Plano de apartamento de três cômodos: ideias e dicas para implementação
A planta de um apartamento de três quartos pode ser típica ou bem pensada ao seu gosto. Mas antes de pegar ideias originais, você precisa pensar se não deve se limitar a melhorar o esquema típico em detalhes. E em qualquer caso - em "Khrushchev", em novos edifícios, em casas de diferentes tamanhos, é necessário levar em conta o conselho profissional sobre a implementação da ideia do projeto.
Layouts típicos em diferentes casas
A conversa sobre o layout do "Khrushchev" é muito relevante. Esses edifícios, construídos a partir de grandes painéis, funcionam por pelo menos 50 anos e permanecerão nas próximas décadas. Sujeitos a uma revisão sensata, eles podem facilmente chegar ao centenário e até mais. O problema é que inicialmente essas casas foram concebidas como um estágio de transição para habitações mais perfeitas. Os traços característicos do "Khrushchev", familiares a muitos que vivem em um edifício de 5 andares deste tipo:
pé-direito baixo;
tamanho limitado de partes residenciais e não residenciais;
a presença de salas de passagem;
a predominância de banheiros conjugados;
má qualidade do isolamento térmico;
insonorização medíocre.
Mas é perfeitamente possível melhorar pelo menos algumas dessas propriedades. O redesenvolvimento é simplificado devido ao fato de que as partições internas não têm uma função de suporte de carga. Em casas de tijolo, as peças de suporte de carga podem ser apoiadas nas paredes internas e externas dos apartamentos. Em diferentes casos, existem:
2 quartos pequenos e 1 grande;
2 quartos adjacentes e 1 quarto separado;
áreas residenciais em ambos os lados de áreas não residenciais;
instalações completamente isoladas (a melhor opção).
Tudo é organizado de forma um pouco diferente nas "Stalinkas". As paredes externas são muito grossas. Colunas e barras transversais foram usadas ativamente no interior. Como a maioria das paredes não suporta os cômodos superiores, as possibilidades de replanejamento do apartamento são bastante grandes. Também característico:
tetos altos;
corredores espaçosos;
grandes cozinhas.
Os apartamentos do tipo "Brezhnevka" ocupam uma posição intermediária entre os "Khrushchevs" e os "Stalinkas" em termos de área. Claro, se não for para falar sobre amostras francamente malsucedidas. Em comparação com os Khrushchevs, os tetos serão claramente mais altos. A distribuição dos quartos e sua proporção variam muito dependendo da série específica. O layout dos estúdios de três cômodos em edifícios novos merece atenção especial.
A fusão das áreas da cozinha e dos hóspedes permite-lhe colocar com segurança mesmo um conjunto muito grande, sem a menor dúvida. Ele não apenas ficará "parado" ali, mas também terá uma aparência elegante. Algumas opções envolvem o uso de loggias anexadas. Um apartamento estúdio de três cômodos com design moderno é adequado até mesmo para famílias com crianças.
Graças ao trabalho desenvolvido de designers, um espaço de espírito confortável e individual é obtido.
Soluções de projeto fora do padrão
Pensando na planta de um apartamento de três cômodos com uma grande cozinha, muitos designers profissionais preferem usar opções com um oval. Graças à frente curva, o fone de ouvido terá uma aparência mais elegante. Normalmente, o padrão é combinar elementos retos e radiais. Uma variante deles é usada extremamente raramente, porque contradiz as regras básicas de estilo. De forma um pouco diferente, você pode abordar o assunto em um "colete" aprimorado de 3 ambientes com tamanhos de até 90 m². m. A essência de tal layout é que o apartamento está virado simultaneamente em dois lados da casa.
É imperativo tentar enfatizar e realçar essa propriedade incomum.
Um apartamento do tipo "colete" pode ter o formato usual ou a forma de estúdio. Ambas as variedades são amplamente utilizadas por desenvolvedores modernos no projeto de novos edifícios. Observa-se que este é um dos melhores esquemas não padronizados para famílias numerosas. Vale ressaltar também que o nome "borboleta" encontrado em algumas fontes refere-se exatamente aos mesmos apartamentos - são, na verdade, sinônimos completos. Um colete de três cômodos no formato da letra G é construído de tal forma que o corredor leva imediatamente ao banheiro. Após a curva, ele se comunica com a sala de passagem de um lado e com a cozinha do outro. Eles passam pela sala de trânsito para salas que já estão isoladas. Mas também pode haver uma solução de planejamento do tipo "quadrado". Depois, há passagens do corredor:
para a área residencial;
em um recanto separado, de onde você pode ir ao banheiro e à cozinha;
em salas de estar separadas.
A vantagem desta opção é uma visão ideal das janelas. Além disso, os "coletes" são apreciados por seu caráter personalizado. Os residentes do mesmo apartamento, ocupando quartos diferentes, são minimamente dependentes uns dos outros e não criam problemas mútuos. Mas a abordagem específica não depende apenas da configuração mútua das instalações.
A área total disponível também é de grande importância para os decoradores.
Então, em um apartamento de 50 sq. m. ou 55 sq. m. tal questão, como usar a fusão do espaço vital com uma loggia, geralmente não vale a pena. Essa etapa será completamente natural e inevitável. Mesmo com as dificuldades de negociação e possíveis problemas técnicos, os benefícios foram claramente superados. Os designers também recomendam o uso do estilo minimalista.
Embora o estilo possa não gostar por si só, é definitivamente a melhor opção para obter o máximo de espaço livre.
Armários fechados são apreciados para quartos relativamente modestos que se expandem visualmente. Os designers aconselham a preparação de um corredor estreito, de onde haverá saídas separadas para cada sala de estar. Sim, isso é contrário ao desejo intuitivo de expandir o espaço. Mas o isolamento completo dos dois quartos é garantido.
Também é útil ver como resolver problemas estéticos em um apartamento de três cômodos ligeiramente maior.
Com uma área de 60-62 m2. m. você já pode tentar alocar 3 quartos autônomos. É verdade que cada um deles individualmente acabará sendo pequeno. Para economizar espaço útil no quarto das crianças, você pode colocar uma cama dobrável lá. Uma cama extra à noite será puxada para fora da parte inferior e, portanto, não há necessidade de um sofá ou cama adicional.
E terá uma aparência melhor do que um design monótono de duas camadas.
Coisas muito mais interessantes podem ser feitas em apartamentos com área de 80 ou 81 m². metro. Não há mais nenhum sentido especial para trazer o espaço comum à perfeição com vários truques, demolição de partições e assim por diante. Em uma área tão grande, seria bastante apropriado olhar para uma solução estilística muito diferente. Mesmo os amantes do barroco chique intransigente ficarão satisfeitos. Na sala de estar, você pode colocar uma imitação decorativa de uma lareira, uma combinação de estilos clássico e étnico se tornou uma solução da moda no final dos anos 2010.
Como organizá-lo corretamente?
Os especialistas observam que, idealmente, deve haver uma janela em todos os cômodos, com exceção do banheiro e do banheiro. Como o espaço é grande o suficiente, você precisa aproveitar essa vantagem o máximo possível, enfatizando-a com luz natural. Mesmo que um esquema de planejamento aberto seja escolhido, um zoneamento cuidadoso é indispensável. É feito de forma a separar claramente as partes do espaço e garantir conforto suficiente em todas as partes do apartamento.
É inaceitável quando a sensação de “estar atrás de um vidro sob o olhar universal” é criada em algum lugar.
A área de lazer e a área de jantar são geralmente separadas por carpetes e luminárias. A segunda opção é mais promissora porque se adapta melhor ao espírito moderno. O local de trabalho dentro do quarto é separado por telas e prateleiras de vários tipos. Em apartamentos duplex, a cozinha e a área de estar geralmente ficam na camada inferior. Os quartos privados para mais privacidade são elevados ao segundo nível.
Belos exemplos
É assim que se parece uma das opções possíveis para um apartamento de três quartos. A parede cinza escura, quase preta, imediatamente chama a atenção. O mobiliário clássico no resto da sala é expresso não apenas nas graciosas cortinas de tecido, mas também na mobília de espírito tradicional. Pisos claros e plantas verdes nas janelas combinam muito bem. A sala estava saturada de ar, agradável para a vida.
Esse estúdio também parece bom. Também é feito em cores claras, enquanto as cores escuras e brilhantes são usadas localmente como acentos. Cortinas, flores e itens de decoração criam uma sensação agradável. Os grandes ladrilhos iluminados no backsplash são percebidos como outra agradável surpresa. Embora pareça haver muitos objetos diferentes colocados em todos os lugares, a sensação de desordem não surge - pelo contrário, um conjunto que é confortável para a vida está sendo formado.
Uma visão geral da reforma moderna de um apartamento de três quartos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.