Belos canteiros de flores: recursos de layout em paisagismo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e formulários
  3. Decoração original
  4. Onde localizar?
  5. Esquemas populares
  6. Preparação e plantio do solo
  7. Aconselhamento profissional
  8. Belos exemplos

As flores ocupam um dos lugares de destaque na concepção de qualquer projeto paisagístico. Eles são colocados em canteiros de flores, que devem ser criados levando em consideração as características de cada tipo de planta que neles cresce. Esses recursos serão discutidos neste artigo.

Peculiaridades

O enredo de cada casa particular ou território adjacente tem seus próprios parâmetros únicos. Antes de romper um canteiro de flores, é necessário fazer um plano inicial para a colocação de futuras safras e plantios.

Para calcular corretamente o tempo de maturação completa e floração das sementes plantadas pelas estações, é melhor usar layouts prontos... Eles podem ser encontrados em livros sobre floricultura ou, se não houver absolutamente nenhum desejo de se aprofundar neste assunto, use os serviços de um paisagista profissional.

Ao planejar o espaço do terreno para o canteiro de flores, você também deve se lembrar da sua própria conveniência. A distância entre as filas e o fácil acesso a cada uma delas garantirão o máximo conforto ao proprietário. Isso é muito importante porque a disponibilidade afeta o cuidado total das plantas... No caso em que a pessoa não consegue chegar a nenhuma das camas, não pode ser realizado um processamento completo e de alta qualidade, mas apenas superficial.

Não se esqueça do fator humano. Ele pode se cansar de estender a mão e esforçar-se sempre para remover folhas ou pétalas caídas, como costuma ser o caso.

Com o correto arranjo das plantações no canteiro, mesmo em dias frios, as plantas vão encantar com sua beleza. Por exemplo, entre a neve, heléboro, thuja ocidental e dogwood podem estar cheios de vegetação.

O outono é a estação dos resfriados. Uma excelente solução seria cultivar plantas medicinais em um canteiro de flores, o que ajudará a lidar com os primeiros sintomas da doença. Seria até bom reservar um canteiro de flores "curativo" separado. Lá você pode cultivar camomila, alfazema, erva-cidreira, salva, calêndula, tomilho.

Muitas vezes, os jardineiros novatos cometem um grande número de erros, o mais comum dos quais é plantar todas as flores ao acaso ou segundo o princípio "goste ou não goste". Nesse caso a estratificação e a proximidade das plantas podem ser perturbadas... Devido ao analfabeto arranjo das flores em altura, o sombreamento do espaço é possível, o que terá um efeito negativo no desenvolvimento de plantas de baixo crescimento.

Não se esqueça do solo. Como resultado de sua escolha errada, as inflorescências não serão capazes de agradar seu dono em toda a sua glória.

Os paisagistas são aconselhados a zonear a área do canteiro de flores. Assim, é possível obter uma combinação de vários tipos de flores e arbustos sem se danificarem.

Vale a pena prestar atenção a uma questão como a limpeza oportuna da terra de inflorescências desbotadas e ervas daninhas. As ervas daninhas estragam não apenas a aparência das plantações, mas também a própria vida do sistema radicular e da flor como um todo. A limpeza sistemática ajudará a evitar problemas com pragas e detritos naturais, que é formado como resultado da vida dos canteiros de flores.

É muito importante remover as ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil para que não haja crosta terrestre espessa e grossa. Se não for removido a tempo, as raízes não terão nada para respirar, e isso pode levar à morte do sistema radicular e da flor no futuro. A terra deve ser bem cuidada e solta.

Um aspecto importante é a fertilização sazonal do solo. Durante o crescimento e o desenvolvimento, uma semente ou bulbo se alimenta de macro e microelementos que estão no solo. Se for rico o suficiente neles, então os primeiros brotos não demorarão muito para esperar; quando são escassos e vazios, as plantações podem nem crescer.

Uma excelente solução para economizar tempo e esforço seria manter um calendário de floração e colheita. De acordo com ele as flores precisam ser plantadas em intervalos curtos - cerca de uma semana... Assim, o dono do canteiro de flores terá tempo para cuidar de cada espécie sem pressa e confusão, o que instilará ainda mais o amor por uma tarefa tão difícil.

Tipos e formulários

Hoje existe uma grande variedade de formas e tipos de canteiros, que encantam pela sua singularidade e originalidade.

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é um canteiro de flores. Trata-se de um terreno alocado artificialmente, que apresenta uma forma e estrutura claras e um certo arranjo de flores e arbustos. Na maioria das vezes, ele ocupa um lugar dominante no quadro geral do jardim de flores. Eles podem ser divididos em dois tipos - florais e carpete.

O canteiro de flores se distingue pelo fato de que flores e arbustos anuais e perenes são plantados nele, para que possa florescer o ano todo. Claro, plantas herbáceas ou decíduas podem ser plantadas para adicionar fofura e volume. Muitas vezes tem uma estrutura de vários níveis e grande diversidade de espécies.

Quanto aos canteiros de carpete, principalmente flores da mesma cor são plantadas aqui por altura e período de floração. Pelo nome, pode-se entender que se assemelham a um tapete liso; nesse aspecto, esse canteiro de flores costuma ser tosado para que a tela colorida fique uniforme e bem cuidada.

A seguinte classificação de canteiros de flores é baseada no período de floração de plantas e arbustos. Existem canteiros regulares e irregulares.

Os regulares são aqueles que contêm plantas florescendo ao mesmo tempo. Via de regra, têm forma retangular, quadrada ou redonda, já que o padrão também deve repetir formas geométricas claras. Caso contrário, esse canteiro de flores parecerá áspero e terá um padrão caótico e desconfortável para os olhos.

Deve ser colocado em locais facilmente visíveis, ou seja, não no canto ou na borda do local, mas no meio ou no centro do jardim de flores.

Se se trata de um canteiro irregular, aqui a preferência é dada à naturalidade e à proximidade com a natureza. As flores e os arbustos são plantados em pequenas ilhas e podem ter uma estrutura de vários níveis.

Este tipo é o mais popular entre os floristas e jardineiros, pois é fácil de cuidar, não requer muita atenção e tempo.

O canteiro de flores elevado é incomum em seu design. É único e interessante na medida em que pode ter várias camadas, onde cada camada ascendente subsequente é separada por uma parede de tijolo, pedra decorativa ou madeira e pode ter várias formas.

Canteiros de flores em camadas semicirculares e localizados em torno de um eixo (na forma de uma mola triangular) parecem muito bons... Em altura, podem atingir até 1,5 m, variando de 25-30 cm, são convenientes porque não precisam se dobrar muito durante a fertilização, afrouxamento e outros cuidados com a terra. Você pode simplesmente colocar um pequeno banco e cuidar com calma do canteiro de flores sem forçar suas costas.

Não apenas flores simples podem ser plantadas de plantas, mas também vegetais como abóbora ou abobrinha. Frutos semi-maduros vão decorar e complementar o jardim de flores, e também vão deliciar o outono como uma colheita.

As abóboras costumam ser usadas para esculpir castiçais decorativos ou cabeças assustadoras de Halloween. Claro, eles vão ficar no canteiro por um curto período de tempo, mas eles vão agradar com sua aparência.

Nos jardins dos floristas profissionais, você pode encontrar canteiros verticais. Este é um recipiente artificialmente elevado para plantas, onde trepadeiras ou plantações semelhantes a cipós são plantadas. Isso pode criar um efeito de onda ou cascata. Por sua vez, também é fácil e agradável cuidar deles e não há necessidade de se curvar e curvar-se diante deles.

De acordo com a diversidade de espécies, os canteiros de flores podem ser divididos em monoclumbas e painéis:

Monoclumba diferem por conterem flores quase do mesmo tom de cor ou apenas um determinado tipo de flores. Por exemplo, um canteiro de flores só pode ser plantado com rosas, tulipas ou crisântemos.

Painéis de canteiro de flores usado para criar um desenho. Se até mesmo um iniciante pode lidar com a criação do canteiro de flores acima, então um certo nível de conhecimento e habilidades é necessário. O objetivo principal é traçar um determinado padrão (por exemplo, um relógio ou o rosto de um personagem de desenho animado, uma forma de flor, etc.).

Arbustos e perenes anões ou subdimensionados são usados ​​como plantas. Pode ser violeta, zínnia, erica, fúcsia.

Mais adequados para plantios urbanos são camas de tapete... Neles, os padrões são criados principalmente a partir de plantas arbustivas decíduas e de baixo crescimento com uma folha esculpida ou colorida incomum. Exigem autocuidado cuidadoso e profissional, mas os resultados valem a pena.

Decoração original

No mundo do paisagismo, existe uma grande variedade de espécies de elementos decorativos para canteiros de flores. A única limitação é a imaginação e, claro, o lado financeiro da questão, já que esse prazer não é barato.

    Pedras

    Talvez uma das maneiras mais fáceis e duráveis ​​de decorar um jardim de flores seja usar pedras. As pedras podem ser compradas ou encontradas na natureza. Freqüentemente, os jardineiros pegam seixos redondos na costa rochosa.

    Alguns mestres os pintam com tintas acrílicas ou a óleo e, em seguida, os colocam sobre canteiros de flores para obter um padrão, cachos ou caminhos interessantes.

    Recentemente, virou moda decorar o jardim da frente com pedras, que retratam animais domésticos ou selvagens em uma versão hiper-realista. Parece que um verdadeiro gato ou ouriço se deitou perto de um belo arbusto de violetas ou ásteres.

      Materiais em mãos

      Você pode fazer uma decoração de graça e sem o uso de materiais de construção. Os proprietários de terras pegam uma malha de metal e fazem uma cerca volumosa, mas oca, ou cerca para os canteiros internos. Além disso, todo o espaço interior é preenchido com uma bela pedra (os mesmos seixos, às vezes até misturados com conchas ou bolas de vidro decorativas).

        Concreto

        Os designers profissionais costumam usar caminhos concretos em seus projetos. Eles são colocados em parques, chalés de verão, hortas, etc. É fácil movê-los sem sujar os pés.

        Você pode fazer ou comprar canteiros de flores especiais para canteiros de concreto. Eles têm alturas diferentes e também formas diferentes (círculo, quadrado, hexágono, etc.).

        Esses dispositivos parecem muito bonitos e lacônicos em um jardim de flores, criando um efeito adicional de limpeza e limpeza no local.

        Os caminhos decorativos em forma de folhas de bardana são geralmente feitos de concreto. Para fazer isso, pegue uma folha grande de bardana, aplique uma camada de argamassa de concreto e espere secar. O resultado são folhas de bardana de pedra com veios como uma folha de verdade.

        Para mais realismo, eles podem ser pintados com tinta spray e os detalhes podem ser desenhados com um pincel fino.

          Cink Steel

          Como vedação para canteiros de flores, são adquiridas telas metálicas galvanizadas, das quais é fácil montar um jardim de flores de qualquer formato. Pode ser um hexágono, retângulo, triângulo. Sua vantagem é que eles são leves e duráveis. Esses pára-choques vão durar muito tempo, eles podem mudar de cor todos os anos.

            Tijolo

            Um tijolo comum pode ser um excelente auxiliar na decoração.É fácil fazer uma moldura decorativa com ela para um canteiro de qualquer formato. Na maioria das vezes, os jardineiros colocam os tijolos em um ângulo para cima., então a "cerca" revela-se muito incomum e em relevo.

            Se você planeja fazer um canteiro de flores em camadas, pode alinhar as bordas das camadas superiores com tijolos, o que dará ainda mais charme e limpeza ao canteiro de flores.

              Para a beleza, você pode alternar as cores, mas se isso não for possível, então é melhor comprar tijolos brancos e pintá-los com tinta spray.

              Arte de tecelagem

              Uma forma muito invulgar e tão próxima da natureza quanto possível é decorar canteiros de flores com cercas de vime. As cercas de vime são feitas de maneira muito simples, embora esse trabalho seja árduo.

              Isso requer pequenos pinos de madeira, e galhos finos de bétula, salgueiro, videira, salgueiro e até framboesas são adequados como galho... Com a ajuda deles, você pode criar canteiros de flores verdadeiramente únicos e fora do padrão com um padrão ornamentado. Essa decoração "viva" sempre encantará os olhos com sua singularidade e exclusividade de forma.

              As vezes bolas de barbante grosso são adquiridas como uma trança... Vai durar muito tempo e ajudará a manter os galhos das árvores no lugar.

                Um canteiro de flores é a decoração principal

                Para fins decorativos, um canteiro de flores pode assumir "poses" muito incomuns. Uma dessas opções é instalar um canteiro de flores em forma de fonte. O design em si é simples, mas requer uma seleção cuidadosa de localização e cores. Às vezes, grandes tigelas com terra são colocadas em uma fonte em funcionamento, o que parece muito impressionante.

                O canteiro de flores em si é uma decoração de jardim ou parque, portanto, sua forma também pode ser fora do padrão. Eles quebram canteiros de flores em forma de borboleta, sol, uma flor simples e usam outras opções.

                  Estatuetas e estatuetas decorativas

                  Figuras de gesso de vários tamanhos são usadas como elementos de decoração. Podem ser gnomos de jardim, cogumelos, pássaros, gatinhos ou quaisquer outros animais. Alguns artesãos compram placas de gesso e as pintam por conta própria. Esse método vai custar menos, além disso, é sempre agradável olhar os frutos da sua criatividade.

                  O mais importante é manter o equilíbrio e não exagerar no enchimento de elementos decorativos, caso contrário o canteiro ficará sem gosto.

                  No campo do paisagismo, sempre surge algo novo e inusitado a partir de vários materiais. Às vezes, coisas que são completamente incompatíveis com o canteiro de flores são usadas como matéria-prima, mas, na verdade, uma solução de design muito eficaz surge delas.

                    Garrafas de plástico e vidro

                    Uma das opções de decoração mais baratas e acessíveis são as garrafas plásticas comuns. Deles, em mãos habilidosas, belos pássaros ou animais podem ser obtidos. Além disso, este material fará uma cerca prática para um canteiro de flores.

                    Para perder menos tempo regando, pode enterrar o recipiente até meio no solo com um furo especial e enchê-lo com água. As raízes das plantas vão beber lentamente, poupando seu dono de trabalho desnecessário.

                    Em algumas áreas existem canteiros de flores feitos de garrafas de vidro. Para fixá-los entre si, usa-se todo o mesmo concreto. Com a ajuda deles, canteiros de flores de vários formatos são feitos. O mais importante é que o vidro esteja limpo e sólido (azul, verde, amarelo).

                      Pneus

                      Para leitos de rua, pneus velhos são uma ótima solução. Todos nós encontramos esses canteiros de flores mais de uma vez. Para torná-los originais e esteticamente agradáveis, eles devem ser bem lavados e pintados.

                        Muitas vezes fazem cisnes, onde o corpo principal é um canteiro de flores, e a cabeça e as asas são feitas de um pneu, o que também agrada as pessoas que passam e o próprio jardineiro mestre.

                        Nova vida de coisas velhas

                        Materiais incomuns podem ser usados ​​para decorar canteiros de flores. Pode ser um guarda-chuva velho ou um balde de metal com vazamento. O guarda-chuva é virado de cabeça para baixo e a terra é despejada nele, onde as plantas são facilmente plantadas.

                        Se a alça tiver uma extremidade em forma de gancho, ela pode ser pendurada, resultando em um canteiro de flores suspenso.

                        Original o canteiro de flores pode ser feito de baldes de metal ou plástico... Eles geralmente são dispostos em uma pirâmide de modo que as flores pendem para as fileiras de baixo, ou são organizados em uma fileira de modo que as cores repetem o arco-íris. A única limitação aqui é sua própria imaginação.

                        Um excelente material de partida para ideias criativas pode ser paletes de madeira ou caixas de madeira. É fácil criar um canteiro de flores composicional a partir deles na forma de uma locomotiva a vapor ou uma pirâmide escalonada.

                        Se houver uma cômoda velha e desnecessária de tamanho pequeno, ela também poderá ser usada. Todas as caixas são arrancadas, cheias de terra e aí plantadas as suas flores favoritas, o resultado é um canteiro muito original.

                        É muito importante que todas as caixas sejam tratadas com verniz ou uma solução que não deixe a madeira inchar e, melhor ainda, cubra o fundo com um oleado. Mas será preciso fazer furos, pois a água pode estagnar e causar o apodrecimento das raízes.

                        Para uma área grande, o canteiro de flores deve ter o tamanho apropriado. Os amantes do design personalizado levam para os barcos de negócios, banheiras fora de uso, malas, bicicletas e até carros antigos que já saíram de seu mandato.

                        A bicicleta geralmente é pintada de uma cor sólida e tem cestos ou caixas de terra em cima para plantar sementes.

                        Quanto ao barco ou carro, vale a pena considerar o fato de que você também terá que cuidar dos objetos, pois a madeira incha e se arrasta com a umidade, e o metal é suscetível à corrosão pelas mesmas razões.

                          Grama

                          Uma boa maneira de separar algumas flores de outras em um jardim de flores é usar um gramado. Círculos concêntricos de flores plantadas de tons brilhantes são lindamente combinados com espaços verdes entre eles.

                            O mais importante é manter o equilíbrio hídrico, porque a grama exige uma quantidade de água diferente da das flores.

                            Tudo por conveniência

                            Para aqueles que não querem se dobrar novamente para regar e limpar, existe a oportunidade de criar um canteiro de flores pendurado na parede a partir de um palete de madeira comum. Ele é preso à parede com buchas. Também podem ser prateleiras de madeira. É aconselhável inserir potes de plástico em compartimentos especiais para que a carga seja menor. Em seguida, flores, de pequena altura, são plantadas de modo que não bloqueiem a luz do sol umas para as outras.

                            Este desenho é conveniente por vários motivos: em primeiro lugar, é fácil esconder as imperfeições da parede e, em segundo lugar, é fácil cuidar das plantas e trocar periodicamente os vasos em alguns lugares.

                            Os paisagistas que persuadem as pessoas a reutilizar garrafas de plástico e vidro tornam o canteiro de flores uma maneira muito interessante. Um orifício lateral é feito no recipiente para que a flor possa caber lá. Em seguida, é suspenso pelas pontas de um cordão e colocado na parede com parafusos auto-roscantes. O desenho e o diagrama de sua localização podem ser qualquer (na forma de degraus, tabuleiro de xadrez, anel ou contorno animal).

                            O desenho e a decoração originais dos canteiros de flores devem ser simples e ao mesmo tempo elegantes, para que nesse jardim você queira descansar o corpo e a alma. Para cada um dos itens, deve-se também prestar os devidos cuidados - limpeza da sujeira e do pó, para que o jardim de flores agrade com seu frescor e cores.

                            Onde localizar?

                            A localização do canteiro de flores deve ser escolhida com muito cuidado. Em primeiro lugar, deve ser claramente visível para cumprir a sua tarefa original - para satisfazer as necessidades estéticas dos proprietários.

                            Se o canteiro de flores estiver localizado em algum canto do terreno, não haverá nenhum sentido especial em sua localização. Claro, você pode colocar um banco ao lado e sair para admirá-lo, mas em uma hora fria é sempre mais agradável contemplar a beleza de uma casa aconchegante do que da rua.

                            Nesse sentido, a melhor posição para ela será um lugar perto da janela, próximo ao mirante, próximo ao portão ou próximo aos bancos.

                            O segundo aspecto importante é a luz solar. As horas de luz do dia devem cobrir o lote de terra semeado o maior tempo possível, uma vez que esta é a base para a plena floração. Mas então você precisa plantar plantas que amam a luz, caso contrário, elas podem simplesmente "queimar" com os raios brilhantes.

                            E o terceiro aspecto da escolha de um lugar para um canteiro de flores é a umidade do solo. É seguro dizer que esse fator é muito mais importante do que a luz.

                            Se as plantas que amam a sombra podem de alguma forma aceitar a luz brilhante, então não serão capazes de suportar o excesso de umidade. É melhor se o solo estiver ligeiramente seco e quebradiço., pois é sempre melhor regá-lo mais uma vez do que as raízes apodrecem na lama.

                            Na maioria dos casos, o canteiro de flores é quebrado quase no meio do lote alocado para o jardim de flores, ou se estende por uma faixa estreita ao longo da cerca ou parede da casa.

                            Alguns adeptos do plantio de canteiros de flores "em grande estilo" fazem quase toda a área. Pode ser algum tipo de ornamento ou desenho selecionado, mas isso exigirá muito esforço.

                            Canteiros de flores alongados com uma largura aproximada de 1-1,5 m estão localizados, como regra, ao longo de todo o comprimento da linha da cerca (tanto dentro quanto fora do local; frequentemente há casos quando aqui e ali). Esses canteiros de flores são chamados de rabatka.

                            Os formulários também podem variar. O padrão é um canteiro circular, oval ou quadrado... Pela sua simplicidade, pode-se alterná-los com caminhos relvados, mas o principal é manter uma distância para que as raízes das flores e da relva não se conectem.

                            Esquemas populares

                            Para os amantes da jardinagem e paisagismo em geral, é difícil traçar imediatamente o esquema inicial do futuro canteiro de flores e, principalmente, fazer a seleção correta das flores. Nesse caso, os mestres aconselham usar a experiência e aprender essa habilidade com pessoas que já possuem conhecimento suficiente no assunto.

                            A experiência pessoal pode ser adquirida por meio de tentativa e erro, investigando empiricamente todas as armadilhas da floricultura.

                            Quanto ao padrão no canteiro de flores, depende muito de sua forma, localização e finalidade. Existem também várias regras que devem ser consideradas:

                            • As flores e arbustos mais altos e densos devem ficar no centro do canteiro de flores, e os menores devem ser colocados mais perto da borda. Isso mostrará todas as plantas. Eles não serão capazes de seguir um ao outro.
                            • No jardim de flores, você precisa fazer um acento de cor, e não plantar todas as cores do arco-íris intercaladas. A opção ideal seria uma combinação de arbustos verdes prateados, quase brancos, ao lado de arbustos brilhantes. Com isso, sua beleza ganha ainda mais destaque, e o desenho fica ainda mais claro.
                            • Nas primeiras filas do canteiro de flores, não se deve plantar anuários, pois na hora em que murcham, o local do solo ficará vazio e prejudicará o aspecto geral. Portanto, os especialistas aconselham o plantio das mesmas tulipas ou narcisos ao lado de plantas perenes exuberantes que irão obscurecer o espaço vazio.

                            Para um jardim de flores redondo, há um grande número de opções de esquemas. Os mais comuns são os círculos concêntricos usuais. As plantas podem ser plantadas em camadas, do centro às bordas, ou em tela plana, mas apresentam cores alternadas em forma de círculo.

                            A segunda opção é mais preferível em parques. Para esses fins, você pode usar petúnias, malmequeres ou quaisquer outras flores de tamanho menor. Você pode até usar cores diferentes da mesma planta.

                            Em um jardim de flores redondo, o arranjo cônico de flores parece muito bem-sucedido e incomum. Como regra, este é um canteiro de flores artificialmente elevado, onde cada camada é separada da outra por uma divisória ou pedras.

                            A segunda mais popular é a imitação de uma flor simples com cinco pétalas. Phlox são ótimos aqui. O diagrama do coração, assim como as espirais simples, terão uma boa aparência.

                            Para um canteiro de flores quadrado, é melhor escolher padrões retos e claros para não violar a geometria básica.Podem ser simples camas paralelas que se assemelham a um tapete listrado ou diagonal do centro.

                            O desenho que lembra um tabuleiro de xadrez é muito bonito e agradável aos olhos. Claro, você vai ter que gastar muito tempo, mas o resultado valerá a pena.

                            Os esquemas são interessantes onde existem combinações de formas, por exemplo, um quadrado em um círculo ou vice-versa. Sua criação também é um trabalho árduo, mas será apreciado.

                            Para canteiros de flores sem formas delineadas, os esquemas do tipo ilha são mais adequados, onde as fileiras podem espelhar umas às outras ou o caos estético dominará.

                            Para um canteiro de flores suspenso ou vertical, os esquemas também podem repetir um tabuleiro de xadrez, ter até listras alternadas, círculos substituindo uns aos outros na cor. Tudo depende de sua escala e tamanho.

                            Em qualquer jardim de flores, você pode aderir a um determinado esquema, mas como aconselham floristas experientes, a cada ano você precisa tentar mudar de forma para que este negócio continue a ser uma arte e uma expressão do estado interior da alma, porque cada flor tem um certo significado e simbolismo.

                            Preparação e plantio do solo

                            Depois que o jardineiro escolheu um determinado local para o canteiro, traçou um diagrama futuro, é necessário fazer uma certa série de manipulações com o solo para que flores lindas e viçosas cresçam sobre ele.

                              Treinamento primário

                              Primeiro, você precisa limpar o solo de entulhos de construção, se houver, e também remover todas as ervas daninhas e grandes torrões de terra com pedras. Eles serão um sério obstáculo ao desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

                              Durante a obra, os construtores enterram os restos de tijolos e concreto no solo. Eles também precisam ser desenterrados e removidos do local, já que na estação fria o solo congela profundamente e a pedra retira o calor, portanto, as plantas perenes e arbustos restantes (por exemplo, lilases, thuja) podem morrer.

                                Avaliação de composição

                                A terra limpa de lixo pode ser considerada fértil? Nem sempre. Os mais adequados para o crescimento e desenvolvimento de flores e plantas em geral são os solos argilosos, ricos em turfa e húmus. Uma pequena quantidade de argila será uma grande vantagem, pois se transforma em uma pasta viscosa após a rega, e seca com uma crosta dura, que deve ser quebrada e solta.

                                Portanto, é necessário avaliar a composição das terras disponíveis. Idealmente, a profundidade da camada fértil deve ser de aproximadamente 30-45 cm... Nas lojas de flores e nos mercados agrícolas existem misturas para vasos prontas para um certo tipo de plantas e flores.

                                  Jardineiros experientes são aconselhados a cavar uma camada de solo inutilizável e substituí-la inteiramente por solo novo. Deve ser solto, macio e suficientemente úmido.

                                  Fertilizante

                                  Não se esqueça de um momento como o da compostagem, que é uma das opções mais urgentes e eficazes para melhorar a composição água-mineral do solo.

                                  Ele pode ser comprado pronto na loja ou você mesmo pode fazer. Para fazer isso lixo orgânico doméstico é adequado (cascas de ovos, cascas de sementes, sobras de cozinha), ervas daninhas que foram colhidas do solo, folhas da colheita.

                                    O mais importante é não colocar raízes ou ramos doentes em uma cuba com húmus, pois a doença pode se espalhar para todas as plantas no canteiro de flores.

                                    Organização do espaço

                                    O próximo passo será alinhar a terra preparada para futuros plantios. Trata-se de preparar os canteiros onde serão plantadas as mudas ou sementes.

                                    Os canteiros são cavados em um padrão pré-selecionado (círculos concêntricos, quadrados, listras regulares, etc.). É muito importante que a crista tenha 15-20 cm de profundidade, caso contrário, será difícil para a raiz agarrar e segurar o corpo principal da flor.

                                    Você também precisa conhecer a chamada "zona de conforto" da planta. Depende do tipo de suas raízes e de quão ampla e profundamente se espalham durante o processo de crescimento (há raízes que se aprofundam no solo e há aquelas que criam uma densa "rede" horizontal). Idealmente, cada "corpo" de flor é plantado a uma distância de 7-12 cm do próximo... Assim, as flores terão a oportunidade de crescer e se desenvolver livremente. Os "vizinhos" próximos não criarão sombra desnecessária, bem como removerão a umidade e os nutrientes vitais.

                                      Recursos de plantio

                                      Antes do plantio direto, é preciso tirar todos os canteiros bem e seria bom fertilizar o solo. As mudas também são derramadas em grandes quantidades com água para que possam ser facilmente removidas dos recipientes de plástico, mas melhor se preparado em potes de turfa. A planta é plantada no solo com ela... Com esta opção, as raízes não sofrem alterações de local e se desenvolvem melhor.

                                      A flor é plantada em um buraco ou canteiro preparado e cuidadosamente polvilhada com terra. O principal é não “estrangular” as raízes, ou seja, não é preciso socá-las e pressioná-las com as mãos..

                                      Se foi decidido semear as sementes com sementes, então é melhor mergulhá-las em água 5-6 horas antes da imersão no solo. Assim, será mais fácil para eles separar a membrana quitinosa e iniciar os cotilédones para o desenvolvimento das duas primeiras folhas.

                                      As sementes são colocadas no solo a uma profundidade de 5-7 cm e também aspergidas, de modo que seja mais fácil para eles emergirem (quanto mais espessa a camada de terra no topo, mais difícil é para as duas primeiras folhas chegarem à luz).

                                        Mais cuidados

                                        Depois que as sementes ou mudas forem movidas para o canteiro de flores, elas devem ser bem regadas. Jardineiros novatos muitas vezes cometem o mesmo erro - regam apenas a camada superior da terra, enquanto é necessário realizar regas de alta qualidade! Em primeiro lugar, a água dará força à planta e, em segundo lugar, fortalecerá a localização de cada raiz (quando a umidade penetra nas camadas mais profundas, meio que pressiona as superiores, o que ajuda a fixar a flor jovem no lugar).

                                        Vale ressaltar que os canteiros devem ser regados com cuidado. Um poderoso jato de água pode lavar as sementes recém-plantadas do solo, de modo que metade das mudas não aparecerá. É melhor usar um regador para essas finalidades.... Graças ao seu bico, o jato se decompõe em gotas e não agride as plantas jovens.

                                        Um sistema de rega automático será um bom ajudante nesta questão. Bicos especiais giram rapidamente, por isso a gota d'água fica ainda menor, então o solo vai se saturando gradativamente de água e não se formam poças, por isso aparece afundamento no solo.

                                        Quais plantas escolher?

                                        A seleção de plantas com flores para seu próprio canteiro de flores não é tão fácil quanto parece à primeira vista. As flores precisam ser selecionadas não apenas com base em suas próprias preferências, mas também a partir de considerações sobre a adequação da planta para um determinado canteiro de flores.

                                        Se for difícil fazer uma escolha, a solução mais simples neste caso seria determinar a gama de cores das plantas com flores. Há muito se sabe que a cor afeta o humor e o desempenho de uma pessoa, por isso é muito importante escolher o tom mais agradável para você.

                                        Canteiros e canteiros com cores dominantes de vermelho, laranja e amarelo podem causar alguma irritação interna, excitação ao olhar para eles por um longo tempo.

                                        Se forem tons de azul, branco ou roxo, terão o efeito oposto no humor emocional. Eles podem acalmar e relaxar.

                                        Nesse sentido, os paisagistas são aconselhados a combinar essas cores nas proporções corretas. Você pode alternar camas com cores diferentes. As combinações mais aceitáveis ​​são roxo com amarelo (e suas variações), vermelho com verde, azul com laranja, branco com vermelho, etc.

                                        Ao escolher uma paleta, é necessário levar em consideração a iluminação da área onde ficará o canteiro de flores. Se estiver no lado ensolarado, as cores azul, branco e violeta parecerão muito bonitas e naturais., mas se estiverem na parte da sombra, perderão imediatamente o encanto e ficarão praticamente invisíveis.

                                        Você também precisa levar em consideração a "classe" da flor e, de acordo com ela, plantá-la perto do portão, ou perto de uma árvore, ao lado da casa, ou no lugar mais conspícuo do jardim.

                                        Se for uma peônia rosa, eustoma, hortênsia ou gloriosa, então eles não deveriam crescer "por status" no portão ou em algum lugar no quintal, eles deveriam ter um lugar dominante.

                                        Toda a família de flores e plantas é dividida em dois grandes grupos - anuais e perenes. Pelo seu nome fica claro que algumas delas podem florescer por várias temporadas e não precisam ser plantadas novamente a cada primavera. Outros, por sua vez, florescem no verão e o terminam "emitindo" sementes que precisam ser plantadas de volta no solo.

                                        Cada tipo tem seus prós e contras. Portanto, é melhor quando os dois tipos de flores são encontrados no canteiro, uma vez que as anuais têm um período de floração mais longo do que as perenes.

                                        A maioria uma solução simples pode ser rosas comuns ou spray, lírios... Mas no inverno, eles devem ser protegidos do frio cobrindo-os com um material especial. Eles podem florescer por vários anos consecutivos.

                                        Uma boa opção seria plantar um estático ou, como as pessoas a chamam, a imortela. Existem espécies perenes e anuais desta flor. Tem tonalidades diferentes e começa a florir quase a partir de maio.

                                        Altamente muitas vezes a base de um canteiro de flores é geyhera... É o único que tem uma grande variedade de tons brilhantes (bordô, amarelo), é um bom "vizinho" para muitas culturas e pode ocupar um lugar central em um jardim de flores.

                                        Dos anuários, você pode escolher petúnia, malmequeres, epoméia, zínia... São sempre apropriados para qualquer canteiro de flores e só dão emoções positivas quando você olha para eles ou inala um agradável perfume floral. A vantagem dessas cores é que você pode mudá-las todos os anos, fazer experiências com cores e encontrar novas combinações adequadas.

                                        As flores devem ser selecionadas com base nos parâmetros do próprio canteiro. O tipo mais comum é o mixborder. É caracterizada por formas irregulares e pela presença de plantas de grande porte. Como principal ou principal pode ser qualquer arbusto ou bonsai, maçã ou pêra.

                                        Em tais canteiros, uma combinação de flores e arbustos anuais e perenes é apropriada para que floresçam durante todo o ano, substituindo-se umas às outras.

                                        No centro, pode-se plantar clematis, thuja oriental ou buxo, depois pode haver um absinto multifolhas, decorativo, lavanda, seguido de coreopsis ou cinquefoil. Tungus clematis fica bem nas fileiras de trás.

                                        Para jardins de flores, como jardins ornamentais, a combinação de cores deve ser ligeiramente diferente. Aqui, eles devem ser de tamanho pequeno, e também ser combinados com pedras, que devem estar presentes no canteiro de flores. Eringium vai ficar bem aqui, que tem tons de azul e prata, sino, snowdrops, íris, prímula, vários tipos de flox.

                                        Com um plantio adequado, essas flores irão deliciá-lo com sua floração exuberante e cuidado despretensioso.

                                        Para canteiros regulares, flores anuais como malmequeres ou petúnias são adequadas.... Tulipas ou narcisos ficarão bem. Arbustos de baixo crescimento também são preferidos.

                                        A escolha de flores para canteiros verticais é específica. Por serem geralmente pequenas, as plantas também devem ser brilhantes. Freqüentemente, escolha begônia, petúnia, capuchinhos de um ano.

                                        O canteiro de flores parece especialmente impressionante quando crescem fortemente e ficam um pouco abaixo da borda do vaso.

                                        Para parterres, é necessário ter algum tipo de padrão ou padrão, portanto, é necessário escolher as opções de cores do arbusto, a partir das quais você pode criar algo mais.

                                        Se você não tem muita experiência em cuidar do jardim, vale a pena começar a enobrecer os canteiros com algo simples e descomplicado. É melhor começar com várias variedades da mesma flor e tentar experimentá-las.... Se o resultado for positivo, então você já pode complicar sua tarefa para o próximo ano.O mais importante é que essa atividade traga prazer e relaxamento emocional.

                                        Aconselhamento profissional

                                        Profissionais de qualquer área não nascem, eles se tornam, depois de percorrer o caminho da tentativa e erro. Sempre há algo para aprender em paisagismo, então você precisa estar constantemente interessado na experiência de pessoas que fazem belos canteiros e canteiros de flores com as próprias mãos.

                                        Existem ramos nesta arte - este é o próprio design dos canteiros de flores, o cuidado com as plantas e a seleção das flores.

                                        Todos os mestres, sem exceção, aconselham sempre traçar um plano de plantio futuro no papel. Alguns jardineiros fazem o layout de um canteiro de flores em um papel Whatman, marcando nele o padrão principal ou layout em escala. Eles marcam onde as comunicações serão realizadas (por exemplo, um sistema de irrigação automático), a localização de uma ranhura decorativa ou quaisquer outros objetos. Em seguida, eles marcam o que e onde a planta será plantada, bem como as datas aproximadas de trabalho, para saber a quantidade de trabalho a ser feito.

                                        Não se esqueça de que cada flor ou arbusto tem seu próprio relógio biológico específico, que deve ser respeitado, caso contrário, as plantas anuais plantadas tardiamente podem simplesmente não crescer. Quando, de acordo com o plano, você precisar criar um canteiro de flores regular, onde deve haver floração constante, é impossível não cumprir as condições de plantio e limpeza, porque então ficará muito descuidado e terá "manchas carecas", que não devem ser com os devidos cuidados.

                                        Também é necessário manter um cronograma de irrigação, alimentação planejada e tratamento preventivo contra parasitas de raízes e folhasv. Se uma flor infectada for observada, então é melhor isolar (cavar) e desinfetar o solo com urgência.

                                        Jardineiros inexperientes costumam cometer erros como não observância da preferência de luz nas plantas... Como sabem, existem amantes da sombra e do lado ensolarado. Os canteiros de flores nem sempre podem ser localizados apenas em locais bem iluminados, mas também nos cantos "escuros" do local.

                                        Um lado é considerado sombreado se os raios do sol estiverem nele por cerca de 2 a 3 horas e no resto do dia houver apenas luz difusa. Aqui você pode plantar um miosótis, hostu, samambaia, rododendro... Eles vão tolerar perfeitamente essas condições, bem como se deliciar com sua beleza.

                                        O lado totalmente sombreado implica encontrar o jardim de flores sob as copas das árvores, que criam uma densa cortina do sol. Deve ser entendido que um microclima especial é formado aqui e haverá alta umidade. Para esses lugares, kupena, begônia, pervinca e fenda são adequados.

                                        Os paisagistas aconselham dar atenção especial à seleção de mudas e sementes prontas. Quase 60% do sucesso depende disso.

                                        Ao plantar mudas, você precisa ver como a terra se comporta se você tirar a planta do vaso. O rizoma deve ser mantido em uma massa densa, e a terra deve aderir bem a ele e não se desintegrar. O solo deve estar ligeiramente umedecido, não seco demais.... Os pêlos das raízes que absorvem água devem estar constantemente no solo, caso contrário existe um grande risco de a flor não criar raízes.

                                        O próximo passo é dar uma olhada no próprio corpo da planta. O caule e as folhas devem estar firmes, sem danos e manchas dolorosas.... A cor é natural, não fosca, sem pontas secas.

                                        Quanto às sementes, a primeira coisa a se observar é a data de validade. As sementes em cápsulas são consideradas de qualidade superior, por isso o período de plantio aumenta, não úmem e não apodrecem.

                                        Qualquer canteiro de flores tem seu próprio estilo específico. Os floricultores experientes aconselham o uso de sua decoração em produtos de concreto, pois, em primeiro lugar, possuem uma longa vida operacional, não estão sujeitos à podridão e toleram bem a umidade. Em segundo lugar, o concreto é um material bastante plástico que pode ser derramado em moldes e várias figuras, bordas e até caminhos podem ser feitos.

                                        Este material é ecologicamente correto e não danifica as flores e a terra.... Além disso, sua grande vantagem é o baixo custo. Além disso, o concreto não está sujeito à combustão.

                                        Se falamos sobre como escolher uma forma para um canteiro de flores, não há dicas como tal. Pode ser triangular, redondo, hexagonal ou quadrado, principalmente para agradar ao proprietário.

                                        Claro, é melhor começar com formas simples para ganhar experiência na construção de um arranjo de flores em um jardim de flores.

                                        Belos exemplos

                                        Hoje, existe um grande número de canteiros de flores decorativos que podem ser uma inspiração para criar o seu próprio jardim de flores.

                                        • Plantas bastante altas foram selecionadas aqui. Eles são plantados em cascata e não interferem entre si. As cores são todas muito vivas, mas combinam perfeitamente umas com as outras, graças a isso o canteiro de flores é percebido como indivisível.
                                        • Com tábuas de madeira comuns, você pode criar um canteiro de flores verdadeiramente único. Pode assumir formas completamente diferentes. Graças ao uso de material natural, o jardim de flores fica ainda mais romântico e querido.
                                        • Esta foto mostra uma localização muito boa - em frente a uma janela. Limites claros, formas regulares e cores elegantes alegrarão seu dono todas as manhãs. É importante notar que tal canteiro de flores vai exigir um cuidado bastante meticuloso, mas o resultado vale a pena.
                                        • Este é um daqueles exemplos em que a fantasia não conhece fronteiras. Quanto trabalho foi colocado nesta máquina! A combinação de cores simples e formas complexas resulta em uma obra-prima do paisagismo.
                                        • Pode parecer que esta forma é bastante simples, mas para alcançá-la, você terá que fazer um grande esforço. Uma bela combinação de flores rosa pálido com uma borda interna cor de vinho realça o núcleo azul claro.
                                        • Graças à correta seleção de cores, parece que se trata de um verdadeiro cisne flutuando nas águas azuis do lago. Como as flores crescem com ligeira diferença de altura, cria-se no quintal uma imitação completa da água do lago, onde crescem "juncos" ao longo da costa.

                                        Ao escolher a decoração e a forma de um jardim de flores, o mais importante é não ter medo de experimentar; então, de ano para ano, os canteiros de flores serão preenchidos com formas e cores cada vez mais incomuns.

                                        Para obter informações sobre como fazer um canteiro de flores transformador com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

                                        sem comentários

                                        O comentário foi enviado com sucesso.

                                        Cozinha

                                        Quarto

                                        Mobiliário