Como fazer canteiros de flores e canteiros de flores com as próprias mãos com materiais de sucata?
Nem uma única cabana de verão fica completa sem um canteiro de flores: as flores decoram o pátio e encantam os olhos, uma composição de sucesso é o orgulho dos proprietários. Se você adicionar à beleza das flores um design sofisticado feito de materiais não convencionais, você pode criar obras-primas florísticas únicas que têm a exclusividade de sua ideia. Para fazer isso, você precisa dar uma nova olhada em algumas das coisas que geralmente jogamos no aterro sanitário, ou elas acumulam poeira no celeiro por anos. O que pode ser usado para criar um canteiro de flores original? Vamos tentar descobrir.
Peculiaridades
Um canteiro de flores é uma espécie de moldura para uma imagem de esplendor natural. Até mesmo flores silvestres modestas e cereais, decorados em forma de canteiro de flores, tornam-se uma obra de arte. Vasos e vasos com plantas, instalados no alpendre ou suspensos em vasos, transformam a área de entrada e tornam-na acolhedora.
Muitos jardineiros fazem seus próprios canteiros de flores no jardim. Para deixar um canteiro de flores bonito, ele deve ser decorado de maneira adequada.
Canteiros de flores de jardim são organizados de várias maneiras.
A forma mais comum do canteiro de flores é retangular ou redonda. Flores brilhantes anuais ou perenes são frequentemente plantadas aqui. Esse jardim de flores se destaca contra o fundo de um jardim ou pátio com um ponto florístico brilhante. A técnica para criar esse canteiro de flores é bastante simples. É desenterrado um talhão com o tamanho ou formato desejado, são introduzidos os fertilizantes necessários e plantadas flores, zoneadas para esta área.
Caso a composição do solo não seja adequada para as cores selecionadas, a camada superior do solo é removida, substituindo-a pela desejada.
Um canteiro de flores pode ser desenhado na forma de uma composição de fita longa localizada ao longo do caminho, sendo sua borda natural e fundo. O laborioso processo de substituição do solo será inapropriado aqui. Vale a pena estudar as variedades e tipos de plantas que são adequados para o solo existente. Esse jardim de flores é chamado desconto.
Recentemente, um atributo indispensável da área suburbana de aço jardins ornamentais... As pedras naturais ou naturais são dispostas em uma determinada forma, o solo é colocado entre as pedras e as flores ou coníferas são plantadas. Esta técnica cria um relevo artificial de terreno rochoso (as pedras são os limitadores do canteiro de flores). Rockery é fácil de fazer, mesmo para um iniciante.
A principal condição é o fato de que o canteiro de flores deve ter uma determinada forma e tamanho suficiente para não se parecer com uma pilha de pedras.
Quaisquer plantas ornamentais que os donos da dacha gostem são plantadas em jardins ornamentais.
Colecionadores de raras plantas montanhosas costumam projetar suas plantações na forma slide alpino... Ele difere do rockery pela abordagem da composição do solo e das espécies de plantas para a paisagem alpina natural. Para criar um jardim de pedras, pedras especiais são compradas, as lacunas são cobertas com cascalho fino misturado com solo. Flores ou coníferas em miniatura com sistema radicular adaptado a esse tipo de solo são plantadas nesses bolsões.
Juníperos, arabis e suculentas de cobertura do solo criam raízes bem nesses canteiros de flores.
O tipo favorito de jardim de flores em chalés de verão é mixborder (um jardim de flores com diferentes plantas).Os espécimes altos são colocados no fundo, os baixos no primeiro plano, para que cada planta apareça em toda a sua glória. De acordo com este princípio, os jardins frontais são dispostos em estilos tradicionais de design de terreno. Mixborders decoram a área de entrada e o território adjacente.
Os entusiastas adicionam cor aos canteiros de flores usando os materiais disponíveis, como fazer um canteiro de flores com pneus, uma mala velha ou móveis desatualizados. Mixborders, rockeries são decorados com canteiros de flores incomuns ou definidos como um destaque separado no jardim. Essas composições ocupam pouco espaço e podem ser utilizadas para jardinagem vertical. As trepadeiras são sustentadas por tocos altos especialmente instalados ou troncos pitorescos. Eles são tratados com medicamentos antifúngicos para aumentar sua vida útil.
Layout
Ao começar a criar um canteiro de flores, é necessário fazer um estoque na planta do local, pois o jardim de flores ficará localizado neste local por muitos anos. É necessário ter em consideração a iluminação, os métodos de rega, a presença de relevo natural, a composição do solo, a vegetação e estruturas envolventes. As plantas são selecionadas com base em todos os fatores listados. As plantas são plantadas em um canteiro de flores com os mesmos requisitos de iluminação, acidez do solo e regime de irrigação.
Uma planta resistente à seca ao lado de uma planta que ama a umidade sofrerá com o excesso de água, seu efeito decorativo diminuirá e a aparência geral da composição perderá com isso.
Opcionalmente, a escolha é feita em favor de plantios anuais ou perenes. As plantas anuais florescem linda e vigorosamente, mas exigem cuidado constante para o cultivo de mudas e o plantio anual na primavera. Flores perenes, arbustos ornamentais e coníferas constituem uma estrutura permanente do jardim de flores, mantendo a composição durante todo o período vegetativo.
As flores devem ser selecionadas de acordo com a época de floração, para que o canteiro tenha uma aparência decorativa durante toda a temporada. Ao mesmo tempo, plantas bulbosas de floração precoce são colocadas, elas são substituídas por plantas de períodos de floração de verão, então entram os crisântemos de outono, dálias e gladíolos.
.
O layout de um jardim de flores implica na distribuição das plantas selecionadas pela área do canteiro em uma determinada ordem. As vistas altas são colocadas no fundo (quanto mais perto do primeiro plano, menor é a altura). Eles marcam o lugar de cada planta na planta, levando em consideração o seu crescimento: nos primeiros anos, os espaços vazios podem ser plantados com anuais.
Os paisagistas aconselham o plantio de várias plantas da mesma espécie em um grupo para criar massa no jardim de flores.
Uma única flor não será capaz de criar uma quantidade suficiente de manchas coloridas na composição. O efeito de repetição é frequentemente aplicado (as mesmas plantas são plantadas em vários lugares do canteiro). No planejamento, a cor da folhagem e das inflorescências deve ser levada em consideração: elas devem estar em harmonia entre si em uma área limitada de terreno. Você pode fazer um canteiro monocromático (por exemplo, branco, azul ou rosa, composto de flores da mesma cor).
Como fazer isso?
Os canteiros de flores podem ser simples horizontais, no solo ou verticais. Os canteiros de flores decorativos verticais estão na moda nos últimos anos e são usados quando o espaço é limitado, caso seja necessário decorar uma cerca ou parede de um edifício.
Você pode fazer esses canteiros de flores com suas próprias mãos. Isso levará algum tempo, mas o resultado será agradável por muitos anos. Os designers sugerem o uso de todos os tipos de materiais para decorar arranjos de flores; a maioria desses materiais está disponível em muitas fazendas.
De materiais naturais
O canteiro de flores pode ter uma transição suave para a cobertura de grama natural do local, ou pode ser limitado por uma borda:
- Uma borda simples é feita de cânhamo, pedra natural, seixos. Passo a passo, este processo consiste nas seguintes operações: uma trincheira é cavada ao longo do contorno do jardim de flores, em seguida, uma pedra em forma de parede é colocada nesta vala na altura desejada. Se necessário, as paredes podem ser fixadas com argamassa de cimento.É bom que o material do meio-fio e a cobertura dos trilhos sejam feitos no mesmo estilo. Ao terminar, leve em consideração a cor das pedras. Rockery parece harmoniosamente com caminhos de pedra natural.
- Outro tipo de borda é o seixo ou guarnição de pedra redonda. No rebordo do canteiro, é instalada na vala fôrma com a altura exigida, reforçada com armadura e cimentada. Após a secagem, a parte externa é aparada com pedrinhas, que são plantadas em argamassa de cimento. O interior é preenchido com terra, então as plantas são plantadas.
- Recentemente, o dispositivo de gabiões para a borda do canteiro de flores ganhou popularidade... Neste caso, um bolsão com a altura e largura exigidas é construído a partir de uma rede de reforço; seixos são despejados neste bolsão, que é mantido pela rede. A parte vedada é coberta com terra e plantada com plantas.
- Basta fazer um pote de concreto. Isso exigirá duas bacias de diâmetros diferentes, envolvidas em celofane (uma camada de celofane é necessária para uma melhor separação das formas). Os potes são inseridos uns nos outros, deita-se argamassa de cimento entre eles, após a secagem, os potes são retirados, decorando a forma de concreto desejada. O vaso é decorado com pedras, mosaicos, conchas, areia e pintado com tintas a óleo.
Madeira natural
Se a área não é abundante em pedra, mas há florestas ao redor, é melhor usar cortes de madeira. Para o dispositivo de tal canteiro de flores, remova a madeira do meio do toco, preencha a cavidade com a mistura de solo e plante as plantas. Os tocos são colocados em grupos ou individualmente para decorar o jardim. Possivelmente, no território já haja um toco de uma árvore serrada, e as mãos não estendem a mão para arrancá-lo. Vale a pena escavar o meio do toco e fazer nele um pequeno canteiro de flores.
Depois de alguns anos, o próprio toco apodrecerá com a umidade e a terra, mas por vários anos será a decoração original do local.
Um velho tronco ou tronco pode ser facilmente transformado em um canteiro de flores de fantasia raspando-se o topo. Você obterá uma cavidade retangular adequada para o cultivo de flores. Os tocos também são úteis para criar canteiros decorativos altos. Em termos estéticos, tais canteiros substituirão um canteiro de flores, ao mesmo tempo em que se tornarão uma fonte de beleza e benefícios.
Várias madeiras flutuantes podem se tornar um material para organizar um jardim de flores: sua vida útil é limitada pela vida útil da madeira.
Um vime feito de ramos finos ou vinhas será uma excelente decoração decorativa para um canteiro de flores. A fascinante tecelagem de cerca de pau para o meio-fio pode diversificar o passatempo no inverno, e na primavera só será necessário reforçar as laterais acabadas dos apoios. O interior deve ser forrado com papel alumínio ou outro material durável para evitar que a sujeira entre nas rachaduras. Uma camada de drenagem (cascalho quebrado, argila expandida ou areia) é despejada no fundo. O resto do volume está cheio de terra. Até os vegetais são colocados nessas camas.
Com pranchas de cores vivas, eles fazem canteiros de flores ou cercas de canteiros. A forma e a cor podem ser quaisquer (aquelas que você gosta e se adequam à composição). Por dentro, vale a pena isolar as laterais da umidade, fixando uma película sobre elas, despejando drenagem e terra no restante do espaço. O formato do canteiro pode se tornar uma fonte de inspiração e uma decoração exclusiva do local.
Um jardim de flores em um canteiro de flores em forma de poço decorativo atrairá a atenção especial dos hóspedes e agradará a família.
A madeira é um material versátil. Todas as suas peças são usadas. Não se esqueça da velocidade de decomposição da madeira. Para prolongar a vida útil dos produtos de madeira, a estrutura deve ser impregnada com anti-sépticos e revestida com compostos de óleo (tinta, óleo, cera).
Em uma estrutura de metal
A arte topiária profissional apresentou muitas ideias aos cultivadores de flores para a organização de canteiros de flores. Estes incluem canteiros verticais e canteiros de flores em uma estrutura de metal.
Para realizar tal milagre, você precisa instalar um poste feito de uma estrutura de malha de metal, cobri-lo por dentro com material não tecido preto ou filme preto denso e, em seguida, preenchê-lo com terra, instalar um tubo com orifícios de irrigação no centro . Lá fora são feitos cortes e plantadas plantas. Com o tempo, a folhagem e as flores se juntam e formam uma coluna de floração vertical. Este método é um dos mais difíceis de executar e manter: as flores são difíceis de substituir e a rega.
Permanece após a renovação
Na maioria dos casos, depois de consertar uma casa, um monte de restos de linóleo, restos de ardósia, tijolos, aparas de canos, paletes de materiais de construção, caixas de embalagem permanecem. Tudo isso pode ser levado para um aterro, mas é melhor utilizá-lo como material improvisado para a construção de canteiros de flores.
Caminhos de tijolos são lindamente combinados com canteiros de flores, emoldurados por bordas do mesmo tijolo. Tais meios-fios são dispostos em trincheiras ao longo do contorno do canteiro de flores: a fundação é despejada na fôrma e várias fileiras de tijolos são colocadas na argamassa. A partir desse material, você pode fazer uma cama multinível: o jogo do relevo adicionará decoratividade à composição.
Um canteiro de flores redondo ao redor de uma árvore de jardim tornará a rega e fertilização conveniente, adicionando um efeito decorativo estético às plantações de jardim. Flores e morangos de jardim podem ser cultivados em canteiros próximos ao caule: eles são decorativos e têm frutas deliciosas.
A borda do canteiro é feita de garrafas de plástico e vidro. Você pode argumentar sobre o valor artístico deste material, mas com a execução adequada, composições interessantes são obtidas.
Guarnições de cerâmica devem ser usadas para decorar as superfícies dos caminhos e laterais do canteiro de flores. A base pode ser feita de concreto e decorada com um mosaico de cacos. Fragmentos de louça também podem ser usados. Se desejado, as peças do mosaico são pintadas em várias cores brilhantes com tinta para uso ao ar livre e coladas com elas na parte externa do rabatka.
Objetos de metal são usados como recipiente para o plantio de flores (por exemplo, discos de rodas velhas).
Um projeto de canteiro de flores feito de pneus velhos é tão popular quanto um acabamento de tijolo. Este material tornou-se tradicional: é acessível e relativamente fácil de processar. O pneu é preenchido com terra e plantas são plantadas, a própria superfície de borracha é pintada em uma cor viva ou pintada com padrões. Esses canteiros de flores podem ser colocados em diferentes cantos do local ou agrupados em uma bela composição.
Você pode fazer um cisne ou um burro com restos de pneus, construir um verdadeiro grupo de arte no jardim. Um dispositivo mais complexo perto dos canteiros de flores de pneus de carro com uma borda ondulada.
Uma estrutura feia ou uma cerca monótona é decorada com canteiros de flores verticais feitos de caixas de madeira nos quais vasos de flores são colocados. Antes disso, o fundo e as laterais na altura desejada são dispostos a partir das sobras de linóleo. Então a drenagem e o solo são despejados, as plantas que você gosta são colocadas. Este tipo de decoração tem um aspecto colorido durante o período de floração.
Canteiros suspensos e canteiros de flores feitos de estacas de canos ou calhas ganharam popularidade. Para fazer isso, o tubo é cortado em duas metades no sentido do comprimento. Cada metade é fixada independentemente na parede ou uma estrutura suspensa é criada em cabos de várias calhas paralelas. Flores ou vegetais são plantados nesses vasos peculiares.
Canteiros de flores verticais em qualquer lugar do local podem ser organizados a partir de paletes de construção. Canteiros de flores originais serão uma decoração brilhante do local. No entanto, tais canteiros de flores requerem rega regular e substituição oportuna de espécimes desbotados para preservar seu efeito decorativo. No inverno, essas plantas precisam ser transferidas para salas aquecidas ou limitadas a plantas anuais em crescimento.
Canalizações e utensílios
O encanamento antigo permanece após a reforma. Ela também pode ter uma segunda vida no jardim. Por exemplo, uma banheira velha pode ser pintada externamente com tinta à prova d'água. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo.O resto do recipiente é preenchido com terra de envasamento.
Esse canteiro de flores tem profundidade suficiente para o plantio de quaisquer plantas que tenham um período de floração de um ano.
A composição de trepadeiras e cipós parece incrivelmente bela. Vasos quebrados e bacias velhas devem ser decorados, preenchidos com terra e plantados com um arranjo de flores. A imaginação humana é ilimitada: itens domésticos incríveis são usados no projeto de jardins.
O conjunto de encanamento, coberto com tinta dourada e decorado com thujas, torna-se uma obra de arte (um pouco irônica, mas original). Vale a pena pintar barricas velhas e enferrujadas com beleza e humor e nelas plantar flores ou vegetais para agradar aos olhos e alegrar-se.
Outros remédios populares
Móveis antigos não se tornaram menos populares para arranjar canteiros de flores. Para uma composição de sucesso, vale a pena espionar ideias de designers profissionais copiando-as corretamente em seu site. Caso contrário, você pode obter um depósito de móveis antigos em diferentes partes do jardim.
Os tecnólogos para converter o aparador antigo em um jardim de flores são os seguintes:
- pintamos o gabinete antigo com uma cor viva;
- usamos gavetas como mini canteiros de flores;
- instalamos este canteiro tipo bufê em um local adequado no jardim ou quintal.
Os paisagistas se oferecem para decorar uma sala inteira ao ar livre, decorando objetos antigos em um determinado estilo.
Por exemplo, a estrutura da cama é exposta para o jardim e pintada na cor desejada. Em vez de um colchão, uma caixa de cama é montada. Em seguida, o recipiente é enchido com terra e o lugar do sofá é plantado com flores. Acontece uma foto fabulosa. Vale a pena acrescentar uma cadeira ou uma cadeira velha de madeira à decoração da sala, onde em vez de um assento, é instalado um recipiente com terra e plantadas flores.
Sapatos velhos em uma sala ao ar livre ganharão uma segunda vida. Botas, botas, sapatos devem ser pintados com tinta à prova d'água, colocados em um saco de celofane cheio de terra, plantar flores diferentes: a estante de sapatos de flores está pronta. Se chover, um guarda-chuva virá em seu socorro.
Um canteiro de flores em um guarda-chuva é fácil de organizar usando uma camada de celofane e flores com um sistema radicular raso. Se você tem uma mala velha, também pode usá-la. É claro que esses canteiros de flores duram pouco, mas por algum tempo serão os destaques brilhantes do local.
Como decorar?
As inflorescências brilhantes de plantas por si mesmas são a melhor decoração do canteiro de flores, mas em alguns casos vale a pena organizar a própria moldura do jardim de flores.
Isso deve ser feito de forma a não violar a estética do material de acabamento:
- O melhor é deixar os cortes de madeira na cor natural ou embebê-los com uma tinta de cor, para que a bela estrutura fibrosa da madeira fique à vista.
- Painéis, paletes e caixas podem ser tratados com tinta natural para madeira ou pintados em uma cor específica. A superfície lisa da madeira tratada fica bem em ambas as variantes.
- Banheiras velhas, molduras de concreto de canteiros de flores devem ser decoradas com pedras, mosaicos coloridos feitos de pratos quebrados e ladrilhos de cerâmica, ou pintados com tintas a óleo.
- Plástico e tinta de borracha bem, mas o material flexível não segura bem a camada de tinta (tais superfícies precisam ser tingidas com freqüência ou o design deve ser completamente renovado).
- A pedra geralmente é deixada em uma cor natural; em casos raros, a pintura de elementos individuais é necessária para completar a ideia.
O jardim vive sua própria vida, cresce e muda. Para tais condições, o uso de vasos de concreto, pneus de automóveis, caixas de madeira é adequado. Os vasos de flores podem ser instalados em locais diferentes a cada ano, chamando a atenção para uma parte do jardim e depois para outra. Para decoração, são adequados materiais naturais e trabalhados artisticamente.
Belas ideias de paisagens
Canteiros de flores incomuns no local costumam ser criados a partir de coisas bastante comuns:
- um jardim de flores suspenso feito de bules velhos adorna a descida da escada do jardim;
- o projeto original do velho barco cria um maravilhoso jardim de flores perto da casa;
- uma bicicleta com flores em vasos, pintada com cores vivas e instalada no pátio da casa de campo, vai criar um ambiente único de rua provinciana;
- um riacho de flores sob uma árvore ganha vida com a ajuda de uma velha panela de barro;
- se o terreno de uma casa particular for decorado em estilo country, coletando vários itens da vida camponesa e arranjando-o pitorescamente com bérberis e coníferas, você pode criar uma composição elegante adequada.
O próximo vídeo é sobre como criar um jardim de flores competente.
O comentário foi enviado com sucesso.