Dessecantes: propriedades e aplicações
Na hora de se preparar para a pintura, as pessoas escolhem seus próprios esmaltes, óleos secantes, solventes, aprendem o que e como aplicar. Mas há mais um ponto muito importante que muitas vezes é esquecido e não levado em consideração. Estamos falando da utilização de secantes, ou seja, aditivos especiais que aceleram a secagem de qualquer tinta e verniz.
O que é isso?
Um sicativo é um desses componentes, cuja introdução permite aos fabricantes diversificar a receita e adaptá-la a situações específicas, às áreas de utilização. É adicionado a várias tintas e vernizes para acelerar o processo de secagem.
Variedades de composições
Em termos de composição química, os secantes são sais metálicos com alta valência. Além disso, este grupo pode incluir sais de ácidos monobásicos (os chamados sabões metálicos). Os reagentes de secagem acelerada são aplicáveis a qualquer tipo existente de tinta e verniz.
Em primeiro lugar, os reagentes de cobalto e manganês, assim como o chumbo, começaram a ser usados. Um pouco mais tarde, iniciou-se o uso de sais de zircônio e alguns outros elementos. A grande maioria das misturas modernas são feitas sem chumbo, porque têm um efeito negativo na saúde humana. Químicos e tecnólogos classificam os catalisadores em substâncias de primeira linha (verdadeiras) e compostos de segunda linha (promotores). Um verdadeiro acelerador é um sal de metal com uma valência variável, que, ao entrar em contato com a substância alvo, entra em uma reação de redução e, em seguida, oxida para uma substância com uma valência aumentada.
Os compostos auxiliares são sais de metais com valência inalterada. Estes incluem compostos de zinco, bário, magnésio e cálcio. Seu papel é aumentar a eficácia das misturas convencionais, reagindo com grupos carboxílicos de substâncias que formam um filme. Os desenvolvedores levam isso em consideração e estão usando cada vez mais formulações combinadas.
- Secadores de peça única à base de cobalto são reconhecidas como as mais eficazes, mas seu efeito afeta apenas a superfície da película da pintura. Portanto, esse metal é adequado apenas para uma camada muito fina ou, na véspera do cozimento, pode ser usado sozinho.
- Chumbo dAtua na íntegra, é bastante venenoso e capaz de formar manchas de sulfeto, pois raramente é utilizado um fármaco independente.
- Manganês ativo tanto em superfícies como em espessura. O tipo de metal trivalente é marrom escuro e isso pode distorcer a aparência do revestimento. Ao trabalhar, é necessário não se desviar da receita padrão - um excesso de manganês apenas enfraquece o efeito, ao contrário da obviedade.
Existem dois métodos de fabricação - fusão e deposição. No primeiro caso, a ação térmica é praticada em óleos e resinas, que depois são fundidos com compostos metálicos. Esta é uma técnica muito simples e eficaz. As substâncias precipitadas são obtidas conduzindo uma reação entre compostos metálicos e produtos de sal do processamento ácido. Esses secadores se distinguem por uma cor clarificada e contêm uma concentração estável de metais intensamente ativos.
- Zinco torna a secagem da superfície mais lenta e o volume principal mais rápido, enquanto forma uma película forte.
- Cálcio atua como promotor em misturas complexas, graças ao qual a secagem é mais fácil no frio.
- Vanádio e Cério atuam no volume da tinta, mas sua desvantagem é o amarelecimento, que aparece no revestimento aplicado.
- Os substitutos do chumbo nas drogas modernas são combinações de zircônio e cobalto.
Quanto aos ácidos orgânicos, existem quatro grupos principais de secadores:
- naftenato (produzido a partir do petróleo);
- linoleato (obtido a partir de óleo de linhaça);
- emborrachado (feito de colofônia);
- talato (baseado em tall oil).
As misturas de ácidos graxos (como ácidos graxos) são formadas pela dissolução de um sal de um metal multivalente em um ácido graxo ou pela mistura de tais soluções com ácidos naftenatos. O uso de tais substâncias é possível tanto junto com vernizes, tintas do tipo alquídico, quanto em combinação com óleo de linhaça. Externamente, é um líquido transparente à luz, no qual está presente de 18 a 25% de uma substância não volátil. A concentração de manganês varia de 0,9 a 1,5%, e o chumbo pode ser maior, pelo menos 4,5%.
Os dessecantes de ácidos graxos interagem com o óleo de linhaça, evitando turvação e sedimentos. O ponto mínimo de fulgor é de 33 graus Celsius. Importante: os dessecantes deste grupo prontos para uso são venenosos e podem causar incêndio. Se já se passaram 6 meses após a data de liberação, é necessário verificar cuidadosamente se a substância perdeu suas qualidades.
NF1 é uma combinação de chumbo-manganês. É uma substância líquida obtida pelo método de precipitação. Análogos anteriores desta mistura são NF-63 e NF-64. É necessário adicionar um acelerador de secagem a tinturas de óleo e natureza alquídica, a materiais de esmalte e laca, óleos secantes. NF1 é perfeitamente transparente e homogêneo, não possui o menor sedimento ou impureza. Pode ser usado em conjunto com catalisadores baseados em Co. Os melhores entre eles são NF-4 e NF-5. Quando misturado com materiais de pintura, o produto químico é introduzido em pequenas porções, mantendo a concentração de no máximo 5% da quantidade do formador de filme. O índice digital após as letras NF indica a composição química do medicamento. Assim, o número 2 mostra a presença de chumbo, número 3 - a presença de manganês, 6 - cálcio, 7 - zinco, 8 - ferro. O índice 7640 mostra que a droga é formada pela combinação de resinato de cobalto com óleo e uma solução de sais de chumbo e manganês em white spirit. Uma ferramenta semelhante pode ser usada para restaurar o padrão perdido dos esmaltes moiré.
Importante: usando qualquer dessecante, é preciso prestar atenção à dosagem. A introdução excessiva do reagente reduz drasticamente a taxa de secagem dos filmes e pode até mesmo alterar a tonalidade da composição do corante, especialmente se for inicialmente branco. O octanato de cobalto dissolvido em white spirit pode ter um efeito opalescente. A maior parcela de substâncias não voláteis é de 60%, a concentração de metais varia de 7,5 a 8,5%. Não existem secadores de cobre, apenas pigmentos são produzidos com base neste metal.
Fabricantes
Dentre as diversas marcas de secadores, o primeiro lugar merecidamente vale colocar os produtos da empresa Borchers, cuja produção é muito perfeita e atende aos mais recentes requisitos tecnológicos. A julgar pelas revisões, tais misturas devem ser introduzidas em concentrações muito pequenas, são bastante econômicas e práticas e evitam muitos problemas.
Outro fabricante alemão líder é a preocupação Synthopol, ele também produz produtos sólidos e de alta qualidade.
Fazer faça você mesmo
A receita para fazer secadores é relativamente simples. Para obter uma mistura adequada para o processamento de óleo de secagem, correspondente a GOST, é necessário usar resinato fundido. Os pratos de porcelana (pelo menos de metal) são preenchidos com 50 g de colofónia. É derretido a temperaturas de 220-250 graus Celsius. Após a fusão, a substância é agitada e 5 g de cal viva são adicionados a ela. Substituindo a cal por 15 g de chumbo-lítio, que é moído com óleo de linhaça até formar uma pasta e, em seguida, introduzindo pequenas porções na colofónia, pode-se obter resinato de chumbo. É necessário agitar ambas as versões das composições até que uma massa homogênea seja formada. As gotas são removidas periodicamente e colocadas sobre o vidro transparente, assim que se tornarem transparentes é necessário interromper o aquecimento.
Você também pode preparar óxido de manganês, obtido a partir de sulfito de sódio e permanganato de potássio (mais precisamente, suas soluções). Após a mistura, um precipitado em pó preto é formado. É filtrado e seco ao ar livre, sem necessidade de aquecimento, é até nocivo.
Âmbito de aplicação
O uso de secantes para tintas a óleo tem suas sutilezas; se um excesso de derivados de óleo se formar na camada de tinta, ela pode amolecer novamente. O motivo é que o óleo polimerizado tem tendência à coagulação coloidal. Os vernizes combinados, segundo alguns especialistas, podem não incluir dessecantes, pois a inclusão de nitrato de celulose aumenta a taxa de secagem. Mas em sistemas de água, como com a necessidade de obter o verniz de secagem mais rápida, é necessário adicionar um dessecante.
A experiência prática mostrou que temperaturas significativas eliminam a necessidade de aceleradores de solidificação. Sempre use os dessecantes recomendados pelo fabricante da tinta.
Dicas de uso
O cálculo da quantidade de dessecante que precisa ser adicionado ao verniz alquídico PF-060 para um endurecimento efetivo varia de 2 a 7%. Com a introdução de tal aditivo, o tempo de secagem é limitado a 24 horas. Este resultado é alcançado mesmo com o abandono dos preparados contendo chumbo em favor de soluções tecnológicas mais modernas, que ainda são recebidas com desconfiança por muitos. A vida útil dos secadores na maioria dos casos é de seis meses.
Importante: as recomendações para a introdução de um dessecante não se aplicam, em princípio, a nenhuma mistura pronta. Já em produção, foi ali introduzida inicialmente a quantidade necessária de todas as substâncias e, caso contrário (o produto é de má qualidade), ainda não funcionará para avaliar o problema e resolvê-lo em casa. Em relação ao formador de filme, pode-se inserir de 0,03 a 0,05% de cobalto, de 0,022 a 0,04% de manganês, de 0,05 a 2% de cálcio e de 0,08 a 0,15% de zircônio.
Atenção! As proporções são indicadas em termos de metal puro, e não no volume absoluto da mistura, sua quantidade, é claro, é um pouco maior.
Na presença de fuligem, ultramar e alguns outros componentes da matéria corante, o efeito superficial do dessecante é enfraquecido. Isso pode ser resolvido com a introdução de doses aumentadas do medicamento (tanto imediatamente como em porções separadas; recomendações mais detalhadas só podem ser fornecidas por um técnico qualificado).
Como usar um secador de óleo secante, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.