Nós projetamos paisagismo para uma pequena cabana de verão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Escolha de estilo e design
  3. Segredos para expandir o espaço
  4. Dicas úteis
  5. Belos exemplos e opções

Tendo uma área suburbana ou uma casa de veraneio, você sempre quer que a casa e o terreno sejam bonitos, reflitam a individualidade, o rigor e a originalidade de seus proprietários. Porém, em uma área pequena, pode não ser possível fazer o que está planejado, pois não há espaço suficiente para isso. Mas você pode decorar o território lindamente em qualquer área, tendo cuidadosamente pensado o projeto paisagístico com antecedência.

Peculiaridades

A principal tarefa no desenvolvimento do projeto paisagístico é planejar o território do quintal, de acordo com os desejos de todos os membros da família. Alguém quer deixar um lugar para uma horta, alguém quer fazer um mirante e uma churrasqueira, e se a família tem filhos, é imprescindível providenciar um local para jogos. Decididas as áreas funcionais, o resto do espaço pode ser reservado para elementos decorativos, canteiros de flores e árvores.

Para tornar uma área pequena realmente funcional e bonita, você precisa seguir três regras de design de paisagem:

  • Não deve haver edifícios enormes no território. Claro, são necessárias instalações, o principal é que sejam pequenas. É melhor colocar a casa verticalmente, adicionando pisos adicionais conforme necessário. É melhor distribuir o resto dos edifícios uniformemente pelo território. Um celeiro e uma casa de banhos podem ser localizados na borda do local, e o gazebo pode ser localizado em um local isolado perto de uma grande árvore ou cerca viva.
  • Você não deve escolher cercas em branco. Eles categoricamente não são adequados para um pequeno quintal. É criada a sensação de um espaço fechado, que se reflete no humor e no bem-estar das pessoas. Além disso, uma cerca em branco reduz visualmente a área. Cercas leves bastarão.

Uma excelente solução seria deixar uma planta trepadeira ao redor do perímetro.

  • Ao escolher árvores, é melhor parar de escolher as espécies raquíticas. As árvores grandes, à medida que crescem, vão ocupando cada vez mais espaço, que já é muito pequeno. Para economizar ainda mais espaço, vários tipos de árvores podem ser enxertados em um tronco de uma vez: várias variedades de maçã ou ameixa e cereja juntas. Para as árvores, é melhor reservar uma área separada, em vez de distribuí-las por todo o território.

Escolha de estilo e design

É melhor começar a planejar o projeto do local elaborando um plano preliminar detalhado. Você pode usar programas de computador especiais ou fazer um esboço no papel. Na planta, é imperativo indicar todos os edifícios, designar todas as zonas planejadas e também observar onde está planejado o plantio de árvores e arbustos.

Além do esquema do território, você precisa decidir em que estilo o espaço será decorado.

O estilo pode ser regular ou natural:

  • Estilo regular assume algum tipo de simetria, a concentração de arbustos e árvores em torno de um eixo imaginário. Todos no site desenham formas geométricas sem linhas suaves. As trilhas são dispostas apenas em linha reta. Este estilo é mais adequado para grandes áreas, porém pode ser aplicado em áreas pequenas.

Se tiver uma forma alongada, um padrão retangular é adequado, para um quadrado - um padrão que é aproximadamente igual em todos os lados, uniformemente distribuído pelo território.

  • Estilo natural (ou paisagem) assume proximidade máxima com a natureza natural.Todas as plantas devem parecer que cresceram sozinhas. Os caminhos são traçados com curvas e irregularidades. Terreno irregular é encorajado. Se não estiver no local, você pode criar uma pequena colina artificialmente. Uma boa solução seria decorá-lo com uma pequena cachoeira ou riacho com uma ponte decorativa ou um escorregador alpino.

O efeito de um patch acidentado e selvagem também pode ser alcançado plantando plantas próximas de diferentes alturas, formas e cores.

Jardim de flores

Ao começar a plantar plantas, você deve ser guiado por algumas regras:

  • Cada planta precisa de seu próprio nível de luz e umidade.
  • A altura dos arbustos e árvores deve aumentar de sul para norte. Mudas de baixo crescimento estão localizadas no sul, e as altas estão mais próximas ao norte.
  • É necessário avaliar a fertilidade do solo. Se o solo for infértil, você pode trazê-lo para o local sob encomenda. O estrume e o composto só começarão a ser benéficos após alguns anos.
  • É necessário planejar com antecedência o esquema de cores de toda a área. As cores corretamente selecionadas ajudarão a ampliar visualmente o espaço.
  • Pare de escolher apenas alguns tipos de flores e arbustos ornamentais. O excesso de várias variedades e cores criará uma sensação de insípido e desorganizará o espaço.
  • É melhor começar a jardinagem com canteiros de flores. Os canteiros de flores, localizados em lados opostos da entrada, têm uma aparência orgânica. Para organizar um canteiro de flores, você pode usar quaisquer ferramentas e materiais disponíveis. Assim, o canteiro de flores se tornará original e único.

Área de descanso

Em cada local, é imprescindível pensar em criar um pátio aconchegante onde toda a família se reunirá. Isso não requer muito espaço. É o suficiente para cercar esta área, para torná-la um lugar isolado para um descanso tranquilo.

Se o espaço permitir, é imperativo pensar em um lugar para comer nesta área. Você pode construir uma plataforma de madeira para colocar uma mesa, poltronas com capa macia, churrasqueira ou fogão e espreguiçadeiras. No entanto, você pode se limitar a uma mesa de praia comum com cadeiras em um belo gramado.

Se a família tiver filhos pequenos, a churrasqueira só pode ser permitida em um móbile, que é removido por desnecessário. A prioridade é o playground.

É imperativo pensar em como organizar um local para as crianças brincarem. Para as crianças, será bom colocar uma caixa de areia e um pequeno escorregador, se a área permitir, deixar espaço para uma piscina insuflável. Para as crianças mais velhas, você pode colocar um complexo esportivo, uma mesa de tênis.

Além disso, na área de lazer, pode-se colocar um mirante, balanço no jardim, pendurar uma rede embaixo de uma árvore, ou simplesmente deixar um gramado limpo, onde, se necessário, estenda uma manta grande ou jogue diversos jogos.

Soluções interessantes

Várias ideias interessantes podem não apenas expandir visualmente o espaço de uma pequena casa de campo de verão, mas também adicionar exclusividade, originalidade e uma aparência bem cuidada a ela:

  • Plantar um gramado e um jardim de flores no telhado dos edifícios. Esta técnica permite equalizar visualmente o terreno e a casa, o que dá volume e espaço adicionais. Além disso, o telhado verde fornece isolamento térmico adicional para a casa. Mesmo no dia mais quente, será fresco em uma sala assim.
  • Jardim para o cultivo de ervas e ervas. Isso não requer muito espaço, você pode organizá-lo em vasos suspensos e ficará muito original. Além disso, as ervas são muito perfumadas e ornamentadas.
  • Para unir a família e envolver todos os seus membros no processo de jardinagem, você pode plantar uma árvore genealógica... Crianças e adultos vão adorar ver como ele cresce e fica mais forte, para cuidar dele. Pode se tornar o centro de toda a paisagem, em torno da qual novas composições e plantas irão aparecer gradualmente.
  • Para decorar um belo canto, você pode criar composições de coníferas. Isso permitirá que você conquiste uma área útil do território.As coníferas têm uma copa rica, portanto, alguns arbustos e árvores serão suficientes para decorar uma determinada área de forma luxuosa.
  • Mini jardim. Se não houver espaço suficiente para canteiros completos, você pode plantar vegetais decorativos que crescem em tamanho miniatura. Outra opção é cultivar vegetais maduros, mas limite-se apenas aos que são amados exclusivamente por todos os membros da família. Para salvar o território, o jardim pode ser transformado em beliche.
  • Jardim no terraço ou varanda. Ele pode ser organizado usando jardinagem vertical ou plantio de plantas em vasos.
  • Organização de um jardim de estilo japonês. Nesse jardim, tudo se apresenta em miniatura: árvores imitando troncos centenários, pequenas cachoeiras, um jardim de pedras que lembra pedras majestosas, miniarbustos. Em um jardim assim, todos podem se sentir como um gigante.

Segredos para expandir o espaço

Para tornar o site visualmente maior, você pode usar várias técnicas:

  • Todas as linhas e formas devem ser tão suaves e suavizadas quanto possível.
  • É melhor deixar a pista lisa, com curvas e loops. Quanto mais longa a pista, mais curvas ela tem, mais tempo leva para percorrê-la, e isso cria a sensação de um espaço mais amplo. O final do caminho pode ser “dissolvido” em vegetação com o plantio de vinhas suspensas e arbustos volumosos na orla do local. Será criada a impressão de que o jardim tem uma continuação por trás dessas vinhas.
  • No site, é possível dispersar composições decorativas de flores e enfeites de jardim. Quanto mais elementos você prestar atenção, menos a pessoa verá o site inteiro como um todo, avaliando seu tamanho.
  • Não arrume e plante muitos canteiros de flores e plantas. A vegetação excessiva criará uma sensação de congestionamento e desordem.
  • A presença de um minirreservatório dará frescor e leveza ao território. Você pode construir um pequeno lago, riacho, também. Porém, se você pretende fazer um reservatório com água corrente, este ponto deve ser combinado com os vizinhos. O som de água corrente pode ser irritante e excessivamente intrusivo.
  • Áreas remotas do território precisam ser iluminadas tanto quanto possível. Para isso, você pode plantar flores brancas e amarelas ao redor do perímetro. Portanto, os limites se afastarão visualmente.
  • É melhor escolher a cerca o mais transparente possível, leve, não surda. No entanto, às vezes os lotes adjacentes ficam muito próximos e a cerca esparsa cria uma sensação desconfortável. Uma excelente maneira de sair da situação seria uma cortina de cerca, que esconde o território apenas quando necessário.
  • Se um prédio com uma parede em branco está localizado na fronteira do território, espelhos podem ser fixados nele, o que tornará visualmente o local maior. O espelho pode ser grande e único, ou pode ser uma composição de pequenos espelhos, que servirão adicionalmente como decoração original.
  • As plantas são melhor plantadas em torno do perímetro em torno do centro do local. Isso lhe dará a sensação de estar em um jardim grande e espaçoso.

Dicas úteis

Algumas dicas úteis ajudarão a tornar uma pequena área ainda mais aconchegante e bonita:

  • Aplique jardinagem vertical. Em uma área pequena, esse método ajudará a criar uma área verde exuberante. Para fazer isso, você pode usar canteiros de flores em várias camadas ou fazer uma parede verde com base em uma moldura e plantas trançadas. Arcos, grades, cercas, fachadas de edifícios podem servir de moldura. É melhor escolher uma variedade de plantas para que não haja sensação de monotonia.
  • Uma excelente solução é plantar plantas em um princípio de cascata. As plantas pequenas movem-se para a frente e as plantas altas para trás. Para isso, você pode usar vasos decorativos e vasos de flores. Usando essa técnica, acaba-se criando o efeito de um jardim subindo. Além disso, flores em vasos e vasos podem ser reorganizadas de tempos em tempos, criando novas composições.
  • Divida a área em zonas. Uma das melhores práticas é a organização de zonas multinível. A área de lazer pode ser localizada no pódio, podendo ser preparada uma área inferior para a horta. No entanto, não é necessário designar zonas com diferentes níveis de solo. Você pode aplicar ilusões escolhendo um revestimento de diferentes materiais e tonalidades para diferentes áreas.
  • Semeie seu gramado. Não importa quão pequeno seja o local, certifique-se de providenciar um gramado. Em primeiro lugar, ele cria um local ideal para o plantio de canteiros de flores e composições compostas e, em segundo lugar, devido ao tamanho do local nele, muito provavelmente, não será possível construir um sistema completo de caminhos com acesso a todos os cantos do território e você terá que caminhar no gramado.
  • Ao decorar áreas com cercas ou treliças decorativas, opte por produtos brancos. Em tudo é melhor seguir uma escala de luz.

Belos exemplos e opções

Mesmo uma área tão pequena pode ser transformada em um verdadeiro pedaço do paraíso. As cores brilhantes do gramado são efetivamente realçadas pelas multicoloridas de todos os tipos de plantas que o enquadram em todo o perímetro.

Ótima opção para quem prefere tomar café da manhã ao ar livre.

Uma opção de design muito eficaz para a área local. Elementos de metal forjado e madeira são usados ​​como decoração.

No próximo vídeo, um famoso designer americano dá conselhos sobre como organizar uma cabana de verão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário