Caixas de lenha para uma residência de verão: variedades e regras de uso
A lenha é sempre necessária para uma residência de verão, com a ajuda deles você pode aquecer a casa e preparar um churrasco. A lenha ocupa muito espaço, não gosta de umidade, é necessária uma fornalha para armazená-la (depósito, pilha de lenha). Vamos tentar descobrir o que são e como usá-los.
Peculiaridades
Eles armazenam lenha por muito tempo e precisam armazená-la em algum lugar; para isso, constroem uma fornalha. Se você tentar, o design se tornará não apenas útil, mas também bonito. Troncos bem empilhados em uma atraente pilha de lenha estão em harmonia com a casa de verão e criam um ambiente aconchegante e calmo, longe da agitação da cidade.
Certos requisitos são impostos a uma fornalha confiável e completa:
- o volume da estrutura deve ser feito com margem, pois deve haver livre acesso às toras;
- a estrutura precisa de ventilação, se a madeira estiver úmida terão que secar de forma natural;
- a fornalha é construída de forma que seu conteúdo seja protegido de forma confiável contra a precipitação;
- para evitar inundações, é melhor colocar a pilha de lenha em uma área alta;
- para que a água saia do telhado sem obstáculos, a superfície deve ser inclinada e sobressair da parede em 30 cm;
- deve haver apenas um piso de madeira na pilha de lenha, levantado alguns centímetros da superfície do solo;
- se você tiver que usar lenha com frequência, eles devem estar à mão;
- cada proprietário sabe onde é mais conveniente para ele instalar um fogão a lenha: próximo a um balneário, uma cozinha de verão ou em uma área de lazer com churrasqueira fixa.
- a pilha de lenha deve parecer impressionante e sustentar a paisagem suburbana original.
Vantagens e desvantagens
Se a lenha é necessária para uma residência de verão, deve haver um local para armazená-la. Nesse caso, você não pode prescindir de um criador de madeira, e sua presença no local já é uma vantagem por si só. Uma variedade de designs e materiais torna possível escolher a única estrutura de lenha necessária para um determinado local. Considerando cada modelo, é melhor saber com antecedência todos os seus prós e contras.
A vantagem de uma pilha de lenha fixada ao prédio é a economia, pois você terá que construir uma parede a menos, e a lenha se tornará um isolamento adicional para a própria casa. O aspecto negativo deste projeto é a inflamabilidade, especialmente se a casa for de madeira.
Com uma junta de má qualidade com uma casa, a água pode vazar entre os edifícios e a umidade afetará adversamente a parede adjacente do edifício.
Uma fornalha independente tem suas vantagens. Sem ficar preso à casa, você pode escolher o melhor local para ela no site. Deve ser em uma colina, do lado ventoso e fora da luz solar direta. Nesse galpão de madeira, as toras ficarão bem preservadas.
Uma estrutura de madeira é a mais orgânica para uma casa de veraneio, e seu preço é inferior ao de uma pedra. Mas a árvore se deteriora com o tempo devido às condições climáticas e precisa de cuidados. A estrutura de pedra e tijolo tem muitas vantagens: essa fornalha é confiável e durável. As desvantagens incluem o alto custo do material e a necessidade de instalação de uma fundação caso a pilha de madeira pressuponha a presença de paredes. A estrutura de metal é muito robusta, mas corrosiva. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens, ao construir uma fornalha, elas devem ser levadas em consideração.
Variedades
As queimaduras de madeira diferem no material de que são feitas, na aparência, no tamanho e na localização.
Por localização
Muitas vezes, as pilhas de lenha são anexadas a um balneário, galpão, cozinha de verão ou outras dependências. Mas eles podem se alinhar separadamente. Tipos de fogões a lenha portáteis geralmente não têm um lugar permanente e se movem conforme necessário, eles podem estar na rua ou em casa.
A opção mais fácil é anexar uma pilha de lenha a uma casa de campo ou a uma construção agrícola. A lenha deve ser facilmente acessível, então um banheiro ou cozinha geralmente se torna uma parede adjacente com uma fornalha. NSloho, se os edifícios são de madeira, os besouros que vivem nas toras tornam-se uma ameaça para a parede adjacente.
Antes de colocar uma pilha de madeira, a lateral da construção deve ser tratada com uma solução de pragas e colocada com folhas de metal. A fornalha deve ter um telhado e um piso. A presença das restantes paredes é determinada pela vontade do proprietário.
A pilha de lenha, construída no lado norte da casa de campo, servirá como isolamento adicional ao edifício residencial.
Uma bela fornalha com toras bem dispostas vai decorar o local, e uma estrutura rústica com uma pilha espontânea de lenha, ao contrário, vai estragar a vista frontal, é melhor escondê-la de olhares curiosos.
Para uma grande quantidade de lenha, é construída uma pilha de lenha estacionária independente. Um edifício com custos mínimos (cobertura) é erguido em forma de cobertura sobre pilares com travessas, mas mesmo nesta versão o piso deve estar presente. Para proteger a lenha de chuvas oblíquas e montes de neve, eles constroem três paredes de tábuas, entre as quais são deixadas grandes lacunas para a circulação de ar. A presença da quarta parede e portas transforma a pilha de lenha em um galpão capital.
Um fogão portátil a lenha é usado em salas próximas a lareiras, em áreas de lazer próximas a fogões com churrasqueiras. Muitas vezes é feito de materiais decorativos e é um elemento de design. Ao mesmo tempo, uma pilha de lenha portátil deve ser leve, pois serve como meio de levar lenha do galpão para uma fogueira.
Por material de fabricação
A fornalha pode ser encomendada aos mestres e transformada em uma obra de arte, ou você mesmo pode fazê-lo usando meios improvisados. Tudo depende do objetivo e dos investimentos financeiros neste projeto. O material para construção também é selecionado de acordo com o projeto.
A madeira é um material amigo do ambiente. É fácil trabalhar com ele, e se você tentar, poderá criar um belo e sólido galpão de madeira, em harmonia com o ambiente natural. Barras, compensados, tábuas - tudo deve ser tratado com impregnações resistentes ao fogo e antifúngicas, só depois de estarem aptas para o trabalho.
A fornalha de lenha tem uma aparência agradável e aconchegante, mas precisará de manutenção periódica.
Em termos de atendimento, a pedra e o tijolo ganham. Eles são duráveis, confiáveis e resistentes à precipitação atmosférica. Destes, você pode projetar uma mini-casa, estilizada como o resto dos edifícios no local. Mas esse projeto exigirá mais investimento do que madeira. Outros materiais confiáveis e baratos, por exemplo, um bloco de espuma, ajudarão a reduzir o custo dele.
Um bonito edifício colorido pode ser construído em policarbonato. O material não é adequado para paredes, pois "não respira", mas é bastante aceitável para um dossel.
O metal é usado para a construção de um depósito de madeira apenas como uma moldura. É tratado com agentes anticorrosivos. Estruturas com participação de metal forjado parecem espetaculares.
Edifícios incríveis são feitos de materiais combinados. Madeira, pedra, tijolo e elementos forjados combinam bem uns com os outros. Qualquer um deles pode ser combinado para construir uma fornalha.
Projeto
Uma vez nas aldeias, eles não filosofaram sobre a construção de pilhas de madeira - a construção de tábuas mais simples e conveniente agradava a todos. Hoje, para muitos, a dacha não é tanto um jardim quanto um lugar de descanso, e a atitude em relação a ela tornou-se correspondente.Uma bela fachada de um edifício, anexos em forma de cabanas de troncos ou estruturas de pedra estética, projeto paisagístico do território - tudo isso pressupõe uma pilha de lenha de pedra ou uma casa de troncos, conveniente e eficaz. Para criar essas belezas, projetos inteiros estão sendo desenvolvidos. As fotos mostram o melhor deles.
- O proprietário combinou a cerca com a fornalha em uma única estrutura. O resultado é uma estrutura bonita, prática, ergonômica e ecologicamente perfeita.
- Um exemplo de pilha de lenha presa a uma casa e destinada a uma pequena quantidade de lenha. Possui uma estrutura conveniente, dividida em células. A lenha é colocada em uma fileira, o que permite que você pegue literalmente todas as toras.
- Um galpão original de metal redondo, dividido em seções. Contém uma pequena quantidade de madeira, por exemplo, para churrasco. Adequado para estilo loft de alta tecnologia.
- A fornalha é disposta na forma de favos de mel. A lenha é empilhada de forma organizada e estética, com fácil acesso a cada uma delas.
- Um layout extraordinário de lenha, é uma pena que a estética seja violada ao usar.
- Caixa de fogo, feita em forma de cortes de troncos. Ele se encaixa muito organicamente na paisagem natural.
- A pilha de lenha, disposta em forma de casas, torna-se um verdadeiro objeto de arte do street design.
- Modelo simples e ao mesmo tempo extravagante para uso interno.
- O item portátil é uma obra de arte feita de metal forjado.
- As pilhas de lenha envolvidas no projeto paisagístico são pequenas formas arquitetônicas de decoração de ruas.
- Um conjunto de lareira de ferro forjado peculiar, bonito, feito com grande imaginação. A fornalha está sob a churrasqueira.
Dicas de Seleção
Antes de escolher um fogão a lenha, você deve encontrar um local conveniente para isso, decidir a quantidade de lenha que ficará nele.
Volume
Para uma casa de verão, serão necessários pequenos troncos, portanto, o galpão de lenha será pequeno. Uma pequena quantidade de material tornará a estrutura mais cara, com uma bela decoração.
Para uma casa de banhos ou uma cabana de inverno, aquecida a lenha, a fornalha é superdimensionada, mas confortável, protegendo-a da chuva e da neve. Isso significa que, além do telhado, deve ter pelo menos duas ou três paredes.
Localização
A escolha de um projeto de depósito de madeira depende de onde ele terá que estar. Ao procurar um local adequado, você precisa considerar os seguintes pontos importantes.
- A lenha será entregue por viatura, e após o descarregamento deverá ser colocada na fornalha. Se você não quiser arrastar manualmente as toras por toda a área, o local de armazenamento deve coincidir com o local de descarga.
- Grandes galpões de madeira projetam sombras, isso deve ser levado em consideração e a estrutura não deve ser colocada perto do jardim. Em uma área pequena, a pilha de lenha deverá ser fixada na casa.
- Ao iniciar a construção, é melhor encontrar imediatamente um terreno plano do que nivelá-lo.
- Uma fogueira, construída em uma planície, será inundada durante as estações de precipitação.
- Pequenas pilhas de lenha são instaladas na área de lazer a uma distância segura da churrasqueira ou do fogão.
- É melhor esconder uma fornalha feita de sucata atrás da casa de olhares indiscretos, e belos produtos, forjados ou de pedra, podem ser dispostos em um local visível.
- As pilhas de lenha de rua, mesmo as pequenas, são notavelmente diferentes das de interior. Estes últimos são instalados no interior junto ao recuperador ou lareira. É importante que eles combinem com o design de interiores.
Projeto
Conhecendo o volume e a localização, você pode proceder à escolha do design. Qualquer um deles deve ter telhado e piso. O piso é elevado a uma curta distância do solo. As paredes são construídas de um a quatro (opcional). É importante que não sejam surdos, tenham fendas para a circulação do ar, mas ao mesmo tempo protejam o edifício das intempéries. Às vezes, as pilhas de lenha parecem gazebos. Para uma grande quantidade de lenha, são construídas estruturas seccionais longas.
Depois de escolher um design, você pode determinar o material.Normalmente coincide com outros edifícios e mantém a aparência geral do local e da casa.
Como usar?
Tudo fica claro com os recuperadores de calor em miniatura - coloque as toras em uma fileira e use-as. A fim de manter adequadamente a lenha em um grande edifício, você precisa saber como armazená-la e as complexidades do uso de uma pilha de lenha.
- Uma grande fornalha é dividida em seções para que a lenha não fique muito apertada e seja bem ventilada.
- As toras devem ser dispostas de forma que as úmidas não bloqueiem o acesso à madeira seca.
- A estrutura quadrada deve ser delimitada no centro por uma passagem que confina com a parede oposta. Isso facilitará o acesso à madeira e melhorará a circulação do ar.
- Em estruturas retangulares e estendidas, o acesso à lenha deve ser feito pelos dois lados - dessa forma, será mais intensamente soprado com ar. Nessas pilhas de lenha, você pode empilhar até oito cubos de lenha.
- Se não moram constantemente no campo, e o local não tem banho, será necessária uma pequena fornalha, para alguns cubos, não mais.
- Uma casa aquecida com sauna exigirá um suprimento impressionante de lenha. A pilha de lenha terá que ser construída em seções longas. Para que não seja larga, as dimensões são aumentadas devido à altura de até dois metros. As toras devem ser ventiladas, para que não fiquem sob o teto, e é fácil para uma pessoa com uma altura média usar uma fornalha.
Uma boa fornalha é prática, conveniente, eficaz e se adapta organicamente ao espaço circundante. E uma estrutura mal planejada no lugar errado pode se tornar uma fonte constante de irritação assim que você precisar ir buscar lenha.
Para obter informações sobre como fazer um fogão a lenha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.