Óleo de secagem combinado marca K-3: características e aplicação
Durante a construção e decoração das instalações, existe a necessidade de uma grande variedade de materiais. A madeira é amplamente utilizada. No entanto, ao usá-lo, você pode encontrar alguns problemas. O uso de óleo secante ajudará a evitar problemas como mofo, umidade e parasitas. Os óleos naturais em sua composição criam uma película protetora na superfície, que ajuda a prolongar a vida útil.
Peculiaridades
O óleo de linhaça em si é uma solução que faz parte de vários óleos, como linhaça, soja, girassol. É um componente importante das tintas a óleo.
Para secagem rápida do óleo de secagem, um elemento como um dessecante é adicionado à sua composição. Este aditivo é projetado para proteger as superfícies tratadas da deformação sob influências externas adversas.
O uso de óleo secante é bastante difundido, por isso não há problemas com sua compra. Ele está disponível no sortimento de qualquer loja especializada. Além disso, a composição pode ser preparada de forma independente em casa usando óleo de girassol e de linhaça.
Tipos de óleo secante
Atualmente, existem vários tipos de óleos secantes, dependendo da composição, abrangência e características técnicas.
O óleo secante natural é considerado o mais seguro e ecologicamente correto. É caracterizado por um baixo teor de dessecante, pelo que seca um pouco mais que os outros. Apresenta cor amarelo claro e consistência uniforme, sem precipitações.
Oksol também é chamado de óleo secante semi-natural. Ele contém cerca de 55% dos óleos naturais, menos do que outros tipos. Requer diluição com secadores ou solventes. Em comparação com os outros, tem um preço inferior.
Se os óleos naturais forem substituídos por sintéticos, você poderá obter óleo de secagem sintético. A composição não tem características de acordo com GOST, o que a coloca em uma categoria de preço baixo. É diferente em qualidade, tem um odor desagradável e persistente, além disso, pode ser prejudicial à saúde. O tipo sintético não é recomendado para trabalhos de interiores. É principalmente utilizado na preparação de misturas para massa e gesso.
Os óleos compostos consistem em um ou mais óleos naturais e gasolina diluídos com verniz de colofônia. O mais popular é a mistura de óleo e borracha.
O óleo de secagem combinado é feito pela oxidação de óleos naturais de secagem e semissecagem, dos quais cerca de 70 por cento. Geralmente é usado como parte de tintas a óleo, com menos frequência para acabamento.
Características e diferenças do óleo de secagem combinado
Para facilidade de uso, as marcações são aplicadas a vários tipos da composição combinada. Recomenda-se que os trabalhos de acabamento interno sejam realizados com os graus K-2, K-4, K-12 e externos - com K-3 e K-5. As mais populares são as composições das marcas K-3 e K-2, que se diferenciam pelo baixo teor de óleo e secantes.
Eles são quase transparentes, com uma leve tonalidade. O tempo de secagem leva cerca de 24 horas. Ao usar a composição K-3, um filme denso se forma na superfície em um curto período de tempo, o que requer um trabalho rápido para criar um revestimento uniforme.
Na maioria dos casos, o óleo secante combinado é usado ao trabalhar com pequenos elementos de madeira. É adicionado às tintas a óleo para dar a espessura desejada.O grau K-2 é usado ao trabalhar com paredes e tetos.
K-3 refere-se ao tipo de soluções de óleo. É usado para trazer misturas à consistência desejada, bem como para diluir tintas a óleo. Além disso, destina-se à impregnação de superfícies de madeira antes de pintá-las com tintas e vernizes.
Este óleo secante é transparente e tem uma tonalidade amarelada de saturação variável. O tratamento dos revestimentos de madeira com a composição confere-lhes brilho e cor característica. A azeitona leva cerca de 24 horas para secar completamente a uma temperatura de 19-22 graus. Ao usar óleo secante por conta própria, é recomendável aplicar o material em pequenas porções.
O óleo de secagem K-3 pode ser usado tanto para trabalho externo quanto interno. Possui propriedades resistentes à umidade.
O uso da composição combinada
Com base na composição K-3 de acordo com GOST, um número limitado de materiais são produzidos: tintas a óleo, Mumiya MA15, Ochre MA15 e Surik MA15.
Esta marca tem ganho grande popularidade devido à possibilidade da sua utilização para diversos tipos de trabalhos. Eles têm duas classes: primeiro e segundo. O primeiro grau é usado para misturas de cores diferentes pelo fato de ser mais transparente, e o segundo, pela saturação, fica bem com tons escuros.
Ao trabalhar com óleo secante, não se deve esquecer as precauções de segurança.pois é uma mistura inflamável e explosiva. A sala deve ser bem ventilada ou equipada com um sistema de ventilação seguro. Em caso de contato com a pele, a solução deve ser enxugada e lavada com água e sabão.
Consumo de óleo secante combinado na madeira
Antes de aplicar o óleo secante, a superfície deve ser tratada. Em primeiro lugar, a sujeira é removida e o revestimento é desengraxado. A presença de umidade é inaceitável.
O óleo secante e as composições com base nele podem ser aplicados com pincel em pequenas superfícies. Para trabalhos maiores, é melhor usar um spray ou rolo. Não devemos esquecer que a solução deve saturar a superfície, portanto, ao aplicá-la não se economiza dinheiro. Para uma penetração mais profunda, é aconselhável usar óleo secante quente. Em média, 1 sq. m. deixa aproximadamente 130-160 mililitros de composição.
Normalmente o revestimento é aplicado em 2 a 3 demãos, mas sua quantidade pode variar dependendo da necessidade. A secagem natural geralmente não leva mais do que um dia. A temperatura ideal para ele é de cerca de 20 graus Celsius. Você também precisa tentar excluir a possibilidade de rascunhos.
As formulações à base de óleo podem ser muito espessas e difíceis de manusear. Para solucionar esse problema, podem ser diluídos com óleo de linhaça até obter a consistência desejada. Essas manipulações podem reduzir significativamente o consumo do produto principal.
Após a conclusão do trabalho, todos os elementos devem ser descartadoscaso contrário, podem ser perigosos devido ao fato de serem materiais inflamáveis e explosivos. O restante do óleo secante deve ser armazenado em local seguro, evitando interação com fogo, luz solar e aparelhos elétricos, e protegido da umidade. Se a solução engrossar, ela deve ser diluída com qualquer solvente que possa ser usado com tintas a óleo na proporção de 1 para 10.
As sutilezas da escolha do óleo secante
Antes de iniciar o trabalho, você deve escolher um material que seja de alta qualidade e seguro. Em primeiro lugar, é necessário avaliar a aparência do produto: a qualidade é afetada pela uniformidade, pela presença de sedimentos ou outras partículas. Depois disso, você deve verificar os documentos. Dependendo da escolha do tipo de azeitona, a conformidade com GOST é avaliada, um certificado de conformidade ou um certificado de higiene é necessário.
Sobre como você pode cobrir ainda mais a superfície tratada com óleo de linhaça, é descrito no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.