Mancha: tipos e sutilezas de escolha
A madeira continua a ser um dos materiais de construção mais procurados, principalmente devido à sua densidade, resistência e respeito pelo ambiente. Ao mesmo tempo, as superfícies e móveis de madeira não toleram bem a umidade e são suscetíveis à degradação biológica e atmosférica.
Para minimizar as influências negativas, os objetos de madeira são cobertos com uma camada protetora de verniz, tinta ou uma impregnação especial - mancha.
Peculiaridades
A mancha é geralmente referida como materiais de tinta e verniz, mas, ao contrário dos vernizes e esmaltes, ela tinge a superfície sem formar uma película visível e enfatizando a textura amadeirada. As fibras de madeira absorvem a composição em graus variáveis, por isso o padrão natural torna-se mais expressivo e, em alguns casos, gofrado.
Este processo é influenciado por fatores como:
- Umidade da madeira... A solução penetra melhor em superfícies úmidas e soltas.
- Resinosidade... As coníferas são adicionalmente degomadas antes da coloração.
- Densidade da madeira... Quanto mais alto for, pior será a penetração da solução corante nele. Portanto, áreas menos densas, como a parte da primavera ou o alburno, adquirem uma cor mais rica do que o miolo ou a parte do verão.
- Espécie de madeira... A mesma mancha terá cor diferente em espécies diferentes.
- Era... Quanto mais velha a árvore, maior sua densidade.
A conformidade com a tecnologia de aplicação permite apresentar a estrutura da árvore em todo o seu esplendor. Freqüentemente com mancha de madeira imite madeiras preciosas usando tons naturais (nogueira, carvalho, ébano, pau-rosa, etc.)... Deve-se notar que a gama de cores deste tipo de impregnação é praticamente ilimitada, de modo que os fãs de experimentos poderão escolher uma opção adequada para eles.
Alguns tipos modernos de manchas têm função protetora (anti-séptica, anticorrosiva). No entanto, a composição tradicional não possui tais propriedades, portanto, para proteger contra as influências atmosféricas e biológicas, as superfícies de madeira são revestidas adicionalmente com um verniz adequado.
As propriedades da tinta para madeira dependem, em primeiro lugar, de sua composição, porém, independentemente disso, a vida útil da árvore aumenta em um grau ou outro.
Visualizações
Todos os tipos de tinta para madeira podem ser divididos de acordo com o método de coloração em penetrante e cobertura.
- Primeira vista devido à penetração profunda do corante, destaca a textura da madeira e esconde pequenos arranhões e defeitos. Conforme observado acima, a profundidade da coloração dependerá diretamente da densidade da madeira. Por exemplo, as variedades moles podem ser absorvidas com uma solução, e as mais duras - em uma fração de milímetro.
- Segunda vista - uma mancha opaca, na verdade, é um verniz ou tinta translúcida que suaviza a aspereza da imagem.
Os compostos penetrantes, por sua vez, são combinados em vários grupos, dependendo do solvente:
- Álcool - são uma solução de corantes orgânicos em álcool industrial. São fornecidos ao mercado na forma de pó e líquido prontos para o uso.
- A base de água - um dos tipos de impregnação mais exigidos. Nesse grupo, a coloração acrílica é a que mais se destaca.
- Mancha de óleo - talvez o material mais fácil de aplicar. É feito de pigmentos coloridos e óleos polimerizáveis. Quando seco, forma-se uma fina película na superfície. Esta composição é diluída com todo o álcool branco conhecido.
- Químico.
Especificações
Impregnação à base de água
Um dos mais comuns devido ao seu baixo preço. Ele vem em duas formas: líquido e pó seco, que é diluído em água morna antes do uso. A saturação da cor pode ser ajustada pela quantidade de água.
Características principais:
- Facilidade de aplicação... Você pode usar qualquer método conveniente (pincel, spray, rolo).
- Uniformidade de cor... A madeira absorve exatamente a quantidade que sua estrutura permite. O excesso pode ser retirado com pano.
- Lucratividade... O consumo de uma solução aquosa é menor do que o de álcool ou óleo.
- Penetração profunda nos poros da madeira.
- Amizade ambiental... Praticamente não exala cheiro, o que o torna adequado para uso em interiores.
- Tempo de secagem - 12-14 horas.
- Aumentando a pilha... Por um lado, isso permite realçar ainda mais o padrão da madeira, por outro, a superfície após a secagem permanece áspera e vulnerável à umidade. Elimine este defeito por moagem adicional após a secagem. Umedecer previamente a árvore ajudará a evitar o efeito desagradável. Quando as fibras sobem, a superfície é lixada e só então tingida.
- Espectro de cores apresentado apenas em tons naturais de claro a escuro.
- Apenas tonalidades... Para proteger a árvore, é necessário tratar adicionalmente a área com verniz.
Uma das variações modernas de manchas à base de água são manchas acrílicas... Ao contrário das formulações tradicionais, não penetram profundamente na estrutura da árvore, praticamente não aumentam as fibras, possuem uma gama de cores mais ampla e são mais resistentes ao desbotamento. Sua única desvantagem é um preço significativamente mais alto.
Impregnação de álcool
Assim como a água, apresenta-se no mercado nas formas líquida e seca. É comum diluir o pó com álcool técnico 96% técnico. Devido à dificuldade de obtenção do solvente na porcentagem necessária, é aconselhável adquirir soluções prontas para o uso. Especificações:
- Seca rapidamente (15-20 minutos). Em vez disso, esta é uma desvantagem, pois para evitar limites perceptíveis, você precisa trabalhar rapidamente, sem interrupções e com o máximo de cuidado possível. Manchas e manchas são removidas apenas lixando a área sem sucesso e reaplicando a solução. De todos os métodos de aplicação, um frasco spray é o mais adequado.
- Não causa inchaço das fibras. O pigmento colorido penetra na superfície e o álcool evapora. Isso elimina a necessidade de trabalho de retificação adicional.
- Há um cheiro forte de álcool. Recomendado para uso em áreas ventiladas.
- Grande resistência às intempéries.
- O envernizamento adicional é opcional.
- Além dos tons amadeirados naturais, também são possíveis opções de cores (branco, verde, vermelho, amarelo, etc.).
- Pode ser misturado para criar uma nova cor.
Óleo
Ao contrário dos tipos anteriores, o óleo, mais frequentemente o óleo de linhaça, atua como um aglutinante na mancha de óleo. Para encurtar o tempo de secagem, são adicionados secantes à composição, que estimulam o processo de polimerização. Após a combinação de todos os componentes, forma-se uma massa espessa, que deve ser diluída para uma aplicação uniforme.
Vantagens:
- Facilidade de aplicação. Não requer habilidades e ferramentas especiais, não deixa listras, bordas visíveis e manchas. Os melhores resultados são obtidos com uma escova normal.
- Não há inchaço das fibras. Não é necessário trabalho adicional na preparação da superfície e na retificação.
- Resistente ao desbotamento.
- Após a polimerização completa (secagem), a superfície pode ser tratada com quase qualquer produto de tinta e verniz.
- A preparação da superfície consiste na remoção completa de sujeira e vestígios de tintas e adesivos anteriores, desengraxando a superfície. Se houver riscos visíveis, é realizada a lixagem. Esse é um dos pontos importantes, pois mais tinta se acumulará nessas áreas defeituosas, destacando-as, e não ocultando-as.
- Requer um acabamento. Sem ele, ele perde rapidamente sua atratividade, especialmente com frequente estresse mecânico.
Químico
A peculiaridade da composição dessa mancha é a ausência de um pigmento corante. À venda, são encontrados com o nome de pigmentação dupla, pois são compostos por duas substâncias que são aplicadas em etapas. A composição do pedido preliminar contém ácido tânico (tanino, gálico). É aplicado se a madeira contiver uma pequena quantidade de taninos naturais.
Mancha final - são sais de metais pesados que, reagindo com um agente de bronzeamento, dão a tonalidade de coloração necessária. O produto de tal reação em condições naturais é o conhecido carvalho pantanoso, que é extraído do fundo de corpos d'água. Os taninos da madeira, na ausência de oxigênio, reagem com os sais de ferro, resultando em um belo material com propriedades físicas únicas e proteção natural.
Area de aplicação
O escopo da mancha se aplica a quaisquer objetos e superfícies feitos de madeira natural, compensado, MDF, aglomerado, papelão. A tarefa de todos os amantes da natureza é manter a beleza natural da árvore tão inviolável quanto possível. A mancha ajudará a lidar com isso de forma rápida e econômica, enquanto sua propriedade de dar um tom nobre a espécies baratas como bétula, freixo, pinho e outras adicionará um toque de luxo ao interior.
A coloração seguida de envernizamento é uma boa escolha para o tratamento de pisos, forros ou parquetes novos.
Em tais superfícies, a solução em qualquer base se estabelece melhor e o resultado desejado é mais fácil de alcançar com sua ajuda. Caso contrário, a superfície requer uma preparação cuidadosa: remoção do revestimento antigo, vestígios de cola, arranhões e lascas.
Como se viu, a mancha pode ser usada com sucesso não apenas para o fim a que se destina, mas, por exemplo, para pintar couro sem pintura. Sua vantagem sobre as tintas especiais não está apenas no preço, mas na capacidade de penetrar nas fibras do material., portanto, a resistência do revestimento aos esforços mecânicos é maior.
A desvantagem são os tons translúcidos escuros. Ou seja, não funcionará cobrir a cor anterior com uma mancha.
O resultado final da coloração depende da base do corante. Soluções aquosas dão uma cor menos brilhante do que álcool ou óleo... Os álcoois secam rapidamente, portanto, você não deve dividir o trabalho em uma seção, pois os limites serão visíveis. Óleo, talvez, a opção mais adequada, pois conferem uma cor bastante brilhante e, ao contrário dos dois primeiros, não alteram a dureza da pele, mas são mais caros.
Além dos curtidores, os amantes da cestaria usam a tinta com sucesso. Como você não consegue encontrar material tradicional suficiente, são usados tubos de jornal. Para lhes dar a cor de uma videira natural, as manchas em tons naturais ajudam. Na maioria das vezes, os artesãos usam soluções à base de álcool., mas este não é um axioma. Experimentos e combinações de cores às vezes levam a resultados interessantes.
Fabricantes
Existem alguns fabricantes de tinta para madeira no mercado. Entre os mais famosos estão "Novbytkhim"... Eles têm corantes à base de água, solvente orgânico e não aquoso em seu sortimento.
As soluções não aquosas destinam-se à pintura e proteção de produtos de madeira em ambientes internos e externos. Eles não requerem um acabamento, mas para adicionar brilho, você pode aplicar verniz adicionalmente.
Não são lavados com água e conferem à lenha propriedades de combate a incêndios. A mancha de água é usada principalmente em ambientes fechados, uma vez que para trabalhos ao ar livre, é necessário um revestimento de verniz. É amigo do ambiente.
Produtos acrílicos de uso doméstico marca "Rainbow" Destinado a trabalhos de interiores. Contém um anti-séptico, portanto protege as superfícies de madeira de mofo e bolor. Inodoro, não inflamável, não tóxico.Fácil de aplicar sem nenhuma habilidade especial. Demonstra boa adesão à madeira natural e aos compostos de madeira.
Marca Liberon fabrica produtos para a restauração de produtos de madeira. A tinta à base de água deste fabricante é adequada para uso interno. Teoricamente compatível com qualquer acabamento, mas os usuários recomendam produtos do mesmo fabricante.
Mancha D'água por Zerwood é utilizado em interiores, para exteriores é aconselhável fixá-lo com verniz ou aqualazur. As cores são naturais e bonitas - do pinho claro ao ébano escuro. Inodoro, ecológico e econômico.
Entre os produtos comprovados, vale destacar também uma mancha à base de óleo. "Varathane Wood Stain", popularmente chamada de "Varatanovskaya".
Este produto de uma empresa americana Rust-oleum Apresentado em uma ampla gama de cores, seguro e fácil de aplicar. Protege a madeira de influências adversas de forma confiável, adequado para uso em todos os tipos de produtos e superfícies de madeira. Seca rapidamente (cerca de uma hora).
dicas e truques
Tingir produtos de madeira com tinta começa com a preparação preliminar. A superfície é cuidadosamente lixada e depois lixada, enquanto o revestimento antigo (se houver) e os defeitos são removidos. A poeira resultante é removida com aguarrás, enquanto a superfície é adicionalmente desengordurada. Além disso, a madeira de coníferas é degomada com compostos especiais.
Se for escolhida uma composição à base de água para o tingimento, o produto é umedecido com água e, após o levantamento das fibras, re-moído.
Outro ponto de preparação obrigatório é o teste de cores. Isso permitirá que você descubra como a tinta escolhida irá interagir com um tipo específico de madeira. Para fazer isso, você precisa aplicar a mancha na parte oculta da superfície e esperar que seque. Se o resultado não for satisfatório, pode-se aplicar uma segunda camada para obter uma cor mais saturada ou, ao contrário, afiná-la se precisar de um tom mais claro.
Se por algum motivo a cor desejada da mancha não puder ser encontrada, você pode tentar fazer por conta própria. As receitas mais comuns são chá forte, café... Os tons serão correspondentemente castanhos, e a saturação do tom dependerá da força da bebida.
Cereja e marrom escuro podem ser obtidos usando permanganato de potássio regular... A proporção aproximada é de 1 litro de água quente por 50 gramas de substância.
Cores brilhantes atípicas são obtidas em casa usando álcool e corante alimentar (1 colher de sopa. L. Álcool para alguns gramas de corante).
Um tom diferente para produtos de madeira pode ser dado com a ajuda de decocções de plantas.... Cascas de larício ou cebola dão uma tonalidade avermelhada. Uma fermentação forte de carvalho ou casca de amieiro produzirá uma cor preta profunda.
A coloração faça você mesmo não requer o uso de nenhuma ferramenta específica. Para esses fins, um pincel comum, rolo de pintura, trapos, pistola de pulverização são adequados. É verdade, há uma pequena nuance: soluções de álcool de secagem rápida são aplicadas por spray, uma vez que é difícil conseguir um revestimento uniforme com outras ferramentas.
Para detalhes sobre como trabalhar com tinta para madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.