Verniz acrílico para madeira: tipos e aplicações
O verniz acrílico para madeira é frequentemente usado para trabalhos de interiores. Seu inconveniente para uso externo deve-se às especificidades da composição, porém ainda existem tipos de decoração externa. O escopo de uso e as características deste verniz devem ser considerados em mais detalhes.
Peculiaridades
O verniz acrílico contém dispersão e outras substâncias que permitem não só tratar a madeira com uma camada uniforme, mas também protegê-la de alguns efeitos nocivos. Isso se refere não apenas às consequências da atividade vital dos microrganismos, mas também a todos os tipos de influências climáticas: aumento da secura ou umidade do ar, por exemplo. Por si só, esse verniz tem a textura de creme azedo espesso, mas é mais viscoso. A cor clássica é delicadamente leitosa.
A ferramenta tem muitas vantagens, incluindo as seguintes.
- Segurança. Não há elementos tóxicos em vernizes acrílicos. Alguns deles podem até pintar pratos.
- Durabilidade. Vernizes de alta qualidade não se desgastam muito com o tempo, protegendo com segurança as superfícies de madeira por muitos anos.
- Limpeza ecológica. Não quer dizer que todos os elementos que compõem o verniz são naturais, mas ele se decompõe e não agride o meio ambiente.
- Conveniência prática. É fácil manter as superfícies lacadas, especialmente se tiverem características de resistência aumentadas.
- Alta funcionalidade. Os vernizes são usados para fazer vários revestimentos em madeira, desde a pintura de elementos de louças até o acabamento de terraços e gazebos.
- Apelo estético. A madeira coberta com tintas acrílicas e vernizes parece apresentável. Sua cor e textura se aprofundam, a textura aparece mais claramente
- Ergonômico. Isso se refere à obtenção de um desempenho ideal com baixo consumo de material. Por exemplo, aplicando apenas duas camadas, você pode se limitar a apenas elas, uma vez que a árvore já terá uma boa aparência.
- Alta elasticidade. Quando solidificado, o verniz forma uma película protetora, que não pode ser removida no futuro.
- Características de alta resistência. Mesmo com um alto nível de estresse, o revestimento de laca nunca se desgasta completamente.
- Elevadas propriedades adesivas. O verniz tem uma boa adesão à superfície original, como resultado dessa alta resistência é alcançada.
- Cheiro sutil. Muitos consumidores notam a presença de um cheiro fraco, semelhante ao que é emitido pelo guache comum. O epóxi e outras tintas e vernizes não são comparáveis.
- Curto período de temponecessário para definir e secar. Como regra, várias camadas podem ser aplicadas dentro de uma hora de luz do dia.
- Resistência à atividade vital dos microrganismos. Os vernizes acrílicos obstruem a superfície da madeira, impedindo a entrada de esporos de plantas ou bactérias.
- Resistência a eventos climáticos adversos. Isso também se refere ao microclima da sala. Por exemplo, o material de laca é capaz de proteger a madeira contra rachaduras em uma sala com ar quente e seco.
- Custo acessível. O preço das tintas e vernizes acrílicos não pode ser considerado excessivamente alto, mas sim um patamar médio.
- De facil operação. Várias ferramentas são adequadas para aplicação ao mesmo tempo: o verniz não é muito caprichoso nesse aspecto.
Além das vantagens, o material também apresenta algumas desvantagens.
- A necessidade de uma temperatura e condições climáticas especiais durante a aplicação. Não aplique verniz se a temperatura estiver abaixo de +5 graus ou acima de +30 graus. A tecnologia será violada e a durabilidade da pintura não será garantida. Rascunhos também devem ser evitados.
- A necessidade de armazenamento especial. Não congele ou mesmo resfrie o material, exponha-o à luz solar.
Visualizações
Inicialmente, todos os vernizes acrílicos são divididos em dois grandes grupos: monocomponente e bicomponente. As variedades de um componente contêm apenas acrílico; dois componentes também são caracterizados pela presença de poliuretano.
Deve-se destacar que os vernizes bicomponentes garantem maior durabilidade.portanto, eles são mais frequentemente escolhidos para trabalho externo.
Os mais populares são os vernizes acrílicos à base de água. Eles estão substituindo cada vez mais os vernizes convencionais para móveis. O mergulho acrílico se tornou muito popular porque, em comparação com outros produtos também à base de água (alquídicos, por exemplo), eles são mais baratos.
O verso da moeda são as características de força. Eles não podem ser chamados de elevados. Como resultado, esses vernizes não são usados ao ar livre. São indicados apenas para pintura de pisos e móveis, sendo importante cumprir todos os requisitos relativos às condições de trabalho com os materiais de tintas e vernizes indicados na embalagem. Geralmente se refere a temperatura e umidade.
Variedades de poliuretano acrílico de dois componentes, apesar de quase o mesmo preço, têm propriedades de resistência mais altas do que seu equivalente de um componente. No entanto, você não deve usar esta variedade fora da sala: ela não funcionará para trabalhos ao ar livre.
Os vernizes de acrilato, também relacionados ao acrílico, têm uma área de aplicação ligeiramente expandida. Assim, com a ajuda deles, você pode não só tingir e dar brilho brilhante para limpar superfícies de madeira, mas também aplicá-los em elementos já pintados. É importante ter uma coisa em mente aqui. A tinta utilizada na pintura também deve ser em dispersão aquosa, caso contrário o verniz não endurecerá adequadamente.
Existem poucos tipos de vernizes acrílicos, mas cada um deles é universal. Se necessário, você pode usar cada um deles para decoração de exteriores, mas apenas na condição de viver em uma zona de clima temperado sem condições climáticas extremas. Caso contrário, o material da tinta e do verniz não resistirá e simplesmente rachará, tendo perdido grande parte de suas propriedades operacionais.
Cores
Inicialmente, o verniz acrílico para madeira é produzido na cor branca leitosa, mas ao secar forma uma película incolor que apenas enfatiza a textura da madeira sem lhe dar tonalidades especiais. O filme transparente apenas adiciona brilho, devido ao qual o tom original da madeira aparece mais profundo e rico.
Nos últimos anos, surgiram novas tecnologias de produção e tingimento, que expandiram significativamente a gama de cores dos vernizes. Agora você pode comprar facilmente uma amostra de acrílico colorido, que pode substituir a mancha com sucesso. Assim, você pode resolver dois problemas ao mesmo tempo, sem recorrer a procedimentos complicados: dar às placas a cor desejada e protegê-las.
De acordo com o nível de brilho, cinco graus são distinguidos, cada um dos quais é caracterizado pela quantidade de luz refletida em porcentagem pela superfície coberta com tal verniz:
- alto brilho - mais de 90%;
- brilhante - 80-90%;
- semibrilhante - 40-50%;
- semi-fosco - 10-15%;
- fosco - menos de 10%.
Na hora de escolher, vale lembrar as características dos revestimentos brilhantes. Em superfícies brilhantes, todas as falhas se destacam fortemente. Além disso, é mais frequentemente usado para decorar interiores modernos em estilos de alta tecnologia, futurismo e similares.O verniz fosco, ao contrário, permite ocultar parcialmente as manchas, e a superfície é aveludada. Tal efeito é necessário na hora de criar uma atmosfera de aconchego, por exemplo, nos estilos provençal, country e outros.
Ao escolher um verniz, decida que efeito deseja obter no final. Você pode apenas precisar enfatizar a beleza da madeira ou mudar levemente sua tonalidade, dar à madeira um brilho ou brilho perolado. Lembre-se que se você não gosta da forma como este ou aquele verniz fica, você pode desmontar parcialmente o filme acrílico “caminhando” sobre a superfície com uma esmerilhadeira com um disco de esmeril especial. No entanto, deve-se ter cuidado para garantir que a remoção seja a mesma em toda a área.
Fabricantes famosos e análises
Atualmente, várias empresas ocupam posições de liderança na qualidade do verniz produzido. Entre eles estão fabricantes russos, finlandeses e eslovenos. Abaixo está uma lista daqueles para os quais os usuários deram apenas comentários positivos.
Tikkurila
Os produtos finlandeses impressionam não só pela excelente qualidade, mas também pelo preço. É 3-4 vezes maior para outros produtos semelhantes de outras marcas. No entanto, as tintas e vernizes acrílicos são os mais seguros e confiáveis de todos.
"Tecnólogo Chefe"
Este verniz látex à base de acrílico foi desenvolvido para acentuar a textura e a cor da madeira e, ao mesmo tempo, protegê-la de fatores ambientais negativos. Existem também opções de tonalidade para tons incomuns, por exemplo, "Limão" ou "Verde Spruce". "Drevolak". Aos produtos desta marca adiciona-se cera, com o que aumenta o teor de gordura da composição e, consequentemente, as suas propriedades protetoras. É melhor usar "Drevolak" para o trabalho interno, fora terá de ser aplicado em 3-4 camadas.
Vika
A empresa dedica-se à produção de tintas e vernizes bicomponentes, que se distinguem pela elevada taxa de solidificação, bem como pelas características de resistência acrescida, especialmente se o esmalte for aplicado por baixo da camada de verniz.
VGT
Esses vernizes não devem ser usados em pisos. Inicialmente, a composição apresenta uma cor branca leitosa, mas ao secar torna-se totalmente transparente, de forma que sua presença praticamente não afeta a tonalidade original da madeira.
Belinka
Esta empresa eslovena oferece alguns dos melhores vernizes acrílicos. Sua segurança para os humanos e para o meio ambiente é confirmada por vários certificados.
Kudo
Produz vernizes em sprays úteis. Existem produtos de coloração, o que significa que a coloração não é necessária - você pode escolher a tonalidade desejada em uma ampla gama de cores.
Eurotex
Esta amostra de acrílico pertence ao aqualak e parece mais impregnação do que verniz no sentido clássico. Ele protege a madeira de forma confiável contra influências negativas, microorganismos e abrasão.
"Pinotex"
O produto mais seguro oferecido e também pode ser usado para revestir utensílios de madeira. Estes vernizes não podem ser utilizados para trabalhos externos, uma vez que desempenham um papel mais decorativo.
"Lacra"
Oferece excelentes vernizes que protegem perfeitamente contra influências negativas. Adequado para uso interno e externo. A qualidade dos produtos está ao mais alto nível.
Seleção e aplicação
O verniz acrílico é aplicado em várias camadas.
Várias ferramentas podem ser usadas para aplicação:
- Rolo com comprimento do pêlo até 5 mm. Garante uma coloração rápida.
- Escovar. O trabalho é mais trabalhoso, mas é possível decorar todos os locais de difícil acesso.
- Pistola de pulverização ou spray. O método de aplicação mais conveniente e econômico. Permite que você aplique uma camada uniforme, inclusive em locais de difícil acesso.
A escolha deste ou daquele material é metade da batalha. Não cometa erros. Portanto, se você planeja cobrir, por exemplo, uma cômoda com muitas peças entalhadas, é melhor usar uma pistola de pulverização. Um rolo também é adequado para pisos uniformes de tábuas.
Antes de começar a trabalhar, você precisa concluir a preparação. A superfície deve ser limpa, em alguns casos é necessário um primer. Se possível, recuse-se a comprar uma amostra de acrílico sobreposta a um primer. Em seguida, a textura original da madeira será pronunciada.
Poucos vernizes podem garantir um acabamento protetor após uma demão, por isso são aplicados em pelo menos duas. Para tornar o revestimento uniforme, é necessário lixar a primeira camada após a secagem. Depois de limpar a superfície, você pode aplicar uma segunda camada.
Depois de concluído todo o trabalho de aplicação da camada de verniz e de secagem do revestimento, pode-se proceder ao acabamento. Lembre-se de que o verniz acrílico seca completamente em dois dias. Para isso, é melhor usar produtos para o cuidado do parquete ou cera para madeira. Tais procedimentos evitarão que o revestimento de verniz se deteriore rapidamente, pois ele recuperará suas características de desempenho final somente após duas semanas.
Adendo
Os profissionais de acabamento compartilham algumas recomendações quanto à escolha da laca acrílica, seu uso, operação e armazenamento.
- Acontece que o verniz engrossa com o tempo e precisa ser diluído. Sob nenhuma circunstância devem ser usados solventes ou outros produtos químicos para esses fins. Somente água limpa é suficiente.
- Ao diluir, você precisa se lembrar das proporções. Se você adicionar mais de um décimo de água à composição, isso levará à perda de suas propriedades e à rápida deterioração da madeira após o processamento.
- Antes de usar o material de tinta e verniz, deve-se agitar bem para evitar a possibilidade de estrias e manchas de cor na superfície.
- Antes de processar, você precisa verificar o teor de umidade da madeira. O ideal é que esteja bem seco, mas é permitido envernizar as placas se seu teor de umidade não ultrapassar 50%.
- Desengordure bem a superfície. Em locais com manchas de gordura, o verniz simplesmente não adere à superfície, o que pode causar defeitos. Além disso, quando uma substância leitosa é aplicada nesses locais, sua cor não vai desaparecer, mas permanecerá a mesma, o que será muito perceptível.
- Siga as instruções. Provavelmente dirá que você não precisa fazer uma camada espessa de material. É melhor sobrepor um par de finos.
Os meandros da aplicação de verniz acrílico na madeira são descritos em detalhes no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.