Como fazer um suporte para ervilhas?

Contente
  1. Para que é o suporte?
  2. Momento de amarrar ervilhas
  3. Tipos de dispositivos
  4. Adendo

Muitos proprietários de terrenos suburbanos e particulares gostam de plantar ervilhas. Esta safra é pouco exigente para as condições de cultivo, resistente ao frio e rende uma saborosa colheita de ervilhas-de-cheiro no início do verão. Mas para que a colheita seja realmente decente, as plantas precisam de apoio. Sem ele, você não deve esperar um bom retorno do pouso.

Para que é o suporte?

O suporte para as ervilhas é necessário já no período em que a altura dos rebentos chega aos 30 cm. Uma planta adulta pode atingir dois ou mais metros. Sem suporte, não conseguirá ficar em pé devido à fraqueza da haste. E, portanto, já a uma altura de cerca de 30 cm, as ervilhas tendem a se depositar.

Isso não deve ser permitido pelos seguintes motivos:

  • em uma posição "rastejante", as plantas individuais são entrelaçadas, o que complicará a coleta subsequente de frutos;
  • caules, folhas e frutos caídos no solo são propensos a apodrecer, encolher e outras doenças;
  • os frutos maduros nem sempre podem ser encontrados sob as folhas e caules, eles amadurecem demais, o que dá a toda a planta um "sinal" sobre o final da estação de crescimento; resultado - a planta começa a secar;
  • a produtividade e o amadurecimento precoce do plantio são significativamente afetados: nem todas as partes da lavoura recebem boa iluminação e recebem ar fresco.

Se apoiadas, as ervilhas ficarão em pé, bem iluminadas e vistas de todos os lados. As vagens amadurecem uniformemente e as ervilhas apresentam suculência e açúcar normais.

O plantio de ervilhas cultivado geralmente não perturba doenças perigosas.

Momento de amarrar ervilhas

Quando as primeiras antenas começam a aparecer nos brotos, as hastes começam a se fortalecer para o suporte, amarrando um cordão ou suas próprias antenas. Becheva é necessária para o período inicial de crescimento da safra, especialmente em lugares onde os ventos sopram frequentemente. Com rajadas de vento, as ainda fracas e poucas antenas podem não se agarrar à estrutura de suporte, e as hastes frágeis que foram arrancadas podem quebrar. Um pouco mais tarde, quando as antenas segurarem a planta com segurança, é melhor retirar o barbante para que não danifique o caule. As primeiras antenas voltam a crescer quando os rebentos atingem cerca de 20 cm de altura.À medida que as ervilhas crescem, surgem novas antenas, que também se engancham no suporte.

Nos lotes domésticos e nas dachas, as ervilhas costumam ser cultivadas em terreno aberto, deixando espaço nas estufas para os vegetais, que precisam estar sempre aquecidos. E na rua existe uma grande seleção de suportes naturais para isso. Por exemplo, uma cerca feita de arame ou paliçada, plantando um girassol, uma parede de celeiro.

Mas se não houver nenhuma das opções acima (ou as ervilhas são semeadas na estufa), então não será difícil construir suportes com o material em mãos com suas próprias mãos.

Tipos de dispositivos

Recomenda-se que os suportes para ervilhas sejam feitos antes mesmo da semeadura, para não perturbar posteriormente as mudas e suas raízes.

Os seguintes tipos de dispositivos podem ser diferenciados para apoiar esta cultura de escalada, que são mais frequentemente encontrados entre os jardineiros:

  • suportes de treliça;
  • estacas de apoio;
  • construções "cabana" e "cabana";
  • malha rígida.

A demanda sempre determina a oferta. Claro, você pode comprar suportes prontos se tiver fundos grátis. Para quem gosta de fabricar tudo de acordo com os seus desejos e imaginações, encontram-se à venda os materiais necessários para a construção de um design único para ervilhas. E outros ainda vão arrecadar o sustento do que está na fazenda e na floresta vizinha, sem gastar um único rublo nisso. Mas quase sempre todos os proprietários recebem algo semelhante a um dos dispositivos mencionados acima.Isso se deve ao fato de que as estruturas nomeadas são básicas, inventadas há muito tempo, e ainda não existem tantas outras opções.

Preparar

Entre as estruturas de suporte prontas para as ervilhas, algumas das mais populares merecem destaque.

  • Grade de suporte para ervilhas U-45 feito de material não degradante de 1x6 metros de tamanho (marca "Protekt"). É adequado para variedades baixas e altas de plantas cultivadas em terreno aberto e fechado. O tamanho da malha é de 45 mm. Para o inverno, deve ser retirado, pois não resiste a baixas temperaturas. Para canteiros de 6 metros com variedades altas de ervilhas, você precisa comprar 2 dessas redes (a altura de uma é de 1 m, e é necessário um suporte de pelo menos dois metros de altura).
  • Malha de tapeçaria F-170 de um fio forte de 1 mm de espessura e uma célula de 150x170 mm. Tamanho do rolo - 2x10 metros. Além de ervilhas, é utilizado para pepino, feijão, feijão e plantas ornamentais. A malha pode suportar baixas temperaturas. É necessário pegar estacas de 2,5 metros de comprimento e cravá-las no solo onde está planejado o canteiro de ervilhas. Fabricante - NP "Proteger".
  • Rendell de malha de suporte de treliça medindo 2x5 metros com uma célula de 150 mm. Será conveniente quando completo com um suporte dobrável feito de uma estrutura de madeira ou soldada (suporte portátil de treliça).

Além da treliça, está à venda uma malha rígida para suporte de ervilhas. É improvável que mais dos dispositivos listados possam ser encontrados prontos, mas eles são fáceis de fazer você mesmo.

Caseiro

Os dispositivos apresentados são geralmente feitos à mão, então alguns dos jardineiros novatos podem precisar de uma descrição mais detalhada deles.

  • Suporta Trellis têm opções diferentes, mas a essência de todas as opções é a mesma. Nas extremidades do canteiro de ervilhas, dois pilares de metal ou madeira são cravados no solo. A altura acima dos pilares martelados deve ser de pelo menos dois metros para as variedades altas de ervilhas e 1,5 metros para as baixas. Cordões ou rede de treliça são puxados entre os postes. A próxima treliça é esticada em intervalos de 15 a 20 cm de altura e a malha deve ter células de no máximo 10 cm.
  • Estacas para suporte firmemente colocado na cama a uma distância de 40-50 cm um do outro ao longo de todo o seu comprimento. Eles servirão de suporte para o cultivo de plantas. Para as estacas, são utilizadas hastes de ferro, galhos de árvores frutíferas e arbustos, estacas de árvores, tubos finos de até dois metros de comprimento.
  • Construção "cabana" representa adereços feitos de longos postes de madeira, unidos uns aos outros em forma de cabana ao longo de todo o comprimento da cama. De cima, os topos de todos os pares são presos juntos para maior resistência com uma "crista". Vários postes longitudinais nos lados inclinados da "cabana" também servem para fortalecer a estrutura. As ervilhas são direcionadas ao longo dos postes inclinados até a crista, agarrando-se aos postes e umas às outras. A distância entre os pares inclinados é de cerca de 1 metro, o comprimento dos postes é de 2 metros.
  • Um suporte chamado "wigwam" tem o formato de uma cabana pontuda, semelhante às habitações dos povos do norte e dos índios. Ele é construído com postes inclinados, uma das extremidades é cravada no solo em um círculo e as outras extremidades são amarradas no topo do cone resultante. Um pedúnculo crescente de ervilhas rasteja pelas laterais externas da estrutura, formando um belo escorregador verde. Para tal apoio, a semeadura das sementes deve ser adequada - ao redor da base da “wigwam”.
  • Suporte de malha rígida é fácil de instalar e por isso tem um grande número de opções diferentes: arcos, filas verticais, cilindros verticais e estruturas inclinadas em forma de mandris verdes. Para um suporte rígido, adquire-se uma tela galvanizada com célula de 12,2 mm e arcos de estufa. Redes de plástico também estão disponíveis para venda, mas devido à sua curta vida útil, não têm recebido ampla distribuição entre os produtores de hortaliças.

Adendo

Vale a pena prestar atenção a algumas dicas de jardineiros experientes ao cultivar ervilhas.

  • Cercas de madeira podem ser usadas para apoiar as ervilhas. Seus equivalentes de metal não são recomendados para serem usados ​​como suporte para quaisquer plantas cultivadas trepadeiras: aquecido ao sol, o metal pode queimar os caules das plantas e levar à morte das plantas.
  • As ervilhas de baixo crescimento devem ser semeadas com duas sementes por cova. Duas hastes crescerão, as quais se apoiarão uma à outra, de modo que não precisarão de suportes especiais.
  • O tamanho de malha ideal para redes de treliça é inferior a 10 mm. Mas se não houver tal à venda, não se preocupe - as ervilhas também agradarão num suporte com uma grande rede. Basta cuidar da correta fixação das antenas ervilha ao suporte.

Para informações sobre como fazer um suporte para ervilhas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário