Estilo oriental no interior

Contente
  1. Principais características
  2. Variedades
  3. Paleta de cores
  4. Escolha de móveis e têxteis
  5. Decoração de parede, piso e teto
  6. Opções de decoração
  7. Iluminação
  8. Exemplos de design de interiores

Nos últimos anos, um dos estilos mais populares de decoração de interiores é o oriental. É caracterizada pelo brilho das cores e pela originalidade, por isso atrai a atenção dos cidadãos. Esta direção é a preferida por quem já está cansado do minimalismo e quer se cercar de verdadeiro luxo e objetos incríveis. Além disso, o estilo oriental será uma excelente solução para pessoas de alto status que desejam enfatizar seus conhecimentos de cultura.

Principais características

O estilo oriental é considerado um dos mais relevantes na concepção de grandes casas e apartamentos. Vários traços distintivos dessa direção devem ser destacados.

  • Os quartos grandes são geralmente divididos em zonas usando telas deslizantes, cortinas e cortinas. Vale ressaltar que cada direção do estilo oriental tem suas especificidades. Por exemplo, o árabe permite o uso de cachos falsos, graças aos quais você pode alterar a forma da sala, enquanto a versão japonesa envolve o uso de partições.
  • Este estilo é caracterizado por sua própria visão da geometria da sala. Essa tradição é exigida desde a Idade Média, quando será necessário prover um grande número de passagens e túneis secretos. Assim, os ricos tentavam se proteger tanto quanto possível de vários problemas.
  • Formas simples e lacônicas são usadas como móveis, e também há uma parcimônia de arranjo. Deve haver o mínimo de móveis possível, mas deve-se prestar muita atenção aos acessórios. É graças a eles que a sala está cheia. A quantidade de detalhes é influenciada pelo fato de que direção do estilo oriental é usada. Por exemplo, um interior desenhado na versão chinesa pressupõe a presença de um mínimo de elementos decorativos, mas no marroquino existe um grande número deles. Para interiores egípcios, geralmente são usadas cores quentes e muito espaço livre.
  • Em todas as divisões em estilo oriental, independentemente das características da direcção, são utilizados ingredientes exclusivamente naturais. Para pisos, madeira ou pedra é o ideal. A última opção é mais preferível, pois permite colocar um belo mosaico ou qualquer outro tipo de ladrilho.
  • Os tectos são executados em esquema de cores branco ou na mesma tonalidade de acabamento das paredes. Uma exceção é a direção asiática, onde vigas de madeira são usadas como elemento decorativo.

Variedades

Hoje, existem várias variedades de estilo oriental no interior das instalações, cada uma com suas próprias características, vantagens e desvantagens.

árabe

O estilo árabe é muito popular na concepção de casas de campo e vilas. Entre as características distintivas desta direção estão as seguintes:

  • suavidade das linhas e presença de formas abobadadas;
  • um grande número de detalhes e tecidos - tapetes macios, cortinas, cortinas grandes são ativamente usados ​​como elementos decorativos; além disso, é dada preferência aos têxteis, que são feitos à mão;
  • ao decorar, imagens de criaturas vivas não são usadas;
  • a decoração é luxuosa e rica, assim como cores ricas; os mais populares são o vermelho, o lilás e o dourado.

A pintura de parede parece bastante interessante e elegante com a ajuda de vários padrões ornamentados e formas geométricas. A marca registrada do acabamento árabe é que ele é altamente contrastante e caracterizado por cores ousadas. Se for necessário criar a sensação de uma grande quantidade de espaço livre, grandes arcos podem ser usados.

Ao decorar um interior do Oriente Médio, você precisa prestar muita atenção aos tetos, que devem ser altos. É graças a isso que há sempre muita luz nos quartos. Vários travesseiros, cerâmicas, lâmpadas e assim por diante são permitidos como elementos decorativos.

chinês

O estilo chinês tornou-se muito popular nos últimos anos. Entre as características distintivas de tal interior estão as seguintes:

  • apenas materiais naturais são usados ​​no processo de acabamento; além disso, na sala você pode ver vários enfeites em temas de plantas;
  • todos os itens internos devem ser dispostos de forma que tudo esteja de acordo com o ensinamento do Qi sobre energia e não contradiga a harmonia do Yin e do Yang;
  • ao contrário do estilo árabe, não deve haver formas pretensiosas, mas tudo é apenas simples e lacônico;
  • cantos agudos em interiores de estilo chinês são considerados inaceitáveis.

No processo de criação de tal interior, deve-se prestar muita atenção à presença de espaço livre. Os chineses acreditam que deve haver o máximo possível na sala, para que o ar tenha um lugar por onde vagar. Como móveis, costumam ser utilizadas opções de madeira, bem como diversos painéis deslizantes. A principal característica do Império Celestial é que eles sempre dão preferência aos itens multifuncionais.

O verdadeiro destaque do interior chinês é a presença de imagens de paisagens, feitas em tons pastéis. O painel parece ótimo, que consiste em muitas partes. Uma excelente solução seria usar uma pintura com vários hieróglifos.

Se você deseja criar a decoração mais autêntica, pode usar itens como leque, estatuetas ou estatuetas.

marroquino

O estilo marroquino é muito popular hoje em dia nos países europeus. Uma característica distintiva do estilo é a originalidade de Marrocos, o estilo e design étnico único do país. Este estilo foi criado pela mistura de muitos outros, por isso se distingue por sua imprevisibilidade e exclusividade. Entre as principais características do estilo oriental marroquino estão as seguintes:

  • a presença de um grande número de pneus e arcos no interior é uma das características distintivas do estilo, que o diferencia dos demais; além disso, o estilo é caracterizado por grandes janelas e aberturas, bem como nichos decorados;
  • o uso de móveis baixos, para que mais itens possam ser colocados na sala sem criar um efeito desordenado;
  • muitos padrões orientais com os quais você pode decorar pisos, revestimentos de pisos, estofados de móveis e muito mais;
  • uma combinação arrojada de cores e texturas, bem como combinações únicas e enérgicas.

O esquema de cores mais popular nessa direção é uma combinação de vermelho e dourado. Um grande número de itens de decoração têxtil também são considerados normais em Marrocos. É por isso que nesses quartos você sempre pode ver muitos travesseiros, colchas, cortinas brilhantes e assim por diante.

Definitivamente, este momento deve ser pensado para que o interior não pareça muito mobiliado, apesar dos tantos itens.

japonês

O interior japonês moderno é construído com base na espiritualidade, brevidade e minimalismo. É precisamente a adesão estrita a estes princípios que lhe permitirá lidar com o preenchimento de espaços vazios e criar um interior interessante e original.

Entre as características distintivas do interior nesta direção estilística estão as seguintes:

  • a utilização de motivos naturais e materiais naturais no processo de decoração de interiores;
  • cores naturais, que lembram a necessidade da unidade do homem com a natureza;
  • móveis baixos de formas uniformes, que permitem encher o ambiente com tudo o que você precisa, mas ao mesmo tempo deixar espaço livre suficiente;
  • o número mínimo de elementos decorativos.

Os materiais mais populares são bambu, madeira e pedra natural. Além disso, seda e papel podem ser usados ​​para decoração. Mas os materiais artificiais em tal interior não deveriam ser.

indiano

A cultura indiana sempre conseguiu combinar com sucesso a simplicidade e austeridade de estilo com luxo. É por isso que os interiores aqui são muito claros e originais. Além disso, tais cômodos são caracterizados por formas rígidas, bem como pela ausência de muitos móveis. Cada detalhe deve ser pensado de forma a enfatizar a hospitalidade do dono do apartamento ou casa.

Paleta de cores

Não será difícil decorar um interior oriental no esquema de cores correto. Você precisa dar preferência à paleta natural e abandonar os tons neon. É melhor escolher alguns tons básicos que combinem bem uns com os outros. Entre os mais populares e ótimos estão o carmim vermelho, o amarelo, o roxo e o bordô.

É preciso estar atento não só às cores das paredes e tetos, mas também aos tecidos. Também não deve ser muito brilhante e cativante, com exceção do estilo árabe, que envolve o uso de elementos vermelhos e laranja.

Escolha de móveis e têxteis

No processo de escolha de móveis para um interior oriental, você precisa partir, antes de mais nada, da funcionalidade. É melhor escolher opções feitas de madeira natural. No estilo árabe, são modelos escuros e, no estilo asiático, bambu. Quanto à forma, não há restrições aqui, mas não deve haver cantos agudos.

Ao criar um interior em estilo oriental, você não precisa usar muitos móveis. Um sofá, um travesseiro grande, uma mesa para comida, uma mesinha de cabeceira e outros itens, se necessário, serão suficientes. Os móveis devem se distinguir pela simplicidade e tons claros, portanto, muitas vezes em tais interiores você pode ver guarda-roupas lisos.

Quanto aos têxteis, tudo depende da direção. Uma grande variedade de tapetes, cortinas, capas e muito mais pode ser vista em design árabe. Uma característica distintiva do Oriente é que coisas artificiais não podem ser usadas aqui, então todos os tecidos devem ser naturais.

O tecido pode ser usado não só para forrar móveis, mas também para decorar paredes. Nas janelas, muitas vezes você pode ver grandes cortinas de veludo com tons dourados.

Ao decorar o interior em estilo árabe, atenção especial também é dada aos tapetes. Eles podem decorar não só o piso, mas também a parede. Ao mesmo tempo, é extremamente importante que o produto seja feito à mão e que o esquema de cores não se destaque no design geral da sala. Em casas grandes, esses tapetes são normalmente usados ​​para cobrir a escada, mas o próprio piso dos quartos é feito de pedra natural, por isso os proprietários preferem não esconder sua beleza de forma alguma.

Decoração de parede, piso e teto

No processo de decoração de um quarto em estilo oriental, você precisa estar atento a apenas duas opções: o uso de cortinas brilhantes e de cama. Os materiais naturais são considerados os mais preferidos, entre os quais se destacam o bambu, a madeira e vários tipos de metais. Quanto às paredes, o relevo não é necessário aqui, pois podem ser recortadas em quaisquer tons quentes. Hoje, o creme e o bege são muito populares e procurados.

Madeira ou pedra natural podem ser usadas como piso. O teto geralmente é feito em um esquema de cores branco, mas você também pode brincar com o contraste e fazer o chão e as paredes da mesma cor.

Na direção da Arábia, você pode fazer tetos elásticos de tecido, que parecem bastante interessantes e impressionantes. Também pode ser suspenso e incluir vários níveis utilizando uma faixa decorativa original com várias imitações.

Para a decoração de paredes, é permitido o uso de papel de parede ou tinta comum. É preferível dar preferência à cor dourada ou prateada do material. O papel de parede ideal para a criação de um interior em estilo oriental é considerado monocromático, mas a tonalidade deve ser o mais quente possível.

Opções de decoração

A escolha de certos adornos e elementos decorativos depende, em primeiro lugar, da variante étnica. O estilo do Oriente Médio é caracterizado pelas seguintes opções de decoração:

  • escultura em madeira ou moldagem em estuque;
  • ladrilhos padronizados;
  • mosaico com cores brilhantes;
  • cerâmica;
  • quadro.

No processo de decoração de paredes, você pode usar vários tipos de padrões ao mesmo tempo. A talha da moldura do espelho, que lembra arcos e um teto, será relevante. A cerâmica será uma ótima decoração para mesas, mesinhas de cabeceira e estantes de parede.

A versão asiática envolve o uso de elementos decorativos como:

  • pintar paredes e painéis usando vários símbolos e hieróglifos;
  • ventiladores artificiais na parede;
  • várias lanternas penduradas em um lustre ou teto;
  • aquários, pequenas fontes e outras fontes de água;
  • vasos de porcelana e outros artigos semelhantes.

Uma ótima maneira de refrescar o interior é usar árvores de bonsai decorativas, que são especialmente relevantes para salas de estilo japonês.

Iluminação

Uma característica distintiva do estilo oriental é que requer uma boa iluminação. Quanto mais pequenas fontes de luz, melhor. Além do mais, eles precisam ser colocados na ordem correta para que cada canto da casa seja o mais iluminado possível. O uso de lâmpadas LED terá que ser abandonado, já que a luz amarelada é considerada ideal para tais interiores. E também o uso de outros tons quentes será bastante apropriado, entre os quais o avermelhado, o rosa e o lilás devem ser destacados.

A versão asiática envolve o uso de lâmpadas retangulares planas com abajures coloridos. Fontes de luz adicionais também podem ser posicionadas na parede e nos móveis, criando uma ilusão de luz interessante.

Quanto ao estilo árabe, aqui você precisará usar lustres e lâmpadas enormes. Padrões interessantes sobre eles permitem que a luz cintile com tons interessantes, bem como cintilante.

Exemplos de design de interiores

  • Interior em estilo japonês com divisórias retráteis que separam a sala da varanda.
  • Quarto projetado em estilo árabe com muitas fontes de luz e tecidos adicionais.
  • Sala em estilo oriental com pavimento em mosaico e tecto em madeira.
  • Cozinha de estilo asiático com backsplash exclusivo, pia e piso.

Assim, o estilo oriental no interior é considerado um dos mais populares e atraentes. Trata-se de mudar cada detalhe, desde as portas até o sótão. Nesse estilo, você pode decorar um banheiro, um berçário, uma sala e até uma cozinha. Para criar um interior autêntico, você precisa usar mesas de centro, cômodas, camas e fontes de luz adequadas. No interior resultante, você pode relaxar após um árduo dia de trabalho e ganhar forças.

No próximo vídeo, você poderá dar uma olhada no design da sala em estilo oriental.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário