Canteiros de pneus: idéias de fabricação
Para criar um visual expressivo, um canteiro de flores precisa de uma borda projetada para indicar claramente os limites da estrutura. Uma solução incomum nesta situação são os pneus de carros velhos, que os proprietários de carros jogam em um aterro sanitário como desnecessários, simplesmente poluindo o meio ambiente. Um produto feito à mão com resíduos de pneus não só ajudará a proteger o meio ambiente, mas também se tornará uma decoração eficaz para um canteiro de flores em seu jardim.
Peculiaridades
As camas de pneus usadas têm muitas vantagens:
- Mesmo um consumidor com renda média pode se dar ao luxo de quebrar um canteiro de flores em sua casa de veraneio ou embaixo das janelas de uma casa, pois pneus que já cumpriram seu prazo não representam nenhum valor material. O material usado provavelmente pode ser encontrado com amigos - proprietários de carros que sonham em se livrar de pneus velhos. Para eles é lixo, mas para um paisagista amador é a base de uma futura obra-prima.
- Resíduos de pneus não têm mais sua rigidez original, portanto, são facilmente passíveis de qualquer tratamento. Na decoração, utiliza-se um pequeno conjunto de ferramentas: giz, uma faca afiada ou serra de vaivém, uma lata de tinta. A estrutura de jardim mais simples não requer qualquer processamento - o pneu é colocado no chão e preenchido com terra.
- O acessório de borracha para jardim é conhecido pela sua durabilidade: não tem medo da umidade, não apodrece, não tem medo de bactérias e fungos. A probabilidade de quebrar devido a choque mecânico ou geada intensa é muito pequena. Mas mesmo neste caso, a situação pode ser resolvida - o pneu velho pode ser facilmente substituído por outro.
- A cama de resíduos de pneus tem um design compacto e móvel que não é difícil de transportar e muda facilmente de localização. Nada impede você de transportá-lo nem mesmo para outra cidade, basta retirar o solo antigo.
- Os pneus são caracterizados pela capacidade de transformação. Mesmo canteiros de flores exclusivos, criados com amor com suas próprias mãos, podem ficar entediados com o tempo. Uma maneira fácil de remediar a situação é repintar o produto. Com a ajuda de latas de tinta, você pode variar infinitamente o esquema de cores, mudando constantemente o entorno da área do jardim.
- Um canteiro de flores feito de uma roda de resíduos é sempre uma opção ganha-ganha para o projeto paisagístico. Esse material permite que você mostre criatividade, se expresse, mostre seu potencial artístico.
Não há desvantagens significativas dos produtos. Mas os adeptos do classicismo não gostam deles: alguns exigem algo mais familiar e elegante, outros não querem perder tempo fazendo composições decorativas.
As desvantagens incluem a inflamabilidade do material, mas sujeito à segurança contra incêndio, esse fato é insignificante.
Como você pode fazer isso?
Para criar o canteiro de flores mais simples a partir de uma roda velha, você não precisa de instruções passo a passo - basta preencher o solo com terra e o canteiro de flores está pronto. Mas mesmo uma coisa tão trivial pode ser tornada bonita, dê-lhe personalidade e adicione algum "sabor".
Para criar um vaso de flores elegante com pneus, basta fazer folhas ou pétalas de tamanhos diferentes ao longo da borda:
- Para isso, a borda interna da roda de borracha é cortada em zigue-zague ou em forma de onda, depois o produto é virado do avesso, polido e coberto com a tinta desejada.
- Mas primeiro, eles marcam a futura forma do canteiro de flores, aplicando um enfeite com giz. Nesta fase, vale a pena dar asas à imaginação e desenhar os enfeites que quiser.
Como cortar?
Depois de aplicar as marcações do padrão, é necessário cortar o pneu para o futuro canteiro de flores. Esta é a parte mais demorada do trabalho. Para fazer isso, você precisa de uma faca afiada, um quebra-cabeças ou um moedor. Demora um pouco mais para cortar com a faca, mas o moedor derrete a borracha e adiciona um aroma desagradável.
Para aumentar o deslizamento da lâmina da faca, ela pode ser lubrificada com sabão líquido durante o processo de corte. O processo será muito facilitado pelo uso de um quebra-cabeças, que permite cortar até as formas mais complexas.
Ao cortar, você pode se ferir, portanto, certifique-se de usar luvas e óculos de proteção especiais. É melhor trabalhar em uma superfície dura e larga: uma mesa estável ou um pedaço de madeira compensada no chão.
Um respirador o salvará da abundância de pó de borracha que torna os pneus chineses famosos.
Você precisa cortar o padrão estritamente ao longo da linha delineada, então o produto ficará liso e bonito. A parte recortada não é jogada fora, pode servir de base para estande ou rebordo de um jardim de flores em miniatura.
Como acabar?
Para girar a roda para fora, coloque-a com o lado cortado voltado para baixo, agarre a borda cortada e tente virar do avesso. É importante pelo menos começar manipulando uma pequena parte do pneu. Então, o processo ficará mais fácil - cada parte encantará a próxima. Este trabalho requer uma certa força física, as meninas terão muita dificuldade aqui.
Como colorir?
O processo de decoração de um pneu é a etapa mais agradável do processo de fabricação, requer uma preparação preliminar. A superfície da futura forma é cuidadosamente lixada para suavizar a rugosidade e outros defeitos. Em seguida, o vazio de borracha é lavado da sujeira fina e do pó preso nos degraus e desengraxado com um solvente ou aguarrás. Só depois disso começam a pintar.
Você pode pintar pneus de roda:
- escovar;
- pistola de pulverização;
- de uma lata de spray.
O uso de um pincel permite pintar até as áreas mais difíceis de alcançar na superfície, incluindo as lacunas entre os degraus. Este método é eficaz, mas leva muito tempo. Com a ajuda de um pincel, eles também criam padrões graciosos mais sutis, enfatizando os detalhes e as formas do produto.
O pulverizador garante uma distribuição uniforme da matéria corante. A vantagem dessa coloração é a ausência de estrias e marcas de pincel. O consumo de tinta neste caso é ligeiramente superior ao da versão anterior.
A maneira mais conveniente de fazer isso é com uma lata de spray, mas esse método é o mais caro.
Tintas de esmalte, óleo ou nitro são usadas como soluções de coloração. A tinta é aplicada não apenas no lado externo, mas também captura os 10-15 cm superiores da superfície interna. É melhor usar uma camada de branco como primer e só depois aplicar uma camada colorida: assim a cor de acabamento ficará mais clara e lisa.
Depois de pintar, seque a peça de trabalho ao sol por vários dias.
Ao pintar pneus de automóveis, existem algumas regras a seguir:
- ao escolher tons claros para a borda do canteiro, o solo dentro dele não superaquecerá junto com as raízes das plantas;
- não há necessidade de aplicar uma camada espessa de tinta, caso contrário pode rachar, especialmente em invernos gelados ou calor escaldante do verão;
- o ornamento muito variegado do vaso de flores pode desviar a atenção dos próprios arranjos de flores.
A paleta de cores é escolhida de acordo com o conceito de design do jardim:
- a prata metálica transforma um pneu de borracha em um glamouroso vaso de aço;
- o verde irá mascarar um elemento decorativo em um gramado verde;
- sombras espetaculares brilhantes farão destaques no terreno do jardim.
A forma pode ser deixada monocromática ou desenhada com um estêncil, decorada com uma tira ou padrão que imita alvenaria, tabuleiro de xadrez - uma variedade de ornamentos oferece oportunidades tremendas e espaço para a imaginação dos paisagistas.
Onde localizar?
Independentemente da localização da estrutura, um canteiro de flores feito de uma velha roda sempre impressiona e chama a atenção. Bonecos de pneus de carro podem ser feitos para decorar o quintal, colocando-os no jardim da frente na entrada ou no playground, ficam bem no quintal de uma casa particular ou no campo.
Os canteiros de flores são instalados diretamente no solo ou em suportes especiais, pendurados em paredes e árvores como vasos, pirâmides e outras estruturas complexas são dobradas a partir deles.
Se houver uma cerca forte ou uma parede em branco perto da casa, o jardim de flores pode ser disposto sobre eles pendurando os pneus em cabos ou correntes. O espaço interno é preenchido com terra, plantas com flores adequadas são plantadas. São feitos furos na borracha para que haja por onde escoar o excesso de água. O fundo do vaso de flores é coberto com drenagem - seixos pequenos o suficiente e areia.
Esta versão do canteiro de flores é relevante para varandas ou paredes de gazebos.
Exemplos de design
Existem muitas ideias originais sobre como fazer seu próprio canteiro de flores com pneus velhos. Qualquer coisa que você tenha o suficiente de sua imaginação criativa para criar um jardim de flores tem o direito de existir.
O principal no projeto paisagístico de um terreno pessoal é organizar tudo em um único estilo:
- Um canteiro de flores pode ter pneus instalados uns sobre os outros em um padrão quadriculado. Essa sebe não só se tornará uma decoração maravilhosa para o quintal, mas também permitirá que você divida o espaço ao redor da casa.
- A composição em forma de pirâmide infantil consiste em várias rodas de diferentes diâmetros. A parte superior costuma ser uma roda decorativa em miniatura ou um vaso de flores.
- Muitos pneus velhos fazem uma estrutura em forma de um poço de "montanha de flores". Para a composição, não é necessário cortar e virar os pneus, basta pintar e montá-los em uma ordem específica. Na base da montanha há 6 rodas, sobre elas - 5, depois - 3 peças, a composição é coroada com um pequeno pneu.
- O pneu do carro pode ser usado na posição vertical. Para isso, é aparafusado com uma chave de fenda a uma parede de madeira como uma caixa de correio. Plantas trepadeiras ou capuchinhas e petúnias ficarão espetaculares nele.
- Os pneus velhos podem assumir a aparência de quaisquer animais e pássaros, insetos e outra fauna. Os temas podem ser pratos ou utensílios domésticos, personagens de desenhos animados, monumentos arquitetônicos, motivos florais.
Um canteiro de flores em forma de joaninha ou uma xícara de café, Minions engraçado ou a Torre Inclinada de Pisa - nada é impossível para um material de borracha flexível.
Canteiro de flores-camomila
Se o espaço do terreno pessoal permitir, você pode fazer um canteiro de flores na forma de uma flor. O projeto requer 4 pneus, dos quais 3 devem ser cortados em duas partes - eles se tornarão as pétalas da futura camomila. O pneu inteiro será o centro da flor, em torno do qual você precisa colocar as pétalas.
Os pneus são cravados no solo por 5-6 cm. Anteriormente, todos os blanks eram pintados em tons positivos brilhantes. As pétalas podem ter o mesmo esquema de cores ou alternar entre 2 e 3 cores.
Pedras de vidro coladas podem ser uma adição extraordinária ao padrão; em um canteiro de flores na forma de uma flor, esses elementos decorativos se parecerão com gotas de orvalho congeladas, o que animará muito a estrutura.
Poço decorativo
Mesmo aqueles que não possuem habilidades artísticas especiais e rica imaginação serão capazes de projetar esse jardim de flores. Um poço feito de pneus não requer muito tempo e custos especiais, mas ficará espetacular no paisagismo.
Esse objeto decorativo complementará harmoniosamente a atmosfera aconchegante do pátio de uma casa particular, e o design brilhante da estrutura enfatizará a beleza das flores do jardim.
Para a construção, você precisará de três pneus velhos do mesmo tamanho. Em cada uma delas, em lados opostos, são feitos cortes com faca afiada para inserir mais postes de apoio para o telhado. Os postes podem ser instalados na parte externa dos pneus, o que simplifica muito o trabalho.
As rodas são empilhadas umas sobre as outras para que as ranhuras coincidam. Suportes (geralmente vigas ou vigas) são puxados através deles, que são aprofundados no solo e enterrados. A área sob o poço deve ser nivelada para que a estrutura seja estável.
Com um telhado que lembra um real, o poço parece mais realista. Portanto, é melhor fazê-lo com materiais de cobertura, se algum restou do reparo. Entre as barras, um suporte é instalado sob o teto, como uma barra transversal. Ardósia, ladrilhos de metal, outro material de folha ou placas são fixados nele.
A opção mais fácil é fazer um telhado com rodas de borracha cortadas. Eles pintam o poço em qualquer cor adequada; para decoração, um padrão em forma de alvenaria é freqüentemente usado.
Um par de chá em sua casa de verão
Os conhecedores do conforto do lar vão adorar um jardim de flores na forma de um par de chá. Para isso, serão necessários dois pneus de diâmetros diferentes, que devem ser instalados um em cima do outro - primeiro um pequeno, maior na parte superior, e fixados com parafusos auto-roscantes.
A parte superior do pneu é aparada para tornar a xícara realista e transformada em um pires. Para a alça, são usados acabamentos.
Você pode pintar o jogo de chá nas cores adequadas para isso, por exemplo, vermelho com bolinhas brancas. Uma paleta de azul claro ou rosa irá preencher a paisagem com o espírito provençal do Mediterrâneo. Usando a mesma tecnologia, você pode fazer uma chaleira, mas em vez de uma alça, faça um bico para a chaleira com restos de borracha.
"Princesa Sapo"
Um jardim de flores em forma de um divertido anfíbio será apreciado por crianças, e os adultos não poderão passar pela verde "princesa". Um canteiro de flores em forma de sapo é fácil de realizar; na verdade, até uma criança consegue lidar com ele. Você só precisa de três pneus de borracha, pré-pintados em um tom esmeralda.
Duas rodas são colocadas lado a lado e a terceira é colocada no topo, no centro.
Pedaços de mangueiras velhas e acabamentos de pneus furados podem ser adaptados para os pés. Baldes de plástico podem servir como olhos de uma bela verde, e uma garrafa de plástico é adequada para uma coroa. Se quiser adicionar glamour, pode colar os cílios com uma pistola de cola, pintar os lábios com tinta escarlate e completar a imagem com a flecha da "Princesa Sapo".
Você também pode fazer uma florista interessante com pneus velhos. Para uma aula magistral detalhada sobre como fazer isso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.