Como e como fortalecer as encostas?
Fortalecendo as encostas - uma medida importante para evitar o desmoronamento e a erosão do solo em áreas públicas e privadas. Para esses fins, uma geogrelha pode ser usada para o leito de uma ravina ou poço de fundação, geomatas, têxteis e outros materiais. Vale a pena falar com mais detalhes sobre como você pode proteger seções íngremes e inclinações contra o deslizamento.
Compromisso
Um terreno destinado à agricultura, construção ou melhoramento raramente apresenta um relevo perfeitamente plano. Muito mais frequentemente proprietários são confrontados com a necessidade de fortalecer as encostas de escorregamento após a enchente da primavera, derretimento de neve e chuvas fortes. Além disso, ao cavar um poço, na presença de encostas íngremes no local, com uma estrutura solta e solta do subleito, é necessário tomar medidas para preservar os objetos existentes dentro dos limites designados.
A única medida aqui é fortalecer as encostas para conter deslizamentos e evitar a erosão do solo.
Vários fatores são de grande importância no fortalecimento. Entre os pontos importantes:
- o valor da inclinação (se for até 8%, pode ser reforçada com materiais naturais);
- características do terreno;
- a presença e altura das águas subterrâneas.
Áreas com declive mais significativo (mais de 8%) devem ser reforçadas com métodos e materiais artificiais.
Diferentes tecnologias podem ser combinadas para fornecer o efeito anti-erosão mais intenso. O geomaterial selecionado corretamente permite que você faça plantações facilmente em sua superfície.
Tipos de materiais naturais
A natureza oferece oportunidades para a eliminação natural de problemas com a erosão ou aumento da frouxidão do solo. Essas formas de melhorar o mundo circundante são chamadas natural... Por exemplo, encostas podem ser fortalecidas simplesmente plantando plantas com sistemas de raízes fortes. Existem também outras técnicas eficazes.
- Reforço com escudos de madeira... Eles são instalados ao longo da costa, colhidos de lariço e fixados em estacas cravadas. A instalação de tais estruturas requer cálculos mais precisos. Este método não é recomendado para uso independente, uma vez que é quase impossível prever o estado do solo na linha costeira sem uma pesquisa precisa e completa.
- Deitado com estacas de salgueiro. Cravar estacas de salgueiro no solo em áreas especialmente fracas na primavera pode ser uma solução econômica. Os brotos recém-cortados enraizarão facilmente e antes disso criarão uma barreira mecânica, elástica e durável. Vale a pena escolher variedades de salgueiro de bom crescimento, enquanto o plantio é feito em camadas.
- Semeando gramíneas na encosta do aterro... Gramados e plantas de cobertura do solo são bem adequados para esses fins. É necessário levar em consideração pontos como a acidez do solo, o grau de iluminação e a inclinação do local.
- Plantando árvores... Aqui é melhor evitar plantas com raízes rasteiras, como framboesas e amoras, acácia branca. Para fortalecer o declive com o plantio de árvores e arbustos, vale a pena escolher roseiras, coníferas rastejantes: zimbros, thuja, abetos em forma de almofada, teixos. Você pode plantar chubushnik, rosas trepadeiras, wolfberry, marmelo japonês ou spirea.
Ao escolher métodos naturais para fortalecer encostas é importante lembrar que nem todas as plantas são adequadas para esses fins... Entre as culturas herbáceas, as opções de gramado e paisagismo vertical são as mais adequadas. A pervinca é plantada em encostas sombreadas, o trevo e a urze são plantadas em encostas bem iluminadas. Na areia e semi-areia, é melhor plantar plantas rasteiras: mulher gorda, sedum.
Arbustos e árvores para fortalecer as encostas, você também precisa escolher o caminho certo. Eles são caracterizados por um crescimento mais lento, mas um poderoso sistema radicular subterrâneo possibilita a correção intensiva dos problemas de derramamento do solo.
Aqui vale a pena considerar todos os tipos de arbustos rastejantes baixos: formas rastejantes e trepadeiras, vinhas.
Métodos artificiais
A escolha de um sistema artificial de reforço da encosta depende em grande parte da intensidade da erosão do solo e da curvatura do aterro. Geoestruturas planas permite fortalecer solos com uma estrutura não muito solta. Isso inclui sistemas de biomat, geogrelhas, grades de gramado. Eles também são adequados para inclinações decorativas com maior curvatura.
Quando se trata de elementos funcionais, você deve usar estruturas com uma estrutura mais estável. Por exemplo, geogrelhas e gabiões, que são adequados para reforçar colinas e declives de até 45 graus.
Caso a armadura interna por meio natural não seja possível, vale a pena considerar opções com armadura artificial da estrutura. Neste caso, o reforço das encostas terá um papel decorativo e funcional.
Blocos cerâmicos
Os tipos de material de reforço podem ser bastante variados. Na maioria das vezes é blocos de concreto, lajes, pedras naturais ou materiais artificiais... Como estacas de madeira, eles são cavados, cravados nas encostas em áreas especialmente fracas. Este tipo de reforço é adequado até mesmo para objetos com alto risco de deslizamento. Na presença de água na encosta, um bandeja de descarga, prevenir a erosão do solo. Ele pode ser projetado como um elemento decorativo no site.
Blocos de concreto e cerâmicos cave nas encostas. Este método é bom porque é adequado para os poços e aterros mais íngremes. Podem ser usados como materiais dependendo do estilo do jardim moldado artificialmente e paralelepípedos.
Geotêxtil
Este material tem uma maior resistência ao cisalhamento, o que determina a sua utilidade no reforço das encostas. A tela desenrola-se facilmente e cobre grandes áreas da área. Geotêxtil útil no combate à erosão e deslizamentos de terra, ajuda a aumentar o nível de cargas mecânicas admissíveis na superfície do solo. É feito de forma não tecida, combinando fibras de polipropileno e poliéster. Os geotêxteis são duráveis, à prova d'água e ajudam a evitar que as camadas do solo se desloquem quando a água e a neve derreterem.
Aplicação de materiais deste grupo importante para fortalecer encostas com uma curvatura de até 60 graus. A zona de ancoragem é definida com âncoras. O declive é nivelado antes do assentamento do material e, se for planejado um aterro até um determinado nível, o solo é escavado. São essas áreas que são revestidas com geotêxteis e, em seguida, uma almofada de filtro é colocada sobre elas.
Depois disso, o tecido não tecido é montado novamente. Muletas ou grampos feitos de madeira ou metal são montados nos locais onde os deques se sobrepõem.
Geomatas
É um material capaz de fornecer controle eficaz da erosão ou controle da fluência do solo. Os geomatas são volumosos, mas mais leves e finos que as treliças. Eles consistem em tecelagem de muitas fibras, são um tipo permeável de material de reforço. Geomatas baseados em polímero são bem adequados para serem combinados com métodos naturais de reforço de taludes. Graças a permeabilidade à água eles não interferem no crescimento de gramados, grama e arbustos.
O entrelaçamento das raízes e fibras da base artificial cria um sistema que pode proteger a encosta da erosão, desbotamento, intemperismo, deslizamentos de terra... Geomatas podem ser preenchidos não apenas com grama e sementes de plantas, mas também com betume e pedra triturada.Este material é adequado para uso em inclinações de até 70 graus.
Pode ser combinado com geotêxteis, pré-nivelamento e compactação de taludes. Um sistema de drenagem é instalado com antecedência, uma trincheira de âncora é aberta.
Geogrelha
Na superfície de encostas íngremes, é usado de forma bastante ativa tecnologia de fixação de malhas de taludes. Este material foi originalmente desenvolvido para construção de estradas. Nas encostas, é utilizada uma malha de fibra de vidro ou fios de poliéster. É bastante resistente, não tem medo de altas cargas de deformação, é facilmente fixado na superfície do talude reforçado. Este material é adequado para reforçar encostas com declives de até 70 graus.
Geonets têm boa permeabilidade à água, são resistentes a fatores biológicos e combinam bem com métodos naturais de reforço de taludes. A instalação de tal revestimento é realizada em uma superfície laminada. Os rolos são desenrolados manualmente, em uma junta, com fixação com âncoras em incrementos de 1 a 1,5 m. Em seguida, o solo ou entulho é despejado, gramíneas e outras plantas são semeadas.
Geogrelha
Geomaterial volumoso idealmente adequado para reforçar encostas com diferentes níveis de curvatura... Depois de esticar e fixar no solo, suas células (favos de mel) são preenchidas com pedra triturada, turfa e outros materiais permeáveis. A geogrelha lida com sucesso com a erosão das ravinas, as encostas tornam-se mais estáveis e o seu deslizamento pára. A altura da estrutura varia de 5 a 30 cm, dependendo da complexidade do terreno, da carga no declive.
As geogrelhas são frequentemente combinadas com não tecidos têxteis.
Construções de gabião
Uma maneira confiável de reforçar taludes é criar gabiões que não tenham restrições quanto ao grau de curvatura do relevo. O ecossistema é formado com base em estruturas monolíticas ou de concreto armado a granel. A estrutura de arame pode ser preenchida com pedras quebradas, seixos, telhas. As estruturas de gabião são montadas a partir de uma malha com revestimento de aluzinco ou galvanizada. Em um ambiente agressivo, o revestimento de PVC é adicionalmente aplicado.
Os gabiões são montados na forma de estruturas volumétricas e planas, "colchões" e muros de contenção. Elementos cilíndricos fornecem reforço da linha costeira. Eles são duráveis, seguros, ecologicamente corretos e são considerados uma das melhores opções para controle de erosão e deslizamento de terra.
Churrasqueira
É um material polimérico especial para a criação de relvados em zonas inclinadas. As treliças são adequadas para fortalecer objetos com pequenas diferenças de altura. Eles são montados a partir de módulos de 400 × 600 mm, presos com travas. A instalação é realizada em cima de cama de areia e brita, para maior estabilidade a instalação é feita em padrão quadriculado. As células são preenchidas com grama e substrato nutritivo, e as sementes da grama são semeadas nele.
Biomats
A formação de barreiras naturais no caminho de desmoronamento e espalhamento das camadas do solo é realizada em encostas de até 45 graus, na superfície das faixas. Este tipo de estrutura tem uma base biodegradável, o que cria condições favoráveis para a germinação de uma moldura natural de gramíneas e arbustos. Implementado como biomats prontose bases sobre as quais as sementes são semeadas... A camada de celulose deve estar em contato com o solo durante a instalação.
Concreto monolítico
Este método de reforço das encostas é adequado para solos moles e instáveis. A solução de concreto é injetada na camada de solo por injeção. A composição é selecionada dependendo do tipo de solo. Após a remoção dos injetores, os poços são tampados. É impossível concluir essas tarefas sozinho.precisa da ajuda de profissionais.
Tecnologia de trabalho
Ao fortalecer encostas, é de grande importância a escala do problema. Se for necessário realizar trabalhos na zona de inundação, então será praticamente impossível sem desenhos e cálculos precisos... Falésias ao longo das margens dos reservatórios, naturais e artificialmente formadas, mas encostas bastante secas podem ser reforçadas por conta própria.
É importante entender que desconsiderando a erosão do solo, pode-se ter um agravamento do problema com derramamento, comprometendo a integridade das edificações e a vida das pessoas.
A necessidade de reforço das encostas surge nos seguintes casos.
- Se houver encostas suaves e encostas no local. Se o seu alinhamento não é viável do ponto de vista financeiro, mas ao mesmo tempo existem dificuldades com o uso pretendido do objeto, pode-se resolver o problema usando o terraceamento. É realizado com estacas-prancha.
- Se houver ravinas no local que apresentem tendência a crescer demais. A erosão do solo, se não tratada, pode levar a problemas sérios.
- Na presença de falésias ou encostas deslizantes. Sem reforço, eles podem entrar em colapso a qualquer momento.
- Com a formação artificial de aterros a partir de solos soltos. Nesse caso, o fortalecimento externo do solo ajudará a manter os desníveis artificiais.
- Para solos argilosos ao longo da costa. Eles são mais propensos a desfocar.
O reforço profissional de encostas é realizado usando macho e fêmea: tubular, metal. No caso de usar seu próprio trabalho manual, seria mais sensato substituir as estruturas de estacas com opções de instalação menos trabalhosas. Depois de avaliar a composição do solo, a inclinação do local, a altura do lençol freático e o risco de erosão, um método apropriado de controle de erosão e derramamento é selecionado.
Se a inclinação não excede 30 graus, você pode simplesmente selecionar plantas adequadas que podem suportar o deslocamento das camadas da terra nos planos vertical e horizontal. Com diferenças de elevação mais intensas, geralmente são usados métodos combinados. Por exemplo, em um ângulo de inclinação de 45 graus os aterros devem ser primeiro delimitados por gabiões e, posteriormente, aplicada uma geogrelha na parte alta do morro, apoiada em suporte artificial.
Com uma inclinação muito pequena (não mais do que 15 graus) em vez de gabiões, seria mais conveniente erguer pequenos muros de contenção com materiais de sucata, tendo previamente drenado o perímetro do local e preenchido o ASG. Em áreas alagadas ou pantanosas, é mais frequentemente necessário usar suportes de pilha.
Em qualquer caso, o reforço das encostas é efectuado após preparação prévia, em época favorável à obra e pela ordem seguinte.
- Os cálculos estão em andamento. É necessário determinar a pressão total sobre o solo. É realizado com base em observações visuais ou cálculos de engenharia.
- O material é selecionado. Quanto mais intenso for o derramamento e quanto mais complexa for a composição do solo, mais duráveis devem ser os elementos de reforço. Em casos especialmente difíceis, vale a pena obter conselhos de construtores ou paisagistas.
- Determinação da área de trabalho. Isso é necessário para garantir a definição correta do desenvolvimento da paisagem futura.
- Escolha de ancoragem. Por exemplo, na presença de fatores concomitantes: lavagens com água, fluência do solo, é necessário o uso de pinças combinadas.
- Implementação. A obra é realizada no terreno com a marcação do local e preparação prévia.
Levando em consideração todos estes pontos, é possível realizar trabalhos de reforço de encostas com eficiência, profissionalismo e rapidez, mesmo sem recorrer ao auxílio de especialistas.
Para métodos de reforço de encostas em terrenos difíceis, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.