Se o laminado estiver inchado
Se o laminado estiver inchado, não se apresse em trocar completamente o revestimento do piso ou repreenda o fabricante. Em muitos casos, esse problema é facilmente eliminado e não requer custos adicionais.
Antes de fazer qualquer manipulação com as placas, você deve compreender a causa raiz do problema. Na maioria das vezes, são:
- erros cometidos ao colocar laminado;
- água derramada no chão;
- má qualidade do próprio material.
Dependendo da natureza do inchaço, cada problema é resolvido à sua maneira.
Tecnologia de assentamento incorreta
O piso laminado pode se expandir sob a influência das diferenças de temperatura no ambiente. Para fazer isso, uma lacuna de 1-2 cm é deixada entre a placa e a parede (pelo menos em um lado), que é escondida com sucesso pelo rodapé.
Se o laminado estiver inchado e ondulado devido à falta dessa lacuna, as seguintes etapas devem ser executadas:
- Remova todos os rodapés;
- Encontre os locais onde o laminado fica encostado na parede;
- Corte com cuidado as ripas nestas áreas de forma a obter uma distância de 1-2 cm entre o revestimento e a parede;
- Retire do chão todos os objetos que impeçam as tábuas de endireitar. O laminado irá endireitar-se gradualmente.
-
Às vezes, os tubos de aquecimento podem causar inchaço. Uma lacuna também é deixada entre eles e o revestimento.
Outra razão pela qual o laminado está inchado podem ser rodapés, travas de portas e outros elementos que precisam ser fixados ao chão aparafusados ao chão. Neste caso, os rodapés são fixados exclusivamente nas paredes. Para os restantes elementos, é necessário pré-perfurar as tábuas e fixá-las directamente na betonilha.
Líquido
Se a causa do inchaço for água, você precisa agir rapidamente:
- Remova as placas danificadas. Lamelas de boa qualidade, quando secas, podem restaurar sua aparência anterior. Portanto, eles podem ser devolvidos ao seu lugar. O laminado de baixa qualidade barato incha muito e raramente retorna à sua forma original, portanto, precisa ser substituído.
- Limpe qualquer água acumulada sob as placas.
- Substitua o revestimento.
Se as tábuas secas mantiveram sua forma, elas devem ser devolvidas ao seu lugar. Caso contrário, o laminado danificado deve ser substituído.
Quando o revestimento tem vários anos, é muito mais difícil selecionar as lamelas por cor e textura. Como alternativa, para substituição, você pode desmontar as placas de baixo do armário ou sofá e colocar novas ripas em seu lugar. Esse roque, escondido por móveis, não será visível a olhos externos.
Se o laminado estiver inchado nas juntas devido à má qualidade das próprias lamelas, a única maneira é substituir as placas danificadas
Como prevenir o inchaço?
Compre apenas material de qualidade e coloque seu laminado corretamente. Caso contrário, com o tempo, a economia imaginária será consumida pelo custo de reparo de tal revestimento.
É importante lembrar que o piso laminado não gosta de limpeza úmida. Portanto, o revestimento requer cuidados especiais: tratamento de superfície com esmaltes hidrorrepelentes ou cera.
E em ambientes com alta umidade, recomenda-se a colocação de um laminado impermeável especial.
Outro problema comum são os ruídos do piso laminado. Você também pode eliminar o guincho.
O comentário foi enviado com sucesso.