Estilo bizantino no interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Acabamento
  3. Seleção de móveis
  4. Decoração e iluminação de interiores

O significado histórico de Bizâncio é grande - é um dos estados mais antigos, que teve um grande impacto na formação da ciência e da cultura em muitos outros países. O desenvolvimento da arquitetura deste país, por sua vez, foi influenciado por tradições antigas, bem como orientais e europeias. Por muito tempo, o estilo foi traçado exclusivamente na arquitetura de templos, mas recentemente se generalizou no design de instalações residenciais.

Peculiaridades

O estilo bizantino é corretamente considerado a primeira tendência arquitetônica em cúpula. Ao longo dos séculos, ele se desenvolveu dentro das fronteiras do poderoso Império Bizantino. O desenvolvimento mais ativo do estilo ocorreu nos séculos VI-XV.

Os historiadores até hoje não determinaram exatamente onde exatamente essa direção se originou. - existem suposições sobre sua antiga origem romana e oriental. Isso não é surpreendente, porque na decoração bizantina, os traços característicos de ambas as tendências são perceptíveis.

Em primeiro lugar, são cúpulas colocadas no tambor. Por dentro, são decorados com mosaicos policromados. O peso da volumosa cúpula é redistribuído com o auxílio de velas sobre vários pilares de sustentação colocados no interior do edifício.

Todos os outros detalhes do estilo bizantino são representados por abóbadas, arcos, colunas e também semicúpulas. O estilo bizantino tornou-se, talvez, o primeiro entre todos os ocidentais, onde os elementos estruturais, por um lado, são extremamente funcionais e, por outro, estão em harmonia com uma paleta de tonalidades inusitada. Nas aberturas das janelas prevalecem as formas arqueadas, fechadas com lajes monolíticas com grandes orifícios ou grades.

As portas das casas bizantinas eram decoradas com todos os tipos de ornamentos, bordas e relevos maciços - essa abordagem aumenta muito a fundamentalidade externa e a inacessibilidade da estrutura.

Mais tarde, a alvenaria começou a ser usada para decorar edifícios com desenho bizantino, o revestimento de mármore, a construção de colunas e pilastras se generalizou. A arquitetura contém cornijas e combinações de janelas de formas incomuns. Com o tempo, os edifícios de estilo bizantino foram diminuindo de tamanho, mas ao mesmo tempo começaram a ser complementados por capelas laterais, ou seja, pequenos anexos em lados diferentes. Isso deu aos edifícios uma aparência única e inimitável.

No final do século 19 e início do século 20, as idéias de arquitetura encontraram aplicação na cultura de templos russos, até mesmo uma tendência separada surgiu - o estilo russo-bizantino. Hoje em dia, as características do estilo bizantino são amplamente utilizadas na fabricação de móveis e na disposição de casas e apartamentos amplos e espaçosos.

As características típicas da tendência bizantina são o design luxuoso e a sofisticação das formas. A paleta de cores vibrantes foi emprestada da cultura oriental e a simplicidade dos móveis dos antigos romanos, enquanto a tendência bizantina simplificou apenas parcialmente a aparência dos móveis. A decoração mostra claramente motivos cristãos.

Decorar casas no estilo bizantino não é nada difícil, qualquer interior consiste em:

  • móveis simples cobertos com telas brilhantes;
  • texturas orientais;
  • um grande número de travesseiros;
  • vasos e outros artigos decorativos incrustados com pedras preciosas e semipreciosas ou vidro colorido;
  • Ornamentos florais em portas e aberturas de janelas;
  • enormes luminárias em correntes de ouro;
  • Tapetes persas.

Acabamento

Como principais materiais de construção e acabamento, utilizaram-se, em regra, tijolo ou pedra, fixados entre si com argamassa de cimento. Quanto ao revestimento interior, a decoração bizantina, com a sua pompa, exigia a utilização dos materiais mais raros e caros - na maioria das vezes marfim, tipos raros de madeira, mármore, granito e, claro, ouro. O estofamento feito de telas orientais com fios de ouro é muito difundido por aqui.

Desde a existência do Império Bizantino até os dias atuais, tais técnicas foram preservadas em design de interiores como:

  • revestimento de paredes com painéis de madeira;
  • reboco de alvenaria;
  • pendurar cortinas nas janelas em arco.

Na decoração, o vidro colorido é utilizado em grande quantidade, assim como pedras semipreciosas, produtos de prata ou ouro. A decoração exterior é dominada por pedra natural, ladrilhos de granito ou base de gesso. O design bizantino permite a decoração das paredes com seda e outros tecidos caros. Quanto ao pavimento, é mais frequentemente representado por um mosaico multicolorido de pequenas peças de mármore ou pedras semipreciosas.

As janelas no interior dos habitantes de Bizâncio eram principalmente grandes, tinham uma forma arqueada alongada. Eles foram drapeados com um material único - a seda bizantina, que se destacou entre todos os outros tipos de linho por sua qualidade excepcional e bordados contrastantes.

Seleção de móveis

A simplicidade dos móveis emprestados do povo romano ao organizar os interiores em uma decoração bizantina é totalmente compensada por estofados feitos de tecido das cores mais vivas. Os materiais usados ​​para criar estofados naquela época eram revestidos com ouro, incrustados com smalt, pedras preciosas e marfim se espalharam. Um dossel enfeitado com fios dourados parece elegante em tal interior.

A decoração de móveis envolve necessariamente um grande número de travesseiros, mesmo na cozinha.

Decoração e iluminação de interiores

Uma característica distintiva do interior bizantino foi e continua sendo uma decoração multicolorida e brilhante. Esta tendência é caracterizada pela decoração de portas e janelas, além de nichos com motivos florais. A sala no interior bizantino está literalmente transbordando com todos os tipos de itens de decoração - são grandes vasos de marfim, plantas com flores, bem como utensílios de cozinha de cobre, ouro ou prata.

Um elemento indispensável da decoração é um mosaico de vidro multicolorido. Aliás, inicialmente era usado exclusivamente para decoração de vitrais, mas um pouco mais tarde o material serviu de base para a decoração de louças e vasos. Essa pompa foi posteriormente transferida para a direção barroca.

A arte do Império Bizantino é baseada nas idéias do Cristianismo. É por isso que motivos religiosos muitas vezes são visíveis na decoração das instalações - são o monograma de Jesus Cristo, imagens de um cordeiro, um peixe e também pombas. Os ornamentos florais são bastante comuns, combinando símbolos orientais e romanos. Isso inclui ramos de oliveira, uma árvore de murta e uma trama de trepadeiras.

O projeto de uma casa bizantina sempre se caracterizou pelo desejo de exibir riqueza e prosperidade., e isso pode ser visto diretamente em sua paleta de tonalidade. As cores utilizadas são na maioria das vezes brilhantes, muito diversas, com predominância de escarlate, roxo, branco leitoso, bem como todos os tipos de tons de marrom e azul.

Na Idade Média, a arte de Bizâncio teve um impacto tremendo na formação da cultura e da arquitetura de muitos outros países. As características deste estilo podem ser claramente traçadas na maioria das direções estilísticas posteriores, elas são especialmente perceptíveis na decoração românica e gótica.

O estilo bizantino é caracterizado pelo brilho, pompa e luxo combinados com a simplicidade dos móveis. Para esta tendência, uma combinação orgânica típica de motivos orientais com elementos antigos e cristãos.

Para saber o que é Bizâncio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário