Moinhos decorativos para jardim
Apenas canteiros de jardim e um gramado, na melhor das hipóteses um banco ou um modesto mirante - essas dachas são coisa do passado. Hoje, no seu chalé de verão, os proprietários procuram concretizar as suas ambições criativas, para criar um espaço acolhedor, bonito, confortável, em cada recanto pensado. E embora você queira individualidade, alguns dos atributos da casa de campo já se tornaram uma tendência, e você não precisa desistir de tal ideia se realmente gosta dela. Por exemplo, os moinhos decorativos para um jardim florido são uma ótima opção para decorar qualquer território.
Peculiaridades
A era em que a fábrica era considerada um gigante em atividade acabou. Hoje, suas funções se tornaram desnecessárias, pois a eletrificação tornou o processo de moagem de grãos mais eficiente e rápido. Mas o próprio projeto do moinho evoca compreensíveis sentimentos nostálgicos: pequenos moinhos parecem encantadores contra o fundo de uma paisagem adequada, por exemplo, em um jardim em uma dacha.
O tamanho da fábrica pode ser adaptado ao local. Esta é apenas uma cópia em miniatura de um moinho real, mas também feito de madeira, repetindo todas as características do design do original.
Estilisticamente, o moinho é muito adequado para o jardim, podendo vir a ser a sua decoração principal. Harmoniza o espaço, evoca agradáveis associações entre os donos da dacha e seus convidados. Torna o jardim mais lírico, se esta palavra for adequada, confere-lhe um encanto rústico, um aconchego, que é especialmente valioso para um habitante da cidade.
Não se pode dizer que será apenas uma estrutura decorativa. Às vezes, o moinho se torna algo como um baú de jardim: dentro dele você pode armazenar algum tipo de acessórios de casa de campo de verão. Você também pode usar o moinho como um objeto para mascarar as irregularidades do território. Finalmente, com a ajuda da construção, você pode designar algum setor importante do jardim.
O que eles são?
O moinho é feito de madeira (a versão mais comum) e pedra. Estruturalmente, pode ser água ou vento.
Um moinho de vento padrão tem um formato trapezoidal: as lâminas com função de rotação são fixadas a uma parede - portanto, a estrutura será o mais confiável possível. O moinho de água "posa" organicamente perto de um pequeno reservatório, até mesmo de um lago decorativo. Uma pequena cascata ou cachoeira geralmente coroa esse objeto. Uma estrutura decorativa feita de pedra será a mais durável, mas você não pode chamá-la de móvel - ela permanecerá onde foi instalada.
Seja como for, um edifício feito de qualquer material decora o local. Mesmo um pequeno moinho (de até 1 metro) torna-se uma decoração requintada de dacha, o que podemos dizer sobre edifícios que podem ser classificados como pequenos galpões, tão criativamente projetados como um moinho.
Materiais de manufatura
Qualquer construção começa com um projeto. Primeiro vem a ideia - qual será o tamanho da estrutura, onde ela ficará, de quais materiais fazer. Os exemplos podem ser encontrados na Internet, impressos e convertidos para atender às suas necessidades. Você mesmo pode desenhar um esboço, com base nas opções mais atraentes. Em seguida, é elaborado um plano que permite calcular os materiais com a maior precisão possível.
Por exemplo, se for uma estrutura de pedra, os seguintes materiais provavelmente serão necessários:
- tijolo ou pedaços quebrados que podem se tornar a base;
- areia e cimento;
- pedra natural (mas ladrilhos de frente são definitivamente adequados);
- chapas ou ripas de madeira (em alternativa - forro) para a decoração das lâminas;
- haste roscada;
- fechos de tamanhos diferentes.
Porém, com mais frequência, eles ainda constroem um moinho de madeira, às vezes substituindo a madeira por compensado. Se for compensado, deve-se levar um material resistente à umidade, pois qualquer outro tornará o produto rapidamente inutilizável ao ar livre. Se o moinho for de construção maciça, com mais de 1 m de altura, será necessário fazer uma fundação de concreto.
Moinhos prontos, que podem ser comprados imediatamente e entregues no local, geralmente são feitos de polystone... Os mesmos produtos que são feitos à mão são feitos literalmente de materiais de sucata, usando e forro e palafita e arame e qualquer acabamento adequado (verniz, tinta, mancha).
Onde colocar?
Este projeto pode se tornar o centro de toda a composição do site no país. E se esta é exatamente uma composição, então um poço de madeira ou um palheiro decorativo podem complementá-la. Muitos residentes de verão colocam figuras de animais de madeira ao lado deles, quebram canteiros de flores em estilo country. A estrutura pode ficar em qualquer setor conveniente para isso: e em um jardim entre árvores floridas, será convincente, e ao lado do terraço, e rodeado de canteiros de flores. É importante que o material selecionado para o moinho e seu próprio design se encaixem bem na paisagem e no estilo de outras construções de jardim.
Na área de lazer, por exemplo, um moinho com cascata ficará harmonioso. Será especialmente harmonioso perto do lago.
O funcional da estrutura pode ser representado da seguinte forma:
- adega / abrigo para ferramentas de jardim;
- banheiro ou chuveiro ao ar livre;
- barraca de cachorro;
- casa de jogos;
- canteiro de flores em várias camadas;
- um gazebo e até uma cozinha compacta de verão.
Mas se o construtor não tiver tais reivindicações, o moinho não piorará porque sua função é limitada apenas por sua finalidade decorativa.
Como fazer isso sozinho?
Se você está pronto para construir um moinho no local, precisa fazer tudo de acordo com as instruções passo a passo - desde o desenvolvimento do projeto até o design decorativo da estrutura.
Esquemas e desenhos
Todos os elementos e parâmetros são prescritos no projeto exato.... Quanto mais preciso for o desenho, menos problemas aparecerão durante a construção. Muitos residentes de verão fazem o layout sozinhos. Mas com o advento dos serviços de Internet, modelar a estrutura em um programa especial se torna uma opção mais fácil. Finalmente, o desenho finalizado pode ser baixado da Internet você mesmo ou pode pedir a um especialista terceirizado para desenvolvê-lo.
Fazer isso a olho nu, sem desenhos, não é uma opção. Mesmo que a fábrica seja pequena, o risco de imprecisões é alto. Tudo é explicado nos desenhos e diagramas: dos parâmetros à forma.
Ainda há uma diferença - fazer um moinho retangular ou redondo, de madeira ou de pedra.
Marcador base
Digamos que seja decidido construir um moinho de madeira. Este objeto não necessita de fundação, pois deve ser móvel a priori, de modo que se o dono quiser "se mover" pelo site. Se parecer que com esta abordagem o moinho não ficará estável, o papel da fundação será assumido por 4 pernas de uma barra, ela precisa ser afiada nas pontas. Por um lado, as pernas são fixadas na parte inferior do suporte da plataforma, por outro, ficam cravadas no solo.
Se o edifício for concebido para ser sólido, ou seja, ali, por exemplo, vai abrigar uma casinha de brinquedo para crianças, a fundação, claro, é necessária. Caso contrário, o moinho só vai virar em um momento. Em seguida, uma fundação rasa é feita, indo ao longo do perímetro das paredes potenciais.
A plataforma de apoio dará estabilidade à estrutura. Isso significa que será necessário montar um quadrado de tamanho adequado a partir de uma barra. E para aumentar a rigidez, os cantos opostos são conectados transversalmente.Se o construtor desejar, a área desta plataforma de suporte pode ser maior que a base do moinho, o que evitará que o produto de madeira tombe se, por exemplo, houver vento forte. E essa plataforma também servirá como plataforma para outras necessidades decorativas no país - você pode fazer uma cerca decorativa.
Se o moinho é feito de pedra, ele definitivamente precisa de uma fundação, caso contrário, o edifício corre o risco de flutuar junto ao solo na primavera ou em dias de chuva. A profundidade do enchimento depende dos parâmetros do moinho. Se a altura não ultrapassar um a um metro e meio, pode-se cavar um buraco de 40x40 cm, com 35 cm de profundidade, onde o reforço deve ser colocado e preenchido com argamassa de cimento-areia padrão. A base deve secar, isso levará pelo menos 2-3 dias. E só depois disso, a construção continua.
Criação de wireframe
O caso mais simples para uma estrutura de madeira será uma caixa trapezoidal. É necessário fixar quatro barras de comprimento igual ao suporte da plataforma erguido anteriormente com parafusos auto-roscantes. De cima, as bordas são articuladas com uma barra horizontalmente para fixação adicional. A montagem requer simetria, esta regra não pode ser ignorada. As bordas da estrutura resultante são geralmente revestidas com madeira.
O moinho de pedra é um pouco mais complicado. Normalmente, a casa pronta não está vazia por dentro, então a fundação é feita. É um tijolo ou fragmentos de tijolo. O proprietário faz a alvenaria com a forma desejada, podendo ser qualquer tamanho. O próprio moinho costuma ser trapezoidal ou cônico. O elemento de ligação será a argamassa de cimento-areia usual. Para garantir a uniformidade da estrutura que está sendo erguida, um nível de qualquer tipo é aplicado.
Quando um tijolo é colocado, uma haste roscada é escondida na base do moinho - no futuro, ela anexará as lâminas. Uma placa deve ser soldada a esta viga com antecedência, ou simplesmente aparafusada em uma porca grande, ela enganchará a alvenaria com ela. Ao mesmo tempo, é imprescindível deixar outras lacunas técnicas na base da estrutura: quando a solução endurece, já não poderá alterá-la fisicamente. Ou seja, você pode furar a alvenaria, mas existe o risco de rachar toda a base.
Cobertura
Existem opções aqui: o telhado pode ser de duas águas ou, o que é um pouco mais complicado, de quatro andares. Quatro inclinações são mais convenientes para estruturas maciças e, se o moinho não for mais alto que um metro e meio e meio, um telhado de duas águas é suficiente. Isso geralmente é feito assim: a partir de uma barra, você precisa juntar duas extremidades para obter um triângulo. Anteriormente, os grandes moinhos eram cobertos com telhas. Hoje, para um moinho de decoração, pode-se usar um material que foi levado para baixo da base, por exemplo, um colorido. ficha profissional ou moderno telhas, mas feito em estilo retro. Uma inclinação de madeira compensada é primeiro colocada sob o próprio telhado.
A junta das nervuras do telhado fechará a cumeeira: você pode usar uma peça acabada ou uma feita por você. Se você abandonar a crista, o telhado dará a impressão de uma construção inacabada. E a chuva penetrará facilmente no próprio edifício. O telhado acabado deve ser colocado no corpo do moinho e fixado em seu interior com parafusos auto-roscantes longos.
A hélice é um capítulo separado no design. Estas são as pás giradas pelo vento, a parte mais reconhecível e charmosa do moinho de vento. Uma das maneiras de coletá-lo é a seguinte:
- corte 2 círculos de madeira compensada com um diâmetro de cerca de 20 cm, faça um furo no centro com uma broca para um grampo de cabelo;
- montar separadamente as pás da cremalheira: para que o vento possa torcer a hélice e girar as mós, em um moinho genuíno elas ficarão levemente inclinadas para facilitar a entrada de ar - este truque também pode ser usado para uma estrutura decorativa;
- as partes devem ser tratadas com um antisséptico adequado e pintadas com tinta ou tingidas;
- as lâminas em um intervalo igual devem ser fixadas entre dois círculos de madeira compensada com cola ou parafusos;
- a hélice acabada deve ser instalada no prisioneiro, apertando a porca em ambos os lados.
Existe outra maneira de construir uma hélice, a saber:
- duas ripas compridas cruzadas são mantidas juntas com cola;
- no centro, onde eles se cruzam, um buraco é feito para o grampo de cabelo;
- um trilho de lâmina é fixado em cada borda;
- a hélice montada é montada em um grampo de cabelo, preso com porcas;
- se as lâminas são feitas de metal helicoidal (o que também é perfeitamente possível), as arestas vivas do metal são processadas, as partes são soldadas umas às outras;
- o ferro deve ser pintado para evitar ferrugem.
Bainha
A moldura é revestida com muito, muito cuidado: é importante respeitar as proporções e os tamanhos. Muitas vezes, durante o revestimento, o construtor decide fazer uma janela ou portas - e estes são elementos exclusivamente decorativos. O telhado é formado precisamente durante o processo de revestimento. Como padrão, eles decidem terminar o laminador com compensado, mas o revestimento com tábuas também é possível. As placas são pré-lixadas. Uma casamata é freqüentemente usada para revestimento: ela imita perfeitamente a alvenaria de toras. E como momento estético, essa ideia faz muito sucesso.
Antes mesmo de revestir, faz sentido pensar em estilizar a estrutura.
- Se for uma estrutura no estilo japonês, pedras, vegetação e água certamente estarão combinadas ali. É uma solução simples, elegante e minimalista. Plantas brilhantes próximas a esse moinho ficarão fora do lugar, mas o bambu está em perfeita harmonia com o design.
- Um moinho de estilo campestre é perfeito para um local onde já existem construções de madeira para diversos fins. Madeira, palha, plantas, um moinho, um lago parecem muito fofos.
- O moinho de vento em estilo russo é como música country, só que mais claramente se assemelha a uma cabana de conto de fadas feita de barras arredondadas ásperas. Pode haver um cata-vento e produtos de argila como um acréscimo, e uma cerca baixa de vime. E o melhor quadro de flores será margaridas.
Acabamento e decoração
O melhor cenário natural para um engenho é a vegetação. A vegetação e as flores completam de forma mais orgânica a composição com esta estrutura. Com base no que estará ao lado da fábrica, você precisa escolher sua cor. Tinta, tintura ou verniz - tudo deve estar em consonância nesta composição de chalé de verão.
Freqüentemente, a decoração ao lado do moinho será algum tipo de figura de jardim. Por exemplo, uma cegonha bonita que "anda" nas proximidades, ou sapos engraçados, se houver um lago próximo a um moinho de vento. Às vezes é uma roda decorada que desempenha o papel de um canteiro de flores ou apenas mentir para beleza e autenticidade.
Mas as opções mais interessantes podem ser encontradas nos exemplos de fotos.
Exemplos de lindos artesanatos
Como um moinho de vento caseiro transforma o projeto paisagístico pode ser visto nos exemplos abaixo. Vamos dar uma olhada mais de perto na composição com um moinho no jardim.
- Um moinho muito bonito e nada pequeno não se perde no meio da vegetação, mas apenas valoriza as belezas naturais. Existem muitos elementos decorativos no design, para maior clareza o autor também usou o branco - se houver outros elementos brancos no site, este é um toque muito conveniente.
- Este edifício faz parte da composição geral de madeira. O enquadramento da estrutura com pedras é muito interessante. Lanternas também são apropriadas aqui, o que certamente cria uma atmosfera romântica à noite.
- Não é o maior moinho, rodeado por vegetação. A porta pode ser bastante funcional. Seria uma boa ideia esconder presentes para os netos dentro se os donos da fábrica forem avós.
- Uma estrutura muito bonita, convenientemente situada ao longo de um caminho de jardim encantador. Excelente acabamento, muita atenção aos detalhes decorativos, boas proporções.
- Moinho "Slim" com um grande moinho de vento - um pequeno artigo feito à mão que se tornará a decoração da cabana de verão.
- Se você tem medo de construir algo volumoso, pode começar com uma estrutura modesta, mas bonita.
- Uma forma incomum de moinho - você pode definitivamente criar uma função útil para ela. Ferramentas de jardim, por exemplo, podem ser armazenadas dentro.
- Um prédio de pedra pode ser bonito e aconchegante também, mas dá muito trabalho.
- Os vizinhos ficarão surpresos se tal estrutura em grande escala aparecer no país. Um pequeno galpão, apenas de uma forma muito incomum.
- Uma composição acabada que cria uma atmosfera especial e rústica no local.
Para obter informações sobre como fazer um moinho decorativo para um jardim, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.