Flores para canteiro: quais escolher e como cuidar?
Há mais vida nas pétalas que se desvanecem rapidamente do que nos blocos de granito sem alma com séculos de idade. O pátio deserto involuntariamente evoca pensamentos sobre como melhorar o projeto paisagístico. Um iniciante que decide organizar um pequeno jardim com as próprias mãos se depara com a questão de escolher flores para um canteiro e cuidar da beleza frágil.
Peculiaridades
O objetivo principal de um jardineiro novato é criar um canto aconchegante de um jardim pitoresco. Para implementar essa ideia, várias plantas ornamentais são usadas para decorar canteiros de flores. Plantas perenes que requerem menos manutenção são as companhias ideais. Eles irão fornecer um efeito decorativo permanente.
No entanto, não é recomendável iniciar a seleção das plantas imediatamente, pois primeiro é necessário determinar as características técnicas do canteiro ou jardim de flores:
- características da paisagem local... É necessário determinar o design individual do jardim de flores. As colinas podem ser usadas para ideias criativas e pequenos poços podem ser usados como canteiros de flores naturais. Também é possível cimentá-los. O último é aceitável ao criar um pequeno lago com nenúfares decorativos;
- eliminação de alívio... Para os perfeccionistas que decidem começar a construir em terreno plano, recomenda-se o nivelamento do local para evitar consequências desagradáveis na forma de declives de terra;
- o tamanho do território ocupado... É necessário traçar um plano da horta com antecedência, calcular o número de plantas. Por exemplo, sem levar em conta a área dos caminhos, você pode se perder no mato verde;
- a localização do futuro canteiro de flores em relação à luz do sol... Para muitas plantas que adoram sombra, a luz solar direta constante é destrutiva. Flores deste tipo requerem um local de plantio ligeiramente escurecido.
Uma imagem espetacular e vívida é criada combinando uma variedade de cores e objetos de paisagem. A percepção ótima é possível com o cálculo correto do crescimento da planta em relação ao ponto de vista. Uma demonstração lucrativa envolve o plantio de pequenas flores perto de estradas com um aumento gradual na forma e no tamanho das mudas em áreas remotas do território.
Recomenda-se dar uma olhada mais de perto na combinação de plantas perenes. Com uma combinação inadequada, você pode destruir inadvertidamente a imagem criada. Para evitar surpresas desagradáveis, você deve primeiro calcular o período de floração, levar em consideração a forma, a combinação de cores de pétalas e folhas e o crescimento das plantas.
Ao usar os elementos, recomenda-se obter a máxima harmonia entre a arquitetura e a solução paisagística adjacente do local.
Por onde começar?
Antes de assumir o design, o proprietário do site deve avaliá-lo adequadamente. Mesmo que a paisagem pareça inadequada, em qualquer caso, é possível "cegar" a paisagem pitoresca. Primeiro, você precisa limpar o local, primeiro levando em consideração o relevo, vento, solo e iluminação. Apesar de muitas plantas serem despretensiosas de cuidar, todos devem seguir as regras de escolha do solo ideal para o plantio de mudas.
Para um canteiro de flores, solo fértil é necessário, o que proporcionará um longo período de floração.... É preciso escolher um local para o plantio imediatamente, pois o transplante é sempre um procedimento doloroso para as flores.Depois que as camadas de terra forem cobertas e as flores plantadas, as plantas devem ser separadas com cercas.
Essas ações são necessárias para que as mudas não cresçam, não "briguem" pelo território entre si. Recomenda-se plantar plantas que gostam de sol em áreas abertas. À sombra, darão poucas inflorescências, alongando-se para cima. Os atrofiados requerem rega adicional. Isso deve ser levado em consideração ao plantar plantas entre si.
Para não se confundir na hora do plantio, deve-se traçar um cronograma de plantio. Tais ações ajudarão a não se confundir e proporcionarão o efeito de floração constante do local. Por exemplo, os especialistas recomendam o plantio de bulbos em outubro, enquanto as capuchinhas e os malmequeres exigem o plantio no início da primavera.
No verão e no outono, é melhor pulverizar as plantas com agentes de controle de pragas. Além disso, você não pode exagerar com o enfeite superior. Os fertilizantes nitrogenados promovem o crescimento ativo da vegetação, interrompendo o período de floração.
Tendências de design de paisagem
Inicialmente, é necessário escolher uma paisagem ou direção estilística clássica. Este último implica a subordinação estrita das plantas e elementos decorativos a um único pensamento criativo.
A abordagem requer uma manutenção trabalhosa, pois todas as plantas precisam ser aparadas em tempo hábil. No entanto, o esforço compensa com a expressão visual de um estilo sofisticado que possui as seguintes características:
- área do local claramente planejada;
- uso harmonioso de formas geométricas no processo de corte;
- o domínio da vegetação sobre as plantas com flores;
- terreno perfeitamente plano.
No entanto, para os amantes da natureza, existe um estilo paisagístico - o oposto dos clássicos, o mais próximo possível do design natural. Uma vegetação luxuriante crescerá perto da casa, dotada de assimetria e feições suaves.
As principais características do projeto paisagístico são expressas da seguinte forma:
- distribuição gratuita de plantas;
- a forma natural de arbustos e árvores;
- uma abundância de mudas de flores e frutos;
- arranjos de flores, coletados em agrupamentos uniformes de acordo com a compatibilidade de tonalidades e a semelhança de cuidados.
O tipo de paisagem não requer custos e esforços adicionais. A grande vantagem é que ele pode ser usado mesmo em uma área pequena com terreno irregular.
Popular no jardim da frente
Encontrar a combinação de cores perfeita para o seu jardim não é uma tarefa fácil. O recrutamento caótico e a aterrissagem errática não proporcionam uma bela paisagem. O principal é não se confundir, mas olhar a lista de plantas populares para canteiros de flores. Com base nas instruções detalhadas, é possível conseguir uma pintura pitoresca no pátio. Basta estudar o calendário de semeadura do jardineiro do portal Superdom para entender quando e como semear flores para um canteiro de flores. Para experimentos experimentais no primeiro ano, é recomendado plantar plantas anuais.... Eles vão agradar aos conhecedores da diversidade.
Com paisagismo simples do território, flores despretensiosas são insubstituíveis. Cuidar deles não exige muito tempo e esforço, por isso esta é uma excelente opção para quem deseja decorar a paisagem com as próprias mãos.
Anuários têm uma série de vantagens em uma variedade de opções:
- capuchinha solar é termofílico e prefere lugares claros, mas não sobrevive bem ao transplante. As sementes grandes conseguem hibernar no solo, o que garante o aparecimento de brotos verdes no próximo ano. As flores têm um aroma delicado e agradável que respira com doce calma. Eles podem ser cultivados em canteiros de flores e em vasos em áreas abertas. As propriedades benéficas da planta medicinal também surpreendem agradavelmente. Todas as partes, exceto as raízes, são completamente comestíveis;
sálvia cresce em áreas ricas em sol e umidade. Além dos parâmetros acima, ela não precisa de mais nada para decorar o canteiro com inflorescências vermelhas em forma de cone.Para quem prefere um estilo único, Royal Salvia é a melhor escolha. As flores de laranjeira complementam a vista com uma tonalidade de sangue humano, que pode mudar dependendo da hora do dia;
- petúnias deslumbrar com uma variedade de tons. Os delicados botões em forma de pequenos gramofones surpreendem por sua resistência à luz solar direta. Basta espalhar uma pequena quantidade de sementes no solo - e isso garantirá seu rápido crescimento e desenvolvimento. Petúnia é plantada no início de junho em terreno aberto, já que geadas repetidas podem destruí-la;
- gatsaniya É uma camomila colorida nativa da África do Sul. Difere em tamanho grande. As flores são combinadas com solo preto, iluminando a cor escura do solo. Na maioria dos casos, eles são usados para criar padrões complexos em combinação com plantas de baixo crescimento, bem como um objeto para decoração de caminhos. Existem variedades anuais e perenes para a criação de composições de jardim em áreas abertas;
- beldroega é um corredor de tapete natural. A planta rasteira se reproduz por semeadura própria, de modo que não precisa ser plantada no ano seguinte. O ideal para a semeadura é no final de março, quando já há bastante sol lá fora. Mudas despretensiosas não precisam de rega e alimentação, preferindo solo seco ou arenoso.
Os residentes de verão mais experientes preferem plantar plantas perenes, cujo florescimento começa com o primeiro calor da primavera.
O período inicial é caracterizado pelo aparecimento de gotas de neve. Em seguida, eles são substituídos por composições de primavera à base de tulipas, íris e jacintos.
A variedade caótica de cores pode atrasar e assustar por muito tempo com uma ampla escolha:
- caramujo nega com orgulho a rega artificial após o plantio. Ele pode ser deixado sem supervisão. Logo, a pervinca corre solta, expandindo-se com um tapete decorativo. As áreas densas podem ser aparadas para se adequar ao formato;
- frequentemente encontrado em jardins aquilegia, cujo nome é popularmente chamado de "flor dos elfos"... Botões delicados florescem por muito tempo: desde o início da primavera até as primeiras geadas. As pétalas são predominantemente azuladas. Ela cresce na forma de um arbusto, formando uma vegetação baixa e alta. Para o desenvolvimento da aquilegia é necessário um solo dotado de bom sistema de drenagem e sombra parcial, onde as flores adquirem uma cor mais rica;
- lavatera conhecida como "rosa selvagem" com grandes botões que atingem 10 cm de diâmetro. A flor faz jus ao seu nome, pois é exigente com o solo, resistente à seca e inflexível sob ventos fortes. O plantio ocorre no final da primavera. Na forma cortada, os espécimes individuais são capazes de não perder sua aparência decorativa dentro de uma semana. As pétalas variam do amarelo ao roxo;
- pelargônio É uma planta doméstica comum que repele insetos. Mais conhecido como gerânio, ele se instala rapidamente em um novo terreno, crescendo e se multiplicando facilmente. A planta perene amante da luz é despretensiosa no cuidado, mas floresce em solo bem drenado. No início da primavera, necessita de fertilização com teor de potássio;
- falando o nome "Snapdragon" facilmente se espalhou graças à mitologia grega. A floração ocorre em junho, vai até as primeiras geadas. No início, as mudas crescem lenta e lentamente, mas após o primeiro período, uma floração exuberante começa, aumentando a abundância de botões de ano para ano;
- mamona não tolera aterrissagem. As mudas demoram a se acostumar com o território, mesmo com cobertura, preferindo crescer em áreas abertas úmidas com alto teor de húmus. A planta não gosta de congelar, portanto, só é possível plantar sementes em meados de maio;
- lobelia dá charme e charme à paisagem desde os primeiros dias do verão até o final do outono. A planta é coberta por uma variedade de botões em tons delicados, que vão do roxo ao azul celeste. A flor é enjoada.Ela cresce apenas em solo solto e não muito fértil com irrigação regular. O local deve ser bem iluminado. Lobelia precisa de alimentação mineral constante. O plantio deve ser feito no final de fevereiro;
- raspada caracterizada por pétalas brilhantes, as cores variam do rosa claro ao azul. O período de floração ocorre em meados da primavera e dura até o final do verão. A planta mantém sua folhagem durante o inverno, tornando-a incrivelmente resistente às geadas severas. Aubrieta é despretensiosa no atendimento, raramente quando a alimentação adicional é necessária.
As perenes ganharam popularidade porque não precisam ser plantadas a cada primavera. Essas flores são perfeitas para a criação de projetos paisagísticos permanentes. Ao escolher flores para uma fronteira mista, também é necessário levar em consideração os parâmetros das plantas. As flores com os botões maiores e mais brilhantes devem ocupar a posição central.emoldurado por vegetação decorativa e inflorescências modestas de baixa estatura
... As plantas altas são plantadas em canteiros de flores distantes na periferia do local ou no centro de canteiros de várias camadas.
Outono
O outono é o fim do período de floração para a maioria das plantas perenes. Nessa época do ano, folhagens e cereais dão a decoração. Para não perder as cores vivas do verão, você pode plantar composições de outono... A posição de liderança é ocupada por uma planta anual, cujo nome é aster... Flores de cores vivas crescem do final da primavera ao final do outono, mas a vantagem reside não apenas na cor e na duração da floração, mas também em grandes inflorescências ramificadas. Em altura, os ásteres são combinados com plantas raquíticas e altas, pois têm uma grande variedade de variedades.
Crisântemos serão um excelente ajudante... A época de floração começa em agosto e vai até a primeira geada. O esquema de cores exclui apenas o azul, mas no outono eles usam principalmente tons de vermelho para não perturbar o visual sazonal natural.
Dálias perenes florescem em cores quentes. As inflorescências exuberantes encantam os olhos desde o final de julho até os primeiros golpes de geada. A única desvantagem é que eles precisam ser cobertos para o inverno, porque os tubérculos morrem em temperaturas abaixo de zero grau.
Para não enfrentar dor de cabeça ao traçar as combinações necessárias, recomenda-se usar um esquema pronto ou selecionar cópias individuais dele:
- acônito de Karmikhel;
- grama de junco;
- phlox;
- tricirtis;
- zínia (majores);
- calêndula;
- helênio;
- limão verbena;
- afilamento;
- monard.
As composições de outono são combinadas com cores naturais que vão do dourado ao bordô.
Plantas altas não devem ser tomadas. Eles criam uma imagem de vegetação exuberante, que não parece harmoniosa durante o período sazonal de preparação geral para o sono. A coleção de cores baixas concretiza totalmente ideias ousadas em padrões curiosos.
Amante da sombra
Os proprietários de áreas perdidas na sombra têm dificuldade em escolher um arranjo de flores. Na frente deles está uma grande variedade de plantas que preferem espaços abertos, mas morrem na sombra. No entanto, o problema do paisagismo é resolvido por uma lista de plantas amantes da sombra, cuja beleza não é inferior às espécies resistentes ao sol:
- tremoço é um arbusto poderoso, atingindo 150 cm de altura. As pétalas dos dedos são reunidas em uma longa roseta, agradável aos olhos por várias estações;
- dicentro - mudas de tamanho reduzido com pétalas esculpidas, lembrando asas de pássaros dobradas. O plantio é feito no final da primavera ou início do outono como parte de um arranjo sazonal;
- Astilba possui inflorescências longas e fofas que não requerem supervisão cuidadosa. A planta não precisa de muita rega, no entanto, se o dono do jardim quiser ver flores abundantes, então astilba deve ser regada uma ou duas vezes por semana;
- saxifrage ecoar seu nome, preferindo crescer em solo pobre e drenado.Em sombra parcial, formam um "travesseiro" que floresce com inflorescências simples e agradáveis durante o verão. Apesar do fato de que a saxifrage cresce abundantemente ao sol, elas prosperam na sombra sem exigir cuidados adicionais.
Variedades de plantas perenes, flores com folhas exuberantes trarão uma variedade. O anfitrião irá agradar aos amantes de uma vegetação luxuriante. Folhas largas de cores vivas cobrem o solo, retendo a umidade, de forma que a planta não precisa de regas frequentes. Aspérula surpreenderá com a forma incomum da folhagem, enquanto a sinfiandra fará um par pitoresco com ela. Seus botões esculpidos parecem exóticos em combinação com uma vegetação exuberante.
Subdimensionado
Graças aos anuários, cada ano dá a oportunidade de experimentar arranjos de flores, criando novos canteiros de flores pitorescos. As petúnias mais populares neste assunto, no entanto, existem muitas plantas anuais que não são inferiores em méritos:
- Iberis e Ageratum... Brotos despretensiosos criam tapetes floridos, geralmente decorando uma colina alpina. Eles preferem crescer em áreas abertas entre outras plantas com as quais se dão bem;
- cultura de baixa manutenção de amores-perfeitos podem crescer em áreas ensolaradas e semiescuras, mas são ávidos por umidade, exigindo irrigação abundante constante;
- floresta não-me-esqueças agrada com o florescimento de delicados botões de tons celestiais do final da primavera ao início do outono;
- à noite vai ajudar Hesperis... A violeta noturna não só floresce ao luar, mas também tem um perfume sutil que cobre toda a área do jardim. Prefere solo úmido em locais com sombra.
No entanto, as plantas anuais raramente são exuberantes. Para que a parcela ou canteiro de flores não pareça escasso, vale a pena tentar combinar "mudas de um ano" com mudas perenes de baixo crescimento. Uma grande vantagem também é o fato de que as perenes são capazes de criar uma composição inesquecível por muito tempo.
Entre os favoritos de parcelas de jardim, os seguintes tipos são distinguidos:
- arenaria carmesim... O cravo sangrento floresce em julho e continua a florescer até meados de outubro. Prefere crescer em solos arenosos, cor com botões de tons brancos e rosa pálido;
- Sea Alyssum prefere áreas ensolaradas com irrigação variável. A cor dos botões é representada por tintas amarelo-rosa. A planta sobrevive a uma temperatura de -11 graus, o que indica resistência extrema às condições climáticas;
- sábio capaz de agradar aos olhos durante todo o verão. Cresce bem em áreas sombreadas sem a necessidade de cuidados constantes;
- floxes florescer por mais de seis meses na forma de arbustos com botões esféricos.
Os especialistas recomendam plantar nas proximidades apenas aquelas plantas para as quais as mesmas condições de crescimento são necessárias, por exemplo: o mesmo solo e tipo de iluminação.
Vertical
Hoje, o uso da jardinagem vertical tornou-se relevante. Em pouco tempo, é possível criar uma verdadeira obra-prima de um recanto pitoresco da natureza a partir de uma pedra arquitetônica sem alma. O projeto pode ser feito manualmente. É importante apenas ter o suporte necessário - treliças, cordões ou colunas, e vontade de cuidar das mudas trepadeiras. Para o paisagismo, é necessário usar trepadeiras resistentes ao gelo e despretensiosas. Os mais comuns são mudas de cipó.... Eles podem crescer até uma altura de 25 metros, criando uma sebe densa.
Um lugar especial é ocupado por uvas solteirasque floresce no outono. É resistente ao gelo, não requer cuidadosa manutenção, preferindo crescer em latadas. Graças aos tentáculos, as uvas aderem a qualquer estrutura vertical. Não há necessidade de fazer estruturas adicionais para ele.
A madressilva, a clematite e a actinídia são usadas para plantar troncos de árvores e estruturas de suporte, mas em nenhum caso o lúpulo deve ser usado de forma imprudente. É despretensioso e cresce rapidamente, tanto que é difícil controlá-lo. O "agressor" prefere ser martelado em rachaduras, e seu sistema de raízes destrói a fundação do edifício.
Não florescendo
Para que as migalhas de verão não fiquem muito coloridas, a composição é diluída com a ajuda de plantas sem flor.
Portanto, os seguintes tipos são perfeitos:
- ervas picantes - manjericão e hortelã... Eles servirão não apenas como um objeto de decoração, mas também serão úteis na culinária. Eles são despretensiosos, criam boas combinações que podem competir com pétalas brilhantes. O aroma agradável das especiarias vai iluminar os odores agudos das plantas com flores;
- plantas decíduas decorativas escolha com cuidado, pois nem todos os verdes são capazes de sobreviver às mudanças no clima local. É aconselhável começar com arbustos que não requeiram manutenção cuidadosa. O buxo e a bérberis perenes ajudam a treinar a mão, pois toleram bem as condições adversas e a poda forte;
- junco - uma grama ornamental que tolera perfeitamente a estação seca, é capaz de sobreviver em solo rochoso. Cria uma visão única dos slides alpinos;
- impera exigente para regar, mas compensa esta desvantagem graças à bela combinação de folhagem verde-vermelha. A cor permanece ao longo do ano.
Para grandes áreas, é importante começar o plantio com coníferas.th, desempenhando um papel importante na paisagem. Eles não mudam ao longo do ano, que parece espetacular contra um fundo de neve. As árvores pequenas funcionam como uma moldura, tornando possível crescer em torno de qualquer composição. Quando distribuídas uniformemente, as plantas se tornarão o centro do projeto paisagístico. Zimbros anões e abetos decorativos geralmente são escolhidos entre coníferas.... Eles vão decorar muito bem os becos no jardim florido. Normalmente, eles são plantados em fileiras como uma sebe. Uma grande vantagem é a variedade de formas: desde redondas a colunares, o que cria uma espécie de divisórias no jardim.
As coníferas são fáceis de aparar quando necessário. Esses procedimentos não afetarão seu crescimento e desenvolvimento. Plantas anãs são recomendadas para uso como meio-fio. Por exemplo, os abetos e ciprestes são bons para cercar uma área de piquenique. Recomenda-se plantar árvores coníferas em uma grande área, o que criará sombra e frescor no verão abafado.
Quais plantas são combinadas?
Na hora de escolher uma composição, você deve se guiar pelo seu gosto, seguindo as recomendações necessárias para criar o jardim perfeito:
- o primeiro plano deve ser sempre ocupado por plantas de baixo crescimento. Por exemplo, crisântemos combinam bem com phlox, que criam o fundo necessário. Amores-perfeitos podem chamar a atenção para as bordas do beco;
- não plante canteiros pequenos com muitas flores. A luta pelo solo e pela luz pode levar à morte de algumas plantas, e isso é um desperdício de esforço;
- gramíneas altas são difíceis de combinar. Para este propósito, é mais fácil escolher uma composição de vegetação subdimensionada;
- no jardim, uma combinação de mudas não floridas com abundantes inflorescências de diferentes tipos é necessária. As espécies de coníferas diluem perfeitamente as cores brilhantes que parecem inadequadas em combinação umas com as outras;
- combinações harmoniosas devem ser selecionadas. Por exemplo, o flox roxo pode ser plantado com peônias vermelhas.
Em caso de confusão total na escolha da composição, pode contar com as recomendações de jardineiros experientes, que fizeram combinações das flores mais populares entre si ou com outras plantas.
A femme fatale de um jardim florido
A rainha do design paisagístico - uma rosa - pode se tornar a decoração de qualquer jardim, mas às vezes há a sensação de que pequenos grupos de caules espinhosos parecem solitários e pobres.Os botões vermelhos criam uma composição clássica com as cores lilás e azul.
A combinação ideal é uma combinação de lilás, tamarix, amora da neve e espinheiro com rosas. A variegação ajudará a "diluir" as coníferas, das quais as mais adequadas são a tuia e o zimbro. O conjunto com sempre-vivas será mahonia e cotoneaster.
Uma frágil combinação de ternura e beleza
Os lírios podem transformar qualquer jardim adicionando tons de todas as cores: do branco neve ao preto azulado. Antes de coletar um buquê para um canteiro de flores, você deve selecionar grupos de plantas por época de floração. Os lírios adquirem um status aristocrático e dominante entre outras plantas, então a "suíte" deve ser mais modesta. Por exemplo, cores suavesFicam muito bem com peônias, formando uma simbiose. Folhas exuberantes de peônia protegem o solo da seca, exigindo condições de cuidado semelhantes.
Nesse aspecto, íris não combinam bem com lírios.... Este último requer umidade abundante, enquanto as íris não podem ser regadas após o período de floração. O mesmo vale para as rosas, que são ferozmente competitivas na batalha por atenção. Uma composição picante é formada em combinação com hospedeiros que crescem bem na sombra. Eles são comparáveis no período de floração aos daylilies, então eles se complementam ao longo da estação.
Para um pouso harmonioso, no qual não é necessário fazer alterações, é necessário escolher uma vista central. Deve ser usado como ponto de partida ao formar um arranjo de flores.
Calêndula
Um canteiro de malmequeres dará rédea solta à imaginação em combinação tanto entre variedades de uma planta quanto com outros representantes da flora. Tagetes é uma planta despretensiosa, não exigindo rega nem terra. Recomenda-se apenas selecionar o mesmo período de floração. - do final de junho às primeiras geadas.
Os malmequeres são mais adequados para canteiros de flores pequenosonde o centro solto deve elevar-se acima da periferia densamente plantada. Tagetes de qualquer cor ficam ótimos contra um fundo branco de petúnia.
A composição pode ser composta por várias camadas, como um slide alpino. Nesse caso, o centro do canteiro é ocupado por uma conífera anã, por exemplo: um zimbro arredondado, de onde se espalharão petúnias roxas e brancas. O nível mais baixo será ocupado por malmequeres, diluídos com uma cor prateada.
Flores para naturezas tímidas
A camomila floresce no início do verão, e é fácil concluir que a combinação mais simples consistirá em flores silvestres. Sinos azuis e papoulas vermelhas vão lembrá-lo da infância com uma combinação divertida. Desde que as margaridas ocupem uma posição central no canteiro, elas devem ser decoradas com samambaias decorativas, porém, na escolha de uma composição exótica, deve-se guiar por imagens não naturais: orquídeas recalcitrantes e rosas de cores agressivas brincam com cores pitorescas contra o fundo de modestas margaridas.
O único axioma é: sempre escolha um fundo verde de plantas sem flores para margaridas. Eles não permitirão que cores frágeis se percam na confusão de outras cores.
Gladíolos - flores geradas pela espada de um gladiador
Gladíolos caprichosos criam esplendor por conta própria, atraindo a atenção para a combinação de pétalas pitorescas no verde exuberante das folhas. No entanto, seu período de floração é bastante curto, então você deve colher flores que:
- acompanhar o nascimento de botões (narcisos e tulipas da cor desejada);
- para fortalecer a posição dos gladíolos durante o período de floração (peônias exuberantes);
- para marcar o final da temporada (combinada com hortênsia).
As dálias não devem ser plantadas nas proximidades, pois inflorescências grandes competirão umas com as outras. Outra coisa é o fundo de arbustos perenes, gramados ou coníferas.As cores pastel de algumas variedades de gladíolo irão enfatizar favoravelmente as pétalas brilhantes de outras mudas, enquanto as flores escarlates irão se destacar com dignidade devido aos tons de branco, e os botões de chocolate ficarão bem com tons de creme.
Begônia - Afrodite do jardim
Begônia se manifesta em uma fronteira mista volumosa em uma grande área. Infelizmente, você não pode balançar assim no jardim. Em um canteiro de flores e em um beco, essas flores desempenharão perfeitamente o papel de decoração em primeiro plano. Begônias vão decorar perfeitamente um jardim de flores na forma de uma cerca viva baixa.
Em combinação com cinerária e lobularia de tons branco-prateados, diferentes cores de begônias brilharão de uma nova maneira. As flores podem ser combinadas entre si, bem como com outras plantas anuais.
Os arranjos de flores podem não apenas atuar como um dueto, mas também ganhar em combinações mais complexas. Basta escolher o melhor período de floração e tons harmoniosos de pétalas, e isso requer ideias criativas e uma abordagem criativa. Alguns pequenos experimentos transformarão o jardim em um lugar chique para relaxar.
Projeto
Idéias curiosas do tipo faça você mesmo podem decorar um jardim discreto. Mesmo um terreno comprado com plantações pode ser corrigido experimentando com arbustos, jardins de pedras e áreas de água. Este último dará ao local individualidade e um visual único, sendo uma fonte adicional de umidade.
A solução mais simples é criar um pequeno lago cavando um buraco de certo tamanho.... A seguir é necessário preenchê-lo com cimento, reforçando as bordas, proporcionando a impermeabilização necessária. No final, resta apenas encher de água o mini-tanque e dotá-lo de decorações a gosto. A costa pode ser coberta com paralelepípedos ou cascalho, e as plantas que requerem excesso de umidade podem ser plantadas.
Uma cachoeira decorativa, que se recomenda ser refinada ao estilo oriental, pode servir de ideia criativa. Além disso, em um grande território, é possível equipar um aconchegante jardim com uma fonte e um escorregador de jardim de pedras no centro. O desenho de um fluxo seco de cascalho fino e seixos adicionará elegância.
Várias grandes pedras naturais que permaneceram após a colheita podem ser empilhadas umas sobre as outras para criar um jardim de pedras. É possível fixar sua posição com argamassa de cimento. As lacunas restantes podem ser preenchidas com solo fértil, finalmente com o plantio de plantas ornamentais.
Canteiros de flores inspiradores: exemplos de trabalho
A ideia original é fazer palmetas a partir de árvores frutíferas. Uma sebe é criada cortando a coroa das mudas. Com essa abordagem, as árvores crescerão em largura, entrelaçando-se umas com as outras com galhos. As árvores frutíferas que crescem em largura absorvem mais luz solar, o que aumenta sua produção.
As palmetas aumentam visualmente a área do local, fundindo-se harmoniosamente com arbustos ornamentais.
No próximo vídeo, você encontrará uma aula magistral sobre como criar um pequeno jardim de flores.
Boa seleção.
O comentário foi enviado com sucesso.