Paleta de cores da mancha

Paleta de cores da mancha
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Espectro de cores
  5. Efeitos incomuns
  6. Dicas de aplicação

O mercado moderno de materiais de construção oferece uma grande variedade de produtos para reparos. As manchas não são exceção, que podem facilmente prolongar a vida útil de qualquer madeira, bem como tornar sua aparência mais brilhante e mais fresca. Você aprenderá como escolher a tinta certa para produtos de madeira neste artigo. Você também se familiarizará com as características desses agentes de coloração, suas variedades e uma variedade de paletas de cores.

Peculiaridades

Stain é uma mistura especial de tonificação com a qual qualquer produto de madeira pode receber a tonalidade desejada.

Existem vários recursos de tais fundos:

  • Quase todas as manchas secam muito rapidamente.
  • Todas as misturas são seguras para humanos e não tóxicas.
  • São fáceis de aplicar, na hora de utilizá-los não é necessário entrar em contato com um especialista.
  • A composição da tinta é aplicada uniformemente em superfícies de madeira. Ao mesmo tempo, não há manchas e riscos, como de tinta.
  • As manchas acrílicas e as variantes de cera não levantam o grão da madeira após a aplicação.
  • Ao escolher uma mistura de alta qualidade, você pode ter certeza de que ela protegerá a árvore não apenas do excesso de umidade, mas também de influências externas negativas.
  • Ao usar um ou outro tipo de tinta para madeira, você pode enfatizar facilmente não apenas a beleza da árvore, mas também sua estrutura.
  • Para espécies de madeira muito macia, muitos fabricantes oferecem gel de coloração especial, que não só melhora a aparência dos produtos, mas também reduz a porosidade da madeira.
  • O preço médio dessas misturas tonificantes varia de 70 a 250 rublos, dependendo do fabricante. Portanto, qualquer pessoa pode comprar este tipo de produto.

Uma pequena desvantagem de usar tinta de água é o aumento das fibras da madeira. Isso se deve ao fato de que, quando impregnada, a madeira torna-se menos resistente à umidade, mas isso não se aplica a todas as variedades de misturas desse tipo. Além disso, muitas vezes depois de usar a tinta, a madeira deve ser revestida adicionalmente com um verniz especial.

Visualizações

Hoje, as manchas são apresentadas em uma grande variedade.

Dependendo da base a partir da qual os líquidos de cor são feitos, esses fundos podem ser divididos em:

  • álcool;
  • óleo;
  • aquático;
  • acrílico;
  • cera.

O mais relevante e acessível são as opções de água. São frequentemente utilizados para revestimento de madeira, visto que este tipo se distingue não só por uma composição segura, mas também por uma boa paleta de cores. Muitos fabricantes oferecem pigmentos prontos, bem como opções em pós, que devem ser diluídos por conta própria de acordo com as instruções.

Com a ajuda de um ou outro tipo de tinta, pode-se pintar qualquer madeira na cor desejada. Muitas marcas oferecem fluidos de tingimento em tons naturais de madeira, desde os mais claros aos mais escuros.

Como escolher?

Ao escolher a variedade e cor desejadas de tinta para madeira, um teste para madeira deve ser realizado com antecedência. Esta condição é obrigatória, uma vez que todas as espécies de madeira apresentam coeficientes de absorção diferentes.

É muito difícil impregnar coníferas com quaisquer misturas de tingimento.porque eles têm uma superfície bastante densa. Isso significa que não será possível mudar radicalmente sua cor, mas é bem possível dar uma tonalidade clara. Já as madeiras nobres absorvem muito bem uma variedade de composições de manchas de madeira.

Para escolher a mancha certa, você precisa primeiro proceder a partir do resultado que deseja obter no final. Se você só precisa dar a tonalidade necessária a um produto de madeira, pode comprar com segurança uma tinta à base de água. Mas não se esqueça de que você não pode mudar radicalmente a cor com a ajuda dessa mistura.

As manchas à base de óleo são adequadas para mudar completamente a sombra de diferentes espécies de árvores. Essas manchas são corantes especiais dissolvidos em óleo.

As manchas à base de álcool são muito semelhantes às manchas à base de água. Eles devem ser escolhidos se você deseja não apenas obter uma boa sombra, mas também proteger a árvore de mais destruição. Como o álcool é um excelente anti-séptico, certamente protegerá qualquer produto de madeira de bactérias e fungos. Além disso, as misturas de álcool não levantam as fibras da madeira. A única desvantagem é que a velocidade de secagem é muito alta, o que dificulta o trabalho de muitos.

Os pigmentos mais modernos são as impregnações de acrílico e cera, que apresentam excelentes propriedades para tingimento e tonificação de madeira de alta qualidade. Recomenda-se que sejam escolhidos por compradores que desejam utilizar não só pincéis, mas também pulverizadores na aplicação de misturas.

Espectro de cores

Uma vasta gama de cores de tintas para madeira modernas podem deliciar até os clientes mais exigentes. Alguns tons podem ser ligeiramente diferentes, tudo depende do fabricante.

As cores mais populares são variedades naturais.que estão em perfeita harmonia com a madeira. Alguns dos mais populares são os tons de carvalho pantanoso, teca e faia. Se você está procurando algo marrom, dê uma olhada nas opções de mix em tons de moca, wengué e noz-moscada. Uma paleta de vinho brilhante e rica é representada por tons de mogno, cereja vermelha e bordo.

Como os tons nem sempre são exatamente os que o mestre ou o cliente deseja, às vezes se misturam várias manchas de madeira. Porém, é muito importante levar em consideração as proporções e usar misturas de apenas um fabricante ao criar uma cor.

As cores da tinta para madeira "como pinho" e "como lariço" são apresentadas em diferentes tonalidades. Estas podem ser opções de luz profunda e delicada.

Efeitos incomuns

Para estilizar um produto de madeira antigo e dar-lhe um tom de carvalho branco, você deve misturar vários tons das misturas. Freqüentemente, uma mancha à base de água branca é usada para isso, que é aplicada na primeira camada. Em seguida, após a secagem, o produto é revestido com uma mistura à base de óleo com cera quente na composição. A cera dá ao produto já pré-colorido uma leve tonalidade acinzentada.

As manchas de álcool e aquáticas para madeira ajudam a realçar a beleza da madeira naturaleles também imitam o acabamento natural com facilidade. Na hora de escolher uma mistura de tingimento para proteger e mudar a cor da madeira, bem como dar um tom nobre ao revestimento, opte por manchas de ébano ou noz peruana. Com a ajuda deles, você pode reviver os produtos de aparência mais comum, mesmo que sejam feitos de material de baixa qualidade.

Para criar efeitos incomuns na madeira, use não apenas tons clássicos de madeira, mas também tons mais brilhantes (azul, preto e bordô). Com a ajuda deles, você pode diversificar uma grande variedade de produtos de madeira. Um efeito interessante pode ser obtido cobrindo o chão com tal composição.

Para criar o efeito nobre de carvalho ou pinho, ou para melhorar a aparência de produtos de madeira antigos, esfregue a mancha com um pano especial.

Dicas de aplicação

  • Você pode aplicar a mistura de tonalidade por conta própria. O processo geralmente é bastante simples, mas exige algum esforço e segue as instruções.

A maneira mais eficiente e simplificada de aplicar a mancha é por pulverização.Esta técnica é considerada de altíssima qualidade, uma vez que o revestimento em tais casos cai sobre a superfície o mais uniformemente possível. Madeira regular e compensado podem ser revestidos com este método.

Se o produto de madeira não difere no tamanho grande, pode-se distribuir a tinta colorida sobre ele com um rolo.

Um método de revestimento popular também é o pincel, mas nem sempre é adequado para soluções de secagem rápida, pois elas podem deixar riscos se a superfície não for pintada o mais rápido possível. É difícil dizer qual dos métodos de coloração é o certo para você. Aqui você deve proceder a partir do material que vai cobrir e da mancha com a composição que vai usar.

  • Ao diluir e aplicar esta ou aquela mistura, certifique-se de ler as instruções que acompanham o produto. Não se esqueça das precauções de segurança e certifique-se de usar luvas de proteção.
  • O número de camadas de mancha dependerá da intensidade da tonalidade que você deseja.
  • Ao processar a madeira, principalmente no que diz respeito às coníferas, não se esqueça de que ela deve primeiro ser degomada. Além disso, muitos especialistas acreditam que é melhor aplicar a mancha ao longo do grão da árvore.
  • As misturas em pó só devem ser dissolvidas em água pura e destilada.
  • Para que a mancha penetre o mais profundamente possível na estrutura da árvore, muitos profissionais recomendam aquecer a mistura pronta. Algumas manchas são adicionadas aos vernizes de madeira. O mesmo efeito é obtido, mas com propriedades protetoras melhoradas. No entanto, essa técnica não funciona com todos os tipos de tinta para madeira. Informações sobre o assunto devem ser verificadas com os consultores da loja.
  • Recomenda-se que os corantes e concentrados de tonalidade sejam adquiridos apenas em lojas de materiais de construção confiáveis. Certifique-se de verificar o prazo de validade, pois as manchas, especialmente as manchas de óleo, podem deteriorar-se com o tempo. Se você não tem certeza de que pode escolher de forma independente o tipo de tinta desejado e cobrir o produto de madeira com ele, é melhor usar a ajuda de especialistas.

Para obter informações sobre como escolher uma tinta para carpintaria de interiores, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário