanque com fontes ou iluminação, a fim de se pensar com antecedência na eletrificação desta parte da área suburbana.
  • Perspectiva de expansão. É preciso sempre levar esse ponto em consideração, talvez no futuro você queira ampliar o próprio tanque ou ampliar a área de lazer junto ao reservatório, deseja consertar ou refazer algo.

Para fazer isso, certifique-se de deixar um espaço vazio no jardim de um lado do lago.

  • Consistência com outros edifícios: afinal a lagoa faz parte da composição geral, portanto, é necessário levar em conta o aspecto geral da casa de verão, pensando no desenho do reservatório.
  • E, finalmente, o componente visual. Obviamente, o lago deve ser agradável aos olhos, portanto, sua localização deve ser arranjada de modo que possa ser visto da maior parte do jardim.

O tamanho do tanque, claro, depende do tamanho do local, mas não só disso. O tamanho do reservatório também depende do seu projeto de design, no final, apenas do seu desejo.

Então, vamos considerar os principais parâmetros:

  • Dimensões. Não há recomendações específicas sobre a área da lagoa. Algumas fontes têm informações de que o reservatório deve estar localizado em uma área de até aproximadamente 10% de toda a área do jardim, mas esses não são padrões fixos.
  • Comprimento e largura. Esses parâmetros são levados em consideração com base no tamanho total do site. Se você cavar um buraco para um reservatório com suas próprias mãos, eles também dependerão de suas capacidades físicas.
  • Profundidade. Depende do tamanho do reservatório, sua funcionalidade potencial, solo e sua força física (mais uma vez, se você mesmo cavar uma fossa de fundação).
  • Zoneamento. Os especialistas distinguem três partes:
  1. Costeiro (100-300 mm): as plantas que crescem em águas rasas estão localizadas nele, e há uma entrada para o reservatório.
  2. Raso (300-900 mm): aqui é o lugar para outras plantas que vivem mais fundo.
  3. Mar profundo (a partir de um metro e mais): a área necessária para o habitat dos peixes. Quanto maior e mais diversificado for o mundo vivo do reservatório, a maior parte da área é destinada à zona de águas profundas. Lembre-se também: para que os peixes do tanque não congelem no inverno, a parte inferior do tanque deve estar localizada abaixo do nível de congelamento do solo.
  • Contente. Tenhosurpreendentemente, um grande corpo de água é mais fácil de cuidar do que um pequeno.

O que você precisa?

Quando você decidir sobre a localização e o tamanho do futuro reservatório, é hora de comprar materiais. Já no mercado de materiais de construção e acabamento, você pode comprar tudo o que precisa para equipar um tanque:

  • Uma das opções mais caras financeiramente é lagoa de concreto... Este reservatório irá atendê-lo por muito tempo, mas considere a funcionalidade do futuro tanque: se você vai construir uma piscina, então esta opção pode ser a melhor escolha para você, caso contrário, estude outras opções propostas e escolha a maioria adequado para você.
  • Recipientes de plástico - uma opção mais simples. Eles vêm em composições diferentes (feito de cloreto de polivinila ou fibra de vidro), portanto, sua vida útil também é diferente: em média, de 10 a 30 anos. O trabalho de instalação da tigela é simples, então esta opção é bastante conveniente: você precisa cavar um buraco, colocar o molde, preencher os vazios com areia. No entanto, também existem desvantagens nesta opção: as formas de plástico são muito caras, também precisam de um transporte especialmente cuidadoso, são instáveis ​​à radiação ultravioleta, mas são resistentes ao gelo.

A melhor escolha neste caso é um molde de fibra de vidro com base de borracha.

  • Filme: No que diz respeito à variedade de formas, o filme de polímero é um excelente material para cobrir o fundo de uma fossa de tanque. O filme de polietileno é barato, acessível e fácil de usar, mas sua vida útil é curta: é muito frágil e fino. O filme feito de polipropileno ou cloreto de polivinila (filme de PVC) é mais denso, portanto, mais confiável - terá maior durabilidade. Em vez disso, por falar nisso, banners usados ​​em promoções são adequados (cartazes publicitários desnecessários podem ser comprados por um preço baixo).

O filme mais forte e confiável é a borracha butílica: dura até 50 anos, é também resistente ao gelo e muito durável.

  • Você também precisará dos seguintes materiais e ferramentas: uma pá, uma mangueira para irrigação, um cordão (para marcar), estacas, um carrinho de mão para remover a terra, um filtro purificador (especialmente relevante para reservatórios onde os peixes são criados), uma bomba (com a sua ajuda, a pressão necessária para encher a água for formado, será necessário também para a construção de fontes e para o funcionamento dos filtros de limpeza), um esterilizador (necessário para a purificação da água), um compressor (arejador) (necessário para reservatórios em que vivem peixes, pois satura a água com oxigênio).

Plano e cálculos

Então, você pensou em como será o seu futuro tanque, encontrou um local adequado para ele, decidiu as dimensões, os materiais, mas ainda não sabe exatamente quantos materiais serão necessários para construir o tanque dos seus sonhos. Para descobrir, faremos cálculos e, com base no tamanho do tanque, calcularemos a quantidade ótima de materiais necessários para sua construção.

Suponha que decidimos tomar o filme de cloreto de polivinila (PVC) como base, uma vez que esse material é acessível, durável o suficiente e fácil de usar, e também sujeito a reparos.

O filme de PVC vem em diferentes cores: preto, marrom, azul (ou creme):

  • a película preta cobrirá o fundo e permitirá que você observe o reflexo do céu na superfície do reservatório;
  • a película marrom assemelha-se a um fundo real na cor, o que tornará o reservatório mais realista;
  • filme claro (azul ou creme) permitirá que você veja seus habitantes debaixo d'água, por exemplo, peixes.

Ao comprar um filme, deve-se levar em consideração a composição (o PVC é mais durável que, por exemplo, o filme de polietileno) e a espessura (precisamos de um filme com espessura superior a meio milímetro).

Também vale a pena prestar atenção ao fabricante, à força, à resistência aos raios ultravioleta e à ausência de substâncias tóxicas.

Calcular quanto material você precisa é bastante simples: você precisa usar a seguinte fórmula:

  1. O comprimento do filme é igual ao comprimento do reservatório + 2 a profundidade do reservatório + 400-500 mm, apenas no caso.
  2. A largura do filme é igual à largura do reservatório + 2 profundidades do reservatório + 400-500 mm, apenas no caso.

É necessário colar o filme com cola comprada no mesmo local, em uma loja de ferragens, por exemplo, "Tangit" ou fita adesiva.

Depois de lidar com o filme, você precisará esboçar seu lago. Primeiro desenhe um mini-esboço no papel e depois diretamente no chão, indicando a profundidade e largura do contêiner, e a profundidade e largura dos degraus. Você pode escrever com uma mangueira de jardim ou areia - isso é conveniente.

Fazendo: um guia passo a passo

Depois que todas as etapas preparatórias forem concluídas com sucesso, você pode prosseguir para as etapas principais:

  1. Remova a camada superior do solo.
  2. Cavando um buraco.
  3. Removemos o chão.

Parece bastante simples, mas cuidado, não se esqueça de levar em consideração todos os recessos adicionais necessários (para plantas, para degraus, etc.), bem como as características do seu reservatório (cachoeira, lagoa, piscina). Ao instalar uma piscina, uma grande fossa terá que ser cavada com uma escavadeira, como em uma construção em escala real.

Terminada a obra, cavada a fossa e as paredes bem batidas, pode-se proceder à impermeabilização. Se você não prestar muita atenção a isso, a água começará a fluir para o solo e não precisaremos dela de forma alguma. Se você agir corretamente, tudo sairá como deveria.

Existem três maneiras de formar um substrato no fundo do seu tanque:

  • A maneira mais fácil e econômica é encher o fundo com areia e pedras. Mas o resultado desse método é de curta duração: alguns anos e esse substrato deixará de funcionar corretamente.
  • Outra forma é cobrir o fundo com geotêxteis. O resultado é, obviamente, mais durável, mas o custo desse método também é mais alto.
  • Este método é o mais confiável: cubra o fundo com filme de PVC. Não consome muita energia e o resultado é o mais duradouro.

Vejamos mais de perto a terceira opção, pois o seu resultado nos permitirá desfrutar do lago do nosso jardim por muitos anos. O principal é seguir as instruções.

O facto de termos escolhido o método de impermeabilização do filme não impede de forma alguma de encher o fundo com areia antes da colocação do filme: desta forma protegeremos o filme de danos desnecessários causados ​​por pedras ou raízes. No assentamento, infelizmente, não ficará totalmente sem dobras, mas é melhor fazer uma dobra grande do que muitas pequenas: então você pode pressioná-la com pedras ou colar. O principal é não esticar o filme, senão ele romperá com o peso da água.

Para consertar, você precisa cavar uma trilha adicional, colocar o filme, fixá-la com varas e polvilhar a trilha com pedras, e então abrir o próprio buraco com elas. Quando terminar o filme, você deve derramar água em seu poço. Faça isso com cuidado, sem pressão severa. Você deve agir com cuidado: embora o filme seja forte, ele pode se deteriorar e rasgar devido a ações inadequadas. 1-2 dias após o enchimento com água, você pode cortar o filme.

Agora é necessário fortalecer a orla para que o reservatório fique bonito e limpo. Vamos prestar atenção ao solo: se for terra preta ou argila, então você pode fazer paredes verticais, se for areia, então as paredes devem ser inclinadas. Acredita-se que a inclinação ideal da margem do tanque seja de 45 °. Com tal declive, a costa não desmorona e, durante o período de congelamento, o gelo não incha. Não se esqueça das plantas: como a profundidade de plantio é diferente para todas as plantas, é necessário providenciar estantes para o plantio com antecedência.

Você pode fortalecer as margens suaves com uma geogrelha ou geomat e margens íngremes - com gabiões, estacas e muros de contenção. Aliás, existe uma opção para quem ainda não está preparado para uma obra tão grande em seu terreno, mas ainda quer ser dono de uma pequena ilha da felicidade em seu jardim. Uma lagoa pode ser construída de meios totalmente improvisados. Por exemplo, de um pneu.

O poço precisará de muito menos profundidade, o filme precisará de muito menos e no final haverá tanta alegria. O processo de criação é extremamente simples: é preciso cavar um buraco do tamanho do pneu, inseri-lo nessa reentrância, colocar um filme no fundo, despejar água, decorar o exterior com pedras.

Esta opção é muito simples. Mas ainda é mais fácil. Uma criança também pode realizar a seguinte ideia. Em vez de um pneu, você pode usar uma bacia.

É claro que o tanque será muito pequeno, mas se for bem decorado, não agradará mais aos olhos do que um reservatório completo.

Quais plantas plantar?

Claro, para que o seu lago tenha uma aparência espetacular e atraente, ele deve ser decorado de acordo: decorado com plantas. Para que seu corpo d'água fique o mais próximo possível de um corpo d'água natural, você precisa fazer um paisagismo.

Oferecemos várias opções:

  • Você pode plantar plantas no fundo de seu tanque. É melhor usar plantas locais: elas criarão raízes mais rápido.
  • Você também pode plantar várias plantas em algum tipo de recipiente., por exemplo, em um barril e colocado ao redor de um lago. Ao mesmo tempo, você pode plantar o que seu coração deseja, escolhendo recipientes ao seu gosto e, de acordo com o estilo do tanque e da composição do jardim como um todo: ficará impressionante, mas não se separará visualmente da imagem geral. Além disso, apenas substituindo o container, você pode facilmente mudar a aparência de todo o ambiente, se de repente o visual antigo ficar entediado.
  • O destaque do seu projeto de design pode ser a decoração no meio do lago. Coloque uma bela pedra no meio do reservatório e sobre ela coloque um vaso com alguma planta interessante, ou decore-o com alguma figura, por exemplo, uma sereia. Tal movimento certamente atrairá a atenção de outras pessoas.

Dicas úteis

  • Para manter a água do reservatório limpa o máximo possível, você precisa protegê-la de folhas, galhos e insetos que caem das árvores com uma construção de rede especial.
  • Se, no entanto, as folhas estão na água, uma rede de aterragem irá ajudá-lo: basta retirar os detritos desnecessários da água para que fique o mais limpa possível e o reservatório irá deliciar-se com a sua beleza. Mas uma rede de pouso não ajudará a se livrar dos detritos do fundo do reservatório. Portanto, às vezes é necessário limpar o tanque com um purificador de água.
  • Tenha cuidado para não crescer demais com as algas.
  • No inverno, o lago também precisa de cuidados. Embora o quadro principal não seja danificado, ainda precisa ser lembrado algumas regras para o seu lago sobreviver à estação fria:
  1. Por exemplo, as plantas que são plantadas ao redor de um tanque são mais bem protegidas da geada.
  2. O gelo na superfície da lagoa pode ser rachado e descartado com o lodo.
  3. E aqui está outra receita: para ter confiança de que a moldura não se deteriorará com o gelo e o peso do gelo, é necessário enfiar várias garrafas plásticas no molde, tendo-as previamente fechado com tampas. Este método também ajudará quem tem reservatórios rasos com um quadro de filme no quintal.
  • A disposição do lago no inverno é um assunto muito importante. Para equipamentos e plantas, é melhor construir um abrigo contra a geada durante todo o inverno.

Com essas dicas, você pode manter seu lago são e salvo até a primavera.

Idéias espetaculares de design

E mais algumas ideias sobre como decorar o lago:

  1. Você pode lançar peixes coloridos nele (lembre-se de que alguns peixes podem não se dar bem, então verifique este ponto ao comprar).
  2. Disponha as pedras coloridas no fundo do tanque.
  3. Construa uma ponte sobre um lago, organize uma fonte, decore um lago com uma cachoeira ou um escorregador alpino.

Além de decorar o próprio tanque, você pode tornar o espaço ao seu redor mais eficaz: por exemplo, você pode desenhar um caminho de pedra que leva ao tanque. Se você usar pedras de diferentes tamanhos e formas, poderá obter resultados surpreendentes.

Se você decidir fazer seus caminhos com cascalho, esteja preparado para o fato de que eles exigirão uma manutenção mais trabalhosa: eles são facilmente arrastados pela chuva, a grama cresce no cascalho.

E se o seu jardim for decorado em estilo de conto de fadas: então você pode traçar um caminho de tijolos amarelos que leva à "Cidade das Esmeraldas" e estilizar o próprio lago como uma cidade mágica onde peixes e plantas estranhos são encontrados, e em algum lugar nas profundezas do jardim lá vive e o próprio mago. As pedras ao redor do lago podem ser pintadas com cores para torná-las brilhantes, criando a desejada atmosfera de conto de fadas.

As lanternas irão adicionar graça extra e beleza ao espaço circundante. A luz da lanterna em uma noite de verão não só será funcionalmente útil, mas também adicionará um toque de magia ao seu jardim, especialmente se a luz das lanternas for de cores diferentes. E se a iluminação do lago for adicionada a isso, então será um lugar verdadeiramente fabuloso. As crianças ficarão encantadas e os adultos também não ficarão indiferentes.

Imagine só: toda essa beleza está bem ao lado das paredes da sua casa de campo! Equipe o ambiente ao seu gosto: faça uma churrasqueira se quiser desfrutar de um jantar farto à beira da água. Ou talvez seja uma área para relaxamento isolado, então instale um gazebo lá, onde você pode sentar em silêncio ao ar livre com um livro ou desenhar.

Se você construiu uma piscina no local, uma ótima solução seria transformar o espaço ao redor em uma área para banhos de sol: várias espreguiçadeiras serão muito úteis.

O vôo da fantasia é interminável! Você encontrará dicas básicas em nosso artigo, e todo o resto depende apenas do seu desejo e capacidades! Não se limite. Mas não se esqueça dos cuidados adequados, então você poderá desfrutar de sua criação por muito, muito tempo.

Crie o seu próprio pedaço do paraíso no jardim ou na casa de campo de verão. Afinal, uma dacha não é apenas um trabalho árduo nas camas com uma pá e uma enxada na mão, é também relaxamento, encontros agradáveis ​​com os amigos durante um churrasco e uma taça de vinho, conversas familiares tomando uma xícara de chá em um ambiente aconchegante gazebo à beira da lagoa. Este é um local onde pode tomar banhos de sol, nadar e desfrutar do ar puro e dos aromas das ervas e flores. E nosso artigo irá ajudá-lo a criar e equipar um pequeno, mas real tanque.

Para obter informações sobre como manter a lagoa cristalina, veja o próximo vídeo.

1 comentário
0

Informação útil.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário