Mancha de madeira: tipos e cores
Stain é um material incrível que o ajudará a transformar de forma rápida e fácil seu interior com um mínimo de investimento. Isso satura a cor da madeira e acentua seu padrão.
Peculiaridades
A peculiaridade da tinta para madeira é sua versatilidade. Formando um filme especial, protege a madeira dos efeitos negativos de microorganismos, umidade e mofo. Isso aumenta a vida operacional dos produtos.
Após o processamento, a superfície adquire uma cor diferente (dependendo da tonalidade da própria mancha). Você pode enfatizar a textura da árvore ou mudar sua cor radicalmente, dando vida às soluções de design mais interessantes.
Visualizações
Dependendo do material que é a base da composição, vários tipos de manchas são diferenciados.
Um dos tipos mais comuns é o aquático. Esse produto nas prateleiras das lojas de ferragens é apresentado em duas versões:
- seco;
- líquido.
O primeiro é um pó para diluição com água. Coe antes de usar. Caso contrário, partículas de pigmento não dissolvido irão interferir na aplicação do produto em uma camada uniforme. A segunda opção é um líquido pronto para uso derramado em vários recipientes.
A mancha de água é econômica, não requer habilidades especiais no processo de aplicação, é barata. Sua vantagem é a não toxicidade e a ausência de odores desagradáveis. É ideal para trabalhos de interiores. A superfície tratada irá secar por um pouco mais de 12 horas.
É importante levar em consideração que a mancha de água não altera drasticamente a cor da madeira. Isso apenas o deixará saturado. Isso exigirá aplicação em várias camadas.
Certifique-se de levar em consideração a peculiaridade de tal material de acabamento. Penetrando profundamente, ele levanta o grão da madeira. Com isso, o produto adquire um aspecto natural espetacular. No entanto, esse impacto é negativo e encurta a vida útil do piso de madeira. O problema pode ser resolvido se, antes de aplicar a composição, tratar a árvore com água e, após um dia, limpar com lixa.
Mancha de álcool também vendido seco ou líquido. Para diluir o pó, usa-se álcool etílico. A peculiaridade dessa composição é a secagem rápida. Portanto, é freqüentemente usado para trabalhar madeira ao ar livre. Se for necessário processar o produto em ambientes fechados, é necessária uma boa ventilação, pois a mancha tem um odor pungente específico.
Devido à alta velocidade de secagem, é impossível obter uma superfície pintada uniforme com um pincel. Portanto, a aplicação é feita com pistola.
Base de mancha de óleo geralmente feito de óleo de linhaça. White spirit é usado para reprodução. Esta composição permite pintar superfícies de madeira em vários tons. A tinta é fácil de aplicar, penetrando profundamente na madeira e protegendo-a da umidade. Nesse caso, pode-se usar um pincel, já que não deixa marcas. A única desvantagem é que seca por muito tempo.
Manchas de cera amigo do ambiente e seguro para a saúde humana. Isso leva a seu alto custo. Eles podem ser usados não apenas para pintar superfícies de madeira. Eles podem reformar ou corrigir imperfeições no piso de madeira.
O tipo mais espesso de tinta para madeira são os géis. Eles são aplicados em superfícies de madeira macia. Com um pincel, essa composição é difícil de distribuir, por isso são usados tampões especiais.Basicamente, os géis são usados para trabalhos ao ar livre. Eles vão "reviver" os bancos e gazebos do jardim, adicionar originalidade à fachada e à cerca.
As manchas acrílicas são baseadas em resinas. A ferramenta é uma emulsão. É fácil de aplicar. Penetrando profundamente, a composição protege a superfície dos efeitos negativos da umidade. Uma gama diversificada de tons tornará todas as ideias mais íntimas realidade. Ao mesmo tempo, o produto processado não desbotará sob os raios solares e manterá sua saturação de cor por muito tempo. As manchas de acrílico são econômicas, mas caras.
Um tipo especial de mancha é a mancha. É baseado em solventes orgânicos, corantes e pigmentos. A mancha seca rapidamente e dá uma tonalidade uniforme e resistente ao desbotamento.
O peróxido de hidrogênio ou ácido é a base para o clareamento de manchas. Tal composição tem como objetivo tornar a superfície de madeira mais leve para processamento posterior ou pintura.
Espectro de cores
O fabricante moderno oferece uma abundância de cores e tons que tornarão o interior único e especial.
Wenge permitirá que você dê facilmente à superfície tratada a cor desta incrível madeira tropical: marrom escuro com manchas e veios pretos. A sombra fica ótima em um interior clássico, enfatizando o luxo e o chique do ambiente.
O mogno também parece caro. Possui tons de marrom e vermelho. A peculiaridade da composição é que ela enfatiza perfeitamente a estrutura da madeira. Móveis acabados ficam bem em quase qualquer estilo.
A mancha preta é ideal para entradas e portas, pisos, escadas e grades. Além disso, se você optar por um à base de óleo, o efeito fará as delícias do proprietário por muito tempo, já que o material é resistente à abrasão.
O branco está no auge da popularidade agora. Expande visualmente o espaço, preenche-o de conforto. Para obter o efeito de carvalho branqueado, são usados dois tipos de tinta. A primeira camada é uma tinta à base de água branca. Quando seca, é tratada com uma composição oleosa que contém cera dura. Essa mistura obstruirá os poros da madeira e dará a eles uma cor cinza ou preta.
A tinta colorida permitirá que você dê uma aparência única aos itens de decoração e interior. A paleta de tons praticamente não tem limites.
A mancha escura é ideal para criar um efeito de ébano. Para tornar a imitação de alta qualidade, utiliza-se madeira dura. A superfície deve ser polida antes da coloração.
As manchas azuis e azuis não são usadas com muita frequência na prática. Sua principal vantagem é a capacidade de dar alguma expressividade ao produto acabado.
A mancha azul combina bem com as cores amarela e branca do interior.
A mancha vermelha acentuará o elemento tratado. No entanto, os designers desaconselham o uso desta cor no quarto.
A composição de cinza é usada apenas em síntese com um esquema de cores brilhantes. Do contrário, o interior irradiará desânimo e depressão.
O verde tem um efeito calmante. Fica bem com amarelo. Combine manchas claras e escuras para efeitos surpreendentes. Os compostos incolores são projetados não apenas para proteger a madeira de fatores ambientais negativos, mas para estender sua vida útil.
Que efeitos você pode criar?
Um dos efeitos mais comuns amplamente usados em design de interiores é o efeito do envelhecimento. Neste caso, uma mancha escura é usada.
No estágio inicial, a superfície deve ser tratada com uma tinta à base de água para que não haja lacunas e áreas sem pintura. Até que a camada esteja seca, ela é processada com uma esponja macia. Ele remove um pouco da mistura aplicada. O produto é deixado para secar.
Além disso, a superfície é tratada com uma composição à base de compostos orgânicos.A sombra é fixada com primer de goma laca. A última etapa é o envernizamento.
Acontece que ao combinar diferentes tipos de manchas, consegue-se um efeito surpreendente.
No entanto, é necessário seguir rigorosamente as regras: primeiro aplica-se o fundo principal e depois a textura da madeira é realçada com uma cor diferente.
Para imitar uma madeira nobre como pinho ou carvalho, o método de moagem é usado. O processo é caracterizado pela meticulosidade e precisão. Portanto, composições de secagem rápida não são recomendadas para este tipo de trabalho.
Dicas de uso
Para não se enganar na escolha e aquisição da composição da cor desejada, leve consigo um comprimido. Na verdade, dependendo da natureza da madeira, a mancha também se manifestará de maneiras diferentes. Árvores decíduas absorvem bem as manchas, mas as coníferas não.
A superfície da madeira deve ser preparada antes da aplicação. Resíduos de tinta são removidos com lixa. Com a ajuda de aguarrás, é realizado o desengorduramento.
As espécies de árvores de resina são tratadas com um composto especialque impede a liberação de resina. Você pode cozinhar sozinho. Carbonato de potássio (50 g), carbonato de sódio (60 g) são diluídos em água quente (1 litro). A superfície é processada, lavada com água limpa e seca.
Para realçar a beleza da fibra da madeira, a tinta deve ser aplicada ao longo da fibra. Certifique-se de considerar a consistência da composição. Muito espesso dificultará a aplicação e o líquido não proporcionará a saturação de tonalidade desejada.
A mancha é aplicada usando um inventário diferente. O pincel é o mais comum. É fácil de usar e permitirá que você supere o padrão e a saturação de cor conforme desejar. Ao mesmo tempo, compre escovas de alta qualidade que não percam vilosidades no processo.
É conveniente manusear pequenas áreas com um rolo. A pistola pulveriza a composição uniformemente, sem manchas. É conveniente para grandes áreas, especialmente se a mancha secar rapidamente. As superfícies circundantes precisarão ser protegidas com polietileno.
Use várias camadas para um tom mais intenso da superfície. Cada um subsequente é aplicado após o anterior estar completamente seco. Nesse caso, a primeira camada deve ser a mais fina.
Ao tingir, é importante não entrar em locais já manchados. Caso contrário, a cor ficará irregular.
Água (manchas de água) ou white spirit (manchas de óleo) são usados como diluente.
Veja abaixo o que considerar ao escolher uma mancha.
O comentário foi enviado com sucesso.