Como fazer uma fonte com as próprias mãos?
Um raro residente de verão não procura decorar seu site. Canteiros de flores, caminhos, cercas - tudo é decorado e melhorado. Os reservatórios são uma das opções de ganha-ganha para enobrecer o espaço. Lagoas e fontes são o que sempre chama a atenção e delicia.
Seleção de assento
Se não houver reservatório pronto no local, você deve, antes de tudo, escolher o local certo para ele. Existem diretrizes e regras para isso.
- É necessário que a fonte esteja parcialmente à sombra, então a água não florescerá sob a influência da luz solar.
- Árvores grandes devem crescer a alguma distância do reservatório, pois no caso de crescimento rente, a impermeabilização pode ser danificada por raízes poderosas. Além disso, devido à queda das folhas, o conteúdo da fonte ficará obstruído com folhas e galhos.
- Se você escolher um modelo de jato de tinta, não deverá instalá-lo perto de sua casa. Salpicos podem danificar a pintura e o gesso das paredes.
- É indesejável colocar um corpo d'água em uma área com declive. É melhor escolher uma planície, então o ar ficará saturado de umidade e a água subterrânea poderá ser direcionada na direção certa.
- O local deve ser tal que a fonte seja perfeitamente visível de qualquer ponto da casa. É ótimo se a água borbulhar perto do mirante ou da área de recreação.
A maioria das fontes é alimentada por eletricidade, então deve haver uma tomada próxima ao reservatório.
Caso contrário, você terá que começar a instalar o cabo, o que aumentará significativamente os custos e a necessidade de um isolamento cuidadoso dos fios.
O que é necessário para criar?
Fontes diferentes exigirão materiais e ferramentas diferentes. Se os planos incluírem a construção de um pequeno reservatório, então a tigela pode ser instalada em qualquer adequada para esse fim. Se houver um desejo de fazer algo mais ambicioso, você terá que cavar um buraco na fundação.
Além do mais, as fontes diferem em seu design. Eles podem estar fluindo e circulando. Para instalar o primeiro, você precisará de um poço ou rede de água e rede de esgoto. A água fluirá para cima em um riacho, após o qual cairá e irá para o esgoto. Você pode beber dessa fonte. Para equipá-lo, você precisa de uma pequena tigela e um cachimbo para o abastecimento de água.
Quanto aos modelos de circulação, a água neles se move em um círculo. É para isso que serve a capacidade. A água é levantada com uma bomba, pulverizada com um bico especial para cima e para o lado, após o que a pulverização é novamente coletada no tanque. No caso de tal arranjo, a água não precisa ser constantemente fornecida. Terá de ser reabastecido sistematicamente, uma vez que uma determinada parte será borrifada na tigela ou evaporará com o calor, mas não será necessária uma substituição completa. Para equipar tal fonte, você definitivamente precisará de uma bomba, uma tigela e um bico para borrifar água.
As fontes com um desenho complexo na maioria das vezes decoram parques e praças, mas às vezes também são instaladas em chalés de verão de uma grande área. O abastecimento de água em tais estruturas pode vir de um elemento decorativo, por exemplo, da boca de um peixe ou de uma jarra de uma menina. Para a confecção das estátuas que adornam as fontes, é utilizada uma pedra especial - concreto polimérico. É muito durável, confiável e resistente a temperaturas extremas. As estátuas são leves e servem por muito tempo sem perder suas qualidades originais. Eles não apodrecem, não são suscetíveis a mofo e bolor e não se deformam. A fabricação dessas fontes requer conhecimentos, ferramentas e experiência especiais no trabalho com o material.
Portanto, é melhor entrar em contato com empresas que fabricam tais estruturas.
Preparação da tigela
Ao decidir criar uma fonte sozinho, você precisa fazer a escolha certa do recipiente para ela. Você mesmo pode criar.
Se um grande reservatório for planejado, será necessário cavar um fosso. É importante não só fazer a fossa com a profundidade necessária, mas também retirar dela tudo o que torna a superfície heterogénea - pedras, raízes, etc. O fundo desta fossa deve ser equipado com uma fundação para que a futura estrutura seja estábulo. As paredes laterais são reforçadas com alvenaria. A próxima camada será para esticar o fundo e as paredes com um filme de polietileno para que a água não entre no solo. Você pode tirar o filme barato de costume, mas a fonte vai durar no máximo 2-3 anos. Existe um filme especial para piscinas. Se você usá-lo para equipar a tigela da fonte, a vida útil da estrutura será muito mais longa. Deve-se notar que o preço deste filme é muito mais alto do que o normal.
Para tornar as costuras suficientemente firmes, elas são tratadas com silicone resistente ao gelo. Se a fundação for de concreto, não será necessária uma camada de filme. No entanto, uma base de concreto é a mais cara, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro. Além disso, requer o equipamento de uma camada impermeabilizante de alta qualidade.
A base deve ser enterrada abaixo das passagens do nível do solo. Desta forma, pode-se evitar a sujidade ao redor da tigela. É melhor se houver uma borda de 10-12 cm de altura ao redor da tigela. É revestido de pedras ou entulho. É bom equipar o bebedouro com dreno de emergência para que a água não ultrapasse o nível exigido.
Você não precisa fazer uma tigela com a base e o filme, mas simplesmente cavar um buraco e colocar um tanque pronto nele. Mas apenas se a fonte não for planejada para ficar muito funda no solo. Qualquer que seja o material para fazer a tigela, o principal requisito para ela é a força e a resistência a temperaturas extremas.
Assim que a tigela estiver pronta, você pode despejar água nela. HObserve que quanto mais leve o tanque tiver, mais frequentemente ele precisará ser limpo.
Qualquer contaminação é perfeitamente visível no branco e outras cores semelhantes.
Arranjo da fonte
Depois que a tigela estiver preparada, você precisará instalar a bomba. Nem todo modelo é adequado para organizar uma fonte. Existem produtos nos quais os filtros são integrados imediatamente. Eles são mais caros, mas muito mais convenientes de usar.
Para instalá-lo em casa, você precisará fazer o seguinte:
- coloque em uma tigela;
- fixar com segurança, excluindo a possibilidade de movimento;
- encher com água;
- realizar trabalhos preparatórios (são indicados no manual de operação);
- ligar.
A potência das bombas pode ser diferente. Depende da altura do jato de água. Às vezes, bicos são incluídos com a bomba, os quais podem ser alterados e, portanto, a pressão e o abastecimento de água podem ser ajustados.
A bomba é alimentada por uma rede elétrica de 220 V. Alguns modelos são movidos a energia solar. Cada bomba é feita hermeticamente selada, de modo que um curto-circuito é excluído. Mas é melhor se houver um dispositivo de corrente residual (RCD).
Apenas os modelos de bomba submersível são adequados para organizar a fonte.
Com uma lagoa
Além dos componentes principais (bomba e tigela), a fonte pode ser decorada com vários elementos adicionais. Isso inclui:
- pulverizadores de água;
- bocais;
- reguladores de fluxo de água.
Várias combinações dos elementos listados permitem que você crie efeitos incrivelmente bonitos. É possível mover a fonte em torno de seu eixo ou fornecer água com vários graus de intensidade. Bicos únicos podem ser instalados ao redor do perímetro, o que lançará jatos de água verticalmente ou em um ângulo para o centro. Você pode criar pulverizações em camadas configurando o fornecimento de água em diferentes alturas.
O efeito original é a formação de bolhas na tigela de água. Isso se deve à instalação do bico. Na maioria das vezes é um bico de gêiser. Popular entre os residentes de verão e spray "rabo de peixe". Eles são freqüentemente instalados em vários, especialmente em tigelas grandes e profundas.
A luz de fundo é a parte mais original. Os focos resistentes à água são perfeitos para isso. Há também uma faixa de LED à prova d'água em uma variedade de cores. Colocando-o ao longo do perímetro da tigela, você pode obter um efeito visual impressionante.
Recentemente, as baterias movidas a energia solar se tornaram muito populares. Durante o dia, eles o acumulam e, com o início do crepúsculo, são ativados e participam da luz de fundo.
Podem ser instalados em focos voltados para a fonte.
Sem lagoa
Não há tantas fontes sem reservatório, pois a água deve se acumular em algum lugar. Uma tigela (profunda ou rasa) funciona melhor para isso. No entanto, as opções localizadas próximas aos sistemas de abastecimento de água e esgoto não exigem um tanque. A água os deixa diretamente no esgoto. Se a água da torneira permitir, você pode beber dessa fonte.
Uma desvantagem significativa dessa modificação é o alto consumo de água, pois ela não é coletada em nenhum lugar e não circula.
Uma opção interessante de fonte de jardim é o modelo com pedras e seixos. Requer uma minibomba (pode-se usar a mais barata e de baixo consumo) e não precisa de reservatório. Você só precisa de uma tigela ou balde grande e profundo, pedras grandes, vários tijolos, um tubo de plástico 20-30 cm acima da capacidade e uma malha de metal, com o tamanho de um círculo coincidindo com o perímetro da tigela. Uma madeira flutuante resistente é adequada para decoração.
No fundo do tanque, você precisa colocar uma bomba e conectar um tubo a ela para que forneça água para cima. Em seguida, reforce o fundo com tijolos, fixando-os em uma borda curta, ou seja, também na vertical. Coloque uma tela de metal por cima, traga o cachimbo até a parede do recipiente.
Coloque pedras na superfície da grade e fixe o nó com elas (deve estar no mesmo lado de onde o tubo é retirado).
Em seguida, o mais discretamente possível, você precisa prender a mangueira a um pedaço de madeira, dando-lhe um formato semelhante a uma torneira. Você pode ligar a água. Ele vai para as pedras, é coletado em recipientes e bombeado novamente.
Existem muitas opções para essas fontes, e a maioria delas são extremamente orçamentárias. Eles são feitos de pneus de carro, vasos de flores feitos de argila resistente, tigelas de pedra, aquários antigos e até bacias e bandejas de esmalte. Recebendo uma nova vida, esses itens encantam seus proprietários por muito tempo.
As fontes interiores em estilo asiático têm um aspecto incrivelmente elegante. O princípio de sua criação é quase idêntico ao descrito acima, mas a água sai do "tronco" do bambu, dentro do qual está instalada uma fina mangueira de borracha ou plástico. Quanto menor e mais limpo for o recipiente, menores devem ser os seixos para decoração. Se o tamanho da tigela permitir, você pode colocar um bico tipo rabo de peixe no tubo, então a água não irá fluir para fora, mas espirrar lindamente. A baixa potência da bomba não permitirá que o jato bata com muita força.
Vários vasos de flores de tamanhos diferentes farão uma grande fonte de jardim em cascata. O recipiente com o maior diâmetro torna-se a tigela. As demais são instaladas de forma que a água de uma panela desça em cascata para outra. Recomenda-se escolher todos os componentes da composição em uma tonalidade para que o conjunto fique harmonioso.
Um orifício é feito no fundo de um dos recipientes grande o suficiente para permitir a passagem da mangueira. O princípio do dispositivo é o mesmo - a bomba está na parte inferior, um tubo é conectado a ela. Tijolos ou paralelepípedos grandes fixam a posição da bomba, a malha mantém a própria estrutura. O primeiro nível é a "tigela" da fonte, o segundo é um pote com um diâmetro menor. O terceiro nível da cascata é um tanque com uma altura maior ou dois tanques empilhados um em cima do outro.
A água escorre do terceiro "andar" da fonte, desce para o segundo e só então para uma tigela decorada com pedras ou grandes vidros multicoloridos.
Como fazer uma fonte com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.