Características de design "faça você mesmo" de canteiros de flores e canteiros de floração contínua
Um belo quintal é motivo de orgulho para os proprietários. Em muitos aspectos, é isso que o torna um paisagismo cuidadoso - uma parte integrante do projeto paisagístico. O jardim é dominado por árvores, arbustos e, claro, flores. São essas criações da natureza encantadoras e surpreendentemente harmoniosas que nos proporcionam um mar de prazer estético e emoções positivas.
Ao criar arranjos de flores - canteiros e canteiros de flores, é importante não apenas pensar sobre sua forma, tamanho e esquema de cores, mas também escolher corretamente "animais de estimação" verdes para o plantio. Especialmente se você precisa obter um visual altamente decorativo do canteiro de flores e uma floração contínua desde o início da primavera até as primeiras geadas. Como fazer isso será discutido em nosso artigo.
Peculiaridades
Organizar um canteiro de flores sempre em flor que mantenha seu efeito decorativo independentemente da estação não é uma tarefa fácil.
O planejamento de tal jardim de flores implica o cumprimento de várias condições ao mesmo tempo:
- Alocação de uma espaçosa área de pouso. A imitação da floração contínua baseia-se na substituição constante de algumas plantas por outras. Um resultado semelhante é obtido pela combinação de muitas safras com diferentes fases de floração. É impossível colocar tantas flores em uma área limitada.
- Criação de uma composição sólida com grandes manchas coloridas. O plantio de exemplares isolados é inaceitável, pois o efeito decorativo indicado é proporcionado por ilhas de flores "uniformes". Um jardim de flores com uma grande área também é necessário aqui. Uma composição com floração caótica de plantas individuais parece fragmentada, introduzindo um desequilíbrio no design geral do jardim.
- Formação de grandes grupos de plantas de acordo com o princípio de fases de floração semelhantes, e não a distribuição das colheitas pelo jardim de flores. A explicação para esta exigência é a mesma: devido aos pequenos acentos espalhados, o arranjo de flores deixa de ter um aspecto holístico, violando a harmonia do chalé de verão. A variabilidade verificada do canteiro de flores é alcançada precisamente graças aos grupos sazonais alternadamente solos.
- Repartição de um jardim de flores irregular com uma plantação livre: é assim que o clube ficará o mais natural possível. Se o design da área do quintal for projetado em um estilo estrito, será problemático atender a essa condição. Nesse caso, uma opção mais aceitável seria a divisão de vários canteiros de flores sazonais, e não a integração de um jardim de flores para todas as estações em um design inadequado do local.
Vantagens de plantas perenes de floração contínua:
- Eles são duráveis. A atualização desse canteiro de flores é necessária a cada 6-7 anos.
- De fácil manutenção. O cuidado resume-se à limpeza de primavera, rega de verão e remoção de ervas daninhas.
- Econômico. A compra de plantas perenes é uma ação única, anualmente você só precisará comprar os bulbos das lavouras anuais.
- Despretensioso em termos de locais de plantio - as perenes ficarão igualmente felizes com o lado ensolarado do local, sombra e sombra parcial. O acesso limitado ao sol não afeta seu efeito decorativo.
- Elimine os problemas de esgotamento do solo.
O layout de um canteiro de flores para todas as estações é uma ótima chance de tentar a si mesmo como um paisagista.
Classificação de cor
As plantações de jardim perenes que florescem durante todo o verão são atrofiadas, atingindo uma altura máxima de 0,4 m, de tamanho médio - até 0,5-0,8 me de altura - mais de um metro, que também incluem vários tipos de plantas trepadeiras.
Subdimensionado
São ideais para a decoração de meios-fios ou jardins rochosos, pois à medida que crescem cobrem densamente o solo como um tapete multicolor. Os nomes de flores perenes baixas são ouvidos por todos os jardineiros. Estamos falando de amores-perfeitos, pervincas, phlox, saxifrage, centáurea, serralha, margaridas (camomilas), ásteres alpinos, linho de flores grandes, ásteres anões. Entre as variedades de cobertura vegetal, o gerânio dos Balcãs, a armeria costeira e a lobularia anã com apenas 15 cm de altura são especialmente apreciadas pelos jardineiros.
Tamanho médio
Eles são plantados individualmente e usados para preencher canteiros e canteiros de flores. Com a ajuda de colheitas de tamanho médio, é conveniente formar composições de ilhas em camadas, mono-composições clássicas e criar cercas pitorescas. Este grupo inclui lírios, peônias, rosas, yarrows, radiola rosa, flox paniculado, cravos.
Alta
A criação de canteiros de flores elegantes raramente fica completa sem eles. Flores altas formam combinações harmoniosas com uma grande variedade de flores, incluindo contrapartes menores. Esta categoria inclui malva (estoque-rosas), basilis, girassóis sinuosos, rudbeckia, delphiniums, echinacea e muitas outras plantas.
Para o desenvolvimento completo de plantas perenes trepadeiras, são necessários suportes, que eles amarram de maneira pitoresca com trepadeiras. As Botias são indispensáveis para a decoração de gazebos, terraços, arcos, construção de paredes e formação de sebes.
Anões de anão
As espécies de baixo crescimento de plantas anuais são caracterizadas por uma altura de cerca de 30 cm, o que permite que sejam utilizadas como variedades de cobertura do solo para preencher efetivamente as lacunas entre representantes da família Rosaceae, como uma adição a arbustos ornamentais ou gramíneas.
Os tipos mais populares de anuários atrofiados são:
- Iberis, nemophiles, violetas noturnas, que são usadas para diluir canteiros de flores.
- Ageratum - fica bem em jardins de pedras e jardins ornamentais.
- Margarida - essas flores são usadas para formar bordas, cortinas, cumes e emoldurar caminhos de jardim com elas.
- Aster anão e malmequeres são generalistas que permitem que você rapidamente e com um custo mínimo refine seu território de quintal.
Ao decorar um canteiro de floração contínua, não se deve negligenciar as colheitas decíduas e os cereais decorativos, cuja principal vantagem é a decoratividade estável.
Em comparação com as árvores de baixo crescimento, os arbustos ornamentais tendem a crescer muito mais intensamente, embora tenham uma alta vitalidade.
Design correto
Canteiros de flores com floração contínua são formados por plantas perenes, anuais e bienais. Embora, em termos de praticidade, seja muito mais lucrativo encher o canteiro com culturas perenes, complementando-as todos os anos com plantas frescas com um longo período de floração.
Ao escolher culturas de jardim, eles são guiados por:
- Uma espécie de jardim de flores.
- Características decorativas - altura, forma, cor das inflorescências e folhagem, época de floração.
- Os requisitos ambientais das variedades.
A criação de composições de plantas é baseada em vários princípios:
- Combine culturas que tenham requisitos idênticos ou semelhantes para a composição e condição do solo, regime de luz, nutrição e regime de irrigação.
- Arrume as flores levando em consideração o esquema de cores e combine plantas que tenham cores contrastantes ou complementares.
- Combine as plantas de acordo com o tamanho e a intensidade de desenvolvimento. Se as culturas são propensas ao crescimento ativo, medidas devem ser tomadas para conter seu crescimento.
Um canteiro misto com floração contínua é preenchido com plantas perenes, colheitas bienais e anuais para alcançar as primeiras flores quando a neve começa a derreter.
Culturas de flores populares para o dispositivo de canteiros de flores mistos para todas as estações:
- Composição de primavera. Para a sua criação, é dada preferência a açafrões bulbosos, narcisos, iridodictiums, muscari, chionodox, árvores da floresta. De plantas perenes - erantis, hepáticas, malmequeres, besouros-de-crista, anêmonas, morenos e entre as culturas bienais - violas, margaridas, amores-perfeitos.
- Jardim de flores de verão. É mais frequentemente preenchido com plantas perenes como astilbe, phlox, gerânios de jardim, delphiniums, tremoços, centáureas, loosestrife, lírios, blueheads. Anuários brilhantes - alyssum, lobelia, zinnia, tagetes, exuberante flor antirrinum, várias variedades de petúnias, escholzia. Girassóis ou amaranto são usados como acentos verticais espetaculares. Das bienais, sinos, cravos, violetas, margaridas, dedaleiras são interessantes. Entre as altas, há rosas de estoque.
- Canteiro de flores de outono. Para que floresça durante todo o outono, deve-se dar preferência aos ásteres tardios anuais ou perenes, bem como às rainhas da composição outonal - crisântemos. De alto - stonecrop proeminente, helenium, crocus. O repolho ornamental é ideal para criar uma borda original da composição de outono. Sob a influência da geada, as folhas do repolho adquirem uma cor contrastante mais viva.
É possível plantar algumas plantas perenes em um canteiro de floração contínua, que são valorizadas pelos floricultores por sua decoratividade e despretensão no cuidado. Para fazer um canteiro de plantas perenes, você precisa colher de 6 a 8 variedades de plantas perenes com diferentes tempos de abertura de botões.
Tendo em conta que a duração média da floração das perenes é de um mês, o canteiro irá deliciar-se constantemente com o esplendor da floração de uma espécie e de uma ou duas variedades ainda em flor.
Se você complementá-los com plantas decíduas decorativas e perenes com floração repetida, obterá uma mistura muito pitoresca. O principal é escolher plantas com uma textura bonita.
Na primeira quinzena de maio, pode-se apreciar o esplendor dos botões lilases do baga, um pouco mais tarde, as prímulas multicoloridas, e a partir da segunda metade, o brilho das cores da íris com branco, roxo, azul, amarelo e aquilegia. Em junho-julho, centáurea, delfínio, flores de hemerocallis.
A partir de agosto, astilbe começará a solo, facilmente reconhecível pelas panículas de inflorescências brilhando com todos os tons de paleta vermelha, depois várias variedades de monardo e flox com um aroma encantador. O final da temporada será marcado pelo florescimento de goldenrods de cor amarelo brilhante e ásteres.
Sabendo que fazer uma escolha em favor dos anuários termofílicos, só se pode contar com um conto de fadas florido e perfumado de três meses. Como a maioria das plantas anuais são nativas dos subtrópicos ou trópicos, é importante cuidar das mudas com antecedência. No final do inverno, petúnias são plantadas, no início da primavera, sementes são semeadas para violas, ásteres, crisântemos, dálias, levkoy, centáureas, alissum, lobelia, snapdragons, e no meio da primavera eles se engajam em malmequeres, capuchinha, cosmea.
Assim, torna-se possível o abastecimento ininterrupto do jardim de flores com uma variedade de culturas floridas, independentemente da sua sazonalidade. Por exemplo, a floração de violas e petúnias semeadas para mudas no inverno pode ocorrer tanto em maio quanto em setembro. Embora existam certamente muitas plantas sazonais entre os anuais.
O esquema de design padrão para um canteiro redondo de flores anuais de baixo crescimento:
- Nas primeiras semanas de abril, a parte central do jardim de flores está repleta de mudas de ageratum: é assim que o arranjo de flores ficará com um centro exuberante.
- O linho de flor branca ou vermelha, semeado para mudas em abril, é usado para emoldurar os ageratos.
- O linho é cercado por mudas de ásteres anões multicoloridos, semeadas em maio. Eles vão deliciar você com floração até outubro.
- Decorar o meio-fio com dois tipos de barbear: com flores exuberantes e pequenas é a solução mais vantajosa para a orla de um canteiro de flores redondo.
Os floricultores experientes concordam que as combinações de linho, centáurea e áster são especialmente sofisticadas. A combinação de plantas anuais de baixo crescimento com plantas perenes permite maximizar a atratividade do jardim de flores.
Como plantar?
Mesmo quem está apenas começando a compreender os fundamentos da arte do paisagismo pode organizar um jardim de flores ou um canteiro de flores com as próprias mãos no campo, desde que assumam o assunto com total responsabilidade. Na fase inicial, as culturas de jardim são selecionadas na época do plantio e, assim, uma lista é formada, que inclui variedades de primavera, verão, outono.
Um arranjo competente de um canteiro de flores também implica na determinação e estudo de um local de plantio: é preciso analisar o solo, a iluminação em partes individuais do canteiro e descobrir se há declive. Isso é necessário para o correto posicionamento das lavouras, levando em consideração as exigências dos animais verdes às condições de luz e umidade, composição e condição do solo.
Para evitar erros ao desembarcar, um diagrama é desenhado com antecedência com o arranjo composicional das plantas selecionadas em certos locais de acordo com os critérios previamente indicados:
- Requisitos para tecnologia agrícola. A planta deve ter uma distribuição clara das áreas sombreadas, sombreadas e bem iluminadas para o plantio.
- Decoratividade: algumas culturas formarão a base construtiva do jardim de flores, outras - coníferas, arbustos caducifólios e perenes, atuam como uma moldura espetacular para os vizinhos em flor.
- O tamanho. Se o taco for adjacente a cercas ou a uma casa, então grandes plantas são plantadas ao fundo, e variedades de tamanho médio e cobertura de solo em miniatura recebem espaço nas primeiras filas. Quando um jardim de flores (redondo, oval) é colocado no meio do território doméstico, seu centro pode ser decorado com plantas altas. Flores e gramíneas de folhas estreitas se alternam com as de folhas largas.
- Sazonalidade de floração. Neste caso, é conveniente navegar de acordo com o calendário de floração e floração do verão, primavera, outono plantas selecionadas para o plantio. Cada intervalo de tempo deve corresponder a períodos de floração de pelo menos 3-4 flores.
- Coloração. Na escolha de uma solução colorística, os canteiros de flores são guiados por preferências pessoais, sem esquecer as regras gerais da combinação de cores - seja como suplemento ou para contraste.
A última etapa é o preparo do solo para o plantio: introdução de misturas de fertilizantes e fermento em pó - argila expandida, tijolo triturado, areia de rio. O crescimento de variedades em crescimento ativo é limitado com a ajuda de cercas de plástico, aprofundadas no solo próximo ao local de pouso de animais de estimação verdes agressivos.
E no próximo vídeo, você pode se familiarizar com os principais erros ao projetar canteiros de flores.
Cuidado
O fato de que para o pleno crescimento e desenvolvimento de qualquer plantação em uma casa de verão, é necessário um cuidado complexo, que implica capinar, irrigar, alimentar e soltar sistematicamente, é bem conhecido de qualquer produtor. Para canteiros de flores com flores contínuas, aplicam-se as mesmas regras geralmente conhecidas e são aplicadas técnicas adicionais para manter a sua atratividade.
O que nós temos que fazer:
- Remova os botões mortos para prolongar a floração.
- Beliscar as copas - estimula o crescimento das flores e ativa os brotos laterais.
- Plante plantas anuais a tempo de preencher os pontos calvos formados por colheitas desbotadas. É conveniente decorar vazios com vasos de flores portáteis plantados com crianças de um ano.
- Não se esqueça de desbastar, podar e dividir as flores, evitando assim o deslocamento de plantas fracas por concorrentes mais fortes.
Belos exemplos de paisagismo
- Canteiros e canteiros de floração contínua podem não só decorar o território de quintal, mas também dar-lhe uma personalidade alegre.
- Os canteiros monocromáticos são uma prova clara de que o seu criador domina perfeitamente a arte de controlar o caleidoscópio de cores criado pelas belas representantes do reino da flora.
- Os jardins de flores amarelo-laranja proporcionam um clima ensolarado, independentemente do clima, graças aos açafrões, narcisos, tulipas do tom apropriado, calêndula, lírios, prímula, helênio, malmequeres, capuchinhas.
- Canteiros de flores cheios de kandyk, açafrões, juno, delphinium, monarda, centáureas, flox de tons de rosa, azul e roxo parecem excepcionalmente frescos e românticos.
- Canteiros de flores brancas lacônicas de narcisos, lírios, centáurea, mexilhão pérola, malva, lavatera, flox, lírio-do-vale, equinácea de cores brancas como a neve dão ao jardim um aspecto delicado e arejado.
- A tendência atual das últimas décadas é os canteiros de flores na cor azul. Nesse caso, os cultivadores de flores recorrem a miosótis, hepática, scilla, tapete umbigo, brunner e jacinto rato para obter ajuda.
- As variedades de cobertura do solo permitem não apenas criar canteiros de carpete de beleza deslumbrante, mas também organizar canteiros de flores temáticos. Graças às brilhantes flores anãs, uma luxuosa borboleta desabrochando pode aparecer no local.
- O resultado da utilização de objetos estranhos na decoração de uma casa de veraneio é sempre interessante: um carrinho de mão de jardim, pneus usados, troncos podres como vasos de flores de grife, pedras para um escorregador alpino e figuras decorativas.
O comentário foi enviado com sucesso.