Como fazer uma piscina no campo com as próprias mãos?
A dacha é um lugar onde fazemos uma pausa da agitação da cidade. Talvez o efeito mais relaxante seja a água. Ao construir uma piscina no campo, você "mata dois coelhos com uma cajadada": dá ao seu quintal um visual luxuoso e gosta de nadar em águas límpidas.
Peculiaridades
A construção de um objeto pode ser encomendada a empresas diretamente envolvidas neste tipo de serviço, mas uma solução independente para o problema será muito mais interessante e orçamentária. Além disso, construir uma piscina com as próprias mãos não é tão difícil como parece à primeira vista.
Dependendo da vida útil alocar pools temporários e fixos... Cada um deles possui características próprias que devem ser levadas em consideração na hora de escolher uma ou outra opção. Estruturas estacionárias são estruturas robustas que não se movem de um lugar para outro. Sua tigela é um monólito feito de concreto, tijolo, etc. Mover tal objeto causará sua destruição.
A piscina temporária pode ser removida quando a temporada de verão terminar e usada novamente no ano seguinte. Esta categoria inclui piscinas infláveis e estruturas de quadro. Sua vida útil é de 2 a 4 anos.
Dicas para escolher um local
Para uma piscina que só vai ser usada no verão, qualquer local serve. Piscinas infláveis são uma opção barata que não requer mudanças drásticas no site.
Se você optou por uma piscina estacionária, antes de desenterrá-la, é necessário escolher o local certo no site. Afinal, não funcionará mover tal estrutura após a conclusão de todo o trabalho de sua criação.
Existem vários pontos importantes a considerar:
- Árvores. Eles não devem estar perto da piscina por dois motivos. O primeiro é o sistema radicular, que afeta negativamente a impermeabilização da piscina. A segunda é a folhagem que polui a superfície da água. Se as folhas não forem removidas a tempo, a água “floresce” e a piscina perde sua atratividade.
- Tipo de solo. Ideal se o seu local tiver solo argiloso. Não permite a passagem de água, o que é importante se ocorrerem danos repentinos à impermeabilização.
- Direção do vento. De alguma forma, a piscina ficará obstruída com detritos trazidos pelo vento. Ele será pregado em uma determinada placa. Por isso, certifique-se de que é aí que a limpeza da piscina é o mais cómoda possível e que pode retirar rapidamente a folhagem, relva, etc. que aqui trouxer. O sistema de drenagem também deve ser colocado aqui.
- Encanamento. Ao colocar a piscina perto do abastecimento de água, você garantirá que a tigela seja enchida de forma rápida e fácil.
Se você decidir instalar uma piscina de armação, certifique-se de que a superfície reservada para ela seja absolutamente plana. Buracos, irregularidades, amassados, restos de raízes de árvores - tudo isso não deveria ser. Idealmente, o local é concretado, criando uma base lisa para a piscina.
Variedades
A piscina monolítica é uma estrutura vedada em uma única peça com sistema de drenagem próprio. Criado com as suas próprias mãos, não só irá poupar dinheiro, mas também permitir-lhe equipar o site da melhor forma.
As vantagens de uma construção monolítica são óbvias. Em comparação com todas as opções de piscina possíveis, a monolítica é a mais durável. Sua vida útil é superior a 50 anos. As estruturas não têm medo de quedas de temperatura, estresse mecânico.Se o solo do local for "problemático", uma piscina monolítica será a única opção que poderá ser utilizada no país.
Outra vantagem de uma piscina monolítica é a variedade de formas. A xícara pode ser feita no formato correto ou incomum, o que parecerá muito impressionante. Utilizando diversos materiais de acabamento (mosaico, ladrilho, pedra), você fará da piscina uma verdadeira obra-prima.
Após o término da temporada de natação, a água é drenada, parte do equipamento é retirada. Se durante o inverno a dacha fica sem donos, nada ameaça a piscina, é simplesmente impossível roubá-la.
Para iniciantes que não têm experiência suficiente no campo da construção, parecerá difícil fazer tal objeto. Certos custos financeiros serão necessários. Não é recomendável salvar ao mesmo tempo, pois isso pode causar avarias e as reparações trarão graves prejuízos. Portanto, usamos apenas materiais de alta qualidade.
A construção é feita passo a passo. Inicialmente é feita a abertura de uma fossa, em seguida é criado um sistema de drenagem e equipado o isolamento térmico. A estrutura é selada e reforçada, a tigela é derramada. A última etapa está terminando.
Uma piscina monolítica pode ser criada de duas maneiras: despejando concreto na cofragem ou usando blocos de espuma de poliestireno.
Vamos considerar a primeira opção. Inicialmente, determinamos o tamanho (grande, médio, mini) e a forma da futura piscina. Obviamente, quanto maior for a estrutura, mais materiais de construção e mais fundos serão necessários. A fossa deve ser ligeiramente maior do que as dimensões pretendidas, pois o fundo e as paredes terão cerca de 50 cm de espessura.
Encontra-se em desenvolvimento o projeto do sistema de abastecimento e drenagem de água da bacia. Este é um pré-requisito para o bom funcionamento das instalações.
Para que as paredes da cova escavada não se desintegrem, são feitas com uma inclinação de 5 graus. Depois de pronta a fossa, procede-se ao enchimento do fundo, calafetagem e impermeabilização. A areia é derramada no fundo (espessura da camada - 15 cm) e, em seguida, a pedra britada (espessura - 15 cm). As camadas são compactadas cuidadosamente, uma camada dupla impermeabilizante de material de cobertura é colocada sobre elas. Suas bordas devem se sobrepor às paredes em 20 cm.
Antes de continuar com o vazamento da tigela, é necessário fazer uma estrutura de metal com acessórios de classe A3. Apenas arame é usado para prender o reforço. O trabalho de soldagem é inaceitável, pois as juntas enferrujam com o tempo. A distância entre as horizontais varia de 10 a 50 cm, as verticais - de 20 a 30.
O reforço em uma passagem é considerado ideal. Este método torna a estrutura o mais forte e estável possível. No entanto, na realidade, esse processo é difícil de realizar. Portanto, o fundo da tigela é derramado primeiro e, em seguida, as paredes. É importante considerar que o fundo não deve ser totalmente plano. É necessário fazer uma leve inclinação de 3 graus e fixar o tubo de drenagem no ponto mais baixo da piscina.
A solução endurece por 1-1,5 semanas. Para evitar rachaduras durante o processo de secagem, molhe a piscina com água. Enquanto a piscina seca, você pode começar a organizar as comunicações: cave uma vala para o tubo de drenagem, coloque-o em ângulo.
Ao encher as paredes com argamassa, é necessário construir uma cofragem de madeira. É aconselhável preencher a solução com a ajuda de dispositivos vibratórios especiais. Isso é o que tornará a piscina durável.
Depois que a solução secar, comece a terminar a piscina: as juntas entre as costuras são seladas, a superfície é coberta com impregnações hidrorrepelentes. Para que a água da piscina tenha um brilho azul, utiliza-se uma película de PVC da cor correspondente. Isso não só tornará a piscina incrivelmente bonita, mas também fornecerá uma vedação adicional.
A última etapa é a instalação de equipamentos que irão fornecer, purificar e desinfetar a água. A piscina pode ser decorada com acessórios bonitos e úteis: escadas, escadas, iluminação, etc.
A piscina também pode ser feita com blocos de espuma de poliestireno.Os primeiros estágios são idênticos aos descritos acima: cavamos um poço de fundação, criamos um sistema de drenagem, esticamos a linha de drenagem, enchemos o fundo com concreto.
Depois que o fundo da tigela secar, blocos de poliestireno expandido são colocados em seu perímetro. O material é leve e fácil de conectar. A altura do bloco é padrão - 25 cm. O cálculo da quantidade de consumíveis é simples: a altura da piscina é dividida por 25. Assim, descobrimos quantas linhas são necessárias para construir as paredes da tigela. Os blocos possuem orifícios verticais para reforço das hastes. O concreto é derramado após o reforço ser instalado
As paredes de blocos são cobertas com uma camada de gesso hidrorrepelente. Após a secagem, inicie o acabamento. Como no primeiro caso, você pode usar filme de PVC, telhas.
Na última etapa, instalamos equipamentos para enchimento, limpeza e desinfecção da água da piscina. A piscina pode ser feita no interior se construir uma cobertura. Para manter a água quente o suficiente, use um equipamento especial para aquecê-la.
Construir com blocos de poliestireno expandido é muito mais fácil do que reforçar as paredes e o fundo com concreto. No entanto, não pode ser chamado de econômico.
Uma piscina caseira de vários níveis não só parece muito impressionante. Suas paredes parecem degraus, transformando-se suavemente no fundo. Este projeto é ideal se a família tem filhos. Eles ficarão felizes em mergulhar na água, sentando-se nos degraus a uma profundidade segura.
Depois de decidir a forma e o número de níveis da piscina, começamos a cavar um buraco. Nós desenterramos as etapas gradualmente. Escavamos a próxima etapa somente depois que a anterior foi concretada. Certifique-se de fazer um teste de entrada de água, que permitirá que você saiba se a estrutura é hermética.
Nenhuma instalação de hardware adicional é necessária. Esta é a opção mais fácil e econômica. Periodicamente, a água é bombeada por meio de uma bomba submersível e substituída por água doce.
Uma piscina de vários níveis pode ser feita não apenas de concreto. Existem muitos materiais para sua criação. A construção em polipropileno não é menos confiável.
Escolhemos um local para a futura piscina, efectuamos todas as medidas necessárias para a marcação e iniciamos a abertura de uma fossa. O fundo da tigela é formado por várias camadas. O primeiro é formado por geotêxteis. Em seguida, vem a pedra britada (espessura da camada 30 cm). A camada de concreto derramado deve ser de 20 cm. Antes de despejar o concreto, faça uma malha de reforço com células de 25x25 cm. A tela não deve ser colocada diretamente sobre o concreto. Colocamos tijolos embaixo dele.
O fundo deve ser preenchido de uma vez. Será necessário muito concreto, portanto, pedir a mistura de um misturador é a solução ideal. Compramos polipropileno em diferentes espessuras: 5 mm e 8 mm. O primeiro é mais plástico, dobra-se facilmente. Portanto, iremos utilizá-lo para a construção das escadas. As peças de polipropileno são conectadas por meio de uma extrusora de soldagem. O fundo é soldado no próprio poço.
Ao soldar as paredes na parte inferior, certifique-se de que elas não se movam. Use vigas de madeira para consertá-lo. A escada é fixada por último. Além disso, do lado de fora da estrutura, são fixados reforços (usamos polipropileno de oito milímetros), a distância entre os quais é de 60 cm, estes 60 cm são preenchidos com isolamento de espuma.
Após o assentamento do sistema de dutos, a piscina é preenchida com concreto por fora em várias etapas ao longo do perímetro. Uma etapa - uma camada com 30 cm de altura, neste caso a cofragem deve ser colocada tanto no exterior como no interior da piscina. Assim, o polipropileno não é deformado pelo concreto. Também é necessário coletar a água em etapas na tigela, cujo nível será igual em altura ao nível da camada de concreto localizada no exterior.
Para decorar a piscina acabada, utilize os utensílios e utensílios disponíveis: cadeiras com almofadas aconchegantes, espreguiçadeiras, guarda-sóis, etc.
A piscina decorativa é pequena. Muitas vezes é comparado a um lago. Não é difícil fazer você mesmo esse objeto, o custo de criá-lo é mínimo. Ele se tornará um verdadeiro destaque de sua casa de verão. E como você vai enobrecê-lo e decorá-lo a seu critério, o lago será exclusivo.
Escolhemos um local para um tanque decorativo de forma a que o sol ilumine a sua superfície apenas durante metade do dia. Muito sol afetará negativamente a saúde de todo o ecossistema do reservatório. A forma do lago e o estilo do terreno devem ser um todo. O círculo é ideal para paisagismo no estilo inglês e o oval é usado para designs nos estilos chinês e japonês.
Inicialmente, cavamos uma fossa de fundação correspondente ao tamanho e formato do seu reservatório. Sua profundidade mínima é de 1 metro, sua área é de 4 metros quadrados. m. Se você fizer uma lagoa de uma banheira, a forma da piscina deve corresponder a ela. Não desanime se você não tiver uma tigela pronta. Você pode construir uma piscina decorativa de qualquer formato, até mesmo a mais incrível.
Observe que o fundo do poço deve ser plano: sem pedras, raízes de árvores, objetos pontiagudos. Usamos areia como camada de drenagem. Em seguida, um material composto é colocado - um filme forte. O polietileno convencional não é adequado para tais necessidades, uma vez que não difere em resistência. As opções ideais são PVC ou borracha butílica. A borracha butílica possui diferentes espessuras, o que permite escolher o revestimento ideal para o seu tanque.
As bordas do filme devem ultrapassar as bordas da fossa para que possam ser fixadas com pedras grandes e cobertas com entulho ou seixos. A lagoa precisa de um dispositivo que faça circular a água. Caso contrário, a água em seu reservatório irá "florescer" rapidamente e o lago perderá sua atratividade. O lago não será perturbado pelo sistema de iluminação, que o realçará efetivamente à noite.
Para dar ao tanque um aspecto natural e estético, o fundo é revestido com belas pedras. Colocamos plantas em volta do perímetro (rasteiras e arbustos são ideais) e vários elementos decorativos: estatuetas de jardim, vasos de flores de plástico, lanternas.
Para que um lago esteja sempre bonito, é preciso ficar de olho nele. Na primavera, fazemos a primeira inspeção do reservatório. Verificamos como as plantas hibernaram, se a margem do lago desmoronou, retiramos a folhagem que caiu desde o outono. Com a chegada do calor, complementamos a área ao redor do tanque com novas plantas.
No verão, é necessário monitorar cuidadosamente o nível da água da piscina, pois durante o calor a evaporação é intensa. A área adjacente ao tanque está livre de ervas daninhas. No outono, preparamos o tanque para o inverno: retiramos a grama seca, transferimos as flores nos vasos para o aquecimento doméstico.
Sistema de limpeza
A disposição da piscina é impossível sem um sistema de limpeza. Se você não usar um dispositivo especial, a água da piscina ficará suja e um odor desagradável aparecerá. Uma placa específica aparecerá em sua superfície.
A opção mais orçamentária é usar uma bomba para bombear água. Você drena a água contaminada completamente e enche a piscina com água limpa. Mas esse método tem uma desvantagem: levará algum tempo para a água esquentar novamente.
Você pode instalar uma instalação especial com um filtro para limpeza. Dois tubos são fornecidos para a bomba. Um deles drena a água, o segundo alimenta a água purificada e filtrada de volta para a piscina. Os filtros são areia, cartucho, diatomácea.
Produtos químicos também são usados para limpeza e desinfecção. Isso inclui cloro, bromo, overhydrol ou agentes especialmente concebidos para isso. Antes de usar, certifique-se de ler as instruções.
Limpe manualmente os detritos soprados pelo vento usando uma peneira.
Belos exemplos e opções
Uma piscina exterior de moldura é uma boa solução para uma casa de campo de verão. É durável, fácil de montar e desmontar. É uma maneira econômica e fácil de presentear você e sua família com ótimas atividades ao ar livre.Uma característica distintiva de tal piscina são suas laterais altas, que nem sempre parecem esteticamente agradáveis. Mas isso dá espaço ilimitado para a imaginação esconder os lados e dar ao objeto uma aparência bonita.
Crie uma superfície de pedras de cores claras ao redor da piscina. Uma nota de vegetação será adicionada por flores localizadas em vasos de tamanhos diferentes. Ao mesmo tempo, observe a unidade do esquema de cores. Os vasos castanhos parecem adequados, em harmonia com o revestimento exterior da piscina e uma escada de madeira.
Se a piscina de armação estiver completamente imersa no poço, o perímetro for recortado com mosaicos ou pedra e as plantas forem plantadas, você terá uma opção muito bonita para qualquer área suburbana.
Para uma piscina pequena, você pode construir uma cobertura. Graças a isso, você poderá nadar em qualquer clima, mesmo em dias de chuva. A aparência de uma tenda parece especialmente interessante.
O quadro não precisa ser coberto. Construa uma plataforma que conterá o pool. Faça as bordas da plataforma na forma de uma cerca de treliça. Cubra a parte inferior de olhos curiosos com uma abundância de flores e plantas.
Uma piscina com paredes de vidro parece especialmente impressionante. Claro, são necessários conhecimentos e habilidades especiais para criá-lo.
As várias cores de iluminação fazem da piscina um local fabuloso e romântico para desfrutar mesmo à noite.
As piscinas exteriores são impressionantes pela sua variedade de formas. A piscina de violino será apreciada por pessoas criativas e criativas.
Muitas vezes, os proprietários decoram suas piscinas com cachoeiras em miniatura, escorregadores alpinos, transformando-os em uma verdadeira obra-prima. Várias tigelas separadas são colocadas em níveis diferentes.
Um elemento invulgar da decoração é a ponte que divide o reservatório em duas zonas.
Como fazer piscina com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.