Árvores, arbustos e flores em paisagismo

Contente
  1. Como escolher?
  2. Tipos de arbustos ornamentais
  3. Variedades de árvores
  4. Flores
  5. Arranjo de árvores
  6. Crie composições
  7. Lindas soluções para o quintal

Todo dono de um terreno particular sonha em ter sua casa enterrada em vegetação e flores. Num esforço para nos escondermos dos problemas e da agitação da cidade no silêncio da natureza, procuramos de alguma forma organizar um espaço verde no nosso sítio, de forma a agradar aos olhos, ser cómodo e útil para todos. Afinal, só fora da cidade podemos relaxar e ficar sozinhos com a natureza e com nós mesmos.

Para que o enredo pessoal crie um bom humor, é necessário organizá-lo levando em consideração a compatibilidade das plantas individuais, as regras para sua disposição harmoniosa e a combinação de cores.

Como escolher?

Antes de proceder à seleção das plantas para o jardim, é necessário familiarizar-se com os seus tipos.

Tipos de arbustos ornamentais

Ambos os arbustos caducifólios e perenes podem ajudar a decorar o jardim de forma estética e atraente. Estas últimas permitem tornar o local atrativo não só no verão, mas também na estação fria.

Os arbustos perenes podem ser caducifólios e coníferos. Nas regiões centrais da Rússia, com invernos frios, os arbustos coníferos são mais usados ​​para paisagismo, como zimbro, teixo, abeto, cipreste, microbiota, pinheiro Mugus, abeto anão, cipreste, abeto canadense.

Vários tipos de zimbros têm sido especialmente populares no projeto paisagístico recentemente:

  • Zimbro comum - um grande arbusto com agulhas espinhosas azuladas. No projeto paisagístico, geralmente são utilizadas formas colunares e anãs desse arbusto. Os últimos são perfeitos para decorar slides alpinos, os primeiros - para a formação de sebes. As variedades mais difundidas são: Tapete Verde, Compressa, Repanda Sentinel.
  • Cossaco de Junípero - o mais despretensioso. Possui agulhas escamosas e cresce até um metro e meio. A sua principal aplicação é a decoração de relvados e jardins ornamentais. As formas mais populares são Glauca, Tamariscifolia, Variegata.
  • Zimbro tem uma coroa estreita com uma coroa em forma de seta afiada e agulhas azuis suaves. A altura máxima das plantas é de cerca de 2,5 m. Esse tipo de arbusto é mais adequado para a criação de becos e sebes. As variedades de zimbro rochoso mais populares são Moonglow, Blue Arrow, Blue Carpet e Blue Chip.
  • Chinês junípero - um arbusto com uma altura de até 10 m de cor amarelada ou esverdeada é mais utilizado em jardins de pedras ou em composições de grupos de plantas. Variedades famosas - Olympia, Strickta, Blue Alps.
  • O zimbro é horizontal. Esta é uma planta rasteira de baixo crescimento. As agulhas podem ser verdes (Andorra Compact), amarelas (Lime), cinza esverdeado (Alpina, Bar Harbor), verde azulado (Ice Blue, Wiltoni), azul (Prince of Wales) ou tons de prata azulado (Jade River, Grey Pérola). Este tipo de zimbro é usado para decorar jardins rochosos, orlas e encostas.
  • Escamosa de zimbro - um arbusto de crescimento lento com ramos caídos, quase rastejantes. A altura máxima do arbusto é de 3-4 metros. Variedades populares são Meyeri, Blue Carpet, Holger, Dream Joy, Hannethorpe, Blue Swede, Blue Star. Utilizado no projeto de jardins de pedras.

Todos os tipos de zimbros são incrivelmente bonitos. Mas, no entanto, a presença desta planta não será apropriada em todos os jardins.

O arbusto se encaixa mais organicamente no projeto paisagístico no estilo escandinavo com sua naturalidade, amplitude e geometria correta.

O zimbro ficará especialmente bem no fundo de urzes, musgos e líquenes.

O estilo inglês também sugere a presença deste arbusto conífero perene, mas em espécies altas com agulhas verdes ou azuis. Ao decorar um jardim no estilo inglês, o arbusto não é o centro da composição (como no estilo escandinavo), mas uma espécie de último acorde que dá à composição um aspecto acabado.

Arbustos caducifólios perenes são mais frequentemente usados ​​em projetos paisagísticos em áreas localizadas em uma zona de clima quente, onde não há neve e invernos gelados. Essas plantas incluem: camélia, rododendro, azevinho comum, buxo, calliston, bambu, aucuba, cordilina e outras.

Entre a variedade de arbustos ornamentais, destacam-se as plantas com flores e decíduas ornamentais. Seus nomes falam por si. Os arbustos com flores lindas são distinguidos pela floração brilhante e os arbustos decíduos decorativos - por uma cor interessante de folhagem. Eles são projetados para criar manchas de cores de diferentes tons na paisagem em diferentes períodos de tempo.

A rainha entre os arbustos floridos é a rosa. O clima da primavera é definido por bolas de lobo rosa e cachoeiras amarelas de flores de forsítia. Em seguida, eles são substituídos por avalanches branco-neve e lilás-rosa de lilás, spirea, espinheiro e viburnum buldenezh.

O verão começa com o florescimento de rododendros, peônias de árvores e chubushnik. Os arbustos de potentilla pontilhados com flores amarelas, vermelhas ou laranjas criam um clima especial no jardim.

O projeto do jardim de verão também utiliza freixo-da-montanha com suas panículas-inflorescências brancas, tamarix com nuvens rosadas de guirlandas de pequenas flores, vários tipos e variedades de hortênsias, colquícia e ação com suas exuberantes inflorescências.

No outono, cinquefoil e hortênsias, rosas e snowberry, budley e euonymus, red-root e seixos continuam a encantar os olhos.

Os paisagistas gostam muito de usar arbustos decíduos decorativos ao decorar terrenos.

Eles merecem seu amor especial:

  • dogwood é branco com sua folhagem verde-branco brilhante, verde-rosa ou verde-amarelo;
  • vesícula de flores amarelas, vermelhas e roxas;
  • bérberis com folhagem verde brilhante, dourada ou vermelho-púrpura;
  • fieldfare;
  • aralia;
  • Mahonia.

Para projetos de paisagem vertical, vários tipos de trepadeiras arbustivas são usados ​​com mais frequência. Entre eles são especialmente populares: uvas bravas, uvas solteiras, rosa trepadeira, glicínias, madressilva trepadeira, clematis, actinídia.

Variedades de árvores

Uma grande variedade de tipos de árvores pode ser usada no projeto de um terreno pessoal. O principal é que as árvores são adequadas para um determinado local em altura, na sua sensibilidade à luz e aos nutrientes, na cor e nas condições de crescimento.

Árvores decíduas são os principais pontos de relevo do local devido a um eixo esquelético pronunciado e uma copa espalhada. Eles devem ser selecionados por:

  • Forma de coroa.
  • Folhagem. Preste atenção ao formato das folhas, seu tamanho, a mudança de cor durante a estação.
  • Pela natureza da floração. Algumas árvores se distinguem pela presença de flores grandes (por exemplo, magnólia), outras têm flores discretas, quase imperceptíveis (bordo, freixo da montanha, salgueiro) e algumas florescem de forma tão imperceptível que é difícil dizer se essas árvores estão florescendo ou sem floração (bétula).
  • Na época das flores desabrochando. Então, avelã, salgueiro e dogwood florescem antes de qualquer outra pessoa no jardim.
  • Pela decoratividade da fruta. Rowan e viburnum ficam especialmente bonitos na paisagem, o que chama a atenção por suas bagas vermelhas brilhantes.

As árvores frutíferas também são ativamente utilizadas na formação da composição do jardim. Seus nomes são conhecidos por todos: pêra, cereja, maçã, damasco, ameixa, cereja doce.Os benefícios de plantá-los são óbvios - na primavera eles transformam o terreno da casa em uma fragrante nuvem florida, e no verão e no outono eles deliciam os proprietários com frutas deliciosas.

E que tipo de projeto de paisagem faria sem coníferas. Eles são um ótimo complemento para árvores decíduas e frutíferas e tornam o jardim mais exótico e ornamentado.

Ao escolher coníferas, você deve prestar atenção a:

  • Cor da agulha. A paleta de cores dessas plantas inclui diferentes tons de verde, azul e amarelo;
  • A forma da árvore. Pode ser esférico ou cônico. As formas geométricas estritas dessas plantas conferem à paisagem uma harmonia especial;
  • A cor e a textura da casca. Este parâmetro também pode adicionar seu próprio sabor à percepção geral do espaço natural ao redor da casa de campo;
  • Aroma. As coníferas individuais produzem óleos essenciais com um perfume agradável perceptível. Assim, no calor do verão, pode-se inalar o aroma agradável que vem do pinheiro, e na primavera pode-se desfrutar do cheiro do lariço;
  • A presença de cones. Os cones também trazem seu próprio sabor ao paisagismo. Assim, os pinheiros jovens têm cones de uma cor avermelhada ou roxa interessante, enquanto no abeto eles parecem velas em uma árvore de Ano Novo.

Um design incomum pode ser criado no local usando árvores que são enxertadas em um tronco. São pequenas árvores (geralmente de até 2 m), que são cultivadas por enxertia. Uma coroa crespa, lacrimejante ou esférica é enxertada em um tronco uniforme. Como resultado, são obtidos salgueiros, olmos e peras em miniatura. Plantas pertencentes ao mesmo gênero costumam ser utilizadas para enxertia.

Flores

As flores são um dos atributos mais importantes da decoração paisagística de quintal. Sem eles, o site parecerá vazio e sem vida. A presença de flores que se vão substituindo ao longo da estação cria um clima festivo, dá cor ao local.

As flores são uma espécie de elo de ligação entre árvores e arbustos. Este cacho é realizado arranjando bordas, canteiros de flores, canteiros, lâminas alpinas ou colocação única.

Para decorar o local, uma variedade de tipos de flores são usadas: perenes e anuais, altas, subdimensionadas e de cobertura do solo, tolerantes à sombra e amantes da luz, ampelosas, selvagens, flores com folhagem decorativa e outras.

Arranjo de árvores

No projeto paisagístico, existem várias opções de colocação de árvores no local.

Cobertura

Com esta opção, as árvores são utilizadas como uma espécie de vedação, que deve cumprir uma série de funções: proteger o local do vento, do ruído, da neve, da curiosidade de vizinhos e transeuntes, de delimitar o território, de mascarar objetos de aparência inestética.

Para formar uma sebe, as árvores são plantadas alinhadas com uma distância mínima umas das outras. Árvores decíduas com copas piramidais densas ou árvores cujos ramos começam a crescer na parte inferior do tronco (tílias, bordos, choupos - canadense e berlinense) são perfeitas para desempenhar a função de sebe.

As sebes baixas podem ser feitas de feltro ou de cerejas normais. Se o tamanho do local permitir, você pode criar uma cerca de várias camadas, uma das quais conterá árvores altas (freixo, olmo, salgueiro, pera Ussuri, macieira ornamental), e na outra - arbustos.

Becos

Um beco é uma espécie de estrada, em ambos os lados da qual árvores ou arbustos são plantados com certa freqüência. As árvores podem ser plantadas perto o suficiente para que no topo de suas copas se entrelacem, formando uma abóbada uniforme.

A colocação de árvores na forma de becos só se justifica em áreas extensas. Em um pequeno terreno pessoal, plantar um beco criará uma sensação de caos, já que o beco não será visível devido à falta de território ao seu redor.

Para criar becos, são utilizadas plantas resistentes a fatores naturais desfavoráveis, como bétula, carvalho, tília, olmo, bordo, sicômoro, carpa, faia, cipreste, abeto, larício e abeto.

Grupo

Este arranjo de árvores é usado quando uma composição de várias árvores e arbustos é criada no jardim. As plantas são plantadas de acordo com certas regras de combinação de cores, tamanhos e formas.

No plantio em grupo, o princípio dos palangres deve ser observado. Se um grupo de plantas estiver localizado próximo a uma cerca viva ou parede, as árvores mais altas serão plantadas no fundo e as raquíticas no primeiro plano.

Ao colocar o grupo em um espaço aberto, os elementos mais altos devem estar no centro e os elementos mais altos devem estar nas bordas.

A maneira mais fácil de plantar árvores. Mas, ao mesmo tempo, é necessário ter um cuidado especial na escolha de uma árvore, pois ela deve ser igualmente atrativa em qualquer época do ano. Portanto, para tais plantações, as plantas ornamentais com uma coroa incomum, folhagem de cor interessante, belas flores ou frutos coloridos são as mais adequadas.

Se o local for pequeno, então apenas uma árvore é plantada nele, que será o centro de toda a composição da paisagem. Abeto vermelho ou pinheiro comum, carvalho, castanheiro-da-índia, macieiras decorativas, scumpia, choupo preto e outros são geralmente usados ​​como tênias.

Crie composições

Grupos de árvores, arbustos e flores devem ser criados levando em consideração as regras de combinação de formas, cores e tamanhos de plantas. Eles podem ser colocados em vários locais no local: ao longo da cerca, próximo a edifícios, áreas de lazer, ao longo de caminhos, em espaços abertos.

Cada composição deve consistir em plantas de diferentes alturas, formas e cores. Mas às vezes, ao decorar uma paisagem, as plantas são agrupadas de acordo com alguma característica: por exemplo, uma composição de arbustos curtos com copa redonda ou um grupo de árvores da mesma espécie, mas de diferentes idades, ou uma composição de vários arbustos , árvores e flores da mesma cor (prata ou vermelho) ...

Ao criar composições, as árvores devem se correlacionar harmoniosamente com a localização de outras plantas, seu tamanho e cor. Ao compor um grupo de plantas, deve-se olhá-lo de lado, de diferentes pontos do jardim.

Não se esqueça da colocação em camadas das plantas - da mais alta à mais baixa. No lado sul, as plantas que demandam luz geralmente estão localizadas.

Ao fazer um grupo de plantas, é necessário levar em consideração a época de floração de cada um de seus elementos. Isso permite que você mantenha a decoratividade da composição ao longo da temporada. E para manter a atratividade no inverno, o grupo deve conter árvores perenes ou arbustos.

E não negligencie a introdução de anuários, cereais, plantas herbáceas, elementos decorativos à composição. Isso torna as bandas mais originais e dinâmicas.

Lindas soluções para o quintal

O pátio com jardim rochoso é decorado em estilo indiano. Arbustos decíduos ornamentais e vários tipos de coníferas enfatizam o estilo individual dos proprietários da casa.

O paisagismo deste pátio é baseado principalmente no paisagismo vertical. Para tal, utilizaram-se pérgulas com cepas de clematite com lindas flores e uma sebe de formas geometricamente regulares.

Decorado com arbustos floridos decorativos, o pátio de uma casa particular surpreende pela sofisticação das cores e pelo esplendor das formas naturais.

Tui, hosta, stonecrop, zimbros, pinheiros e uvas bravas - tudo neste pátio está no seu lugar. E todos juntos formam uma composição maravilhosa que ajuda a pacificar e manter a paz de espírito.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário