Características de caminhos de pedra britada
As propriedades rurais parecem para a maioria das pessoas modernas uma ótima maneira de fazer uma pausa da civilização com toda a sua agitação. Porém, depois da chuva, quando todos os caminhos locais se transformam em uma bagunça misturada com poças, você não quer passear não só no bairro, mas até no seu próprio quintal. É verdade que, em um terreno pessoal, um proprietário trabalhador pode muito bem resolver esse problema, e sem altos custos - tudo o que você precisa fazer é arranjar caminhos nos escombros.
Vantagens e desvantagens
Os caminhos rurais feitos de entulho no jardim são apenas uma das muitas opções para pavimentar as principais vias... Dada a enorme competição pelo título do material ideal para resolver o problema, você deve primeiro considerar por que vale a pena e por que você não deve usar brita.
Começaremos o estudo pelos lados positivos do material:
- a pedra britada tem um aspecto muito bonito, harmoniza-se bem com a área circundante e a arquitetura, por isso é frequentemente utilizada em projetos de design dispendiosos;
- caminhos de pedra britada são despretensiosos para as condições de operação, eles são igualmente apropriados em qualquer zona climática;
- consumíveis, como construção, custam um centavo, portanto, a implementação do empreendimento será acessível a todos;
- para preencher um caminho de uma tela de granito, não é necessária experiência anterior nesse tipo de trabalho ou qualquer equipamento auxiliar;
- o material da fração fina pode ser utilizado em diferentes cores e tamanhos para que o revestimento adquira um padrão único, ou mesmo totalmente significativo;
- a pedra triturada não desliza, mesmo em tempo úmido, proporcionando aderência confiável com a sola;
- decidindo fazer com as próprias mãos um caminho a partir dos escombros do país, o proprietário resolverá para sempre o problema da formação de poças e “pântanos” que atrapalham a passagem.
No entanto, algumas propriedades da pedra britada podem levar você a pensar que é melhor usar cascalho ou algum outro material alternativo. Não há tantas desvantagens em caminhos de preenchimento de pedra britada, mas para você, pessoalmente, elas podem ser fundamentais.
Então aqui está o que te faz pensar:
- a pedra britada não é colocada de uma vez por todas - devido à estrutura de granulação fina, "colinas e vales" irão se formar periodicamente, que terão que ser nivelados;
- as pontas das pedras podem ser afiadas, e se você tem filhos que gostam de brincar no jardim e inevitavelmente caem durante a brincadeira, esse tipo de revestimento pode causar ferimentos;
- mesmo que não haja ninguém para cair no quintal, a brita pode danificar a sola do calçado - pelo menos terá que abandonar os modelos de calçado muito fino.
Tipos de entulho
Existem pelo menos três variedades ou graus de pedra britada, e todos eles são usados para obras rodoviárias. A classificação por tipo não foi introduzida ao acaso - a diferença entre as espécies individuais, embora pequena, ainda está presente.
Em vista disso, vamos considerar todas as posições.
-
Pedra britada de granito é produzido por detonação em pedreiras e esmagamento de fragmentos de pedra inadequados para qualquer outro fim. É esta opção de matéria-prima considerada a mais popular, pois é indiferente a temperaturas extremamente baixas, praticamente não absorve água e não enxuga.A fração mais comum é de 5-20 mm, no entanto, também há cascalho mais fino, e muito maior, que no desenho do quintal vai lembrar a vida selvagem real. É com esse material que são feitas as almofadas para rodovias.
- Cascalho esmagado criado pela própria natureza - estes são os seixos que foram transformados no mar ou rio pela força das ondas. Esse material, por razões óbvias, é um pouco menos afiado e, portanto, mais seguro, mas você não deve percebê-lo como peças redondas perfeitamente lisas. No entanto, devido à relativa ausência de cantos agudos, são precisamente essas matérias-primas que são mais frequentemente utilizadas no projeto paisagístico. Também é relevante na construção ferroviária e na produção de concreto.
- Pedra calcária esmagada também conhecido como dolomita. O principal motivo de sua popularidade relativa é o baixo custo, mesmo no contexto de seus concorrentes mais próximos. As razões para a política de preços leais dos fornecedores que vendem esses produtos também são óbvias - as pedras podem ser brancas, amarelas, vermelhas e marrons em um lote, e uma cor diferente, é claro, indica uma variedade de composição química e características de desempenho.
Ferramentas e materiais necessários
Estritamente falando, o conjunto de ferramentas e materiais para a construção de um caminho de pedra britada pode ser diferente, afinal, o projeto pode ser extremamente simples e um pouco mais moderno e avançado. Cada opção tem o direito de existir, e seu projeto pode exigir consumíveis e equipamentos adicionais ou, inversamente, pode não precisar de nenhum dos itens a seguir.
Considere um conjunto de materiais necessários. Definitivamente precisaremos de areia para drenar a água e geotêxteis que evitarão que as plantas brotem no caminho do senhor da natureza.
O meio-fio ajudará o caminho a não se arrastar por todo o local, e os próprios escombros serão a cobertura principal.
Isso completa a lista de elementos necessários, mas se o caminho ainda não for puramente de cascalho, pode ser necessário um revestimento "real", seja ele de ladrilhos, pedra ou asfalto. Em alguns casos, ao coletar um padrão específico de seixos de cores diferentes, o designer quer fixar exatamente esse arranjo de elementos, portanto, ele os cola com cola ou resina epóxi. Se o caminho for tal que, mesmo que você dirija um carro, a churrasqueira de plástico não será supérflua.
Respectivamente, quanto mais você usa materiais diferentes, mais ferramentas precisará para trabalhar com eles. Na verdade, para terraplenagem elementar, você precisará de uma pá e um ancinho, e para marcar os contornos da futura estrutura de engenharia - uma fita métrica, estacas e barbante. Se você quiser um acabamento denso, use também um compactador que você mesmo pode comprar ou fazer. Para trabalhar com concreto, você precisa de um misturador de concreto e, para telhas, de um martelo de borracha especial.
Tecnologia de manufatura
Para que o projeto, escolhido em função dos custos mínimos, não decepcione com sua qualidade, é necessário preencher a pista corretamente, tornando seu dispositivo na forma de uma torta de massa folhada. Vamos falar mais detalhadamente sobre como isso é feito.
Markup
Em primeiro lugar, você não pode trabalhar com um projeto que existe apenas na sua cabeça. Marque os contornos exatos do caminho futuro no local, transferindo-os do desenho em papel para a área real. Você pode delinear os contornos usando pinos de madeira comuns, entre os quais um barbante se estende a uma altura baixa. Se o contorno da trilha não tiver a intenção de ser carvão, a marcação pode ser feita com uma mangueira flexível, que é fixada nos pontos de dobra com meios-anéis de arame. É importante fixar com segurança todos esses elementos, caso contrário, durante a implementação do projeto, uma distorção inesperada do layout é possível.
Quando a marcação é feita, é importante, sem embarcar nas próximas etapas de implementação, avaliar mais uma vez a correção e a conveniência do conceito com um olho desanuviado.
Agora, na verdade, é o último momento em que mudanças podem ser feitas no projeto sem muitos danos ao seu próprio site.
Trincheira
Como qualquer outra estrutura, o trilho precisa de uma fundação e, como não deve se elevar muito acima da área ao redor, é necessária uma trincheira. Não negligencie esta etapa - ela permite que você remova com eficácia as raízes das plantas, para que o caminho não fique coberto de ervas daninhas por muitos anos.
É necessário cavar uma reentrância de acordo com os contornos especificados pelas marcações acima descritas. Geralmente, não é necessária muita profundidade - na maioria das vezes, uma pá de baioneta é suficiente. Nesse caso, é importante socar e nivelar o fundo, bem como, se possível, dar contornos uniformes às bordas do caroço resultante.
Instalação de meio-fio
Observe que a fronteira é disposta de maneiras diferentes. Em alguns casos, se o trilho não sofrer grandes esforços, ele pode ser puramente decorativo, portanto, não é fixado de forma alguma. Se, no entanto, decidir fazer um caminho "durante séculos", coloque primeiro a almofada (passo a seguir descrito) e só depois proceda à instalação das bordas conforme descrito a seguir.
Para começar, cimento, areia e água são misturados para formar uma argamassa. A partir da massa resultante, uma camada de espessura média é estendida sob o futuro meio-fio, que, previsivelmente, ficará um pouco acima do nível do travesseiro. Também deve ser mais largo do que o próprio meio-fio, para que o material escolhido para a cerca possa se afogar ligeiramente na massa viscosa. Neste caso, a instalação dos fragmentos individuais é feita imediatamente com alinhamento ao longo do fio, que ainda não pode ser retirado.
A propósito, uma grande variedade de materiais, incluindo alguns muito inesperados, podem se candidatar ao papel de uma borda. Pedras de meio-fio, vigas de madeira, placas de metal e tijolos também são "pop", porque algumas pessoas até usam garrafas de plástico velhas para cercar, e fica muito bom.
Resumindo, mostre sua imaginação e você será recompensado.
Almofada
Cavamos uma trincheira especificamente para colocar um travesseiro nela - é uma espécie de base para a estrada em construção. Quando o fundo do solo é nivelado, é feito o primeiro nível, que pode ser feito de treliça ou geotêxtil. O primeiro é cortado exatamente ao longo do contorno e dimensões da pista que está sendo construída, mas a segunda é tirada com uma margem - de modo que resta meio metro em todas as direções.
A primeira camada de enchimento será uma pedra de granulação grossa, que em alguns casos é misturada com argila. É vertido sobre uma grelha ou geotêxtil, após o que se efetua o nivelamento e o batimento completo com um ancinho. Se for geotêxtil que está sob ele, então suas bordas, que deliberadamente deixamos compridas, então se enrolam.
Uma camada de areia de 10 centímetros é despejada sobre a camada pedregosa, que também precisa ser bem socada. Será mais fácil fazer isso se o material a granel for compactado úmido.... Às vezes, para criar um caminho verdadeiramente forte e durável, a areia é despejada de cima com uma camada de cimento.
Aterro
A colocação real da camada superior não é difícil. - você só precisa encher o entulho em cima do travesseiro colocado para que ele não caia na borda superior do meio-fio, mas ao mesmo tempo fique em uma camada bastante espessa e não exponha o travesseiro escondido sob isto. Se o material for aproximadamente homogêneo e você não tiver concebido nenhuma arte, deve simplesmente ser socado - e o objeto está pronto.
Com belas soluções de design, a situação é um pouco mais complicada, pois exigem maior qualidade e um nível de estética completamente diferente. Se sua tarefa é simplesmente aumentar a durabilidade do objeto, você pode despejar areia úmida no espaço entre as pedras, colocar cimento ou até mesmo plantar grama para dar à estrada uma aparência velha. Observe que todas essas operações geralmente são feitas apenas com brita grossa - para granulação fina, elas são impraticáveis.
Se o mestre comprou pedras multicoloridas especialmente e deseja fazer um padrão complexo e esteticamente valioso com elas, ele terá que trabalhar com mais cuidado.Para fixar a forma e a localização da imagem, é usado um aglutinante de polímero que, com uma fina camada de pedra triturada, pode até mesmo ser colocado em um travesseiro denso, após o qual um revestimento granular é derramado.
Caso contrário, deve-se primeiro preencher a pedra triturada, e só então derramar cuidadosamente com polímero, mas então é desejável que a composição seja incolor, caso contrário sua aparência afetará a percepção da mensagem artística.
Belos exemplos
Caminhos clássicos feitos de entulho de cascalho fino podem ser encontrados em quase todos os parques em nosso país, embora eles não pareçam tão perfeitos em todos os lugares como no primeiro exemplo. Essa opção de pavimentação ainda parece mais natural do que o asfalto que é chato para os citadinos e, veja bem, combina com o enquadramento da vegetação fresca.
Se na primeira foto o caminho era de brita de cascalho fino, no segundo caso utilizou-se granito grosso. Em certo sentido, esse caminho nem parece ser muito facilmente transitável - é definitivamente impossível dirigir aqui sobre rodas pequenas, e você tem que pisar, escolhendo cuidadosamente um lugar. No entanto, o autor, aparentemente, pretendia assim - ele precisava de um caminho completamente selvagem, que lembrasse o fundo de um rio seco.
As plantas que crescem rapidamente nas laterais da passagem dão a impressão de que você nunca esteve tão longe da civilização.
O terceiro exemplo mostra como os ladrilhos podem ser integrados em uma passarela de cascalho sem interferir na percepção do próprio cascalho. Este último, no entanto, é bastante decorativo aqui - as pessoas provavelmente irão pisar nos ladrilhos. Ao mesmo tempo, a essência da pedra do objeto é complementada favoravelmente por grandes bolas de pedra artificiais, que lembram os jardins de pedra japoneses.
Como fazer um caminho com escombros, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.