Verniz epóxi: tipos e aplicações
O verniz epóxi é uma solução de epóxi, na maioria das vezes resinas Diane baseadas em solventes orgânicos.
Graças à aplicação da composição, é criada uma camada impermeável durável que protege as superfícies de madeira das influências mecânicas e climáticas, bem como dos álcalis.
Diferentes tipos de vernizes são utilizados para a fabricação de massas, utilizadas para acabamento de substratos metálicos e poliméricos.
Características dos vernizes epóxi
Antes do uso, um endurecedor é adicionado ao verniz, dependendo do tipo de resina. Assim, obtém-se uma composição de dois componentes com excelentes características técnicas.... Além do brilho característico, a substância proporciona maior resistência mecânica e anticorrosiva. É um material seguro que não contém compostos tóxicos, mas os solventes que também são usados durante o trabalho contêm substâncias tóxicas.
Dentre as desvantagens do verniz, pode-se destacar a insuficiente plasticidade, devido à sua estrutura e seus componentes constituintes. Além disso, a mistura adequada é necessária para obter a qualidade ideal do revestimento.
Os vernizes epoxídicos são utilizados principalmente para superfícies de madeira: parquetes e tábuas, caixilhos de janelas, portas, bem como para acabamento e proteção de móveis de madeira. Existem formulações especiais, por exemplo, "Elakor-ED", que se destinam a preencher o piso 3D com flocos (lascas, brilhos, brilhos).
A qualidade do filme resultante depende diretamente do tipo de resina utilizada. O "ED-20" é considerado o mais durável e, portanto, o material é mais caro do que seus equivalentes baseados no "ED-16".
Vernizes fluoroplásticos
Este tipo de produto é uma solução de resina para vernizes fluoroplásticos-epóxi, um endurecedor e certos compostos de fluoropolímero do tipo "F-32ln". Uma característica deste grupo de materiais é:
- baixo coeficiente de atrito;
- alta constante dielétrica;
- resistência à geada;
- resistência às influências térmicas;
- bons indicadores de elasticidade;
- durabilidade em condições de intensa radiação ultravioleta;
- aumento da resistência à corrosão;
- alta adesão ao vidro, plástico, metal, borracha, madeira.
Os vernizes fluoroplásticos de cura a frio e a quente atendem aos padrões de segurança existentes e aos padrões GOST. Ao escolher, você também deve prestar atenção à documentação que o acompanha e aos certificados de qualidade.
Devido à sua resistência ao calor e propriedades de isolamento elétrico, estes materiais:
- usado para criar vernizes compostos, esmaltes;
- em combinação com outras resinas são usadas em óptica, eletrônica;
- proteger ventiladores de exaustão, dutos de gás, filtros de cerâmica em equipamentos de purificação de água e outros dispositivos contra corrosão, inclusive na produção industrial.
A tecnologia de aplicação à superfície pode ser diferente: manualmente com pincel, utilizando pulverização a ar e airless, imersão.
Materiais transparentes e resistentes à luz
Os revestimentos de verniz epóxi, feitos sobre uma base transparente e um endurecedor transparente, são projetados para dar brilho a qualquer superfície, bem como protegê-la do ataque químico agressivo. São utilizados na instalação de pisos autonivelantes com elementos decorativos, pois conseguem esconder pequenas fissuras e riscos.
Principais qualidades positivas:
- transparência da camada de até 2 mm;
- falta de cheiro;
- resistência à luz solar;
- imunidade ao estresse químico e mecânico;
- selagem e despoeiramento de qualquer base;
- a possibilidade de usar detergentes na limpeza.
Revestimentos transparentes de epóxi são necessários para o tratamento de equipamentos de refrigeração, superfícies em fábricas e armazéns, garagens, estacionamentos e outros locais residenciais e públicos.
Um exemplo de tal material é resistente à luz, Resistente a UV "Varnish-2K"o que ajuda a formar uma base totalmente transparente e durável.
Vernizes de chão
"Elakor-ED" é um material à base de epóxi-poliuretano, cujo objetivo principal é a disposição de pisos, embora na prática a composição também seja usada para formar um filme de alta resistência em outras superfícies.
Devido à sua composição, o verniz repele umidade, graxa e sujeira, é capaz de suportar quedas de temperatura de -220 a +120 graus.
Os produtos são fáceis de usar, eles permitem fazer uma camada protetora brilhante em apenas um dia. Porém, é importante saber aplicar o produto corretamente.
Primeiro, o trabalho preparatório é realizado:
- é necessário limpar a base de poeira, pequenos detritos e sujeira;
- a árvore deve ser preparada e lixada;
- quando aplicado ao concreto, é primeiro massa e nivelado;
- quando aplicado ao metal, a ferrugem deve ser removida dele;
- Antes do processamento, os produtos poliméricos passam por qualquer abrasão e desengorduramento.
Um endurecedor é adicionado ao verniz, que deve ser misturado em 10 minutos.
Após o término da reação química (formação de bolhas), pode-se iniciar a aplicação.
Como os compostos de epóxi-poliuretano endurecem em uma hora, com uma grande área a ser tratada, é melhor preparar a solução em partes. A aplicação é realizada a uma temperatura não inferior a +5 e não superior a +30 graus com rolo, pincel ou dispositivo pneumático especial. O uso de uma escova requer limpeza regular com solvente. Aplicar a cruz de verniz na cruz com um rolo.
Durante o trabalho, recomenda-se erguer pelo menos três camadas de verniz, o que garantirá a máxima densidade e resistência. Para um metro quadrado, você precisa usar pelo menos 120 gramas de solução. Quaisquer desvios para cima ou para baixo levarão a um resultado insatisfatório ou enrugamento da composição na superfície.
Apesar da ausência de odor, é aconselhável realizar todos os trabalhos com misturas epóxi em traje especial e máscara de gás, pois o respirador não é capaz de proteger os olhos e os pulmões dos gases tóxicos. Isso é especialmente verdadeiro para os vernizes da série EP, pois eles contêm solventes tóxicos.
Os vernizes epóxi não só embelezam o revestimento, mas também aumentam sua vida útil devido a sua alta resistência a diversas influências externas.
Como fazer um polímero epóxi cobrindo o piso de concreto na garagem de uma casa de campo, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.