Tudo sobre atrasos
Ao escolher toras para o piso e o teto, preste atenção ao comprimento e seção da madeira. Em casos mais raros, as toras são feitas de toras calibradas ou arredondadas, mas consertar e instalar essa base é um pouco mais complicado.
O que é isso?
Atrasos na construção de casas de campo e de campo, como outros componentes estruturais a partir dos quais se edifica uma determinada estrutura, requerem cálculos precisos na fase de projeto. Além dos dados iniciais e calculados, serão necessários conhecimentos e capacidade de aplicação das tecnologias utilizadas na instalação e acabamento dos pisos.
O principal requisito é que esses elementos, como o próprio contrapiso, devem suportar a carga de seu próprio peso de todos os elementos e a carga adicional de pessoas, móveis e equipamentos, incluindo uma margem de duas a três vezes em caso de sobrecargas aumentadas.
Simplificando, toras são instaladas no chão áspero - por exemplo, em uma base de concreto armado do primeiro ou de qualquer um dos pisos. Sobre elas, o piso é colocado perpendicularmente a partir de uma simples tábua com orlas ou ranhuras, que forma o piso final. Em outras palavras, as vigas ficam entre o piso e o deck superior. Este componente resolve três problemas: a criação de um suporte adicional para reduzir a flacidez do piso acabado, a ventilação do espaço sob o piso e a provisão de um forro termo-isolante que separa o piso acabado do frio ao longo do perímetro das instalações .
E também atrasa ajudam a esconder as comunicações de engenharia e pequenas imperfeições do contrapiso, por exemplo, uma superfície de concreto não completamente homogênea, com alguns erros de nivelamento. Finalmente, ao colocar todas as camadas tecnológicas do "bolo" isolamento acústico quase completo é fornecido.
O material mais exigido para organizar uma tora é viga de madeira... Uma placa colocada em uma borda raramente é usada. Uma viga quadrada pode substituir uma retangular, em que o comprimento da seção é muito maior do que sua largura, por exemplo, 200x170 mm. O uso de uma viga de 200x100 mm neste exemplo reduzirá significativamente a rigidez da tora, sendo que 200x40, por exemplo, já é considerado uma prancha.
Evite madeira com muitos nós. Os nós freqüentemente caem, e os buracos formados por eles reduzem a margem de segurança da defasagem várias vezes.
Visualizações
Recomenda-se usar principalmente toras de madeira para o chão. Porém, em um banho, essas toras podem ser feitas, por exemplo, de um material sólido de MDF que não possui vazios - esse material não absorve umidade. Um canal pode ser usado como canal de metal, mas não, por exemplo, um tubo comum ou profissional feito de aço, cuja espessura de parede é inferior a alguns milímetros. Não é permitido o uso de toras de alumínio ou plástico: o alumínio se dobra com facilidade, e o plástico, por exemplo, o polietileno de alta pressão, não funcionará, pois, mesmo tendo relativa inquebrabilidade, "brinca" sob carga. Também não é permitido o uso de materiais compostos que combinem, por exemplo, plástico e alumínio - eles não têm a rigidez declarada e se dobram facilmente ao menor esforço extremo. O tamanho de uma viga de madeira para um retardo é geralmente escolhido dentro de 12x12 cm.
Um valor quase limite, por exemplo, ao organizar uma base entre pisos (em um piso de concreto), é escolhido um valor, por exemplo, 25x20 cm.De nada adianta aumentar as dimensões do tamanho transversal e mais - valores da ordem de 30x25 cm, mesmo na ausência de piso de concreto com vão de 60 cm, são capazes de proporcionar a margem de segurança necessária, enquanto o piso e o teto podem ser fixados nas mesmas toras. Esta solução é uma saída em uma situação em que, por exemplo, uma casa de madeira de dois andares está sendo construída.
Na varanda, o tamanho das defasagens pode ser muito menor - cerca de 10x10 cm de seção transversal.
Apesar da ausência de um composto metal-plástico para a organização de tetos, outro tipo de material composto pode ser usado - o WPC, que também inclui a madeira. A desvantagem do WPC é que, por ser uma versão encorpada, é impossível usar essas toras como suporte de carga mesmo com distâncias transversais mínimas de vãos. Tente usar apenas estruturas de madeira e aço. Para um apartamento e uma casa, o uso de defasagens é baseado aproximadamente nos mesmos cálculos: já existe um entrepisos como contrapiso. Toras de teto, ao contrário das de piso, podem acabar sendo 1,5 vezes menos: se para o piso, por exemplo, o uso de uma barra de 15x15 é suficiente, então para o teto da mesma casa no piso inferior, 10x10 ou 10x7 cm pedaços de madeira são usados.
A desvantagem das defasagens é uma diminuição da altura das instalações em um valor igual à altura desses elementos.
Como processar?
O apodrecimento causado pela multiplicação de microorganismos, fungos e mofo pode ser facilmente evitado antes de colocar os elementos lag, pré-cobrindo a madeira com um anti-séptico. Os anti-sépticos, à base de água ou à base de óleo, são comuns. Por exemplo, formulações à base de querosene são muito procuradas. Uma composição típica de um anti-séptico contém, além do querosene, aditivos fungicidas e aditivos. Oferece a proteção mais completa contra a penetração de esporos de mofo, micróbios e fungos por 7 anos, ao mesmo tempo em que observa a temperatura e os parâmetros químicos do ambiente em um nível correspondente às condições reais da sala e ao ar livre.
Acessórios adicionais
Um suporte ajustável é, no caso mais simples, uma base de concreto, sob a qual camadas de madeira compensada ou fibra são colocadas. Eles são necessários para definir defasagens por nível.... As almofadas são utilizadas para endireitar possíveis zonas de curvatura da madeira, que, quando secas, podem levar a diferentes direcções, dobrar ligeiramente, enquanto podem formar-se fissuras nas suas superfícies. Tendo detectado esta curvatura, o mestre, ajustando a horizontal ao longo do medidor de nível, elimina as zonas de possível folga com o auxílio dessas almofadas, deslizadas sob a viga usada como base de lag.
Se forem encontradas irregularidades após o aperto das seções da barra, elas podem ser alisadas com uma plaina elétrica e, em seguida, reimpregnadas com uma composição anti-séptica. A utilização de um contrapiso de madeira, obtido, por exemplo, durante a construção de uma casa de madeira, permite em alguns casos prescindir de toras instalando o piso final sobre um pavimento de toras já montado.
Pregos ou suportes, pilares de tijolos e outros elementos são usados como acessórios... As toras são fixadas à base de concreto principalmente por meio de parafusos auto-roscantes de seção espessa, ranhuras feitas especialmente, combinadas com chaves de fenda "cruzadas" e chatas. O comprimento de um parafuso autorroscante aparafusado no concreto chega a 220 milímetros ou mais, levando-se em consideração a altura (espessura) das defasagens. O requisito é que a parte final do parafuso auto-roscante entre na base de concreto em pelo menos 8 cm. Uma âncora - um parafuso com um espaçador, que é preso pelas paredes do furo de base devido à folha dupla expandida elemento, serve como um substituto aprimorado para o parafuso auto-roscante.
Os suportes têm uma característica - a estrutura em balanço. Eles corrigem as defasagens, enquanto eles próprios estão localizados estritamente verticalmente.Eles são usados para corrigir a defasagem dos pilares de suporte. Na prática, por exemplo, são utilizadas peças cruciformes, que possuem tiras fixas, entre as quais são colocadas peças de madeira na largura.
Se for usada uma fundação de faixa, então as colunas de tijolos são erguidas para reforço. Além de cumprir sua função de suporte, eles protegem a madeira dos efeitos destrutivos da umidade. Com o tempo, os elementos defasados são parcialmente deformados, curvando-se ligeiramente para baixo. A seção transversal dos postes é de pelo menos dois tijolos colocados lado a lado. Esses conjuntos de tijolos são montados colocando a base áspera em uma fundação de faixa ou base de concreto monolítico. Em uma área onde as águas subterrâneas chegam à superfície da terra bastante altas, tal medida ajudará a proteger as toras e o piso acabado da umidade.
O material dos tijolos é argila cozida com um pequeno conteúdo de areia, mas não tijolos de silicato: que, por sua vez, se desintegra facilmente sob a influência da umidade. É impossível montar suportes de tijolo em solo solto e rasteiro - ele irá embora e o próprio suporte se moverá com ele. Os apoios dos cantos são fixos contra-paralelos uns aos outros. São substituídos pelo perfil P, que fixa as barras ao chão de forma mais fiável.
Montagem
No caso em que o acabamento adicional é feito no topo do piso sobreposto, a direção em que as toras são colocadas não é decisiva. Em seguida, o passo (vão) entre as defasagens é calculado, seu número com base na área da sala a ser concluída. Assim, para a espessura da tábua a partir da qual é colocado o piso, o passo entre as toras é de 30 cm, e para as tábuas de 5 cm de espessura toma-se um vão de um metro. A seção transversal da madeira para o lag varia de 11x6 a 22x18 cm.
A redução deliberada no degrau entre os elementos defasados aumentará significativamente a resistência do piso acabado que está sendo equipado na sala.
Por fundação
Se uma fundação monolítica em faixa é usada na base de uma casa de campo, então, após a construção das paredes e telhado do edifício, o arranjo das aberturas das janelas e portas, a montagem usual do lag é usada com a ajuda de si mesmo - parafusos de fixação para concreto e / ou âncoras. No caso em que a fundação está enterrada sob o piso do subsolo, mas não há laje, uma estrutura de montagem é usada com base em pilares de alvenaria mais espessos ou elementos totalmente moldados em concreto armado... Ao mesmo tempo, sua localização é a mesma do caso em que a fundação é um pouco rebaixada, mas não há subsolo subterrâneo - há apenas um pequeno espaço de várias dezenas de centímetros, vedando o piso acima de possíveis inundações.
No chão
Para criar uma fixação confiável do lag ao longo do solo, primeiro, uma base colunar é instalada, estendendo-se tanto quanto possível além do congelamento das camadas de solo.
Se este requisito não for atendido, então o levantamento do solo na primeira geada severa irá deslocar significativamente o suporte, e as toras irão ceder ou, ao contrário, dobrar para cima.
Se uma casa de campo ou uma casa temporária que desempenha suas funções for instalada antecipadamente sobre uma base de solo de tijolos, então a instalação de um tronco em tal casa não é necessária. O piso áspero e final na estrutura da casa acabada montada, feita como uma casa de contêiner isolada para todas as estações ou sazonal (para residência de verão), já foi montada, e toras adicionais não serão necessárias para serem colocadas em pilares de tijolos (ou auto - suportes de forro montados).
O dispositivo de uma defasagem em uma estrutura de capitel, cujo nível de fundação já coincidiu com o nível do solo próximo, é realizado da mesma forma - como em uma casa onde o nível de fundação é elevado várias dezenas de centímetros acima o nível do solo do site adjacente. As toras são fixadas à base de concreto por meio de parafusos autorroscantes para concreto ou âncoras, às vigas de madeira do segundo andar - por meio de parafusos autorroscantes comuns, mas aqui também é permitido o uso de chumbadores.
Na laje
Uma laje de piso de concreto armado entre pisos, incluindo uma com vazios, também é perfurada para parafusos auto-roscantes ou chumbadores - semelhante a um revestimento de concreto armado monolítico. Não se justifica o uso de suportes de tijolo, vigas e suportes ao organizar um lag.
Os artesãos podem fixar as toras com parafusos perfurados ou parafusos auto-roscantes e com a ajuda de seções de um perfil angular. Ambos os métodos de fixação em piso de concreto são bastante confiáveis.
Se for encontrada uma discrepância na posição horizontal, as toras rigidamente fixadas devem ser niveladas com um leve desbaste da madeira na borda superior.
Em todos os casos, as toras são colocadas na seguinte sequência: a distância da parede mais próxima ao elemento extremo não é mais do que alguns centímetros... Se o tamanho do último vão acabar sendo significativamente menor do que os outros (entre as linhas central e extrema de duas defasagens adjacentes), eles serão deslocados de modo que sejam localizados estritamente uniformemente. Se a mesma distância acabar sendo maior, então um elemento de retardo adicional é introduzido, e a quantidade de retardo resultante, como no caso anterior, é distribuída de forma semelhante (ao longo do intervalo resultante).
Antes de instalar o lag, a base de concreto ou madeira é coberta com uma camada adicional de um agente protetor ("contato de concreto"), impregnação anti-séptica, em seguida, uma camada de material de cobertura é colocada em cima. Para uma base de concreto, servirá como um agente impermeabilizante confiável, graças ao qual as toras serão protegidas da umidade. As toras, pré-revestidas com um anti-séptico, são colocadas sobre material de cobertura e fixadas com âncora auto-roscante e parafusos de fixação.
Como melhorar?
A base existente para as toras pode ser reforçada das seguintes maneiras.
-
Instalação de vários elementos de suporte adicionais. Neste caso, é realizado o nivelamento da base, por exemplo, compactação adicional do solo.
-
Instalação em ambos os lados das placas de açofixada por meio de uma conexão porca-parafuso com um conjunto de arruelas apropriadas.
-
Mudança de um segmento perfurado para um análogo equivalente, que é um conjunto soldado de reforço ou uma seção de um canal.
Se a área da sala for grande, as defasagens podem ser emendadas. A peculiaridade dessa medida é que a madeira é mais frequentemente solta em segmentos de 6 metros, e o comprimento de uma sala ou corredor pode ser, por exemplo, igual a 7-12 m. As partes da tora são emendadas "em meia árvore", "em uma pata" ou com uma sobreposição. A fixação é feita com ferragem e cola de carpintaria (por exemplo, epóxi).
As partes do log devem ser conectadas, por exemplo, em um poste de tijolo, e não fora dele.
O comentário foi enviado com sucesso.