Fazendo figuras de jardim com suas próprias mãos: as sutilezas e os segredos da tecnologia
Recentemente, decorar chalés de verão e lotes para residências, especialmente com as próprias mãos, tornou-se uma ocupação e um hobby popular e da moda para muitas pessoas. Isso não é estranho, pois além do objetivo principal - a colheita, muitas pessoas vão ao campo para descansar e se divertir longe do agito da cidade. Por isso, quase todos os proprietários de chalés de verão e lotes de jardim ficam intrigados em criar o ambiente mais aconchegante e confortável, bem como em dar ao espaço um visual esteticamente único.
Mais recentemente, virou moda decorar o local com figuras e pequenas esculturas originais e às vezes engraçadas.
A presença de tal elemento de decoração torna a paisagem do local exclusiva, única e diferente das outras, porque o trabalho de decoração, na verdade, é totalmente um projeto de autor - o que significa que tem um rosto próprio.
Recursos de decoração de jardim
Claro, muitos preferirão comprar figuras prontas, por exemplo, feitas de pedra ou plástico, em uma loja onde uma grande variedade de diferentes personagens de contos de fadas, animais e assim por diante são apresentados. No entanto, é muito mais interessante fazer o trabalho com as próprias mãos. Assim, em cada uma das estátuas, você pode colocar um pedaço do seu amor e, claro, da criatividade. Os materiais disponíveis são adequados para a criação de qualquer estatueta concebida. O processo de “inventar” e “esculpir” seu personagem é sempre muito agradável e fascinante para as crianças. Você pode apresentá-los ao processo criativo.
Existem muitas ideias para a criação de esculturas de paisagem. Esses podem ser seus heróis de contos de fadas favoritos, por exemplo, gnomos multicoloridos, a feroz Serpente Gorynych, o astuto Gato de Botas, o Peixe Dourado ou o Pássaro de Fogo de várias penas. Não há limite para o fluxo da fantasia!
Uma regra importante é que as figuras decorativas devem corresponder ao design do espaço e à aparência da casa. Se houver um pequeno lago no jardim, então o exército de sapos engraçados caberá perfeitamente em seu espaço, e bravos leões de juba dourada, sentados no gramado perto da casa, serão capazes de guardar e guardar a casa. Alguns artesãos estão tão entusiasmados com o processo que uma casa de campo ou jardim de verão se transforma em uma cidade realmente fabulosa.
Do que pode ser feito?
As estatuetas de jardim podem ser feitas com suas próprias mãos a partir de uma variedade de materiais.
De gesso
O gesso é um material popular em estatuetas de jardim e é fácil de usar. Uma das principais condições no trabalho com gesso é que as figuras tenham resistência e resistência à umidade. A precisão na fabricação não desempenha um papel importante. As pequenas figuras, via de regra, são feitas à mão, sem a base e com o uso de qualquer equipamento.
As maquetes, onde é necessário reproduzir partes massivas do corpo ou trabalhar com peças grandes, requerem uma moldura reforçada. Ele atua como um "esqueleto" do produto. O trabalho acabado é fixado à fundação por meio de elementos de pé salientes.
No inverno e no outono, é melhor guardar as figuras de gesso em local seco.
A tecnologia de escultura em si é bastante simples. Uma mistura de gesso diluído com cola PVA é disposta camada por camada, permitindo que cada camada anterior seque.Se desejar, o produto acabado de gesso pode ser pintado e envernizado.
Arame
Para decorar o jardim, você mesmo pode fazer várias formas de arame. Podem ser produtos autossuficientes e elementos decorativos, como suportes para flores, lâmpadas e vasos elegantes. Com a ajuda de um arame, você pode fazer um braseiro decorativo que lembra a imagem de um animal ou personagem, pode ser também pequenos bancos, uma mesa, gazebos em miniatura e muito mais.
Hoje em dia, uma tendência como topiaria, ou em outras palavras, escultura de arbusto de jardim, está ganhando popularidade.
Por exemplo, uma estrutura de arame forte no futuro pode ser coberta de vegetação e ter uma forma crível com um corte de cabelo encaracolado.
De garrafas plásticas
Como você sabe, o plástico é fácil de cortar, pintar e manter sua forma por muito tempo. Um dos produtos mais espetaculares feitos com garrafas de plástico é a palmeira. Além disso, uma planta tropical no meio de um jardim ou casa de verão parece bastante exótica e única. Para fazer este trabalho, você precisa estocar uma grande quantidade de recipientes de plástico em tons de verde e marrom.
Muitas vezes, várias flores, árvores e pássaros são feitos deste material. A tecnologia é muito simples, mas o trabalho acabado parece muito atraente.
Feito de madeira
A madeira é um material único com o qual você pode construir muitas opções para artesanato de jardim. Tendo dominado as técnicas básicas de entalhe e queima de madeira, até mesmo um velho toco de árvore comum pode ser transformado em uma obra de arte. As decorações de madeira parecem naturais e são capazes de transformar até os cantos mais escuros de um jardim ou cabana de verão.
A madeira é acessível e a variedade de suas variedades é muito ampla - pode ser galhos, madeira flutuante velha, tocos, folhas de madeira compensada ou aglomerado. A árvore é muito agradável de trabalhar, fácil de manusear.
É importante lembrar que toda madeira é suscetível ao apodrecimento, por isso requer cuidados e proteção.
Produtos feitos de galhos de bétula têm uma aparência incrivelmente bonita. Mesmo sem tratamento de superfície, a carpintaria ficará muito atraente e, se você pintá-la, poderá estender sua vida útil e torná-la mais resistente.
De cimento
O cimento não pode ser chamado de um material "caprichoso", mas para obter um resultado de alta qualidade e durabilidade do trabalho com ele, você deve seguir uma série de regras e uma sequência clara, em uma palavra, você terá que tentar. Via de regra, para o preparo de uma argamassa de cimento padrão, é necessário misturar cimento, água, areia de construção e cola para ladrilhos (serve para evitar fissuras no artesanato acabado).
O cimento requer secagem de longo prazo. Pode levar de 7 a 10 dias para uma estatueta de cimento endurecer completamente. Para suavizar a rugosidade, use uma lixa ou uma lima.
Ao término do endurecimento da figura, deve-se aplicar um primer, e só então pintar ou envernizar.
Feito de metal
Os produtos de metal são caracterizados principalmente pela alta resistência. Freqüentemente, esses produtos no jardim desempenham não apenas uma função decorativa, mas também prática. Podem ser pequenos bancos forjados, lanternas, estandes de flores com orifícios e muito mais. Via de regra, as pessoas preferem comprar figuras falsificadas nas lojas ou pedir para fazer sob encomenda. Esse prazer é bastante caro, embora se diferencie por sua singularidade e muitas vezes seja obra do autor.
Mas com esforço e imaginação, cavando através dos escombros de antigos materiais de metal improvisados que de alguma forma lentamente se acumulam em cada casa (e ainda mais no campo), você pode construir uma verdadeira obra-prima.
Por exemplo, pregos velhos podem ser caules perfeitos para margaridas ou dentes-de-leão, moedas velhas que se tornaram obsoletas podem servir como penas de um pássaro milagroso ou escamas de um peixe fabuloso.Você pode prender peças de metal com a ajuda da cola Moment, a menos, é claro, que o produto não seja muito grande.
Uma máquina de solda ajudará a processar um produto maciço, mas esse método de fixação requer certas habilidades, mas é a opção mais confiável.
Você pode usar um ferro de solda ou maçarico para unir as peças de metal em miniatura. Para melhorar a aparência decorativa do produto acabado, ele é revestido com uma tinta especial projetada para ser aplicada sobre uma superfície de metal.
Concreto
O concreto é um material a partir do qual qualquer forma e formato podem ser recriados. Muitas ideias com o uso de concreto podem ser implementadas por uma pessoa que ainda não tenha lidado com este material. Vale lembrar que sempre se usa luvas nos trabalhos com cimento ou concreto.
A essência e o princípio de trabalhar com concreto são os mesmos que com cimento. Para dar à figura as dimensões necessárias, o concreto é despejado em bandejas ou formas, deixado para secar e, em seguida, polido e decorado.
Grama artificial
Talvez uma das soluções de jardim mais em voga seja a topiaria. Como mencionado acima, topiaria é uma escultura verde feita de grama artificial ou musgo. O produto é capaz de avivar a paisagem do local, bem como da forma mais natural para se enquadrar na imagem do ambiente.
Fazer topiaria exige muito tempo e esforço. No entanto, com perseverança e paciência, todos podem fazer o trabalho. A maneira mais fácil de fazer figuras ocas é usar uma moldura de metal, que pode ser facilmente adquirida em qualquer loja de jardinagem. A moldura tem a forma de uma treliça com folgas suficientes para permitir o acesso ao interior. Uma mistura de solo com turfa ou musgo é colocada no "núcleo" da estrutura metálica.
Preenchendo o interior da moldura com um substrato, é necessário criar pequenas depressões, onde posteriormente serão plantadas as culturas da sua escolha.
De pedra
O material mais simples e barato para decorar o seu jardim ou casa de campo são as pedras comuns. A partir de pedras de diferentes tamanhos e formas, você pode criar as composições mais inusitadas. Muitos de nós, voltando para casa das férias de verão, não podemos levar nem mesmo uma pequena braçada de pedras do mar que estão na caixa "longa", apenas ocupando espaço. Apenas seixos do mar seriam um ótimo material para qualquer embarcação.
A partir dessas pedras, é possível traçar um caminho luminoso, vários mosaicos, colocar pedras multicoloridas com as inscrições dos nomes dos proprietários da casa de campo, fazer uma pequena fonte de pedras feita em casa e muito mais.
De materiais de sucata
O que designers autodidatas não usam para refinar sua casa de verão favorita. Pode ser quase tudo que estiver à mão: xícaras, garfos, colheres e pratos velhos, regadores, carros e carrinhos obsoletos, pneus, sacos plásticos, pregos e assim por diante. A lista pode continuar indefinidamente.
De pneus de carro
Acontece que você também pode criar verdadeiras obras de arte com pneus de carros velhos. A borracha é um material durável, resistente às mudanças de temperatura e ao aumento da umidade. As decorações de paisagem mais populares com pneus de carro são canteiros de flores caseiros, figuras de vários animais, caixas de areia, balanços e assim por diante.
Ao trabalhar com pneus, o seguinte conjunto de ferramentas é usado com mais frequência: serra de vaivém, faca, furadeira elétrica, retificadora e serra de metal. A borracha é bastante flexível e fácil de manchar.
isopor
Polyfoam é fácil de processar e não pesa quase nada - esses são os pontos-chave que um decorador iniciante de uma casa de veraneio deve saber. Por isso, cada estatueta feita com este material deve ser fixada ao solo com uma argamassa de cimento.Poliespuma, via de regra, pode se deteriorar com a interação com a acetona e o dicloroetano. Porém, trabalhar com ele é fácil e agradável. Os detalhes da estatueta de espuma aderem perfeitamente uns aos outros e a forma pode ser plana e volumosa.
Formas populares
A forma certa para fazer figuras é a chave certa para o sucesso. Por falar em figuras de enchimento, em primeiro lugar em termos de praticidade e comodidade são os moldes ou moldes de silicone, cuja principal vantagem é a fácil separação do produto embalado do próprio molde. Isso é mais relevante quando se trabalha com argamassa de gesso. Além disso, em alguns casos, é necessário usar câmaras de secagem especiais, se estamos falando de figuras em grande escala.
Mas, na maioria dos casos, são os meios improvisados que são usados como moldes para o enchimento do futuro produto. Veja, por exemplo, a figura de gesso mais simples e popular, o cogumelo. Você pode pegar uma garrafa de plástico cortada como uma perna e uma tigela pequena ou prato comum para encher a tampa.
Os estênceis são usados para fazer figuras planas.
Tecnologia de trabalho
Muitos proprietários de chalés de verão têm uma escultura de um cachorro ao lado da casa. Um amigo fiel sempre protegerá sua casa de problemas e agradará aos olhos, além disso, 2018 é o ano do cachorro, portanto acredita-se que a presença de uma escultura de animal no jardim ou no campo é especialmente favorável para o carma de espaço.
O que se segue é um pequeno passo a passo uma master class sobre como fazer um cachorro, onde o material principal são bolsas comuns (de preferência densas) de qualquer cor.
- Formamos o corpo do cão com espuma de borracha e o cobrimos com tecido. Costure as orelhas e a cauda com os mesmos pedaços de tecido.
- Dos sacos cortados em tiras, fazemos makhrushki (deve se parecer com uma franja).
- Depois, partindo da parte de trás, em direção à cabeça, costuramos a armação de espuma de borracha do cachorrinho com tiras cortadas com franjas.
- Costure no nariz (pode ser cortado de tecido ou couro).
- Costure nos olhos frisados.
- Decoramos o cão com laços ou uma coleira.
Exemplos e opções de sucesso
Como ficou claro no artigo, o trabalho de fazer estatuetas para o jardim com as próprias mãos é todo um processo criativo, onde não há limite para a perfeição.
Abaixo estão alguns trabalhos bem-sucedidos feitos por você.
Você pode aprender a fazer um gato fofo de gesso com suas próprias mãos no vídeo a seguir.
Bonitas estatuetas.
O comentário foi enviado com sucesso.