Como fazer um lindo jardim de flores em um terreno privado?
A beneficiação do terreno inclui a construção de uma casa, uma área de serviço, um jardim ou parque e a decoração paisagística. A decoração do local envolve o desenho de canteiros de flores.
Para criar uma composição espetacular, você precisa conhecer as regras básicas de organização de um jardim de flores, que são utilizadas pelos paisagistas. Vamos tentar descobrir como escolher a forma ideal do canteiro de flores para o local, quais plantas preferir, onde é melhor organizar um jardim de flores.
O que é isso?
Um jardim de flores é um pedaço de terra especial onde as plantas ornamentais são plantadas em uma determinada combinação. As plantas ornamentais incluem flores, gramíneas, cereais, coníferas e arbustos decíduos. Às vezes, as árvores também fazem parte dessas composições, se forem incluídas no alcance visual de um jardim de flores.
A seleção das plantas é realizada de acordo com o princípio de uma combinação harmoniosa da cor da folhagem e das inflorescências, a correspondência da estrutura externa da parte do solo dos ramos, caules, a forma da coroa dos vários espécimes entre si .
A época de floração, os requisitos para a composição do solo, a tolerância à sombra, a robustez do inverno e o regime de irrigação são levados em consideração, as plantas próximas devem ter requisitos semelhantes para as condições de cultivo. É criado um único ambiente confortável que proporciona o máximo efeito decorativo da espécie.
A principal tarefa é equipar um canteiro de flores com um efeito decorativo constante ao longo da estação de crescimento.
As plantas são agrupadas em uma variedade de formas geométricas ou estão localizadas livremente no local, enquanto se destacam visualmente contra o fundo geral, têm bordas claras em forma de borda ou fazem parte da paisagem. A colocação das flores pode diferir em altura: estar no plano do solo ou estar localizada em relevo natural ou artificial.
O conhecimento dessas características da organização de um jardim de flores ajudará no projeto competente do espaço.
Peculiaridades
Os canteiros de flores são formados em um estilo naturalista natural ou regular:
- Estilo regular simetria, formas geométricas regulares, estrutura axial da composição são inerentes.
- Estilo natural ou os ingleses usam a paisagem circundante para colocar um jardim de flores de fluxo livre.
Para determinar o estilo, a primeira coisa que você precisa prestar atenção é a finalidade funcional do jardim de flores.
O jardim de flores na área frontal de uma casa particular é decorado com todo tipo de esplendor, os exemplares de plantas mais brilhantes são plantados aqui, essas plantações cerimoniais estão localizadas na área de entrada, em frente à varanda, ao longo do caminho de o portão de entrada para a entrada da casa e são a marca registrada da propriedade. O arranjo dessas composições é na maioria das vezes regular, consistem em grupos repetidos de plantas idênticas, alternando-se entre si.
Pode ter a forma de um retângulo, círculo ou faixa estreita ao longo do caminho.
As plantas são selecionadas de acordo com o estilo escolhido de toda a área frontal e dos edifícios aqui localizados. Rosas, peônias, lírios, rododendros, clematis, hospedeiros e várias coníferas são escolhidos para as mansões de estilo clássico. Para uma casa de verão com uma casa de toras, um projeto paisagístico étnico com margaridas perenes, dálias, áster belga, salva de carvalho, flox plantado em grupos caóticos, mas bonitos, é mais adequado.
No jardim, os canteiros que não têm uma estrutura regular ficam mais bonitos.Composições florísticas de jardim são pensadas para decorar a paisagem da região, aqui vale a pena usar relevos ou pedras para arranjar um canteiro de flores.
Árvores ou arbustos podem ser um destaque aqui, ao redor do qual flores adequadas e plantas herbáceas ornamentais serão localizadas.
Os canteiros de flores naturais estão ganhando cada vez mais popularidade, pois consistem em plantas que crescem em um determinado clima da natureza. Na faixa do meio, estão o absinto, sálvia, erva-dos-gatos, hortelã, cereais, tomilho, erva de São João e outras plantas. Cada espécie deve ser plantada pelo menos sete cópias para criar a mancha de cor desejada. Essas composições parecem muito orgânicas em jardins ou áreas de parque.
Os canteiros de flores podem ser colecionáveis. Um tipo de planta, mas de variedades diferentes, é plantado em uma série. O rosário é um representante vívido de tais composições. Este tipo de jardim de flores pode decorar tanto a área frontal, se for de forma geométrica, ou ser localizado de forma livre entre outros espaços verdes. Estas mono flores distinguem-se pela sofisticação e suscitam constante interesse entre os visitantes.
De acordo com as condições de cultivo, os canteiros de sol e sombra são diferenciados. Eles diferem na composição das plantas. Se os canteiros de flores ensolarados são mais cheios de plantas com flores, então, em composições sombreadas, as plantas herbáceas com bela folhagem são mais usadas - hospedeiros, samambaias, coníferas. Se no primeiro caso a ênfase está na beleza das inflorescências, no segundo - no jogo da forma e da cor do verde.
Ao escolher as plantas, deve-se atentar para a resistência à geada, se é necessário um abrigo para o inverno, se este abrigo irá estragar o tipo de jardim de flores. As molduras de madeira nas plantas na área da frente não ficam muito bem no período outono-inverno.
O regime de irrigação e a composição do solo em um canteiro estão tentando resistir ao mesmo, as plantas são selecionadas com os mesmos requisitos para essas condições. Cereais resistentes à seca perderão seu efeito decorativo próximo aos hospedeiros que amam a umidade.
Para decorar um jardim de flores, a harmonia das combinações de cores é a condição mais importante, se você não prestar atenção suficiente a este assunto, pode obter um vinagrete multicolorido. Vale a pena se familiarizar com a cor de todas as inflorescências que você deseja colocar em um canteiro de flores nos livros de referência, imagine como elas ficarão ao lado delas ou use conjuntos de plantas prontos que os designers oferecem.
Um jardim de flores com plantas da mesma cor parece esteticamente agradável, por exemplo, branco: saxifrage, dicentro, íris branca, sino branco, lírio, rosa branca, peônia, crisântemo branco para floração de outono. Essas composições são chamadas de monocromáticas.
As flores podem ser localizadas não apenas horizontalmente, mas também verticalmente. Vinhas com lindas flores ou com folhas ornamentais são usadas para decorar cercas de jardim ou instalar elementos forjados para apoiar rosas trepadeiras ou clematis. Os desenhos, entrelaçados com flores, tornam-se os destaques verticais do jardim.
Um canteiro de flores bem organizado fica bonito durante toda a temporada, é conveniente cuidar dele e não requer renovação frequente de plantações.
Tipos e formulários
Por muitas décadas de jardins paisagísticos e parques, desenvolveu-se uma classificação de tipos e formas de canteiros de flores.
Canteiro de flores
O primeiro lugar no projeto de paisagismo pertence a um canteiro de flores que tem a forma correta de um círculo, oval, retângulo, triângulo ou losango.
Esta composição consiste em plantas dispostas simetricamente com um centro pronunciado. Para acentuar o ponto central, às vezes é feito um aterro artificial, mas na maioria das vezes as plantas são plantadas de acordo com o seu crescimento: alto no meio, baixo nas bordas. A estrutura radial é enfatizada com cores.
Tradicionalmente, um canteiro de flores é disposto na área frontal para que possa ser visto de todos os lados, é cercado por caminhos ou um gramado. A base do jardim de flores é composta por plantas perenes, elas são a moldura e mantêm a forma de uma figura de jardim no período outono-inverno.As plantas anuais preenchem o espaço principal para o período de floração, os espécimes desbotados são removidos e substituídos pela próxima espécie de floração que tem um período de floração diferente.
Esse canteiro de flores tem limites claros que destacam o conjunto de flores contra o fundo do gramado. A borda é arranjada com a ajuda de uma fileira extrema de flores, coníferas aparadas de tamanho reduzido, uma faixa de solo coberto com cobertura morta ou uma borda. As bordas aqui são feitas de pedra natural, tijolo, metal ou uma borda de concreto decorada com moldagem de estuque é fundida.
Platéia
Outro grupo de decoração cerimonial do local é o parterre. É o tipo mais antigo de jardim de flores, consistindo em um padrão de carpete floral. O desenho consiste em um ornamento padronizado usando flores anuais baixas e brilhantes. O padrão pode ser abstrato, repetitivo ou pode ter um enredo específico ou representar uma imagem específica.
O tamanho do parterre varia de composições muito pequenas a várias centenas de metros quadrados de ornamento floral.
Rabatka
Uma estreita faixa de plantas ornamentais - um rabatka - tornou-se um derivado do parterre. Também possui uma composição simétrica dos mesmos elementos. Seu comprimento não é limitado, mas sua largura deve ser proporcionalmente estreita, para criar o efeito visual de alongamento. A revisão deve ser igualmente boa de todos os lados.
Na verdade, este é o mesmo canteiro de flores, apenas de formato alongado. O rabatka é colocado ao longo da casa, no meio do beco principal ou em ambos os lados do caminho.
Modular
Com base nos dois primeiros tipos, uma variante de um jardim de flores modular foi desenvolvida, onde rosetas de flores são intercaladas com o material de cobertura em um padrão xadrez.
Mixborder
A popularidade crescente é obtida pelo esquema de organização de jardins de flores - mixborder. Seu corpo é constituído de plantas perenes. A ênfase está na preservação da decoratividade ao longo do ano. Isso levou ao uso generalizado de coníferas perenes em mixborders. As flores são complementadas por plantas com belas cores ou formas incomuns de folhagem.
Também se dá atenção ao hábito e à originalidade da forma da copa dos arbustos. O efeito decorativo dos cereais é usado em todas as estações. O próprio nome sugere uma mistura estética de plantas, dispostas em camadas de cima a baixo, como um anfiteatro. Para uma melhor experiência visual.
O tamanho é limitado em largura, não deve exceder 1,5 vezes a altura da maior planta de um jardim de flores. O comprimento pode ser qualquer. Normalmente colocado ao longo de uma cerca ou em torno de um gramado central.
inglês
Um jardim inglês com canteiros de flores naturais está sempre na moda. As flores crescem livremente entre as árvores ou grupos próximos à decoração na forma de objetos da vida camponesa, mais frequentemente elas criam belos matagais perto de edifícios e em torno de muros de contenção de pedra.
Rockery
A brutalidade da pedra é muito bem combinada com a ternura das flores e agulhas verdes. Essa foi a base para o surgimento dos jardins rochosos. Esses canteiros de flores destacam o componente de pedra.
Uma corrediça de relevo em várias camadas é feita de grandes pedras, se necessário, elas são fixadas com uma mistura de cimento. Os bolsos estão cheios de terra. Neles são plantados arbustos de folhas ornamentais, plantas de cobertura do solo, zimbros e thuja anões.
Escorrega alpino
Uma espécie de rochedo é um escorregador alpino, só que seu dispositivo é mais complicado com o uso de rochas rochosas, a seleção de uma cordilheira alpina de plantas.
Tênia
Os projetistas de jardins sugerem pintar artisticamente alguma planta especial contra o fundo de um gramado ou uma cerca de madeira monótona. Esse jardim de flores, consistindo de uma planta, com características originais, é chamado de tênia. Pode ser uma árvore com uma bela coroa ou clematis decorando a partição, ou uma árvore conífera incomum, ou um cereal gigante.
Mesmo assim, a base de qualquer jardim de flores é feita de flores e ervas, a qual delas é melhor dar preferência?
Plantas
As plantas são divididas em folhagens floridas e decorativas. As plantas com flores são usadas principalmente para criar canteiros de flores e para acentos em canteiros de flores mistos com arbustos coníferos e caducifólios. Os nomes das plantas com flores podem ser listados indefinidamente.
As flores anuais têm o maior efeito decorativo, permitem decorar o local em uma estação, possuem uma rica gama de cores, variam em altura e tamanho da roseta, permitem diversificar a paleta de cores do canteiro anualmente, não precisa de alimentação especial, florescer por muito tempo.
Mais populares entre eles são beldroegas, malmequeres, petúnia, lobélia, calceolária, ibéria, malva, capuchinha e outros. No entanto, para prolongar a época de floração, todas são cultivadas por meio de mudas, o que cria um aborrecimento adicional para o jardineiro.
Muitas pessoas preferem plantas perenes, elas podem se desenvolver e florescer por várias estações e requerem apenas capina e alimentação. Suas flores são mais espetaculares, são rosas, peônias, lírios, clematis, hortênsias. Eles invariavelmente inspiram admiração por sua sofisticação e aroma. Estas flores luxuosas combinam bem com thujas, zimbros, ciprestes.
As coníferas começaram a ser usadas ativamente para decorar terrenos na Rússia central não há muito tempo, mas já conquistaram o amor dos jardineiros pela variedade e beleza das agulhas: desde prata nos abetos até amarelo brilhante em algumas variedades de thuja.
Cada vez mais os cereais estão se tornando moda. Eles criam uma bela imagem coberta com orelhas fofas de várias cores: cinza, amarelo, bordô e verde.
Para criar canteiros de floração contínua, diferentes tipos de plantas são combinados. Plantas bulbosas são plantadas para o período de primavera: açafrões, tulipas, narcisos, jacintos. No verão, os anuários deliciam-se com sua beleza.
As plantações perenes do florescimento do verão passam às cores do outono de crisântemos, gladíolos, dálias. As rosas têm uma estação de crescimento muito longa e florescem antes da geada. Cereais e coníferas criam a moldura do jardim de flores na estação fria.
Para aumentar o efeito decorativo, você pode plantar flores de origem tropical para interiores. Perenes por natureza, são utilizadas como anuais devido ao brilho das cores e ao longo período de floração. Estas são begônias e estreptocarpus.
No entanto, eles devem ser cultivados com antecedência em condições internas em vasos e, se desejado, os espécimes devem ser preservados, transplantados para vasos novamente no outono e transferidos para a casa. Outra opção: coloque vasos de flores com essas plantas no jardim no verão e leve-os para dentro de casa no inverno.
Se o território da dacha for pequeno e houver necessidade de cultivo de hortaliças, então você pode organizar um jardim decorativo: com a abordagem certa, parecerá um canteiro de flores, enfeitará o local e será útil.
Planejamento
Etapas principais:
- Antes de quebrar um jardim de flores, você precisa escolher um local no local.
- Determine o tipo de jardim de flores:
- É melhor organizar o caminho do portão até a varanda com uma borda de flores ou um rabatka retangular. Seria apropriado equipar um mixborder ao longo da parede da casa ou cerca. É bom decorar uma cerca longa com tênias verticais de arbustos floridos ou trepadeiras.
- No pátio de uma mansão com um grande lote de terreno, um canteiro de flores clássico ou um gramado com um canteiro ficará espetacular.
- Uma pequena área suburbana deve ser decorada no estilo inglês com um layout livre de canteiros de flores.
- Se houver relevo ou espaço livre, pode-se dar preferência aos rochedos ou ao escorregador alpino.
- Em seguida, é necessário avaliar a iluminação, composição do solo e relevo. Com base nessas condições, faça a seleção de cores. Elabora-se um esquema de plantio levando em consideração o tamanho de um espécime adulto.
Aterrissagem
Prioridade de ações:
- Na primeira fase, o jardim de flores é marcado, o contorno do canteiro é delineado no solo. Se necessário, uma trincheira é cavada para instalar o meio-fio. O fundo da trincheira é reforçado e uma cerca é montada.
- A próxima etapa envolve trabalhar com o solo. Se o solo corresponder às plantas selecionadas, a terra é simplesmente desenterrada. Para substituir o solo, a camada superior é removida, a drenagem é organizada e preenchida com a mistura de solo desejada.
- A terceira etapa é o plantio direto das plantas, aqui é preciso atuar de acordo com o esquema. Pode ser confundido pela presença de espaços vazios deixados para o desenvolvimento de flores e arbustos. Não se deve sucumbir à tentação e as plantações compactas, as plantas plantadas rentes começam a competir por alimento e iluminação, e seu efeito decorativo é reduzido.
- Ao organizar um jardim de flores em estilo rústico, um jardim frontal é organizado na frente da casa. Aqui é preferível escolher flores características desta zona climática e tradicionais na cultura da população desta zona. A função do meio-fio é geralmente realizada por uma cerca baixa, não sendo necessária a reposição do solo, uma vez que se utiliza a flora zoneada.
- Acentos verticais na forma de vinhas são plantados ao longo da cerca ou uma sebe é feita. As coníferas ou arbustos de latitudes temperadas são plantadas em um padrão compactado. A parte inferior é decorada com flores decorativas plantadas em forma de moldura.
- Para pessoas ocupadas, vale a pena parar em um canteiro de flores inteiramente constituído de plantas perenes. Outro nome para esse canteiro de flores é preguiçoso. Embora este nome não reflita a realidade: capinar, alimentar, regar exige tempo e esforço.
Ao usar plantações perenes, você pode evitar o plantio anual de plantas na primavera. Depois de se preocupar uma vez, você não pode transplantar plantas em um canteiro de flores perenes por cinco a seis anos.
Para esse tipo de jardim de flores, é melhor equipar um mixborder, rockery ou slide alpino. A composição das mesmas coníferas de diferentes tipos parece muito impressionante.
Dicas úteis
Ao organizar um jardim de flores, é melhor usar as seguintes recomendações.
- Ao escolher um projeto de jardim de flores, você precisa levar em consideração a paisagem circundante e o estilo dos edifícios no local. O conjunto de flores para um terreno em uma floresta de pinheiros será diferente de um conjunto para um quintal em um pomar de maçãs. No primeiro caso, rosas-chá híbridas, rododendros, jacintos, cannes e clematis terão uma aparência harmoniosa. No segundo, flox, camomila, laranja simulada e rosa mosqueta se tornarão decoração. Rosas Polyanthus ou rosas floribunda revestidas com absinto ou erva-dos-gatos ficam lindas em um jardim natural.
- Um canteiro de flores parterre com uma fonte ou meio-fio feito de elementos de ferro forjado não parecerá próximo a uma casa de toras. A borda do canteiro de flores deve ser combinada com o material dos caminhos e o conteúdo do jardim de flores. Se pedra natural ou tijolo foram usados para os caminhos, então é melhor fazer o meio-fio desses materiais ou de metal.
- Caminhos feitos de cortes de madeira serão lindamente complementados por um enquadramento de um jardim de flores de maconha.
- Caminhos de terra ou um gramado podem ser separados do canteiro de flores por uma borda de flores ou uma faixa de cascalho.
- Para realces verticais do roseiral, vale a pena usar rosas trepadeiras zoneadas nos suportes. Os materiais de cobertura modernos facilitam a conservação das rosas no inverno.
- Uma técnica eficaz para decorar um jardim de flores é o uso de iluminação. Luminárias fracas podem ser conectadas à eletricidade, mas os painéis solares são mais convenientes. A composição do cereal ganha um aspecto fantástico graças à iluminação.
Belos exemplos e opções
O paisagismo está sujeito às principais tendências artísticas e arquitetônicas. O estilo de design da casa e do terreno determina os detalhes dos canteiros. O minimalismo moderno faz da fronteira parte da composição artística junto com as plantas.
Muito decora um canteiro de flores com um lago ou um riacho. Flores que amam a umidade, salgueiros e grandes folhas de hosta criam uma moldura para a superfície da água. O estilo rústico do jardim de flores combina harmoniosamente com elementos de um ambiente camponês e símbolos da vida rural.
Um encantador jardim de flores em frente a uma pequena casa transforma um pátio comum em uma obra de arte.
Um jardim de flores portátil pode decorar qualquer canto abandonado e feio do quintal.
Diante das janelas da parte norte da casa, seria uma boa solução equipar uma moldura de folhas decorativas. Deve-se dar preferência a coníferas, samambaias, hospedeiros, astilbe.
À sombra das árvores, geykhera, begônias, buzulniks, rogers, maiô, gerânio marrom-avermelhado, geyherella, badan é ótimo. Suas folhas se distinguem pela sofisticação das formas e originalidade de cores vivas.
Neste vídeo você encontrará um guia prático de como montar um jardim de flores perto de sua casa.
O comentário foi enviado com sucesso.