Verniz para madeira: características de escolha
Com o tempo, cada material perde sua aparência atraente e brilho. A pintura é um dos principais métodos de atualização da aparência de vários materiais. Para devolver à madeira o seu brilho e beleza anteriores, o verniz é uma excelente solução, que também confere resistência à madeira, protegendo-a perfeitamente de muitos fatores externos.
Peculiaridades
O verniz é uma solução viscosa projetada para tratar a superfície de um material a fim de criar uma película protetora confiável. A superfície tratada pode adquirir um brilho leve ou intenso.
O revestimento de laca foi usado pela primeira vez no século 12 pelo monge alemão Teófilo. Ele manteve estritamente a receita em segredo, só depois de muitos anos de pesquisas foi possível descobrir que o verniz foi criado à base de álcool. Desde o século 15, surgiram produtos à base de petróleo. A Inglaterra é considerada sua pátria.
Foi apenas no século XIX que se iniciou a fabricação de vernizes em grande quantidade. Já em 1874, a produção de vernizes de óleo de excelente qualidade foi lançada na fábrica russa de Osovetsky. Mais tarde, outras variedades apareceram.
Na maioria dos casos, o verniz é usado para cobrir as superfícies de madeira. A madeira perde rapidamente a sua força e beleza quando exposta aos factores externos, por isso a utilização do verniz permite aumentar a vida útil.
Tipos e características
Até à data, está à venda uma vasta gama de vernizes para madeira de fabricantes conhecidos. Dependendo do tipo de aplicação, podem ser de uso interno ou externo. Eles são caracterizados por vários graus de brilho. Mas sua classificação principal é realizada de acordo com o tipo de solvente com base no qual são feitos.
Óleo
O verniz a óleo é feito à base de resina e óleo, e esses componentes são usados em diferentes proporções. Inicialmente, resinas de origem natural eram utilizadas para sua produção, mas depois os fabricantes passaram a usar óleos modificados e resinas artificiais, o que impactou positivamente no custo do produto.
Todos os derivados de petróleo podem ser divididos em três grupos, com base na quantidade de óleo:
- magro (35 a 55% de óleo);
- médio (de 55 a 65%);
- gorduroso (de 65 a 85%).
Se compararmos essas variedades, é importante notar que as opções de óleos finos secam rápido o suficiente, mas não garantem uma proteção confiável como os produtos oleosos.
A peculiaridade dos vernizes a óleo é sua densidade. São muito difíceis de aplicar com pincel, por isso é possível diluir um pouco o verniz antes de aplicá-lo. Após a abertura da embalagem, o produto não será armazenado por muito tempo. A secagem completa após a aplicação na árvore é realizada por cerca de um dia a três dias.
O verniz de óleo penetra profundamente na superfície da madeira. Pode ser usado para trabalhos de interiores ou para dar força e beleza a móveis. Os especialistas não recomendam o uso desse tipo para pintura de pisos.
Resina
Estas tintas são feitas à base de resina natural, sendo frequentemente utilizada a cor âmbar. Algumas opções são feitas de resina termoplástica ou termofixa. Eles são sintéticos. Os vernizes de resina são utilizados para os mesmos trabalhos que os vernizes de óleo, sendo uma excelente alternativa.
Alkyd
Esses vernizes contêm uma resina alquídica (óleo), um solvente de óleo e um dessecante, que ajuda a secar rapidamente. Por incluir óleos de madeira e linhaça, penetram perfeitamente na superfície da madeira e garantem a criação de um filme de alta qualidade e durabilidade. Eles são divididos em dois grupos: pentaftálico e glftálico.
Esses vernizes são caracterizados pela resistência a mudanças bruscas nas condições de temperatura., excelente resistência à umidade. A vida útil após a aplicação é de aproximadamente dois a três anos. A secagem completa do verniz alquídico é realizada em 48 horas. Esta espécie é muito procurada devido ao seu baixo custo.
Dentre as desvantagens do verniz alquídico, vale destacar sua toxicidade, pois contém aguarrás. Além disso, o verniz é caracterizado pela baixa resistência ao desgaste.
O verniz alquídico é usado para revestir parquetes de madeira, pisos flutuantes e móveis. Enfatiza a beleza da madeira natural, destacando sua textura. Ao trabalhar com esta ferramenta, os artesãos notam que ela não escorre para as rachaduras e também não cola as placas umas nas outras.
Álcool
Esse tipo de verniz não é muito popular, pois seu uso é muito limitado. Eles também são chamados de polidores. Eles são feitos à base de resina e álcool etílico. Este tipo seca muito rapidamente, porque o álcool evapora rapidamente. A secagem completa é realizada em apenas uma hora. O verniz à base de álcool confere à madeira um brilho atraente, mas tem a desvantagem de não proteger a superfície da madeira da umidade. O preço acessível é uma vantagem indiscutível.
Os esmaltes são geralmente usados para tratar vários instrumentos musicais., produtos de vidro ou couro, ocasionalmente podem ser usados para revestir produtos de móveis. O verniz goma laca, que é um tipo de verniz, é amplamente utilizado para decupagem.
Alkyd-urea
Esta variedade consiste não apenas em resina alquídica, mas também inclui resinas de amino-formaldeído. Um agente bicomponente só pode ser utilizado após a adição de um endurecedor, que contém ácido, pois é essa substância que contribui para a rápida secagem do verniz. A mistura resultante deve ser aplicada imediatamente para pintura, desde que o período da solução preparada não ultrapasse vários dias.
Este tipo é resistente à umidade e durável, produzindo um acabamento de alta qualidade com alto brilho. Pode ser usado com segurança para pintar parquetes de madeira ou pisos feitos de tábuas de madeira. Muitas vezes, é usado para proteger de forma confiável móveis de madeira maciça destinados ao uso interno.
Epóxi
O verniz é feito à base de resina epóxi, que é uma formadora de filme. Esta é uma opção de dois componentes, pois um endurecedor adicional deve ser usado para secar. Ele se distingue pela alta dureza, pela formação de um filme forte, não tem medo de influências mecânicas e também é caracterizado pela resistência à umidade.
Esta opção é sempre escolhida para madeira exposta a cargas pesadas. É ideal para revestir pavimentos maciços ou parquetes, portas, tanto interiores como exteriores. Após a aplicação, o produto seca completamente em 12 horas.
Poliéster
Este produto multicomponente é feito à base de resinas de poliéster. A aplicação do verniz na superfície é feita com uma pistola especial, pelo que a maior parte dos profissionais trabalham com ela. Após a secagem, surge uma película resistente ao calor e à água, caracterizada pela resistência e brilho.
Agente de poliéster ideal para tratar instrumentos musicais, piso e móveis de madeira.
Etercelulose
Este tipo de verniz contém nitrato de celulose, plastificantes, resinas e um solvente orgânico.Tem uma secagem rápida, pelo que é uma boa solução para trabalhos em interiores. A superfície de madeira envernizada pode ser polida porque a película formada é forte e lisa.
O limpador de nitrocelulose permite que você crie superfícies foscas e brilhantes. É freqüentemente usado para pintar móveis, mas não é recomendado para pisos, pois o revestimento começa a descascar com o tempo.
As desvantagens do produto incluem a presença de um odor desagradável. E quando os solventes tóxicos evaporam, o cheiro desaparece. O trabalho com verniz só é permitido com máscara protetora. O verniz é totalmente seguro para a saúde humana após a secagem completa.
O agente éter celulose é adequado para o tratamento de paredes internas, móveis, lápis e instrumentos musicais, pois é de resistência média e não protege muito eficazmente a madeira do sol e da água.
Acrílico-uretano
Este verniz é absolutamente seguro e inodoro. Pode ser diluído em água. O produto adere perfeitamente à superfície de madeira, garantindo um filme durável e de alta qualidade. O verniz pode ser usado em uma temperatura de ar de pelo menos 12 graus Celsius. Durante o armazenamento, permite um regime de temperatura de pelo menos 5 graus de geada.
O verniz acrílico-uretano é ideal para banheiros, banheiras ou saunas. É freqüentemente usado para tratar as paredes laterais de tábuas de parquete flutuantes.
Uretano alquídico
Esse produto consiste em uma resina alquídica e um solvente orgânico. Tem um odor bastante característico e desagradável, mas tem uma boa vida útil.
O verniz alquídrico-uretano resistente ao gelo é também denominado verniz para barcos ou iates, uma vez que pode ser utilizado no exterior, pois é altamente resistente às mais variadas condições climatéricas. Muitas vezes é usado para lidar com navios.
Poliuretano
O verniz de poliuretano pode ser composto por um ou mais componentes. As versões de dois componentes têm uma base e um endurecedor, e as versões de três componentes também têm um solvente. Este produto é caracterizado por uma excelente aderência e garante um revestimento duro. O chicote resultante protege perfeitamente a madeira contra corrosão, alta umidade e produtos químicos.
As desvantagens do verniz de poliuretano incluem um odor persistente e pungente.bem como um longo período de endurecimento, que geralmente varia de duas a três semanas.
É freqüentemente usado para tratar edifícios de jardim, iates e navios, pisos de parquete, paredes internas e externas.
Acrílico
Este verniz é à base de água. Pertence aos produtos mais seguros e ecológicos para o processamento de madeira natural. A falta de cheiro permite que seja utilizado mesmo para o tratamento de quartos de crianças. A desvantagem do verniz solúvel em água é que ele leva muito tempo para secar. A secagem completa ocorre após cerca de meio mês. Primeiro, a superfície da madeira deve ser preparada.
O verniz acrílico à base de água é resistente ao fogo. Ele enfatiza bem a beleza da madeira natural, mas não fornece o nível desejado de proteção contra a umidade. Devido às suas propriedades ignífugas, este agente é adequado para o acabamento de instalações onde existe uma grande possibilidade de incêndio. Pode até ser aplicado em madeira úmida, concreto e paredes de tijolo.
Betuminoso
O verniz betuminoso é ideal para o processamento de madeira, pois fornece à superfície parâmetros químicos e físicos ideais. Deve ser aplicado na madeira em camada muito fina. Pequenos elementos de madeira podem ser completamente mergulhados no produto e, em seguida, completamente secos. Após o tratamento com verniz betuminoso, as superfícies de madeira tornam-se resistentes a ambientes úmidos e ácidos.
Para o envelhecimento da superfície da madeira natural, o verniz betuminoso é uma excelente solução, pois pode ser utilizado como decorativo. O principal pigmento do produto é o castanho, pelo que cada superfície após o tratamento adquire uma tonalidade agradável.
Tonificação
Um verniz de tingimento de alta qualidade é indispensável para a decoração ou trabalhos de renovação. Tem muito a ver com tinta para madeira. Pode ser aplicado em portas, móveis, pisos de madeira. Permite dar à madeira um aspecto ímpar de espécies arbóreas valiosas, bem como confere-lhe resistência aos esforços mecânicos e evita a formação de bolores, manchas azuis, míldio ou podridão.
Comida
Esses vernizes são adequados para o tratamento de superfícies de madeira que entram em contato com alimentos e bebidas. É absolutamente inofensivo porque é feito de componentes ecológicos. O verniz de qualidade alimentar pode ser usado para prolongar a vida útil dos utensílios de madeira. Pode ser usado para tingir tábuas de corte, berços, brinquedos, massa fermentada de madeira ou recipientes de fermentação.
Em uma lata de spray
Os vernizes em latas de spray são muito procurados pelos compradores, pois se caracterizam pela praticidade e simplicidade quando aplicados sobre uma superfície de madeira. Eles têm uma substância que fica dentro do recipiente sob uma certa pressão. O spray aerossol é bastante fácil de borrifar.
Cores
Os fabricantes modernos de vernizes para madeira oferecem uma ampla gama de cores, entre as quais você pode escolher a melhor opção para decorar a superfície da madeira natural.
Os vernizes podem ser usados para criar um acabamento brilhante ou fosco. Normalmente o fabricante indica este indicador na embalagem. Além disso, se desejar, você pode comprar produtos semibrilhantes ou semifates. O verniz de alto brilho oferece a oportunidade de dar um brilho intenso à madeira.
A opção mais comum é o verniz transparente. Enfatiza o padrão da madeira, confere clareza e expressividade. Os agentes matizantes permitem alterar radicalmente a cor da madeira, por isso também são chamados de coloridos.
As tintas e vernizes mais populares são as cores de mogno ou noz. O verniz branco parece original e impressionante. Permite aumentar visualmente o volume do produto. Escolhendo uma tonalidade entre as cores escuras, a maioria adquire um verniz preto. Ele adiciona sofisticação e luxo à superfície.
Consumo
Para calcular corretamente quantas latas de verniz são necessárias para processar uma determinada área, alguns cálculos devem ser feitos.
Primeiro, você precisa prestar atenção aos critérios que desempenham um papel importante no gasto de fundos:
- Superfície de madeira. Madeira com poros finos sempre requer menos verniz do que uma superfície com poros profundos. Por exemplo, para o processamento da faia ou do pinho, o consumo será muito menor do que para o tingimento de freixo ou carvalho.
- A qualidade do polimento da madeira. Sempre há pouco verniz em uma superfície bem lixada. Para um lixamento de alta qualidade do material, use uma lixa com grão P100. Para criar a segunda camada, deve-se usar lixa com grão P220.
- Viscosidade. O verniz espesso sai caro. Para reduzi-la um pouco, a primeira e a segunda camadas de aplicação podem ser aplicadas com verniz diluído em solvente. Se o produto for à base de água, você pode adicionar um pouco de água para torná-lo mais fino.
- Método de aplicação. Se for usado spray, o consumo será mínimo. Usando uma escova ou rolo, o consumo do produto aumenta significativamente.
Em média, o consumo de verniz por 1 m² é de 100–125 ml. Levará menos para criar uma segunda camada de verniz. Portanto, para 1 m², apenas 80-100 ml são necessários. Mas os fatores acima desempenham um papel decisivo, portanto, para um cálculo preciso, você pode adquirir uma lata de verniz, utilizá-la e medir a área.Isso tornará o cálculo muito preciso.
Fabricantes
Hoje, muitas empresas conhecidas oferecem uma ampla gama de vernizes para madeira de alta qualidade.
Os produtos italianos são muito procurados. Empresa Borma wachs estabeleceu-se como um fabricante confiável e de alta qualidade de produtos destinados ao processamento de madeira natural.
Marca italiana Sayerlack oferece mais de 3500 itens, o que atende plenamente as necessidades dos marceneiros e fabricantes de móveis.
Empresa finlandesa Tikkurila é um fabricante popular de vernizes à base de água para pisos de parquete. Utiliza exclusivamente novas tecnologias e equipamentos informatizados para criar produtos confiáveis e de alta qualidade. A marca oferece uma ampla gama de vernizes para madeira que se caracterizam por uma maior resistência ao desgaste.
Empresa sueca Bona Há várias décadas oferece tintas e vernizes de base aquosa de alta qualidade, que não apresentam o odor característico. A marca possui um centro de pesquisa próprio onde são desenvolvidas ferramentas inovadoras.
Este centro desenvolveu um verniz exclusivo feito de partículas de poliuretano Tráfego... Permite dar ao revestimento uma maior resistência ao desgaste, bem como proteger contra esforços mecânicos, como resultado, o verniz Traffic é utilizado para revestir parquet em divisões com muito movimento.
Marca alemã Berger oferece uma vasta gama de vernizes de parquete à base de água de excelente qualidade. O verniz de poliuretano Berger Aqua-Seal é muito procurado, o que não só tem maior resistência ao desgaste, mas também protege o parquet de madeira do ataque químico. As únicas exceções são os solventes nitro, pois podem danificar a estrutura.
Empresa italiana Vermeister é um renomado fabricante de vernizes de poliuretano à base de água, que incluem dois componentes e são projetados para criar uma superfície fosca, semifatizada e semibrilhante. O verniz Aqua Play 2K endurece em apenas quatro horas. A empresa oferece produtos a preços acessíveis.
Como escolher?
Para escolher o verniz certo para madeira natural, vários fatores devem ser levados em consideração:
- Termos de uso. O fabricante indica as condições de funcionamento na embalagem. Se for necessário pintar madeira na rua, então vale a pena entender que o material é afetado pela luz ultravioleta, alta umidade, bem como mudança nos regimes de temperatura, portanto, é necessário usar exclusivamente opções para uso externo . O verniz para interiores é ideal para pintar paredes, pisos e vários objetos.
- Resistência ao desgaste. Vale a pena prestar atenção à carga sobre a superfície da madeira. Para móveis, pode-se comprar verniz nitrocelulósico, que deve ser aplicado em camada fina, não se caracteriza pela resistência. Para pintar o chão, é necessário usar compostos que proporcionem maior resistência.
- Toxicidade. Muitos vernizes modernos contêm solventes orgânicos, de odor pungente e desagradável. Após a secagem da superfície, o odor irá desaparecer, mas medidas de segurança devem ser tomadas ao trabalhar com ela. Se precisa de trabalhar em casa, a melhor solução são os vernizes à base de água, que são praticamente inodoros.
- Tempo de secagem completo. Versões diferentes têm tempos de secagem diferentes. Pode variar de 5 horas a duas semanas. Os produtos de secagem mais rápida são a nitrocelulose e os produtos à base de álcool, enquanto os vernizes oleosos e os produtos à base de água secam mais do que outros. Esta característica desempenha um papel importante para calcular corretamente a duração da obra.
- Resistente a altas temperaturas. Em locais onde existe um alto risco de incêndio, somente produtos resistentes ao calor devem ser usados. É preciso atentar para a técnica de aplicação do verniz, pois depende da segurança.
- Brilhar. Os vernizes podem ser foscos e brilhantes. A escolha geralmente é feita de acordo com a preferência pessoal, pois praticamente não diferem no desempenho. A superfície fosca chama a atenção pela beleza da madeira, enquanto a superfície brilhante torna-a visualmente mais volumosa. Também estão à venda produtos semibrilhantes e semibrilhantes.
- Componentes. Os vernizes podem ser compostos por vários ou um componente. As opções de dois componentes são usadas por profissionais. A peculiaridade da composição de dois componentes é que, para a formação de um filme, duas substâncias entram em uma reação química. Este filme é caracterizado pela resistência e durabilidade. Os produtos de um componente podem ser usados para necessidades pessoais, por exemplo, se você precisar processar rodapés ou móveis.
- A necessidade de um primer. Este fator é muito importante, porque se você não aplicar o primer na superfície antes de aplicar o verniz, ela logo começará a descascar. Hoje, já se encontram à venda vernizes auto-perfurantes, com os quais se pode cobrir imediatamente a madeira.
Para trabalhos de interiores
Ao escolher um verniz para trabalhos de interiores, você deve observar as recomendações do fabricante. Um produto de revestimento de parede pode ter resistência média ao desgaste, mas esse valor deve ser muito maior para criar um piso durável.
Piso em parquet ou escadas podem ser envernizadosConcebido para instalações de elevado tráfego. Para o processamento de pratos de madeira, pode-se usar exclusivamente verniz de qualidade alimentar, pois não é tóxico e é seguro para a saúde humana.
Você também deve prestar atenção ao cheiro do produto. Vernizes com odor desagradável e pungente podem ser usados para pintar superfícies apenas em locais não residenciais, pois até que seque, podem afetar negativamente a saúde humana.
Para decoração de exteriores
Somente vernizes de alta resistência e resistência ao desgaste são adequados para revestir madeira ao ar livre. Eles protegem a árvore da radiação ultravioleta, das mudanças nos regimes de temperatura, resistem à geada e também não têm medo da alta umidade.
Para decoração de exteriores, pode adquirir produtos com aroma, uma vez que ao ar livre o efeito do verniz no corpo humano é mínimo.
Para móveis
Os fabricantes fazem de madeira vernizes separados para móveis. Eles ajudam não apenas a renovar a aparência, mas também conferem resistência e confiabilidade ao revestimento e protegem contra influências mecânicas e químicas. Dependendo da preferência pessoal, você pode escolher a opção fosco ou brilhante. A mesa mate não requer manutenção especial, pois não deixa marcas e riscos. O acabamento brilhante é caracterizado pela presença de um brilho, que deve ser mantido com produtos especiais destinados ao polimento de móveis.
Um critério importante é a compatibilidade ambiental do produto. Vale a pena dar preferência aos vernizes de base aquosa, por serem inodoros e seguros. Produtos com solventes orgânicos também podem ser usados, mas a coloração deve ser feita com máscara ou respirador para proteção do aparelho respiratório. Vale lembrar que vernizes e tintas sem solventes orgânicos são à prova de fogo.
O verniz craquelure é adequado para dar um aspecto antigo aos móveis. O produto desidrata a tinta, o que contribui para o aparecimento de fissuras. Só deve ser aplicado em superfícies de madeira secas. A tinta deve ser aplicada sobre o verniz não completamente seco.
A profundidade do efeito decorativo depende do grau de pegajosidade da substância de verniz e tinta. Essa decoração deve se encaixar harmoniosamente no design de interiores.
Dicas úteis
Para aplicar o verniz corretamente em uma superfície de madeira, você deve seguir regras simples:
- A superfície da madeira natural deve ser lixada.
- Se a madeira for coberta com verniz ou tinta, essas camadas devem ser removidas. Você pode usar uma lixa ou uma lavagem especial.
- Toda a poeira deve ser removida após o lixamento.
- Prepare a superfície. Isso evitará a formação de bolhas e outros defeitos visuais.
- Aplique verniz na superfície de madeira.
Existem várias maneiras de envernizar uma superfície de madeira:
- O pincel é ideal para o manuseio de peças pequenas, bem como para a aplicação do produto em locais de difícil acesso. Para evitar estrias, vale a pena usar escovas que tenham "penugem" nas pontas das vilosidades.
- Um rolo é uma boa escolha para grandes áreas de verniz. Na hora de escolher um rolo vale a pena dar preferência aos modelos com pelo não superior a 5 mm.
- A pulverização é uma forma conveniente de pintar com uma pistola de pulverização e um compressor. Esta opção permite não apenas economizar o consumo de verniz, mas também processar rápida e facilmente até mesmo locais de difícil acesso.
Antes do uso, o verniz deve ser bem misturado, principalmente esta regra deve ser seguida se o produto incluir dois componentes. Isso terá um efeito positivo na durabilidade do revestimento.
Se o verniz precisar ser aplicado em várias camadas, então você não precisa apenas esperar até que a camada anterior esteja completamente seca, mas também passar sobre o revestimento com uma lixa e remover todo o pó depois disso.
O número de camadas depende do que está sendo processado. Por exemplo, duas demãos serão suficientes para pintar móveis, enquanto para pisos você precisará aplicar verniz três vezes.
No próximo vídeo você encontrará uma análise do verniz tingidor para madeira Kudo KU-904x.
O comentário foi enviado com sucesso.