Óleo de secagem natural: propriedades e recursos de aplicação
Durante a época da União Soviética, o óleo secante era praticamente o único meio pelo qual as superfícies e edifícios de madeira eram tratados. Os fãs deste material permanecem até hoje.
O óleo de secagem é uma tinta formadora de filme e substância verniz à base de óleos naturais ou resinas alquídicas tratadas termicamente.
Ele protege a madeira do apodrecimento e do aparecimento de fungos de forma confiável, e também é usado para a fabricação de massas de óleo e tintas.
Tipos, composição e propriedades
Hoje em dia, muitos proprietários procuram proteger a si próprios e a suas famílias de produtos químicos desnecessários. Nesse sentido, o óleo secante é legitimamente considerado um material único! Mais de 90% de sua composição é representada por componentes obtidos de linho, cânhamo, girassol ou colza. Os 5% restantes são compostos sintéticos, mas sua quantidade é tão insignificante que não podem ter nenhum efeito adverso em humanos. Além disso, quanto menor a porcentagem de sintéticos no óleo de secagem, mais tempo o produto de madeira dura após o processamento.
Ao escolher o óleo secante, certifique-se de focar em sua composição - quanto mais ingredientes naturais ele contiver, mais proteção receberá a madeira.
Antigamente, o óleo secante era chamado de "manteiga fervida". Hoje a tecnologia de sua produção praticamente não difere dos métodos "antigos". No entanto, a variabilidade da composição levou a um grande número de variedades de óleo secante com propriedades muito diferentes.
Os vernizes de óleo são feitos de óleos vegetais com adição de substâncias especiais, causando a aceleração de sua secagem - succates. Para tanto, são utilizados compostos de cobalto, chumbo, estrôncio, zircônio e ferro - o nome desses elementos levanta dúvidas sobre sua segurança para a vida e saúde humana, porém, sua participação é desprezível, portanto não se pode temer os efeitos negativos no corpo. Mas se quiser jogar pelo seguro, dê preferência às composições com cobalto - esse metal não tem efeito negativo nos processos fisiológicos dos organismos adultos e infantis. Você também pode comprar uma formulação 100% isenta de óleo.
O dessecante absorve oxigênio do ar, oxidando assim o óleo. Além disso, após a secagem, as reações oxidativas não param, razão pela qual a proporção de tais aditivos é extremamente pequena, caso contrário, o revestimento escurece rapidamente e torna-se quebradiço.
Óleos de secagem com e sem dessecantes têm algumas diferenças em seus parâmetros operacionais:
- Os vernizes oleosos endurecem em 24 horas e, no calor, 5 horas são suficientes para formar uma densa película protetora. O óleo de secagem seca sem secadores por 5 dias, lembre-se disso ao planejar reparos na casa.
- A composição sem dessecante penetra mais profundamente nas fibras da madeira e, no futuro, protege-a de forma mais confiável contra umidade e mofo. Os compostos com aditivos não serão absorvidos tão profundamente e, no futuro, o filme pode rachar e descascar.
As características de desempenho, em particular a taxa de secagem, também são influenciadas pelos óleos usados na produção. O óleo de secagem de linhaça e óleo de cânhamo endurece mais rápido. Isso se deve à grande quantidade de ácidos poliinsaturados em sua composição (o número de iodo é 175-204 para o primeiro e 145-167 para o segundo).O óleo de girassol seca muito mais lentamente, portanto, deve conter dessecantes insignificantes, mas o óleo de linhaça da noz e o óleo de semente de papoula sem aditivos demoram muito para solidificar. O óleo de rícino, oliva e graxa de linhaça não solidifica sem secar, apenas engrossa, sem formar o revestimento de filme necessário - o número de iodo dos óleos que os compõem é desprezível.
Para acelerar a taxa de secagem, os fabricantes lançaram uma série de óleos secantes à base de componentes sintéticos.
As composições combinadas são mais próximas dos óleos - consistem em 2/3 de óleo e 1/3 de álcool ou outro solvente. Estas misturas distinguem-se pelo menor custo e elevada taxa de cura, pelo que são muito utilizadas em obras de fachadas exteriores. A propósito, ao contrário da crença popular, os óleos secantes combinados quase não têm odor pungente.
Quando um grande número de aditivos é adicionado aos óleos, é obtido oxol de óleo secante. Contém óleo (55%), white spirit (40%) e dessecante (5%). Oxol tem uma boa taxa de solidificação, no entanto, possui um odor químico pungente que não desaparece por muito tempo.
Oksol na aparência não é diferente do natural, mas seu preço é significativamente mais baixo do que as formulações de óleo.
Faça a distinção entre as marcas B e PV. O óleo de linhaça B é feito com óleos de linhaça ou de cânhamo e encontrou sua aplicação na indústria de tintas e vernizes para o cultivo e produção de tintas para fachadas.
Para a fabricação de oxol VP use óleo de girassol, cártamo ou milho. Esta formulação é popular devido ao seu custo extremamente baixo. No entanto, seu desempenho deixa muito a desejar - tal oxol não cria um revestimento forte e durável, portanto, o escopo de seu uso se limita a tintas diluidoras.
Não é recomendável utilizá-lo para revestir produtos de madeira.
Outro tipo de óleo secante é o alquídico. São feitos de resinas diluídas em solventes e óleos modificados. Por analogia com vernizes de óleo, um secador é adicionado, bem como aguarrás. Essas composições são mais econômicas do que as oleosas, pois para fazer 1 tonelada de óleo alquídico de secagem, são necessários apenas 300 kg de óleo. Isso reduz significativamente o custo do produto, mas o torna inseguro para uso interno.
Além disso, os compostos alquídicos são resistentes aos efeitos negativos do ambiente externo, extremos de temperatura e umidade, e são resistentes aos raios ultravioleta diretos. Este óleo secante é reconhecido pelos consumidores como o mais óptimo em termos de relação preço / qualidade.
Separadamente, na lista de sortimento de óleos secantes, estão as marcas sintéticas. Eles são feitos de produtos refinados, eles não estão sujeitos à GOST 7931-76, eles são fabricados de acordo com a TU. Eles endurecem por muito tempo, têm um cheiro desagradável e, após o endurecimento, formam uma película frágil e vítrea.
Essas formulações são geralmente usadas para diluir esmaltes.
Vantagens e desvantagens
O verniz de óleo tem uma série de vantagens indiscutíveis, devido aos seus parâmetros técnicos:
- a proporção de óleo e aditivos - 97: 3;
- a velocidade de secagem não excede 24 horas a uma temperatura do ar de 20-22 graus Celsius;
- densidade - 0,93-0,95 g / m3;
- lodo - não mais do que 0,3;
- número de ácido - 5 (mg KOH).
As vantagens do material são óbvias:
- O óleo de linhaça natural praticamente não contém solventes, portanto não exala odor pungente e é considerado seguro para a saúde de crianças e adultos.
- Os componentes do óleo penetram profundamente nas fibras da madeira, aumentando assim sua vida útil em várias décadas, mesmo se a superfície for usada em condições de alta umidade.
- A impregnação com óleo de linhaça natural cria uma película que protege a madeira do crescimento de fungos e da podridão.
- O uso de matérias-primas naturais e acessíveis torna o óleo secante não apenas ecologicamente correto, mas também um material barato que comprovou sua eficácia por muitos anos.
- A utilização de óleos secantes na etapa de preparo para acabamento leva à economia no consumo de materiais para pintura.
As desvantagens de muitos incluem a velocidade de secagem - após o processamento, a superfície seca em um dia, então o trabalho de reparo é interrompido.
Fabricantes
Muitas vezes, de pessoas que cobriram madeira compensada, caixilhos de janelas e outras superfícies com óleo de linhaça, você pode ouvir que ele endurece por muito tempo. Especialistas dizem que se o material não secar em 24 horas em temperatura ambiente e umidade de até 60%, então provavelmente é um produto de baixa qualidade, uma mistura de óleo vendida sob o disfarce de óleo secante natural.
A composição que não seca é um casamento ou uma farsa.
Para evitar as consequências desagradáveis associadas à aquisição de uma composição inadequada, compre produtos de fabricantes confiáveis.
Óleo de secagem de alta qualidade é permitido na Rússia:
- Fábrica de tintas e vernizes Ufa;
- Fábrica de tintas e vernizes Kotovsky;
- Planta de tinta permanente e verniz;
- Empresa de gestão ZLKZ;
- Fábrica de tintas e vernizes Azov "Divo";
- Planta experimental Bobrovsky.
O óleo secante produzido pela empresa estoniana Vekker provou-se muito bem.
Sua qualidade excepcional expandiu seu escopo de aplicação além da indústria da construção. Esta composição é amplamente utilizada por pintores para criar e restaurar ícones.
Como escolher?
Antes de comprar óleo secante, você deve verificar sua cor e consistência. Normalmente, a tonalidade varia do amarelo ao marrom escuro. Partículas suspensas, estratificação e grumos não devem ser observados na solução.
A etiqueta deve indicar o número de GOST ou TU, se você comprar um óleo secante composto, o nome e o endereço do fabricante, a composição e a tecnologia de uso.
Quanto às áreas de aplicação dos diferentes tipos de óleos secantes em reparos, siga uma regra simples: para revestimentos externos, composições combinadas com teor de óleo de até 45% são adequadas, para revestimentos internos, deve-se dar preferência a um melhor marca, em que o percentual de componentes naturais é a partir de 70 anos.
Posso fazer isso sozinho?
Você pode fazer óleo secante com as próprias mãos em casa. Para isso, via de regra, utiliza-se óleo de girassol e de linhaça.
Para a produção, você precisará de um recipiente de metal, um dispositivo de aquecimento, peróxido de manganês, resina, bem como proteção respiratória e para a pele.
A tecnologia de secagem é simples, mas exige cautela e adesão às normas de segurança.
O óleo é derramado em um recipiente e aquecido em fogo baixo a uma temperatura de 110 graus.
Neste momento terá início a evaporação da água, que pode ser vista a olho nu. O óleo deve ser digerido em 4 horas. Durante este período, é necessário garantir que a temperatura não ultrapasse 160 graus. Depois de expirado o período exigido, um dessecante é adicionado ao óleo (pode ser feito de colofônia e peróxido de manganês na proporção de 20 para 1) na proporção de 30 g de substância por 1 litro de óleo. A mistura deve ser cozida por mais 3 horas, após as quais o óleo secante é considerado pronto. A propósito, a prontidão é verificada de forma muito simples - uma gota da composição é colocada no vidro e, se for transparente, o óleo de secagem está pronto.
Quando o dessecante é adicionado, aumenta a formação de espuma e descamação; para reduzir a intensidade desse processo, você pode adicionar um pouco de óleo de secagem de fábrica pronto para o recipiente.
No próximo vídeo, você pode assistir como fazer óleo secante de óleo de linhaça natural em casa.
Recursos do aplicativo
Para aplicar o óleo secante, nenhuma habilidade especial de construção é necessária.
A tecnologia é extremamente simples para reparos e trabalhos de arte:
- Antes da aplicação, a superfície a ser tratada deve ser limpa de vestígios de revestimentos antigos, graxas e poeira;
- A superfície deve secar, pois o uso da composição em madeira úmida não faz sentido;
- Para o revestimento, um rolo ou pincel é necessário - grandes superfícies planas são processadas com um rolo e pequenos elementos e cantos - com um pequeno pincel;
- Para alcançar o resultado desejado, uma ou duas camadas são suficientes.
Algumas dicas:
- O óleo de secagem espessado pode ser diluído com um solvente ou nefras.
- Antes de usar, o óleo secante deve ser bem misturado. Isso dá à estrutura uma saturação aumentada com o oxigênio necessário.
- Ao realizar trabalhos de interior, é extremamente importante garantir a ventilação máxima. Ajuda a reduzir os tempos de secagem e intemperismo de odores desagradáveis.
- Proteja suas mãos do contato com a substância durante o trabalho. Se ficar sujo, umedeça a pele com óleo vegetal e lave bem com água corrente e sabão.
- Lembre-se de que o óleo secante apresenta alto risco de incêndio, portanto, armazene-o em local inacessível a faíscas, não realize soldagens e não fume próximo à superfície tratada.
O comentário foi enviado com sucesso.