Chão defasado
Se o piso for montado para uma casa de madeira já construída, na qual já existe um revestimento áspero, então em alguns casos os elementos lag são dispensados. Na presença de uma fundação de concreto, as toras ainda são necessárias.
Peculiaridades
As vigas do piso, colocadas sob o revestimento de acabamento, são elementos transversais primários (para o primeiro andar) ou secundários (para os andares subsequentes) aos quais o revestimento é fixado. O material mais adequado para organizar as toras é a madeira maciça. Com o desenvolvimento das tecnologias construtivas, elementos prontos em concreto armado ou soluções à base de materiais poliméricos, por exemplo, de MDF sem oco, são considerados opções aceitáveis. As matérias-primas, exceto a madeira maciça, são mais uma exceção do que um padrão comum.
Como opção clássica, é usada uma viga quadrada - ou retangular, colocada de lado. Não é recomendado o uso de tábuas para elementos defasados, uma vez que a rigidez de tal base é seriamente inferior à de uma semelhante feita de madeira.
Uma vantagem importante de um piso com toras é a ventilação. A base, sob a qual não há um centímetro de espaço livre, fica úmida e desmorona mais rápido com o tempo.
Você também pode ocultar cabos e tubulações no vazio sob o convés principal. Cada cômodo pode ser isolado termicamente em todo o perímetro, isolando o resto das paredes externas usando um isolamento poroso colocado nos vazios. Com uma diferença significativa no nível horizontal (altura da localização), o piso com defasagens é alinhado paralelamente ao horizonte terrestre. A capacidade de manutenção de um piso com defasagens é visivelmente maior. Se for utilizada uma placa comum, e não uma placa ranhurada, basta substituir o fragmento danificado por um novo, sem desmontar todo o piso, para chegar à área a ser reparada.
É fácil esconder um cabo de aquecimento ou circuito de água sob o piso instalado em toras. Isso tornará a sua estadia neste quarto mais confortável no inverno.
Dispositivo de base
Casas de campo e casas de campo, para as quais já se serve de base uma fundação em faixa monolítica (incluindo a cave), em geral e em geral, já foram preparadas para a instalação de elementos desfiados no pavimento. Porém, após o término da etapa principal de construção, a pré-preparação ainda é necessária. Para começar, os detritos são removidos do contrapiso obtido dessa forma, em seguida, a base de concreto é inspecionada quanto a rachaduras, lascas e outros danos.
Se presentes, eles devem ser cimentados. É ainda mais útil fazer uma mesa de cimento sobre uma base de concreto não preparada. Neste caso, o piso ficará mais próximo de um estado perfeitamente horizontal. A base assim melhorada é coberta com um composto anti-séptico. Para uma impermeabilização mais confiável, o material de cobertura é colocado sobre a mesa (aliás, não pode ser produzido quando o piso já está perfeitamente horizontal e sem defeitos). Esta última forma uma camada de impermeabilização mais confiável do que uma camada de polietileno convencional.
Tendo calculado por onde os logs passarão, tubulações e / ou comunicações elétricas (fios) são colocadas nas seções restantes.Por exemplo, o cabo de aquecimento está escondido na área do piso principal, por exemplo, onde há uma passagem para o quarto (mas não sob a cama ou sofá, por exemplo), mas em todo o perímetro - por exemplo, fios e cabos de sinal para eletrodomésticos e eletrônicos pode ser executado. Uma circunstância importante é que o cabo de aquecimento ou os circuitos de aquecimento de água não são colocados em locais onde os cabos e fios estão localizados: o isolamento desses pode rachar, o que é carregado com um curto-circuito e uma fonte de ignição. As tubulações de gás, por exemplo, que fornecem gás natural para o forno da cozinha, não são permitidas sob o piso, mesmo quando a tubulação for de aço. É importante evitar a interseção de elementos defasados com comunicações.
Depois de preparada a base de concreto, trate a madeira com um anti-séptico e impregnações impermeáveis. Isso protegerá a madeira de danos causados por microflora e pragas de insetos. A impregnação de defasagens ainda não instaladas é feita ao ar livre, por exemplo, no pátio. Depois de embeber os elementos lag, eles precisam secar. A impregnação é realizada somente depois que a árvore está completamente seca até a fração mássica de umidade não exceder 11%.
Dimensões ótimas
Antes de calcular a dimensão dos elementos e sua localização, a principal atenção é dada ao material. O teor máximo de umidade permitido na madeira não é superior a 15%. Se ainda contiver mais, a matéria-prima é pré-seca. É melhor usar uma câmara de secagem para acelerar a secagem. A opção ideal é resistir no verão no calor, com tempo bom. Umidade maior que 18% levará à deformação das toras após a secagem.
A maioria dos autoconstrutores e construtores de marcas profissionais prefere toras de pinheiro. Uma alternativa é o abeto ou o abeto. A madeira de segunda classe é adequada para elementos desfiados. Já o terceiro grau, contendo uma quantidade significativa de nós (a partir de vários por metro linear), não é adequado, pois tais formações tendem a cair e rachar, por apresentarem elevada dureza, reduzida elasticidade e tenacidade.
Tendo comprado - e, se necessário, serrado - os pedaços de tora nos fragmentos necessários, nenhum elemento de montagem é usado. No entanto, há casos em que fragmentos encurtados não múltiplos, por exemplo, com um comprimento de sala de 5 m, são conectados uns aos outros, uma vez que é improvável que alguém goste de jogar fora o excesso de madeira para o lixo. Para isso, são utilizados os métodos "meia-árvore" e "na pata". Na junção de seções curtas em um lag, é usada a seção mais confiável da base, sem vazios e vãos, caso contrário, esta seção irá estalar quando uma carga for aplicada a um piso já instalado, como resultado, a junta se dispersará.
As defasagens são instaladas estritamente paralelas entre si, é aconselhável organizá-las ao longo do comprimento e não ao longo da largura da sala. Verifique se a qualidade da impermeabilização (material de cobertura) sob as travas não está comprometida.
O tamanho da madeira pode variar de 140 * 140 a 300 * 250, dependendo do valor pelo qual o piso deve ser elevado e do fator de segurança (como regra, um número triplo do valor padrão em quilogramas de peso por metro quadrado do piso acabado é escolhido). O comprimento de um pedaço de madeira é escolhido alguns centímetros menor do que o comprimento da sala - as flutuações de temperatura e umidade da madeira são levadas em consideração a uma taxa de até 3 mm / m. Se você não deixar pelo menos uma pequena lacuna, mas colocar a madeira de costas um para o outro, então no calor, quando não há ar condicionado na casa, as toras junto com o chão podem dobrar um pouco, enquanto arrancam o ferragens (fixadores) com os quais são aparafusados à base áspera de concreto.
A distância de uma das bordas do elemento defasado extremo até a parede externa, à qual ele é paralelo, não deve ser inferior a alguns centímetros. Essa lacuna criará ventilação suficiente para a parede externa.É inaceitável colocar as toras extremas ponta a ponta com os lados, bem como com as pontas: com uma diferença de temperatura em locais de difícil acesso, a umidade condensável pode se acumular. Não é necessário encaixar as vigas e a amarração da estrutura de uma casa de madeira - ela desempenha uma função completamente diferente.
A distância entre as defasagens pode variar significativamente, a principal regularidade é evitar que o piso se curve sob uma margem tripla de carga prática. Nesse caso, as tábuas do piso não devem ranger. É possível reduzir um pouco a distância entre as toras, mas neste caso, junto com o reforço do piso em função do peso sobre ele, o consumo injustificado de madeira também aumentará. Para uma sala com uma largura de, digamos, 4 m, um atraso adicional não será um custo tão alto, mas dois ou mais do valor calculado já é muito.
O aumento do número de elementos para cada ambiente deve-se principalmente ao valor reduzido do vão longitudinal entre as defasagens. Por exemplo, numa sala com a mesma largura de 3,7 m, previa-se dispor 8 toras com um intervalo de 0,5 m entre as suas retas centrais, mas o último dos vãos acabou por ser 20 cm mais largo. Para evitar a diminuição calculada na resistência, 8 -yu, diminuindo proporcionalmente o tamanho do vão entre quaisquer dois adjacentes.
O que você precisa para trabalhar?
Para montar um piso com base em um piso de tábua macho e fêmea, é útil montar cunhas e um calço, que é um suporte temporariamente aparafusado às toras. Isso é necessário para unir os elementos ranhurados uns aos outros com a mais alta qualidade, eliminando a formação de fendas entre as placas, que podem desviar um pouco para o lado durante a secagem preliminar.
Para aparafusar as travas ao piso de concreto, você precisará de parafusos autorroscantes reforçados para concreto com comprimento e seção transversal aumentados, possivelmente aparafusados com chaves sextavadas ou bicos a uma chave de fenda ou perfurador potente que funcione sem vibração de choque e em velocidades reduzidas. Para fixar os bicos a uma chave de fenda ou furadeira, você precisará de um adaptador de cartucho especial com uma haste adequada para a forma de aperto do cartucho original.
É aconselhável cortar madeira e tábuas com a ajuda de uma esmerilhadeira com disco de corte para madeira. Serrar madeira com discos abrasivos para metal é inaceitável - a madeira e a placa serão queimadas nas pontas ao longo da linha de corte. Uma alternativa é um quebra-cabeças com uma lâmina de serra do "calibre" necessário de dentes de serra. Um papel de carta ou uma simples faca de cozinha ajuda a cortar o material de cobertura (material à prova d'água) em tiras, quando necessário.
Além disso, a lã mineral é cortada, recheada ao longo do perímetro entre os vãos das toras já montadas. Um pincel ou spray aerossol é usado como dispensador anti-séptico. É importante que todos os lados do lag sejam uniformemente impregnados com um reagente anti-séptico repelente de água.
É aconselhável utilizar como pavimento uma tábua ou contraplacado espesso (a partir de 30 mm) (em folhas). A metragem quadrada do piso de acabamento é indicada no projeto da sala e da casa como um todo.
Além dos parafusos autorroscantes reforçados para concreto e âncoras, os parafusos autorroscantes simples para madeira ou metal são adquiridos para a montagem do piso em vigas já instaladas. O aparafusamento dos elementos de madeira entre si é realizado com furação preliminar - a broca deve ser 1,5 ... 2 mm menor que o diâmetro condicional do parafuso auto-roscante (este último é medido ao longo das bordas roscadas).
Montagem
Não é necessário prender as toras à viga de cintagem em uma casa particular com fundação de concreto armado e paredes feitas de madeira ou toras. Uma base forte pode ser obtida já com a fixação principal da madeira ao contrapiso; outras bordas e pontos de apoio não são necessários aqui. No entanto, é possível nivelar uma madeira ligeiramente retorcida e parcialmente rachada na mesma casa sob uma base de concreto ou madeira usando segmentos de revestimento feitos de papelão ou placas de compensado torneadas em espessura.
Para obter a "torta" de construção mais isolada ao organizar um piso de alta qualidade que não deforma, uma membrana especial à prova de vento feita de plástico colocada no material do telhado é necessária como barreira de vapor. No caso mais simples, também pode ser polietileno. É impossível usar aglomerado ou DSP como material para toras e pisos de acabamento, mas eles são colocados apenas sob as próprias toras, se não houver acesso ao compensado.
Em concreto
Apesar do aumento da complexidade, do alto custo e do cumprimento estrito de todas as regras, os pisos instalados em uma base de concreto durarão várias décadas sem problemas. A impregnação contra mofo, germes e fungos não é apenas desejável, mas necessária. Para proteção contra mofo, são usados materiais não totalmente ecológicos - eles são inofensivos para o consumidor, uma vez que as toras são quase totalmente fechadas do piso da sala.
O melhor é escolher o material de cobertura como impermeabilizante, alguns artesãos complementam com polietileno. Corta a base de concreto, que tende a ficar úmida, das toras e do piso, evitando que este se molhe. Tendo marcado os furos nas toras, faça-os. Nesse caso, a própria viga já deve estar instalada. A perfuração do tronco e da base de concreto é realizada com uma broca de concreto com o diâmetro recomendado (para determinados tamanhos de parafusos auto-roscantes ou chumbadores). Seções de madeira são fixadas em locais pré-preparados.
No chão
A colocação de toras no solo não é usada para edifícios residenciais, mas costuma ser usada na construção de edifícios residenciais no território de um determinado local. Por exemplo, com a ajuda de tais defasagens, uma base é formada sob o piso de um mirante ou banheira. Para a instalação, colunas de tijolos são usadas com uma seção transversal de pelo menos dois tijolos adjacentes. Em uma fundação de concreto armado ou tijolo, canais de ventilação adicionais devem ser feitos. Eles ajudarão a evitar a estagnação da umidade e a umidade do retardo, o que é extremamente indesejável para eles.
A impregnação resistente à água com derramamento diário e umedecimento com água pode durar 7 anos antes que o material de madeira se torne tão úmido que comece a se deteriorar por dentro. É capaz de proteger o material da degradação - desde que seja utilizada impermeabilização com feltro e não haja acesso direto da madeira à umidade. Fixar a lag em uma fundação de solo, na qual suportes adicionais são instalados, não é diferente de fixá-los diretamente na superfície de concreto.
Para obter informações sobre como fazer toras para o chão com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.