Solvente R-12: características da composição

Solvente R-12: características da composição
  1. Composição
  2. Características principais
  3. Area de aplicação
  4. Regulamentos de segurança

O solvente R-12 é um líquido constituído por três componentes. É usado principalmente para diluir vernizes, tintas, esmaltes à base de resinas, borracha e outras substâncias. Amplas possibilidades de aplicação do produto foram obtidas graças a equipamentos modernos e matérias-primas de alta qualidade.

Composição

Este líquido transparente ligeiramente amarelado contém os seguintes componentes:

  • xileno - série de hidrocarbonetos aromáticos (10%);
  • tolueno - metilbenzeno, líquido transparente sem impurezas, solvente industrial (60%);
  • acetato de butila - solvente orgânico (30% da composição total).

Características principais

A composição tem um odor específico pungente que pode ter um impacto negativo na saúde humana. O produto é altamente inflamável e seus vapores evaporam por um longo tempo. O uso de um solvente para trabalhar com plástico é permitido, mas a composição pode "corroer" alguns de seus tipos. Portanto, antes do uso, é necessário testar o efeito em uma pequena área imperceptível da superfície.

Se for necessário utilizar outros meios na obra, é importante estudar cuidadosamente sua composição. O contato de Р-12 com oxidantes poderosos (por exemplo, ácidos acético e nítrico, peróxido de hidrogênio) pode levar à formação de substâncias explosivas.

As misturas inflamáveis ​​são obtidas misturando-se com triclorometano e tribromometano.

As características técnicas pelas quais essas composições são avaliadas incluem vários pontos.

  • O coeficiente de volatilidade, ou a taxa de evaporação em relação ao éter etílico, determina o quão tóxica é uma mistura. O produto em questão pertence a solventes médios voláteis, o coeficiente é de 8-14 g.
  • A titulação de Karl Fischer é um método de química analítica, cuja essência é determinar a proporção de água na composição em estudo. No solvente R-12, não passa de 1%.
  • Número de ácido - a massa de potássio cáustico necessária para neutralizar 1 grama de matéria orgânica, medido em miligramas. Para R-12, não é mais do que 0,10 mg KOH / g.
  • O número de fundos de coagulação é de pelo menos 22%. Com sua ajuda, a capacidade de dissolução é determinada em uma medida quantitativa.
  • A densidade relativa do produto é de 0,85 g / cm3, aumenta com o aquecimento. Um aumento nas temperaturas promove uma diminuição na composição do solvente orgânico. Este fator afeta a pureza da mistura.
  • O ponto de inflamação em um cadinho fechado não é inferior a +5 graus Celsius. Ele determina a temperatura na qual os vapores da mistura irão inflamar em um recipiente refratário fechado. De acordo com as normas, uma temperatura não superior a 28 graus caracteriza o líquido como especialmente perigoso.

Ao misturar o solvente com tintas e vernizes, os componentes não devem coagular ou delaminar. Se isso aconteceu, significa que as composições são incompatíveis ou as proporções foram violadas durante a tecnologia de criação. Isso também será evidenciado pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas ou opacas na superfície seca. Após a secagem, o filme deve permanecer brilhante e uniforme.

Area de aplicação

A produção e o uso de R-12 são realizados de acordo com GOST 7827-74.

Este documento define que o solvente é usado para diluição:

  • tintas e vernizes (LM) à base de PSC LN ou PSC LS;
  • resinas poliacrílicas;
  • uma variedade de substâncias sintéticas ou naturais, após a aplicação das quais um filme é formado na superfície.

Apesar dos pontos claramente marcados, essa ferramenta também é frequentemente usada para ferramentas de limpeza, usadas para impressão aquática. Algumas pessoas recorrem ao uso no dia a dia, removendo manchas "difíceis".

Em oficinas de automóveis, o R-12 é geralmente usado para diluir a base e esmaltes acrílicos de automóveis. A composição não altera as propriedades dessas tintas. Eles ficam planos na superfície, não perdem a cor e outras características. A diluição dos esmaltes acrílicos justifica-se pelo fato de serem à base de resinas acrílicas, e não de compostos à base de água.

Atenção especial deve ser dada ao uso de R-12 na tecnologia de aplicação de impressão aquática. Uma das etapas desse trabalho é a ativação. Para aplicar o padrão, é necessário amolecer o filme de imersão. Os profissionais usam formulações especiais, mas para os amadores, esse tipo de solvente é um substituto bom e barato. É pulverizado uniformemente sobre toda a superfície a partir de um borrifador ou de outra forma.

O solvente desta marca também é utilizado como substituto de outras misturas, por exemplo, o solvente R-5. As tintas e vernizes devem ser misturados ao solvente gradativamente, adicionando-o em pequenas porções, mexendo constantemente a composição. A relação de mistura é determinada de acordo com as instruções do fabricante.

Na indústria automotiva, velhas camadas de tinta acrílica também são removidas com solvente. Deve ser aplicado em camada fina (não mais de 2 mm) e aguardar cerca de 10 minutos. O revestimento amolece gradualmente e pode ser facilmente removido com uma espátula.

Regulamentos de segurança

A composição deste solvente determina a toxicidade e alta inflamabilidade da mistura, portanto, todas as normas de segurança devem ser observadas ao armazená-lo e trabalhar com ele.

É necessário armazenar a solução R-12 com a tampa bem fechada., em locais protegidos de crianças. Também é importante limitar a exposição direta do produto à luz solar. A sala deve ser bem ventilada. Não coloque o solvente perto de aquecedores e aparelhos elétricos, bem como objetos pontiagudos (para evitar que a embalagem fure).

Ao trabalhar diretamente com a composição, a proteção das mãos e dos olhos é obrigatória. É necessário o uso de luvas e óculos de proteção especiais, pois se os componentes da solução entrarem em contato com partes abertas do corpo, podem causar grave queimadura química.

É necessário trabalhar ao ar livre ou em uma sala bem ventilada (se a ventilação for deficiente, use um respirador). Como o ar é mais leve que os vapores da mistura, eles se depositam no chão e nas superfícies ao redor. Portanto, após concluir todas as ações com o P-12, é necessário lavar a área de trabalho para evitar ignição indesejada.

Se o produto entrar em contato com a pele, lave-a com bastante água morna corrente e sabão. Se a composição entrar em contato com os olhos, lave-os bem com água e consulte imediatamente um médico.

Para obter mais informações sobre as propriedades e usos do solvente P-12, consulte abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário