Paisagismo: decorar o local com flores

Contente
  1. Características de uso
  2. Seleção de planta
  3. Combinações originais
  4. Nós decoramos canteiros de flores
  5. Dicas úteis
  6. Belos exemplos

O projeto do jardim é frequentemente criado com arranjos de flores. Anuais e perenes podem ser plantadas no jardim de flores. É necessário planejar sua localização com antecedência. Como fazer isso com mais sucesso, você aprenderá com este artigo.

Características de uso

Você pode combinar jardins de pedras, slides de pedra e esculturas com canteiros de flores. A regularidade da forma é garantida por plantas anuais. Na composição, vista de todos os lados, plantas altas são plantadas no centro.

A cor também desempenha um papel importante. Os tons quentes melhoram o humor, enquanto os tons frios acalmam. Os tons neutros são usados ​​para acentuar e acentuar os detalhes. No entanto, o excesso de vermelho pode ser cansativo, enquanto o roxo pode ser deprimente e criar uma atmosfera sombria. Em contraste com elas, as flores brancas conferem à composição um pouco de leveza e leveza.

Plantas com botões brilhantes são ideais para acentuar quaisquer detalhes de design. Dálias com ásteres, rosas com cravos, flox Drummond, sinos, malmequeres, gladíolos trarão cores ricas à paleta geral. Para uma combinação harmoniosa, recomenda-se escolher até três cores diferentes e utilizá-las apenas no design.

Seleção de planta

As rosas são muito populares entre paisagistas e jardineiros amadores. Essas flores extraordinariamente belas podem desempenhar uma variedade de papéis na composição. Uma rosa pode atuar como base de toda a composição, ou pode desaparecer no fundo, porque existem variedades que diferem em inflorescências em miniatura e pequenas. Eles são capazes de destacar a atratividade de outras cores.

Uma grande variedade de variedades permite que você escolha arbustos adequados em cor e tamanho. Além disso, mesmo a menor área pode ser decorada com uma rosa em miniatura, que parece extremamente elegante. Além disso, as rosas combinam bem com outras plantas do jardim.

No projeto paisagístico, as seguintes variedades de rosas são usadas com mais frequência:

  • Escalada de folhas largas. É um arbusto trepador que necessita de suporte para crescer. Ela cresce rapidamente e é ótima para criar uma cerca viva ou arco. Devem ser plantadas a uma distância de 0,5 m uma da outra, a poda é feita no outono;
  • Canadense. Difere em beleza e forma requintada. A variedade tolera muito bem baixas temperaturas e doenças. Ao mesmo tempo, a planta é despretensiosa e não requer cuidados especiais. Portanto, essas rosas criam raízes bem em áreas diferentes e crescem em um arbusto exuberante;
  • Inglês. É diferente porque floresce ao longo do ano. As inflorescências têm tonalidades diferentes e estão densamente salpicadas de ramos. Esta variedade também inclui rosas híbridas Austin;
  • Cobertura do solo. É uma planta trepadeira que costuma ser combinada com outras variedades de rosas ou com outras plantas. As inflorescências têm tonalidade calma e cores vivas bem destacadas;
  • Parkovy. A variedade não requer cuidados especiais, é resistente ao gelo. No inverno, não há necessidade de proteger as rosas do vento e do frio. As inflorescências podem ter uma variedade de cores e tonalidades, o que permite criar composições interessantes;
  • Floribunda. Difere em despretensão, resistência ao frio e decoratividade. Uma característica distintiva é a flor, que é como uma onda. Durante o verão, os botões crescem cada vez mais, de onde as rosas se tornam muito viçosas e brilhantes.

Hortênsias também podem embelezar o local. No total, são conhecidas 35 variedades dessas flores, a maioria das quais são espécies de estufa e de interior.

No entanto, em nossas condições climáticas, apenas dois deles são capazes de criar raízes e florescer bem:

  • Paniculata. É caracterizada por folhas grandes e brilhantes. As inflorescências lembram visualmente uma panícula, daí o nome da flor. A hortênsia de Bobo também pertence à hortênsia da panícula.
  • Parecido com uma árvore. Em altura, pode crescer até três metros. Floresce do meio do verão ao final do outono (julho-outubro). As flores são brancas, reunidas em inflorescências corimbosas. Visualmente, essas inflorescências são semelhantes a um pires. A planta prefere locais bem iluminados pelo sol e não tolera bem a sombra.

Basicamente, a hortênsia é plantada em terreno aberto. Ao mesmo tempo, as mudas que atingiram cerca de cinco anos de idade são as que melhor criam raízes.

O pouso em si pode ser dividido em várias etapas principais:

  1. Escolhendo um lugar. O sistema radicular da planta é ramificado, por isso precisa de espaço livre. É importante evitar a proximidade de outras flores, especialmente bulbos;
  2. Preparando o solo. O solo deve ser neutro ou ácido, sem álcali. Portanto, o solo não deve ser misturado com cinza, giz e cal;
  3. Aplicamos fertilizantes. Para garantir um crescimento rápido e uma floração rápida, é aconselhável fertilizar o solo com fertilizantes orgânicos minerais, turfa marrom ou serragem;
  4. Plantamos flores. Preparamos um buraco para mudas com cerca de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade.Entre os arbustos é necessário manter uma distância de pelo menos 2,5 metros. Primeiro, as raízes precisam ser um pouco encurtadas e os brotos devem ser cortados, restando apenas alguns botões.

Você pode plantar hortênsias na primavera e no outono. O plantio na primavera permitirá que as raízes endureçam de forma mais confiável para o inverno.

As plantas perenes são ideais para criar um jardim sombreado. Esta solução permite a escolha de certas plantas, uma vez que nem todas as variedades de flores podem crescer e florescer em áreas sombreadas. Isso inclui o hospedeiro de folhas ornamentais e a samambaia. Apresentam uma cor e uma folhagem invulgares.

Além disso, em uma área sombreada, um lírio de jardim comum do vale cresce bem. Mas se a escolha recaiu sobre essas flores graciosas, é importante lembrar que em condições favoráveis ​​elas crescem muito rapidamente na área e são bastante agressivas com outras plantas, que podem acabar morrendo. O morador da floresta - lungwort - também cria raízes bem em um jardim sombreado. A sua floração é abundante e na primavera poderá reavivar um jardim que ainda não despertou depois do inverno.

Perto de lagos decorativos, quase todas as plantas criam raízes perfeitamente.

Os mais populares são:

  • Jardim e íris siberiana;
  • Badan;
  • Dia-lírio;
  • Delphinium.

O jardim de rochas é uma solução popular entre os paisagistas. Com sua ajuda, você pode transformar radicalmente o site, acentuar qualquer canto particular, ou vice-versa, mascarar uma área desnecessária. Para criar um jardim de pedras, as plantas perenes e subdimensionadas são as mais adequadas, que são capazes de criar raízes em condições de solo rochoso. Podem ser flores da primavera: tulipa de Greig ou Kaufman, muscar, açafrão, perdiz avelã ou saliva.

Em seguida, vem a floração de prímulas e anêmonas. Depois deles subulam flox e flor de stonecrop. E apenas no final há flores anuais.

As coníferas baixas são frequentemente utilizadas como fundo, por exemplo, cinquefoil e ageratum, uma vez que tais plantas podem, por assim dizer, unir todo o espaço em um único todo e dar ao slide a aparência de uma única composição. Para os amantes do rododendro, é importante considerar que essas plantas são extremamente caprichosas e difíceis de cuidar. O rododendro se desenvolve melhor em regiões quentes e não tolera muito bem o frio.

Aubrieta é uma planta perene que apareceu pela primeira vez nos países quentes do sul. No entanto, tolera perfeitamente o severo clima russo. Aubrieta é um arbusto curto que pode crescer em altura até um máximo de 20 cm.A rica paleta de cores e a floração precoce há muito conquistaram os corações dos jardineiros e residentes de verão.

As vantagens indiscutíveis de plantar Aubriets é a sua despretensão, não compete com outras plantas de jardim e tem um longo período de floração. Pode crescer tanto em países ensolarados e quentes quanto na Sibéria.

O mais popular é o aubriet em cascata. Esta variedade é um tapete floral denso e macio com flores azuis e avermelhadas. Aubrieta pode ser usada para decorar um jardim de pedras, vários gazebos, colinas e paredes rochosas. No processo de crescimento, a flor descerá ao fundo em forma de cascata.

Combinações originais

Normalmente, ao fazer uma cabana de verão, vários tipos de plantas diferentes são usados. Por exemplo, árvores altas combinam bem com arbustos verdes e flores perenes baixas ou densas. Uma combinação muito boa de rosa trepadeira com clematis para o acabamento de um arco, gazebo ou latada. A união de flores com inflorescências brilhantes e clematis brancas também não é menos eficaz.

As flores que diferem na tonalidade parecem originais. Por exemplo, um lírio rosa suave com uma rosa vermelha brilhante. A vantagem dessa vizinhança é que as duas plantas exigem os mesmos cuidados. Para fazer acentos brilhantes no jardim, você pode combinar uma rosa padrão com gerânios (variedades magníficas e georgianas). Os arbustos de gerânio com flores de diferentes tons complementam perfeitamente uma rosa brilhante e colorida.

Rosas também vão bem com plantas como geyher, astantia, hispophilus, sálvia, catnip e cereais de tamanho médio.

Nós decoramos canteiros de flores

Os canteiros de flores podem ter diferentes formas: oval, retangular, triangular e encaracolado.

Por tipos são:

  • Monoclumba, composta por flores da mesma variedade e cor;
  • Arabesque - um canteiro de flores com uma forma complexa;
  • Vertical;
  • Elevado - a altura de tais canteiros de flores pode chegar a 1 metro;
  • Regular - as flores são dispostas em um padrão geométrico.

Não é difícil quebrar um simples canteiro de flores com as próprias mãos. Para fazer isso, você deve primeiro traçar um plano onde as flores serão plantadas.

Você também precisará das seguintes ferramentas para funcionar:

  • Pá;
  • Carrinho de mão;
  • Mestre OK.

E materiais:

  • Tijolos;
  • Areia ou cascalho;
  • Argamassa de cimento;
  • Um pedaço de plástico flexível.

Sequenciamento:

  1. A área selecionada deve ser limpa de detritos, ervas daninhas e raízes devem ser removidas. Limitamos e delineamos os limites do futuro canteiro de flores;
  2. Nós cavamos um buraco (20 - 40 cm de profundidade) e então cuidadosamente tapamos a terra lá dentro. Enchemos o cascalho. Para criar uma forma arredondada, limitamos os limites do futuro canteiro de flores com plástico flexível e o corrigimos. Em seguida, colocamos tijolos ao redor do perímetro para obter uma espécie de lado. Fechamos todos os vãos com argamassa de cimento;
  3. Estamos esperando a solução secar. Depois disso, enchemos a terra de forma que uma colina se forme na parte central do canteiro de flores;
  4. Deixamos a terra assim por 14 dias. Durante este tempo, ele se estabelecerá e se estabelecerá. Então fazemos buracos e plantamos mudas. Será mais prático para os iniciantes fazer um grande canteiro de flores com um formato simples. Se desejado, ele pode ser atualizado em composições mais complexas.

Para tornar o canteiro de flores agradável aos olhos o maior tempo possível, você precisa plantar plantas com diferentes épocas de floração. Narcisos, tulipas, prímulas, lilases, açafrões, saxifrage florescem de maio a junho. De junho a julho - peônias, íris barbudo, cravos, centáureas, delfínios. Julho a agosto - sinos, calêndula, camomila, flox, amores-perfeitos, petúnias e rosas. De agosto a setembro - crisântemos, gladíolos, ásteres e dálias.

Para uniformidade do canteiro, o espaço entre as plantas pode ser preenchido com flores de cobertura do solo (rastejantes), plantando-as afastadas umas das outras.

Dicas úteis

É melhor para os cultivadores de flores novatos se familiarizarem com a literatura relevante para começar, uma vez que nem todas as flores são combinadas umas com as outras. Jardineiros experientes são aconselhados a combinar tipos de chá de rosas com seus híbridos, e rosas em miniatura com cobertura do solo.As opções apresentadas acima são combinações comprovadas com belas quedas e degraus.

Variedades encaracoladas podem ser executadas individualmente e em combinação com qualquer coisa. Suportes robustos são necessários para formar um jardim verticalmente. E no inverno, as rosas são fechadas junto com o suporte, sem retirar o chicote. O proprietário deve levar em consideração que algumas variedades toleram facilmente baixas temperaturas, enquanto outras não as toleram e podem morrer.

Para o crescimento e desenvolvimento normais de plantas vizinhas de diferentes tipos, elas precisam ser plantadas umas das outras a uma distância de cerca de um metro. As flores devem ser pulverizadas de vez em quando contra parasitas.

Belos exemplos

Na verdade, um jardim de rosas é um grande jardim de flores no qual crescem apenas rosas. Pode ser coletado de diferentes variedades ou consistir em apenas uma, a mais amada. O jardim de rosas sempre parece espetacular e pitoresco, então pode facilmente se tornar uma verdadeira pérola do jardim.

O meio-fio é uma sebe baixa. É usado para delimitar setores, por exemplo, em um jardim de rosas, ou para destacar áreas específicas. Por exemplo, uma borda de rosas brancas pode correr ao longo dos caminhos e uma sebe rosa pode ser usada para decorar a área ao redor do mirante e área de recreação. Eles também decoram riachos artificiais, plantando flores ao longo deles. A borda pode ser facilmente combinada com estruturas semelhantes de outras fábricas.

Um arco é um gazebo feito de 4 fios. Depois disso, rosas retorcidas são presas ao arame, que as enrolam. O arco pode ser de qualquer tamanho, se desejado, um banco é instalado sob ele, criando assim um lugar isolado para relaxar. Você deve escolher apenas variedades de rosas encaracoladas que se distinguem por uma floração exuberante (padrão, inglesa e park). Você também pode formar uma cerca viva de uma variedade, como uma rosa cinza.

Se não for possível colocar um grande número de flores, você pode plantar uma única roseira. Ele vai perfeitamente suavizar um pouco da aspereza dos escorregadores alpinos, paredes de pedra e tijolo, e vai combinar perfeitamente com várias composições de relevo.

Uma solução extraordinária seria plantar os arbustos em recipientes especiais, que posteriormente podem ser colocados em diferentes locais. Floribunda e rosa-selo são geralmente escolhidos. As variedades Park e English, neste caso, são inadequadas e raramente utilizadas.

"Stream" é um canteiro de flores comum, mas com a forma de um riacho. Você pode criar "cascatas" e "cachoeiras", elas devem ser levadas em consideração no planejamento. As variedades de cobertura do solo são geralmente escolhidas, e pedras, seixos ou cascalho são usados ​​para a formação.

As pedras maciças, ásperas e escuras do slide alpino contrastam lindamente com as cores claras e delicadas. Flores coloridas e vibrantes ficam bem com pedra branca. Você pode plantar qualquer variedade de plantas, mas na maioria das vezes os jardineiros preferem espécies em miniatura ou de cobertura do solo. Às vezes, o slide é dividido em monossegmentos: uma nota para cada segmento do slide. Parece muito incomum.

Hortênsias se misturam harmoniosamente em uma variedade de conjuntos florais. Com a ajuda deles, você pode decorar lindamente uma casa de campo de verão em estilos como:

  • Mediterrâneo. As flores são plantadas em recipientes de cerâmica de cores vivas e colocadas em um aterro de cascalho. Além disso, as flores podem ser plantadas ao redor do perímetro do local e, para decoração vertical, use uma hortênsia trepadeira. Para completar a imagem, aconselhe móveis de jardim e vários elementos decorativos são selecionados;
  • Oriental. Esse conjunto é adequado para áreas niveladas médias ou pequenas. O destaque principal são os canteiros de flores, nos quais as flores criam uma espécie de padrão e um grande número de caminhos;
  • Rústico. O estilo também se distingue pela presença de muitas plantas com flores (canteiros e canteiros). Para criar o ambiente rústico adequado, as plantas são plantadas em baldes, regadores e até mesmo em latas.Além disso, o chamado carrinho com flores, que pode ser colocado no jardim, vai caber perfeitamente aqui;
  • Inglês. O estilo é adequado apenas para uma área bem iluminada com solo fértil. O conjunto inglês inclui elementos como sebes, relvados, caminhos e casas de jardim. Na área central da composição, por exemplo, uma combinação de hortênsia com gerânio resistente ao frio e grama ornamental pode ser usada. Como resultado, obterá uma composição elegante, mas ao mesmo tempo rigorosa, de acordo com o estilo.

Como fazer um canteiro de flores com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário