Solventes para tintas: critérios de seleção

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dicas de Seleção
  4. Medidas de segurança

Agora no mercado você pode encontrar qualquer material que o comprador goste tanto em termos de funcionalidade quanto em termos de características estilísticas e de custo. Um exemplo de tais materiais é a tinta - muitos especialistas e artesãos domésticos recorrem a ela durante os reparos. Porém, nem todos os mestres autodidatas sabem escolher um solvente para a pintura, pois ele é capaz de refletir o resultado do reparo realizado.

Peculiaridades

Solvente é um líquido orgânico usado para processar tintas e vernizes - devido aos solventes, eles adquirem a consistência de tinta desejada.

Ressalta-se que o escopo de aplicação dos solventes é bastante amplo, visto que não são usados ​​apenas para diluir tintas e vernizes e dar-lhes a consistência necessária, mas também para desengordurar e remover sujeira de ferramentas, superfícies e às vezes até roupas. .

Porém, se falamos da utilização de solventes na construção civil, então existe um grande número de materiais que, dependendo das suas qualidades, se combinam com diferentes tipos de tintas.

Estes produtos são muito utilizados em trabalhos de reparação, visto que apresentam uma série de características que os distinguem de outros tipos de substâncias orgânicas. Em primeiro lugar, inclui a possibilidade de utilização de materiais a baixas temperaturas, assim como a sua utilização é permitida em ambiente com elevado teor de humidade.

Visualizações

Muitos tipos de solventes podem ser encontrados no mercado de construção moderno. Os mais populares deles são apresentados a seguir, mas é importante notar que um parâmetro como o consumo de solvente por 1 kg de tinta não será mencionado aqui, pois é individual para cada material e é determinado pela proporção de vários materiais auxiliares em isto.

  • Gasolina é um dos materiais mais comuns, pois é bastante fácil de usar. O material é um líquido transparente volátil com um odor pungente característico. Na maioria das vezes é usado para diluir tintas a óleo, vernizes, vários esmaltes, por exemplo, alquídicas e às vezes massas. A grande vantagem dessa substância é que ela pode ser utilizada para remover a graxa de superfícies nas quais posteriormente se planeja aplicar tintas ou vernizes. Por outro lado, a gasolina também tem desvantagens, por exemplo, é muito inflamável porque é criada a partir do óleo refinado.
  • Espírito branco - é um diluente universal. É usado em vernizes e na maioria das tintas: óleo, acrílico e esmalte. Além disso, é adequado para diluir o material e trazer a consistência de primer, enchimento e materiais betuminosos de volta ao normal. Como a gasolina, pode ser usado para desengordurar superfícies.
  • Terebintina é o solvente mais antigo e foi usado antes do advento do white spirit. Em termos de composição química, é uma substância complexa que consiste em hidrocarbonetos, em particular, de terpenos. Pelas suas características, é utilizado na produção da maioria dos vernizes, também costuma dissolver óleos, tintas alquídicas e esmaltes.
  • Butanol pertence à categoria dos solventes alcoólicos, mais utilizados na indústria do que na construção privada.Tem uma fórmula simples e é um líquido incolor com um odor pungente e persistente. Uma importante característica distintiva de tal composição é que ela se mistura facilmente com o principal material de coloração e não entra em nenhuma reação química com ele. Graças a isso, é obtida uma substância homogênea, caracterizada por um baixo risco de incêndio.
  • Outro tipo de solvente é acetona, que é conhecido de absolutamente todos. Na construção civil, é utilizado não só para dissolver resinas, óleos e tintas, mas também, às vezes, celulose e poliestireno. É interessante que o consumo deste material é bastante ótimo, e será suficiente para várias vezes. Com a ajuda da acetona, você pode não apenas diluir a tinta e desengordurar a superfície, mas também sintetizar vários materiais orgânicos.

Dicas de Seleção

Diferentes tipos de solventes interagem com diferentes tipos de tintas - este fator é o mais importante na escolha dos materiais, caso contrário, pode afetar negativamente o resultado do reparo.

Para tinta látex usada para revestir superfícies de concreto, madeira e plástico, solventes como R-4, R 646-648... As substâncias orgânicas estão ocultas sob essas abreviaturas. Devem ser usados ​​com muito cuidado, especialmente se houver necessidade de remover manchas do parquet, caso contrário, pode haver manchas de queimadura de solvente.

Para evitar isso, você pode usar água misturada com um solvente, que é aplicado na área problemática do piso.

A tinta látex diluída combinada com um solvente criará um revestimento de longa duração que é repelente de água.

Ao usar tintas a óleo e alquídicas, você deve prestar atenção às seguintes substâncias diluentes: butanol, querosene, terebintina, aguarrás e gasolina. Como na produção desses tipos de corantes não se utiliza óleo de linhaça natural, mas artificial, muitos artesãos temem que os solventes possam entrar em reações químicas com eles, mas isso pode ser facilmente evitado se as proporções e os cuidados de segurança forem observados.

O verniz, que serve de base para tintas alquídicas, determina o uso de solventes com índices: PF 115, KO ou P-6. Para obter o efeito desejado e um revestimento resistente a danos mecânicos, é necessário observar a proporção - quando se utiliza uma mistura de aguarrás e aguarrás - 1: 1, caso contrário o solvente pode destruir os primers anteriores.

As tintas Nitro são normalmente utilizadas para pintura de metal, pois a principal característica desse tipo de tinta é a resistência e durabilidade do revestimento, que muitas vezes pode ser brilhante. Também é importante que esse material tenha um odor forte e pungente que não desaparece por muito tempo - pode durar até dois dias.

Os melhores solventes para este tipo de tinta são composições numeradas 645-650 - são eles que atuam efetivamente não só como solventes, mas também como desengordurantes.

Para tintas epóxi, vale a pena escolher composições como R-14, R-40 e R-83. Eles podem até mesmo remover manchas secas na superfície, porque os materiais epóxi secam muito rapidamente e são altamente resistentes a danos mecânicos e à abrasão. No entanto, por outro lado, isso pode ser uma vantagem clara sobre tintas semelhantes.

Os materiais poliuretânicos são amplamente utilizados não só na construção, mas também em muitas outras áreas, uma vez que esta tinta interage bem com qualquer tipo de superfície e se adapta bem a ela. Além disso, é resistente ao desgaste e não emite substâncias tóxicas durante o trabalho. Essa é sua principal vantagem, pois irá interagir bem com os solventes sem gerar reações químicas.Para diluir este tipo de tinta, consulte os solventes numerados R-189, R-1176, RL-176 e RL-277.

Até mesmo água comum pode ser usada para diluir a tinta à base de água, porque é capaz de diluir bem a tinta.

Mas a água não é capaz de lavar uma mancha já seca, então você precisa saber quais solventes usar para esse tipo de material. A acetona é mais adequada para esse propósito, porque é suave o suficiente e pode remover cuidadosamente os resíduos de tinta sem danificar a superfície do revestimento.

Destaca-se também as tintas em pó, que se difundiram no mercado de materiais de construção nos últimos anos. Isso porque possui uma grande paleta de cores, baixo custo e é um material ecologicamente correto que não cria condições prejudiciais para o trabalho do artesão.

Como solventes, são utilizadas lavagens especiais, que podem ser encontradas na loja de materiais de construção sob os números P-7 e P-11... No entanto, eles contêm produtos químicos agressivos, portanto, tenha muito cuidado ao manusear esses solventes. Além deles, também podem ser usados ​​terebintina, gasolina e aguarrás.

Tinta de martelo pode ser diluída com compostos R-645, R-647 e P-650, bem como um espírito branco universal. Pode ser difícil lidar com manchas secas, pois o esmalte de martelo é bastante resistente e adere rapidamente à superfície. No entanto, se você usar os materiais acima, poderá evitar consequências negativas após o reparo.

Medidas de segurança

A maioria dos materiais contém produtos químicos agressivos que podem prejudicar a saúde humana e alguns são até explosivos. Com base nisso, não é permitido ignorar as regras de segurança.

Em primeiro lugar, é necessário garantir as condições corretas de armazenamento dos materiais: devem ser armazenados em locais bem ventilados ou ventilados, caso contrário o cheiro tóxico dos solventes pode afetar o bem-estar humano. Pode ocorrer envenenamento por vapores, cujos sintomas são tonturas, palpitações cardíacas, lacrimejamento e fraqueza geral.

Além disso, é impossível manter substâncias perigosas para o fogo perto de chamas, aquecedores e outros objetos incandescentes.

Isso é especialmente verdadeiro para quem trabalha constantemente com solventes e tinturas - é melhor usar os materiais mais suaves que não podem causar lesões e doenças nos órgãos internos.

Além disso, não devemos nos esquecer da proteção individual, ou seja, é necessário trabalhar com respiradores, óculos e luvas grossas, caso contrário, podem surgir queimaduras químicas no corpo.

Caso um produto químico entre repentinamente nas membranas mucosas, é necessário enxágue-as o mais rápido possível com água corrente e, a seguir, consultar um médico.

Se uma pessoa deseja remover uma mancha da roupa com um solvente, primeiro use a substância em uma peça separada para testar a interação entre o tecido e o solvente. Alguns deles podem não apenas remover a sujeira, mas também queimar roupas.

Seguindo essas regras, você pode usar solventes de maneira eficiente e segura.

Para obter mais informações sobre solventes e suas aplicações, consulte a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário