Canteiros de flores no país: opções de design

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Descrições de cores
  4. Como escolher um assento?
  5. Como preparar?
  6. Plantar plantas
  7. Como registrar?
  8. Exemplos de design

Não há ocupação mais feliz para a dona de uma cabana de verão do que inventar e implementar uma divisão de canteiros de flores nela. As flores exalam poesia fora da cidade, criando uma atmosfera de celebração e alegria. Ao mesmo tempo, não é absolutamente necessário confiar o design de canteiros de flores a um designer profissional. A harmonia e graça das composições florísticas podem ser alcançadas de forma independente.

Peculiaridades

Na hora de escolher o desenho do seu canteiro, tudo dependerá das preferências pessoais e dos conceitos de beleza e estilo. A propósito, é costume chamar um canteiro de flores qualquer coleção de flores que tenham qualquer forma. Algumas pessoas gostam de canteiros de paisagem gratuitos, ou seja, flores derramadas na forma de pontos brilhantes em um gramado verde. Outros preferem canteiros de flores austeros - redondos, elípticos ou triangulares.

Entre os veranistas há muitos torcedores e opções mistas. Esta variedade implica que o canteiro não é apenas flor, mas também contém arbustos ornamentais, coníferas e, às vezes, árvores anãs. Mixborders estão na moda É, pode-se dizer, canteiro de flores ao longo do caminho... Normalmente é feita, brincando no auge das flores - das menores às mais altas - uma espécie de cerca elegante, que floresce da primavera à geada.

Os adeptos dos canteiros de flores clássicos geralmente param em platéia - um grande jardim de flores no centro do jardim em forma de quadrado ou retângulo. As plantas são plantadas nele para que um padrão colorido e lindo construído em tons de cores contrastantes seja obtido.

Aqueles que gravitam em torno da imagem natural geralmente gostam tênias - arbustos únicos de flores altas e elegantes, espalhadas descuidadamente em direção à casa e chamando a atenção. Cada vez mais está se tornando moda entre paisagistas e residentes de verão amadores desconto, que é uma coleção de flores baixas, como se estivessem correndo "em fila única" em uma tira fina ao longo do caminho e enfatizando seu adorno.

Ao preparar um canteiro de flores, é importante entender a lógica de sua revisão futura. As camas planas são adequadas para chalés de verão com diferenças de elevação, terraços. É bom admirar esses canteiros de flores de um banco em uma colina. Canteiros de flores verticais adicionam reclusão e privacidade ao canto do seu jardim. E os horizontais expandem visualmente o espaço.

Visualizações

Os canteiros de flores podem ser infinitamente variados. Canteiros de flores em pedras parecem apresentáveis. As pedras naturais emolduram um canteiro de flores redondo ou criam várias camadas, onde plantas novas e novas crescem em cada "piso" da colina. Os jardineiros mais criativos constroem verdadeiras rochas de pedra em seus terrenos, imitam o relevo natural das altas montanhas e "espremem" arbustos de flores nas "fendas" entre as rochas.

O design do jardim de flores na forma de uma silhueta animal irá adicionar mistério e diversão a um canto isolado do jardim. Para jardineiros inexperientes, os designers aconselham os chamados canteiros de uma cor. Eles têm uma variedade de cores, e as cores são muito diversas, com melhor contraste. Você pode experimentar com o jardim de rosas aqui.

Se você não tem experiência alguma em quebrar canteiros de flores, pare em uma petúnia comum.

Cansados ​​das formas corretas, os proprietários cada vez mais gostam das chamadas cabanas de verão espontâneas. É apenas um mar perfumado de flores sem nenhuma lei de design.

Para os "professores" de jardinagem, podemos recomendar canteiros de flores verticais - acrobacias do design country. Coloque potes grandes uns sobre os outros ou reforce os níveis da futura "pirâmide" de flores com uma pedra. Em seguida, semeie flores diferentes para maior efeito.

Mas você tem que adivinhar para que eles tenham aproximadamente a mesma altura. Devem ser plantas com pétalas complexas e densamente compactadas. Por exemplo, begônias, algumas variedades terry de petúnias, são geralmente reconhecidas para jardinagem vertical.

Como uma versão exótica de um canteiro de flores, a "serpentina da montanha" é adequada. Ele é criado com pedra e rede, mas requer a intervenção de profissionais ou grande habilidade na criação de um design tão complexo. Ao "subir", você precisa plantar uma viola, um miosótis alpino, um hamerops. Canteiro de flores "Serpentine" irá deliciar seus convidados.

Os fãs das notas da Provença vão gostar de um pequeno canteiro de flores, quebrado em um toco velho ou no corte de uma árvore. Quanto mais brilhantes forem as pétalas das flores "arrancadas" do enfeite de madeira, mais bonita ela ficará.

Um achado estranho acabará sendo um velho vaso de barro, um jarro, do qual uma torrente de flores “fluirá” (são usadas pequenas plantas).

Como base, em torno do qual aparece um arranjo de flores, se desejar, pode-se usar um relógio de sol, espelhos, arcos, esculturas, figuras topiárias (arbustos com folhas densas cortadas em vários relevos).

O canteiro de flores da primavera de tulipas, jacintos, narcisos, açafrões parece absolutamente poético, disposto segundo o princípio de um gramado "florestal", ou seja, sem observar configurações rígidas.

Descrições de cores

Todo verão, o residente sonha em fazer seu jardim de flores parecer charmoso e elegante na primavera, verão e outono. Este objetivo requer uma seleção cuidadosa de flores para o canteiro. Os profissionais aconselham preencher as áreas de flores com os espécimes não mais extravagantes que podem hibernar sem esforços indevidos do jardineiro. Por exemplo, peônias, clematis podem usar seu "registro" no mesmo local por dez anos ou mais. Cineraria, camomila, aquilegia, algumas outras bienais e perenes não são caprichosos nesse sentido.

Mas os representantes florísticos das latitudes meridionais sofrem muito com as geadas da Rússia central e exigem grande atenção a si próprios - cavando, organizando o inverno na varanda ou em um vaso, armações isolantes especiais. Portanto, consideraremos opções para plantas brilhantes, de aparência espetacular, mas bastante resistentes. Ao mesmo tempo, iremos selecioná-los para o nosso oásis de forma que a floração não seja interrompida.

Já no final de março, você pode desfrutar de deliciosas e delicadas prímulas: açafrões roxos e dourados, galanthuses brancos ferventes, flocos de neve azul-celeste e violetas. Em abril, eles serão substituídos por um tapete incrivelmente brilhante e fresco de amores-perfeitos viola.

Maio iluminará o canteiro de flores com jacintos vermelhos, rosa, variegada, lilás e framboesa. Junto com eles, narcisos, lírios do vale, não-me-esqueças, maiôs, margaridas tomarão o domínio do canteiro de flores. Nas latitudes médias do país, íris orgulhosas e gerânios flamejantes são ótimos na primavera.

Para junho, prepare sinos, margaridas, cravos, papoulas no canteiro de flores. No final de junho, eles abrirão seus magníficos buquês de lírios. Eles parecem cobrir o canteiro de flores com cúpulas extravagantes e perfumadas. Tremoços e delfínios ficam lindos no início do verão.

No canteiro de flores, dê pontos de destaque às rosas - elas vão cativar os olhos com belos botões novos até o outono. Petúnia está pronta para atuar como um pano de fundo alegre - essa mulher tímida e despretensiosa também expande flores novas e novas durante todo o verão. Em julho, floxes, chagas e cosmeas assumirão o esplendor. Em agosto, uma explosão de luz e graça será apresentada por dálias, astilbe, gladíolos. Muitos residentes de verão ficam felizes em incluir girassóis decorativos, rudbeckia, felicia, zinnias nos planos de canteiros de flores.

No outono, crisântemos, ásteres, rosas híbridas tardias aparecem no "desfile". As flores parecem mais impressionantes em canteiros de vários níveis, um slide alpino. A filosofia do seu plantio é a seguinte: fundo, as plantas com flores pequenas são plantadas em grupos.

É melhor colocar as brilhantes com menos frequência, em exemplares individuais, para que possam "vangloriar-se" com cada uma das pétalas.

Como escolher um assento?

Ao escolher o local para o canteiro, alguns pontos devem ser levados em consideração. O primeiro é um ponto de vista. O jardim de flores deve ser claramente visível dos bancos do jardim, da entrada do local, dos gazebos e, claro, das janelas da casa e da varanda. Também é necessário fornecer para que o canteiro de flores não cubra outros centros pitorescos da dacha - uma fonte, um lago.

Quando o ponto de localização do canteiro de flores está mais ou menos determinado, é hora de decidir onde e que tipo de "casca" de flor você vai fixar. Afinal, não basta "impor" uma composição florística no mapa do site e calcular uma visão geral favorável para ela, ainda é preciso pensar em como as flores vão se combinar com o gramado e outros elementos circundantes.

Se o canteiro de flores for programado em um gramado aberto, seus proprietários preferem circundá-lo com caminhos confortáveis. O significado é claro: é agradável não só apreciar as plantas de longe, mas também admirá-las de perto.

Você pode criar um canteiro de flores em um pequeno gramado sem caminhos. Acontece uma imagem completamente estética, completamente natural.

Só com esta escolha, não se esqueça de colocar uma barreira para a grama, caso contrário ela se espalhará do gramado até o canteiro e chegará ao próprio jardim.

Os canteiros de flores inscritos nas chamadas plantações em grupo sempre parecem interessantes. Ou seja, em seu local perfumado perto de casa, existem várias plantas espetaculares especialmente colocadas para indicar acentos de cor. Para sombrear essas "manchas" ou apenas para melhor zoneamento dos espécimes do grupo, é lógico colocar um pequeno canteiro de flores entre elas.

Por exemplo, você tem arbustos de akalifa únicos afofados com "espuma" rosa, ao contrário - grandes arbustos de peônias cor de vinho. E o elemento "divisor" é um jardim de flores de pequenos miosótis de água-marinha e flores brancas de açafrão. Contraste fantástico e transição muito suave de uma composição incrível para outra.

Não é difícil encontrar um bom lugar para um jardim de flores vertical. Uma pérgula brilhante é colocada de modo a cobrir, por exemplo, uma área de estacionamento no beco central da dacha. Ou para separar a fonte decorativa do churrasco "primitivo".

Uma condição importante que determina a localização do canteiro é a acidez do solo (essas características devem ser estudadas com antecedência, pois nem todas as flores toleram determinadas estruturas do solo), bem como a saturação da iluminação.

Sem luz solar ou, inversamente, com exposição direta ao canteiro de flores ao longo do dia, seu jardim de flores pode sentir desconforto.

A rosa dos ventos desempenhará seu papel na escolha da localização de plantas raras. É melhor não fazer experiências com correntes de ar frio com canteiros de flores de elite.

Se for planejado colocar uma variedade de cores vivas em um canteiro de flores, então ele se encaixará bem em um lugar com sombra, "iluminando-o" com seu brilho. Mas os jardineiros com gosto delicado também gostam de monocamadas - canteiros de flores feitos de um tipo de planta - digamos, tulipas brancas. Som muito original, mas tal imagem em cores pastel é absolutamente necessária para "expor" ao solpara adicionar profundidade às suas cores discretas.

Os fãs do exotismo são loucos por canteiros de flores com flores da floresta - lírios do vale, maiôs, tulipas da estepe, anêmonas, flocos de neve, violetas. Para enfatizar a harmonia com a natureza, esses canteiros de flores podem ser "escondidos" sob as árvores, colocados nas profundezas do jardim. Com efeito, neste caso, o local corresponderá ao "deslocamento" natural do objeto florístico da primavera.

Os olhares de admiração são sempre atraídos por um canteiro de flores em forma de arabesco. Este é um plantio de flores crespo que cria uma configuração de borboleta.Exige grande esforço dos residentes de verão, mas sempre compensa por seu trabalho com o inesperado e a complexidade das soluções fantasiosas. O arabesco deve ser colocado bem no centro do local, permitindo que o público passeie livremente por essa bela peça.

É preferível encher um jardim de flores de borboletas com plantas brilhantes, semelhantes aos tons das asas de rabo de andorinha, embora não particularmente caprichosas, uma vez que têm que crescer bastante densamente. Como opção - goldenrod laranja, coneflower roxo, centáurea azul, zínia de leite.

Como preparar?

Para levar em consideração todas as características do futuro canteiro de flores e obter verdadeira alegria no processo de criá-lo, você deve seguir os seguintes passos:

  • Estude as plantas selecionadas e entenda se elas sobreviverão na sua zona climática, se o material de plantio que você gosta está sendo vendido, se as mudas vão te arruinar;
  • Crie uma cerca - madeira, plástico, ranhura, etc.;
  • Prepare o solo, aplique fertilizantes;
  • Desenhe seu próprio esboço, no qual você leva em consideração as plantas em altura e largura;
  • Escolha uma abordagem para a criação de um jardim de flores de modo que fique bonito imediatamente ou floresça em perspectiva; a densidade de plantio de mudas depende dessa decisão;
  • "Ensaiar" o plantio e a harmonia das cores por meio do arranjo preliminar de vasos com flores na área do canteiro;
  • Plante e regue tudo, depois aplique cobertura morta nas áreas entre as plantas jovens;
  • Desfrute das cores, regozije-se com os novos botões, mantenha o conforto das flores, sombreie-as no calor extremo e sinta a satisfação de criarmos uma beleza única com as nossas próprias mãos.

Plantar plantas

Para um jardineiro que se preze, esta não é uma tarefa fácil - plantar plantas. É necessário garantir que o canteiro de flores não estrague o local de forma alguma, as combinações de cores sobre ele não acabem sendo muito desbotadas ou sem sabor, para que as mudas se enraízem bem e as plantas floresçam perto da casa por alegria de todos, sem cessar. Levado pelo próximo trabalho criativo, tente cumprir o seguinte plano:

  • Realize um planejamento de plantio detalhado, não tenha preguiça de traçar um cronograma de floração por mês. A abordagem correta é abrir botões de pelo menos três variedades de flores em cada período.
  • Desenhe um diagrama de onde você colocará quais flores. Preste atenção especial na escolha da base da estrutura perfumada - o que vai crescer no centro, o que ficará ao redor do perímetro, o que será o fundo. Os especialistas aconselham os "solistas" a fazerem várias variedades - tulipas para a primavera, papoulas para o início do verão, rosas para o pico do calor, crisântemos para o outono. Deixe que eles se substituam. O enquadramento ficará bem em arbustos de coníferas de baixo crescimento. Nos intervalos de plantas exuberantes e imponentes, é lógico prever pequenas plantas de fundo: sedum, mattiola, miosótis.
  • Considere o agrupamento de plantas. Deixe o fundo grande, pule os pequenos na frente. Se o canteiro for redondo e igualmente visto de todos os lados, então flores grandes estão presentes no centro. Os espécimes de folhas largas devem ser intercalados com os de folhas estreitas para que não haja predominância de vegetação muito volumosa. A harmonia do verde também deve ser ajustada - conforme o brilho aumenta do centro para as bordas.
  • Calcule quantas peças de cada variedade de mudas um jardim de flores exigirá. Plantar plantas individualmente é um erro. Para proporcionar um efeito decorativo, é necessário observar a "lei" das "matrizes" homogêneas. É permitido plantar uma cópia de cada vez, exceto que as coníferas do tipo hosta e rogeria.

A gramática da harmonia em um jardim de flores é assim - um contraste ou uma adição de um ao outro. Embora esta regra não pretenda negligenciar completamente as alegrias colorísticas pessoais dos proprietários da dacha. Algumas pessoas gostam de vermelho e azul. Embora soluções de contraste clássico sejam consideradas mais sofisticadas - por exemplo, roxo e amarelo (tulipas holandesas - um maiô). Ou a adição clássica - amarelo mais vermelho mais laranja (goldenrod, papoulas, escholzia).Combine com competência o azul com o rosa e o azul (centáurea com lavanda, sino).

Os designers de floricultura são a favor do branco em um canteiro de flores - ele suaviza contrastes e dilui pilhas desnecessárias de cor.

Antes do plantio, as mudas são devidamente derramadas no vaso. Escolhe-se um dia que não seja de sol e cedo pela manhã ou à noite os paisagistas começam a desembarcar. Se acertar e chover, essa será uma garantia adicional da taxa de sobrevivência das mudas. Um canteiro de flores redondo começa a se encher do centro, e canteiros de flores na cerca - a partir do final.

As raízes das plantas são suavemente esticadas, a terra é compactada ao nível do pescoço. É melhor substituir mudas altas por gravetos ou outros adereços. Não se esqueça de regar os “recém-nascidos” após terminar o trabalho.

Como registrar?

Há um grande número de opções sobre como organizar e equipar um canteiro de flores com suas próprias mãos. Durante décadas, o bolo de canteiro triangular não perdeu sua relevância. Ou, mais corretamente, uma fatia de bolo.

Vários arbustos de lírios são plantados em um canto. Então, conforme a "peça" cresce, surgem absinto prateado, cor de vinho korostavnik (6 arbustos). As bordas são decoradas com 3 peças de heuchera vermelho escuro. Na frente, plante 5 arbustos de cutelo. O resultado é um fundo de cor muito calmo e "saboroso".

Se não houver reservatório em seu local, você pode imitá-lo com um canteiro de flores verde-azulado. O leito do jardim de flores do riacho é feito de seixos claros. Adicione contas de vidro lá e você terá um efeito de transparência ainda maior. E "a jusante" são plantados bambu, íris barbudo, sino, tenaz, raspado, bruner, briozoário. Há um efeito visual delicioso de plantas perto da água.

Os pneus de automóveis são um material universal para equipar um jardim de flores com a ajuda de meios improvisados. Se desejar, artesanato engraçado é obtido deles - agarics de mosca, brownies, filhotes de urso, cisnes. O solo é adicionado no interior e flores despretensiosas são plantadas. As plantas se dão bem nessas condições.

Os ases do dispositivo de canteiros de flores intrincados usam canteiros velhos, cadeiras, garrafas de plástico e jarros de argila para esses fins. Isso não quer dizer que tamanha criatividade deleite absolutamente todos os veranistas, mas adeptos do estilo country, assim como donos de playgrounds, cantinhos para crianças, esta exclusividade agrada indizivelmente!

Exemplos de design

Podemos falar sem parar sobre ideias de design usando cores. Por exemplo, um lago "afogado" em um canteiro de flores parece único no país. Uma orla de flores acima da água pode encantar o coração de qualquer hóspede. Não menos entusiasmo será causado pelo "caminho do tapete" feito em um espaço aberto com o cultivo de gramados especiais. Imagine como será maravilhoso para toda a família relaxar em uma campina como essa.

É curioso construir canteiros de flores de pedra incomuns perto da casa. Flores altas e cativantes, como cannes, girassóis ornamentais são colocados nelas. E nas proximidades "espalhados" para o contraste, canteiros de flores de petúnias ou margaridas naturalmente modestas. Um espalhamento de pedras irá encaixar-se organicamente na paisagem paisagística do pátio, entre as quais sinos e amores-perfeitos irão "perder-se". Parece divertido e atraente.

Artistas experimentais se propõem a construir sofás de madeira rodeados diretamente por trepadeiras para descansar, "imersos" quase completamente no pólen. Essa área no gramado é cercada por uma sebe ou sebe artificial.

Está na moda iluminar canteiros de flores com lâmpadas baixas à noite. E está ainda mais na moda "perder" amarelos brilhantes entre as flores azul-esverdeadas - eles vão produzir o efeito de lanternas naturais.

Você pode criar um canteiro de flores sinuoso de flores opacas em torno de uma árvore solitária que se espalha. Ou você pode "lançar" rosas encaracoladas em um arco feito de tábuas e de repente apareceu na entrada.

Recentemente, os residentes de verão estão usando cada vez mais plantações de hortaliças ao fazer canteiros de flores.Arbustos bem tratados de alface, pimentão, manjericão roxo e repolho roxo atendem plenamente aos requisitos não apenas decorativos, mas também culinários. Os paisagistas conseguem belos padrões organizando cuidadosamente as colheitas comestíveis em uma área geometricamente correta.

Se você se sente atraído pela cidade repetidamente, se começa a sonhar com seu jardim de flores desde o inverno, então é cativado por esta tarefa criativa e emocionante - decorar seu local com um canteiro de flores de rara beleza e elegância. Certamente transmitirá seus sentimentos e seu estado de espírito, pois o terreno onde uma pessoa passa um tempo de descanso deve ser bem cuidado e único.

Para obter informações sobre como projetar uma nova imagem de um canteiro de flores, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário