Cercas para canteiros: ideias originais

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos: prós e contras
  3. Como escolher?
  4. De materiais de sucata
  5. Exemplos interessantes

Todo jardineiro, que aborda com responsabilidade a organização de seu terreno, cedo ou tarde enfrenta a necessidade de escolher cercas de jardim. Graças a eles, o jardim de flores terá uma aparência bem cuidada e organizada, e uma variedade de soluções e materiais modernos ajudarão a realizar qualquer ideia de design, mesmo a mais bizarra.

Peculiaridades

Cercas de jardim, além de uma moldura decente para canteiros e canteiros de flores, também realizam uma série de tarefas puramente utilitárias. Em particular, evitam o crescimento descontrolado de plantas perenes, zoneando o local e protegendo as flores do pisoteio. Ao escolher uma cerca para canteiros de flores, é recomendável considerar uma série de fatores.

Em primeiro lugar, esta é uma ideia de design: para que o site tenha uma aparência bonita e organizada, todos os elementos de decoração devem ser consistentes no mesmo estilo e não entrar em conflito uns com os outros.

Você também deve levar em consideração os recursos da paisagem e a funcionalidade. E não o último fator é o material e, consequentemente, o preço. O mercado moderno oferece uma grande variedade de opções e, se você tiver imaginação e tempo livre, poderá fazer uma moldura decente para canteiros com suas próprias mãos.

Tipos: prós e contras

Os tipos de cercas são tradicionalmente divididos por altura e pelo material utilizado. Ao decidir qual altura escolher, você deve se concentrar no propósito funcional e no tipo de plantas. Obviamente, plantas baixas como viola, malmequeres ou amores-perfeitos irão enfatizar favoravelmente uma pequena cerca limpa, e rosas altas, peônias ou dálias irão requerer uma moldura mais pesada.

  • Para zonear o território, criando um destaque visual no canteiro de flores e separando-o do gramado ou caminho, basta uma pequena cerca de 5 a 7 centímetros de altura.
  • Os meios-fios são cada vez mais pesados ​​e feitos de materiais mais resistentes para evitar o afundamento do solo. A altura do meio-fio varia de 10-15 centímetros.
  • Se o objetivo da cerca é evitar o crescimento de raízes fora do canteiro de flores, ela é feita de materiais duráveis ​​- plástico e pedra e está profundamente enterrada.
  • Uma cerca alta - cerca de meio metro - protegerá de forma confiável as plantas frágeis da invasão de crianças e animais, e também ajudará a apoiar plantas altas e guiar arbustos trepadeiras.
  • Uma boa opção para destacar um prado de flores seria um canteiro de flores elevado. A sua base é forrada a tijolo ou pedra, pelo que se consegue uma maior estabilidade e evita-se o derrame. Esse canteiro de flores pode durar muito tempo sem exigir uma renovação especial.

A escolha do material para a fabricação da cerca é muito importante. A variedade de opções é enorme: desde espetaculares caros até aqueles coletados literalmente de materiais auxiliares. O que preferir em cada caso particular depende apenas dos desejos e capacidades financeiras.

Plástico

Essas cercas são acessíveis, baratas e práticas, duráveis ​​o suficiente e resistentes às flutuações de temperatura e umidade. Sua vantagem indiscutível é também a facilidade de instalação e desmontagem, uma variedade de formas, tamanhos e cores. Os fabricantes modernos tentam agradar a qualquer cliente mais exigente e produzem produtos plásticos não apenas em uma cor, mas também com gradientes ou ornamentações intrincadas até a pintura imitando madeira, pedra ou mármore.

As cercas de plástico para canteiros de flores são subdivididas em faixas de borda e cercas - seccionais e decorativas.

  • As tiras de meio-fio são tiras de plástico elástico que permitem que você rodeie livremente um canteiro de flores de qualquer formato e tamanho. Para isso, basta cavar pequenos sulcos ao redor do perímetro, colocar a fita, polvilhar com terra e socar bem.
  • As cercas seccionais têm maior resistência e estabilidade devido ao seu design: de baixo, seus setores são equipados com estacas pontiagudas para facilitar o cravamento no solo. Eles são instalados e martelados ao longo do contorno do canteiro com um martelo de borracha especial. A principal coisa a prestar atenção é que todas as seções têm a mesma altura.

As desvantagens das cercas de plástico incluem sua suscetibilidade à deformação mecânica e, muitas vezes, uma aparência barata. Apesar da variedade de sortimento, não é fácil escolher os detalhes para que fiquem sérios e estilosos.

Metálico

Cercas de ferro fundido e ferro sempre foram consideradas o padrão de estilo, resistência e durabilidade.

Existem três tipos de tais estruturas:

  • forjado;
  • elenco;
  • soldado.

Forjados e fundidos são feitos sob encomenda e, via de regra, apresentam uma riqueza de ornamentação, delicadeza e sofisticação nos detalhes. Essa cerca parece elegante e cara, vai se encaixar perfeitamente em quase qualquer plano de design e, sem dúvida, vai falar sobre o bom gosto de seu dono. Cercas soldadas são mais fáceis e baratas. Mas muitas vezes parecem mais ásperos devido à baixa plasticidade do material.

Separadamente, um visual combinado é diferenciado, combinando a graça do forjado e a solidez do soldado. No entanto, você pode fazer uma cerca soldada com suas próprias mãos. Para isso, você só precisa ter cortes de tubos, uma máquina de solda e um layout do resultado desejado. A estrutura soldada permite criar apenas os ornamentos geométricos mais simples, sem quaisquer babados especiais. Normalmente, uma trincheira é cavada ao longo do perímetro do canteiro de flores, derramada com concreto e pinos são inseridos, aos quais os elementos da cerca são soldados.

Como todos os produtos de metal, essas cercas podem sofrer de ferrugem e, portanto, requerem alguma manutenção. Devem ser tratados regularmente com compostos anticorrosivos especiais e pintados com tintas específicas. Sujeita às regras simples de operação, a cerca de metal durará muitos anos.

Além da necessidade de renovação regular, um preço extremamente alto também pode servir como uma possível desvantagem na compra de uma cerca de metal.

De madeira

As cercas são naturais e próximas da natureza e, portanto, se encaixam perfeitamente em qualquer projeto paisagístico. A árvore está associada a conforto e calor, além disso, não aquece e não reflete a luz solar, o que significa que não danificará as folhas e o caule das plantas. Outra vantagem é a compatibilidade com o meio ambiente e a facilidade de descarte. O produto acabado pode ser adquirido na loja ou criado por você mesmo.

Qualquer tipo de madeira pode ser usado para cercas. O material é bastante simples de processar e não requer ferramentas e habilidades complexas, portanto, você pode fazer uma cerca com suas próprias mãos.

Para fazer isso, você pode usar tábuas, forro, cerca de piquete, madeira, toras, laje e quaisquer outras variações dependendo da solução estilística do jardim. Por exemplo, uma cerca feita de tábuas de igual tamanho define ainda contornos geométricos e rigor de desenho, e lajes ou cortes, devido à forma individual de cada elemento, trarão notas de assimetria e modernidade. Um feixe pesado parece brutal e monolítico, e uma cerca leve adicionará graça e charme.

Existem vários tipos de cercas de madeira:

  • paliçada simples;
  • pequeno bloco de madeira;
  • borda de toras;
  • Cerca de piquete feita de tiras simples ou entalhadas;
  • mosaico de pedaços de corte transversal;
  • uma cerca feita de toras;
  • tecelagem de vinhas ou ramos.

O mais simples de fabricar é considerado uma borda, montada a partir de pequenos calços de madeira.

No início do trabalho, são selecionadas toras de diâmetro aproximadamente igual, a partir das quais são feitos tocos, cujo comprimento é calculado de acordo com o esquema: a altura necessária mais vinte centímetros de queda. Além disso, os pedaços de madeira são limpos da casca e tratados com soluções anti-sépticas especiais para evitar o apodrecimento e a destruição. Além disso, alguns envolvem a parte inferior do bloco com material de cobertura para evitar a entrada de umidade. Depois disso, resta apenas enterrar os troncos ao redor do canteiro de flores até uma profundidade de cerca de vinte centímetros, borrifar terra e compactar bem.

As desvantagens do uso de cercas de madeira incluem, em primeiro lugar, a fragilidade do material. É vulnerável à umidade excessiva e ao ressecamento, pode apodrecer ou ser comido por insetos.

Você pode estender a vida útil de uma cerca de madeira tratando o produto com soluções especiais e renovando regularmente a pintura. Manutenção periódica, renovação e atenção são necessárias.

As cercas de vime são do tipo de madeira. Eles parecem invariavelmente elegantes, aconchegantes e semelhantes a lâmpadas, adicionando tons rurais pastorais ao design do jardim. Além disso, as cercas de vime mantêm sua forma perfeitamente, não permitem que as flores cresçam fora do canteiro e, no inverno, mantêm a neve, protegendo as plantas do congelamento.

Você pode tecer a cerca com suas próprias mãos, entretanto, essa ocupação exigirá tempo e uma certa habilidade. Alguns artesãos fazem até mesmo padrões complexos com a videira, que parecem excepcionalmente atraentes e elegantes. Os galhos de salgueiro precisam ser colhidos no início da primavera, quando os galhos são flexíveis, finos e facilmente dobrados. A casca é removida dos galhos cortados e aparada no mesmo tamanho para que a cerca fique bem cuidada.

O processo de formação de uma cerca viva é simples. As cavilhas de apoio são instaladas ao longo do perímetro do canteiro de flores planejado e, quanto mais próximas uma da outra, mais forte será a estrutura. A extremidade da haste é fixada ao pino com pinos ou grampos metálicos, após o que uma linha é desenhada, passando na frente ou atrás do pilar de suporte. Cada poucas camadas são batidas com um martelo para que as hastes fiquem mais firmes.

Concreto

As cercas de concreto são merecidamente famosas por sua praticidade e confiabilidade. O material é caracterizado por um alto grau de resistência, tolera altas oscilações de temperatura e não tem medo da exposição à água e ao sol. Todo o cuidado com essa cerca se resume à necessidade de tingimento cosmético regular. As desvantagens incluem a imobilidade de tais estruturas. Uma vez estabelecidos, os limites do jardim de flores não podem ser movidos ou movidos, o que, sem dúvida, agradará aos conservadores, mas pode não ser do agrado dos amantes das mudanças e rearranjos.

Você também pode cercar o canteiro de flores com uma borda de concreto. Para começar, você deve delinear o contorno e cavar uma ranhura ao longo dele com cerca de 10 centímetros de largura e cerca de 20. A parte inferior da ranhura pode ser coberta com pedra triturada ou totalmente pisoteada. Em seguida, vigas de madeira são cravadas no solo, às quais uma fita flexível feita de cartão ou fibra é fixada, espaçadores transversais são instalados a cada metro. Uma argamassa de cimento de densidade média é despejada na vala resultante e cuidadosamente nivelada.

Quando o concreto seca, a superfície é lixada e coberta com um selante. Depois de alguns dias, a estrutura finalmente secará e se formará, e você pode transferi-la para a camada de grama. Como decoração na superfície do concreto ainda não endurecido, você pode criar um mosaico intrincado de seixos multicoloridos, conchas, fragmentos de vidro ou gargalos.

De pedra e tijolo

Cercas lindas e originais são obtidas a partir desses materiais. A estrutura da pedra, a sua inviolabilidade e dureza complementam e realçam de forma surpreendente a fragilidade e graça das plantas.Tal composição é semelhante a uma minipaisagem, onde uma pedra pode servir tanto como um elemento de peso no estilo de uma floresta russa severa, quanto para iluminar e elevar um canteiro de flores devido a combinações harmoniosamente selecionadas.

As principais rochas utilizadas no paisagismo são calcário, xisto, arenito, granito e tufo vulcânico. Ao escolher uma pedra, deve-se ter em mente suas propriedades físicas e químicas. Algumas rochas, como calcário e arenito, têm uma estrutura porosa macia, o que as torna fáceis de manusear com meios improvisados. Por outro lado, com o tempo, a raça pode alcalinizar o solo, por isso deve-se tomar cuidado para não cercar plantas que preferem solos ácidos com esse material.

Ao criar uma cerca, são usados ​​dois tipos de alvenaria - seca e úmida.

O segredo da alvenaria seca é que pedras grandes e volumosas são bem capazes de ficarem sozinhas no solo, sem exigir suporte adicional. Portanto, são simplesmente dispostos ao longo do contorno do canteiro, às vezes, por fidelidade, deixando cair os inferiores. A alvenaria úmida é mostrada principalmente em pequenas pedras ou pedras com tendência a se desintegrar. Esses materiais são fixados firmemente em uma base de concreto. Uma variante de uma cerca feita de seixos e pequenas pedras também pode ser um gabião - uma grossa malha de metal na qual uma base de pedra é colocada em fileiras.

O meio-fio pode ser de qualquer forma, cor e tamanho de acordo com o conceito da cerca. As composições de elementos arredondados e planos têm uma boa aparência. Uma característica interessante e brilhante pode ser um revestimento de tinta luminescente. Acumulando a energia do sol durante o dia, as pedras emitem uma luz suave e misteriosa ao entardecer.

O tijolo parece menos orgânico do que a pedra, trazendo evidentes notas antropogênicas à decoração. No entanto, feitas no mesmo estilo, essas cercas parecem bem cuidadas e caseiras, criando a imagem de uma área rural aconchegante. As desvantagens do material incluem o alto consumo de energia do processo de assentamento. Para ter uma aparência atraente, os tijolos devem estar planos e livres de arranhões e lascas óbvias.

As cercas de tijolo são colocadas secas - com o lado largo para baixo e úmidas - na argamassa de cimento. Ao colocar tijolos em uma borda para criar um ornamento geométrico, você deve alinhar a parte superior com uma corda esticada sobre o local de trabalho.

As opções originais para cercas podem ser obtidas usando materiais não padronizados, por exemplo, bambu ou corda.

As cercas de corda são mais decorativas, pois não são projetadas para cargas pesadas. É muito fácil fazê-los. Basta marcar a área desejada com postes de apoio e amarrá-la com um barbante. Uma corda ligeiramente flácida e solta fica melhor.

A cerca de bambu também parece elegante, dando ao jardim um leve sabor oriental. Você pode usar estacas de bambu de igual comprimento ou dar-lhes alguma assimetria. Uma opção conveniente seria um rolo pronto de hastes de bambu conectadas, o suficiente para se apoiar nos postes e cavar um pouco

Um achado interessante de adeptos do estilo naturalista é o enquadramento de canteiros de flores com troncos de árvores. Como a madeira, este material necessita de tratamento anti-séptico e tingimento ou envernizamento.

Um bom substituto para a cerca seria a compra de um vaso de flores pronto. O produto pode ser combinado com um estilo pronto ou você pode solicitar um design individual. O vaso pode ser reorganizado livremente no território, facilmente removido quando desnecessário ou devolvido ao seu lugar.

Como escolher?

A escolha do tipo certo de cerca depende de vários fatores. Em primeiro lugar, você deve decidir sobre as funções atribuídas à cerca. A cerca é necessária apenas temporariamente para manter e restringir o canteiro de flores ou o proprietário do local está interessado em um investimento prático de longo prazo?E se no primeiro caso você pode se limitar a uma cerca simples feita de materiais de sucata, o segundo requer uma consideração mais detalhada.

Obviamente, ao escolher uma cerca para canteiros de flores, você deve se concentrar na solução geral de design do jardim.

O enredo de estilo rústico será decorado com vime bonito e cercas de madeira decorativas que se encaixam perfeitamente na composição com bancos aconchegantes, caminhos de areia e gramados exuberantes. Tijolos e bordas geométricas de metal em canteiros de flores e caminhos se encaixam perfeitamente no moderno, caracterizando seu proprietário como uma pessoa moderna e prática. As aberturas das treliças forjadas podem não só proteger as plantas, mas também adicionar um toque retrô romântico. A monumentalidade do concreto apela à severidade do classicismo, e a aparente simplicidade da pedra esconde o espaço ilimitado para a criatividade e relaxamento. Não se esqueça do plástico universal prático, que tem recursos suficientes para caber em qualquer projeto.

Um ponto importante na hora de escolher é o preço., que, dependendo do material, pode atingir alturas altíssimas ou custar quase gratuitamente. Antes de marcar os canteiros no site, você deve decidir sobre o orçamento e se familiarizar com o mercado e os fabricantes. Será útil ler as avaliações sobre o produto de interesse antes de comprar ou solicitar, para evitar momentos desagradáveis ​​posteriormente.

De materiais de sucata

Se desejar e tiver tempo livre, você pode fazer uma cerca com estilo e original com suas próprias mãos. A fantasia dos jardineiros realmente não conhece limites, e a escolha dos materiais com os quais os artesãos fazem as cercas apenas confirma isso.

Uma saída criativa é a vedação de garrafas. É preferível escolher garrafas plásticas de cor escura, pois são mais práticas, mas também podem ser usados ​​recipientes de vidro. As garrafas são limpas de rótulos e preenchidas com enchimento para maior estabilidade - na maioria das vezes é terra, areia ou pequenos seixos. Depois disso, resta apenas enterrá-los na metade do caminho, de baixo para cima. Apesar do material feio, essa moldura parece bastante interessante.

A borda de discos de vinil ou pratos de porcelana semienterrados parece incomum. O único menos brilhante pode ser considerado apenas a fragilidade dos elementos usados. Parece inesperada e brilhante o uso como cercas e vasos de flores, aparentemente não destinados a esses itens. Por exemplo, um guarda-chuva.

Cercas feitas de pneus de carros velhos também são populares.

A borracha é prática, durável e resistente à umidade, o que torna o material muito confortável para o jardim.

Você pode pintar ou decorar o pneu de qualquer maneira e fazer um vaso de flores confortável com ele. Além disso, ambas as opções cavadas no solo e aquelas que estão em um suporte são possíveis. Ou, se houver muitos pneus, eles costumam fazer um meio-fio original ao longo de um canteiro de flores ou caminho.

Exemplos interessantes

Uma cerca decorativa feita de moldes de madeira com um ornamento geométrico também terá uma aparência original. Uma árvore de luz se destacará perfeitamente contra o fundo de arbustos de cores brilhantes. A cerca não precisa ser cavada no solo, pois está firmemente apoiada em um suporte plano. É conveniente transportar essa cerca de um lugar para outro, conforme necessário.

Jardineiros experientes podem tentar cultivar uma cerca viva de arbustos baixos em seus canteiros de flores. Esses arbustos são plantados em torno do perímetro a uma distância igual uns dos outros. Quando a vegetação atinge a altura desejada, a cerca verde é aparada para dar a forma necessária e as flores são plantadas dentro de um canteiro original. Parece invariavelmente bonito e fresco, especialmente contra o fundo da calçada de seixos. Mas é preciso muito tempo e esforço para criar e manter uma obra-prima.

Vasos de flores decorativos trançados com vinhas de salgueiro também são extraordinariamente eficazes.A estrutura deliberadamente áspera dos ramos contrasta com o enchimento exuberante e arejado, e a pobreza dos tons da trança enfatiza os tons das plantas, acentuando e romantizando o canteiro de flores. Este desenho parece uma cesta de flores, esquecida em uma clareira por uma menina tímida da era do sentimentalismo.

Você pode aprender a fazer cercas com suas próprias mãos assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário