Regras para a seleção de geotêxteis para caminhos de jardim
O arranjo dos caminhos do jardim é uma parte importante do paisagismo do local. Todos os anos, os fabricantes oferecem cada vez mais tipos diferentes de revestimentos e materiais para esse fim. O artigo se concentrará no material agora popular para caminhos de jardim - geotêxtil.
Especificidade
O geotêxtil (geotêxtil) realmente se parece muito com um pano de tecido na aparência. O material consiste em muitos fios e cabelos sintéticos fortemente comprimidos. O geofabric, dependendo da base em que é feito, é de três tipos.
- À base de poliéster. Este tipo de tela é bastante sensível aos efeitos de fatores naturais externos, bem como de álcalis e ácidos. Sua composição é mais ecológica, mas os geotêxteis de poliéster são menos duráveis em operação.
- À base de polipropileno. Esse material é mais resistente, é muito durável. Além disso, não é suscetível a mofo e bactérias putrefativas, fungos, pois tem propriedades de filtrar e remover o excesso de umidade.
- Baseado em vários componentes. A composição deste tipo de tecido inclui vários materiais recicláveis: resíduos de viscose ou artigos de lã, materiais de algodão. Esta versão do geotêxtil é a mais barata, mas em termos de durabilidade e resistência, é inferior aos outros dois tipos de tela. Devido ao fato de que o material contém substâncias naturais, o geotêxtil multicomponente (misto) é facilmente destruído.
Variedades
De acordo com o tipo de produção do tecido, o material é dividido em vários grupos.
- Perfurado por agulha. Esse material é capaz de fazer passar água ou umidade ao longo e através da teia. Ao mesmo tempo, o entupimento do solo e as inundações extensas são excluídos.
- "Doronit". Este tecido tem boas propriedades de reforço e um alto grau de elasticidade. Esse geotêxtil pode ser usado como base de reforço. O material tem propriedades de filtragem.
- Conjunto de aquecimento. Este tipo de material tem uma filtração muito baixa, pois se baseia em fios e fibras que se fundem firmemente entre si.
- Tratamento térmico. No cerne de tal tecido estão fibras fundidas e, ao mesmo tempo, altamente comprimidas. O geotêxtil é muito durável, mas não tem propriedades de filtração.
- Construção. Capaz de passar água e umidade de dentro para fora. Mais frequentemente usado para vapor e impermeabilização.
- Tricô com costura. As fibras do material são mantidas juntas com fios sintéticos. O material é capaz de passar bem a umidade, mas ao mesmo tempo é relativamente de baixa resistência e fracamente resistente a influências externas.
Aplicação no local
Geotêxteis são colocados em trincheiras preparadas. Ajuda a fortalecer o passadiço e evita que ladrilhos, gravilha, pedra e outros materiais afundem.
Vamos considerar a ordem de trabalho.
- Na primeira fase, os contornos e dimensões da pista futura são marcados. Um aprofundamento de 30-40 cm é escavado ao longo dos contornos.
- Uma pequena camada de areia é colocada no fundo da vala cavada, que deve ser bem nivelada. Em seguida, uma folha de geofabric é aplicada à superfície da camada de areia. O material deve ser colocado na vala de modo que as bordas da lona se sobreponham às inclinações do recesso em cerca de 5-10 cm.
- Nas juntas deve ser feito um recobrimento de pelo menos 15 cm, podendo o material ser fixado com grampeador ou por costura.
- Além disso, a pedra britada fina é derramada sobre o material geofabric colocado. A camada de pedra britada deve ter 12-15 cm, também é cuidadosamente nivelada.
- Em seguida, outra camada de geotêxtil é colocada. Uma camada de areia com cerca de 10 cm de espessura é derramada sobre a tela.
- Na última camada de areia, a cobertura da pista é colocada diretamente: pedras, ladrilhos, cascalho, seixos, guarnições laterais.
Os especialistas recomendam colocar apenas uma camada de geotêxtil se o caminho for coberto com uma camada de seixos ou cascalho. Esses materiais são leves e não contribuem para o assentamento intensivo de toda a estrutura.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do material incluem as seguintes características.
- Os caminhos do jardim e os caminhos entre os canteiros se tornam mais duráveis, resistentes à erosão e à destruição. Eles serão capazes de suportar tensões mecânicas e tensões muito maiores.
- A cama evita que as ervas daninhas cresçam no pavimento.
- O geotêxtil ajuda a fortalecer o solo nas áreas de declive.
- Dependendo das propriedades de um determinado tipo de teia, com a ajuda do geofabric é possível obter propriedades de filtração de umidade, impermeabilização e drenagem.
- Impede o afundamento da pista, pois as camadas de areia e cascalho são impedidas de afundar no solo.
- A tela é capaz de manter um nível ideal de transferência de calor no solo.
- Instalação bastante simples e fácil. Você pode até instalar a pista por conta própria, sem o envolvimento de especialistas.
Não sem suas desvantagens.
- Geotêxteis não toleram luz solar direta. Isso deve ser levado em consideração ao armazenar o material.
- Tipos de tecido de alta resistência, como geotêxteis de polipropileno, são relativamente caros. Pode ir até 100-120 rublos / m2.
Dicas de Seleção
- O tipo de geotêxtil mais durável é uma tela feita à base de fibras de propileno.
- Tecidos que contêm algodão, lã ou outros componentes orgânicos se desgastam mais rapidamente. Além disso, esse geotêxtil praticamente não desempenha funções de drenagem.
- Geotêxteis variam em densidade. Adequada para traçar caminhos no país é uma tela com densidade de pelo menos 100 g / m2.
- Caso o local esteja localizado em área com solo instável, recomenda-se o uso de geotêxtil com densidade de 300 g / m3.
Para que após o trabalho não haja muito excesso de material aparado, é aconselhável decidir com antecedência sobre a largura dos trilhos. Isso permitirá que você selecione o tamanho correto do rolo.
Para obter informações sobre qual geotêxtil escolher, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.