Manchas não aquosas: características e escopo
A mancha é um material usado para dar aos produtos de madeira uma cor particular. Um dos tipos desses produtos são as soluções não aquosas. Vamos ver o que são e onde são usados.
Para que serve
O efeito de um pigmento não aquoso é o mesmo das formulações à base de água: o verniz penetra nas fibras da madeira, impregnando-as, e forma uma película protetora. A composição dá um tom à madeira, protege a madeira da podridão e de vários insetos. Além disso, essa substância é capaz de enfatizar a estrutura da madeira, tornando o padrão nela mais expressivo.
Visualizações
Existem vários tipos de manchas não aquosas. Eles diferem na substância da qual a base da composição é feita.
- Alcoólico. Ele contém corante de anilina, que é dissolvido em álcool industrial. A principal vantagem desse tipo é que o álcool evapora rapidamente e a mancha seca em um curto período de tempo. Mas esse fato pode ser atribuído às desvantagens. É quase impossível aplicar uniformemente à mão. Mas este problema é facilmente resolvido usando uma pistola de pulverização.
- Óleo. Aqui, o óleo sintético ("White Spirit") atua como uma base. Ele se encaixa bem no produto. Pode ser aplicado com cotonete ou pincel, a composição é uniformemente espalhada e penetra profundamente na árvore. Ao mesmo tempo, a estrutura da árvore não é destruída e uma película protetora bastante forte é criada na superfície.
- Cera. Esta é uma composição inovadora que protege perfeitamente a madeira de fatores nocivos. Além disso, a gama de cores desses produtos é bastante ampla. A desvantagem desse revestimento é seu alto custo.
- Branqueamento. A madeira nem sempre precisa de tonalidade escura. Para tanto, foi desenvolvido um corante à base de peróxido de hidrogênio e ácidos. Essa composição é capaz de tornar a madeira mais leve. Na maioria das vezes, esse revestimento prepara a madeira cinza para pintura posterior.
Tons
No mercado, você pode encontrar uma gama bastante ampla de cores de manchas não aquosas. A maioria das composições ajuda a imitar tipos caros de madeira em produtos de bétula, amieiro e pinho. A tinta para madeira é especialmente popular. Tons como teca, faia, carvalho, wengué, bordo, moca, nogueira e ébano são procurados aqui.
As composições modernas permitem dar madeira e muitos outros tons. Existem quase todas as cores do arco-íris, do amarelo ao preto. A estrutura da árvore neste caso também será expressa.
Mas há composições que não têm absolutamente nenhum tom. Eles são projetados apenas para proteger a árvore de fatores prejudiciais, como luz ultravioleta, umidade, besouros da casca e outros.
Como combinar a cor
Ao escolher uma tinta não aquosa em uma loja, não confie nas imagens da embalagem. Você precisa pedir ao vendedor amostras de madeira revestidas com o composto apropriado. Quase todas as lojas os têm.
Mas mesmo que o vendedor forneça esses testadores, a cor que você recebe pode ser diferente, uma vez que diferentes tipos de madeira têm diferentes absorvências. Lembre-se de que as coníferas não absorvem bem as manchas porque contêm uma grande quantidade de resina e a cor resultante será mais clara do que as decíduas. Além disso, o resultado dependerá muito do tom do próprio objeto.
Depois de decidir sobre a cor com a qual deseja pintar seu produto, você precisa determinar o número necessário de camadas. Para fazer isso, você precisa fazer um teste de pintura. Aqui vale a pena pegar um pedaço de madeira polida que coincida totalmente com o material de que é feito o objeto planejado para ser pintado, ou usar uma parte do produto acabado escondida dos olhos.
Para um teste de pintura, aplique uma fina camada de tinta não aquosa e deixe secar completamente. Em seguida, aplique uma segunda camada em cima da primeira. Deve ser um terço mais curto do que o anterior. Então, depois que a segunda camada secar, aplicamos a terceira, que é apenas um terço da primeira. Agora você pode avaliar o resultado e selecionar a intensidade de cor desejada.
Âmbito de aplicação
Todos os produtos de madeira são processados com uma tinta não aquosa. Pode ser usado tanto para itens internos, como móveis, quanto ao ar livre. No segundo caso, casas inteiras podem ser manchadas.
Além disso, as manchas não aquosas são frequentemente utilizadas em bordados. Com a ajuda dele, bijuterias de madeira, estatuetas, cestos de vime são tingidos. A mancha também pode ser usada para pintar produtos feitos de tubos de papel.
Fabricantes, análises de custos e produtos
No mercado você pode encontrar uma grande variedade de fabricantes que produzem pigmentos não aquosos. Existem marcas nacionais e estrangeiras aqui. Aqui estão alguns representantes que estão em alta demanda.
Novbytkhim
Empresa de Petersburgo que produz pigmentos à base de solventes orgânicos e resinas sintéticas. Você pode diluir tal composição com solvente No.1. Suas vantagens são secagem rápida, ausência de inchaço da madeira e proteção do produto contra o fogo. Disponível em volumes de 0,5 l, 20 l, 200 l. Custo do produto: cerca de 80 rublos para uma lata de 0,5 litro. Os compradores falam bem da coloração não aquosa Novbytkhim. Eles notam qualidade muito boa, secagem rápida, camadas uniformes, preço de orçamento. As desvantagens incluem desbotamento bastante rápido ao ar livre.
À base de óleo de mancha de madeira Zar
Mancha de óleo de linhaça. É esfregado na madeira como um polidor, dando-lhe tons deliciosos. Apenas uma camada é suficiente. A composição impregna perfeitamente as fibras, formando uma união rígida que impede a penetração de umidade. O custo do produto é de cerca de 1.600 rublos para um volume de 0,95 litros. As avaliações do produto são altas: a impregnação se encaixa perfeitamente, seca rapidamente e é praticamente inodoro. Não houve inconvenientes por parte dos compradores, exceto pelo custo bastante elevado.
Como pintar madeira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.