Estilo vitoriano em interiores modernos
Para todos que antes pensavam que era melhor, os estilos clássicos são talvez a melhor resposta para a questão de como projetar sua própria casa. O estilo vitoriano é uma verdadeira joia desta tendência.
O que é isso?
O estilo vitoriano é uma tendência de design de apartamentos, que estava no auge da popularidade na Inglaterra durante o reinado da Rainha Vitória, e esta é a parte predominante do século retrasado. Em um apartamento moderno, as seguintes características serão inerentes a ele:
- um mínimo de espaço vazio - tudo deve ser preenchido com móveis e as lacunas entre eles - com plantas vivas;
- uso ativo de temas ornamentais - literalmente em todos os lugares, incluindo não apenas paredes, mas também o teto e até mesmo móveis;
- pinturas e tapeçarias - na performance "museu", isto é, em molduras caras e maciças;
- cortinas na moda - a preferência é dada a veludo e veludo caro e maciço;
- Vários elementos decorativos também são apropriados, como fotos emolduradas, porcelanas em todos os tipos e cinzeiros.
História de origem
O estilo vitoriano não surgiu na Inglaterra do zero - foram criadas as condições necessárias para isso. Principalmente porque foi a era da prosperidade máxima do império colonial britânico, e todo o dinheiro, por razões óbvias, fluiu para a metrópole.
Foi nesse momento que a prosperidade dos modernos britânicos foi lançada - muitos deles, através do mesmo serviço militar, puderam obter sucesso significativo e adquirir uma boa mansão própria, que teve de ser mobiliada. Muitos tinham dinheiro, o que significa que precisavam ser gastos em grande escala, imitando a aristocracia do clã.
E, afinal, havia algo em que gastá-los. Colônias ao redor do mundo forneceram inúmeros produtos de luxo incomuns de países estrangeiros - por esta razão, o estilo vitoriano ainda permite uma mistura de elementos estilisticamente completamente diferentes. A revolução industrial a partir do século 19 na Inglaterra já havia ocorrido, o que fez com que muitos utensílios domésticos passassem a ser produzidos em grandes quantidades e vendidos a preços baixos.
Em suma, as pessoas, algumas das quais saíram de uma pobreza relativa, finalmente tiveram a oportunidade de viver visivelmente mais ricas, porque em alguns lugares buscaram um luxo indicativo.
Planejamento da casa
Se necessário, a habitação existente pode ser reparada e reconstruída, mas é muito mais fácil estabelecer as pré-condições para a decoração vitoriana na fase de criação de um plano de projeto. Isso é importante ao construir uma mansão particular, porque muitos ingleses ricos da era vitoriana viviam em casas particulares, e não nos poucos edifícios altos.
Uma mansão pode teoricamente ter um andar, mas uma propriedade rica não deve ser pequena, por isso faz sentido destacar alas separadas da sala de estar principal no centro. Entre outras coisas, já naquela época, eram comuns as mansões de dois andares com despensas no térreo e quartos no andar de cima - tal layout exigiria uma área menor do canteiro. É preciso lembrar que o aperto dos apartamentos modernos é a pressão da falta de dinheiro, e em uma clássica mansão inglesa eles não economizavam espaço.
Com o layout interno, você pode decidir ao seu gosto, mas existem várias regras que faz sentido seguir.
- Uma vez que está a construir um edifício de raiz, certifique-se de que tem lareira na sala. Mesmo se você tiver um piso quente ou aquecimento por radiador, tal elemento só precisa estar presente no interior.
- Nos dias da Rainha Vitória, as pessoas que não eram pobres sempre podiam se orgulhar de uma boa educação. Não havia outra diversão além da leitura, pois a própria biblioteca era considerada um sinal de boa forma.
- Você pode adicionar ao layout aqueles cômodos que esquecemos completamente em nosso tempo, por exemplo, uma sala para fumantes, onde você pode fumar tranquilamente com calor e conforto, sem medo de interferir com alguém.
O estilo vitoriano tende a tons mais escuros.e, em caso afirmativo, as instalações precisam de boa iluminação natural, o que na Inglaterra, devido à sua posição ao norte, é um problema. Esse problema foi parcialmente resolvido por enormes janelas, que, por sua vez, exigiam tetos altos.
Os últimos também eram necessários para acomodar lustres enormes e uma abundância de molduras de estuque.
Opções de acabamento
Acima, já chegamos à conclusão de que o estilo vitoriano não é o destino dos cidadãos mais pobres. Diante disso, tanto o mobiliário quanto a decoração foram escolhidos não só esteticamente atraentes, mas também de alta qualidade e durabilidade.
Sten
No século retrasado, não havia tantas opções de decoração de paredes como hoje, mas ainda não faltaram materiais diversos, devido aos abundantes suprimentos coloniais. Em uma sala vitoriana, você pode encontrar paredes simplesmente rebocadas ou estofadas, mas, talvez, foi aqui que o papel de parede foi usado pela primeira vez de forma muito ativa.
A indústria naquela época ainda não estava pronta para mimar os consumidores com papéis de parede de fotos, mas listras coloridas ou até flores neles já eram a norma. Desenhos ornamentais no papel de parede também apareceram, mas isso é mais um gosto delicado de alguém do que uma tradição generalizada.
Também era comum nas casas vitorianas usar um avental de madeira que cobria a parte inferior da parede. Era laqueado apenas com verniz fosco - o brilho, em princípio, era incomum para aquela época, mas uma decoração adicional poderia ser usada na parte superior.
Teto
O teto rebocado muito simples para os cidadãos ricos da era vitoriana não parecia mais rico e bonito o suficiente. Todos os proprietários resolveram esse problema de maneiras diferentes - alguém preferiu molduras de estuque com figuras aristocráticas, alguém gostou de uma solução bonita em estilo rústico - decoração do teto com vigas transversais de madeira, além disso, de espécies de madeira caras. Os tectos em caixotão também estavam no seu auge.
Nas condições de um apartamento em um prédio de vários andares, você não pode acelerar muito, pois hoje nem tudo é tão pretensioso - muitos designers preferem um teto simples e plano, pintado de branco ou um pouco mais exótico de bege. Em vez da moldagem em estuque, apresenta-se a talha, que está presente nas cornijas, que devem ser de cor contrastante. Quase a decoração principal do teto é um lustre chique - hoje não é problema encontrar um modelo que teria lâmpadas em forma de velas.
Porém, na própria era vitoriana, a iluminação central não era usada com tanta frequência, preferindo-se holofotes nos locais mais necessários, então, teoricamente, você pode fazer algo um pouco mais fácil.
Paulo
Os materiais de acabamento modernos muitas vezes imitam o acabamento "clássico" mais caro, portanto, não haverá problemas com a escolha de um revestimento de piso adequado. Como convém ao estilo real, a tendência vitoriana é a melhor "amiga" do parquet, mas não é necessário torná-lo natural - você pode fazer com laminado e linóleo.
Como as salas com alta umidade precisam de algo mais resistente à água, é mais sensato colocar ladrilhos ali., que em nossa época também é capaz de imitar a madeira. Neste caso, o tom em todos os casos deve harmonizar-se perfeitamente com a cor das paredes e dos móveis.
A Inglaterra vitoriana mantinha um comércio ativo com o Oriente, de modo que, mesmo naquela época, não faltavam bons tapetes nas casas ricas. Hoje eles também serão adequados, mas é necessário selecionar tal acessório para que seja, se não oriental de fato, pelo menos semelhante a ele - seja autêntico. Alguns designers usam carpetes como alternativa.
Seleção de móveis
O estilo vitoriano não é uma questão de sofisticação, mas sim de robustez e solidez. Seja qual for o móvel de que estamos falando, ele não caberá no design, se for frágil - pelo contrário, aqui você precisa usar móveis maciços e volumosos. Além de camas e sofás totalmente previsíveis, poltronas, mesas e cadeiras, deve-se também prestar atenção aos móveis que não são tão ativamente encontrados nos interiores de hoje.
Essas peças de mobília incluem várias cômodas e baús para guardar coisas, porque não havia caixas de linho embutidas em sofás naquela época. Os relógios de pêndulo alto se tornarão o auge da autenticidade.
Elementos e acessórios de decoração
Com uma abundância de vários objetos na metrópole usados exclusivamente para decoração de casa, seria surpreendente se os britânicos sob a Rainha Vitória não gravitassem para decorar suas próprias casas. Foi literalmente uma era de apogeu total para vários aparelhos de entretenimento, e a mansão de cada pessoa não pobre não era muito diferente de um museu. - aqui era possível ver por toda parte as mais belas peças trazidas de países distantes, inclusive antigas.
Embora a essa altura os bens de consumo já estivessem ganhando impulso, a ênfase na decoração da casa ainda não estava nele. Se a riqueza não recaiu diretamente sobre o atual dono da casa, e a família tem pelo menos alguma história, ela deve se refletir no interior, por exemplo, na forma de antiguidades, estatuetas de tempos passados, vários souvenirs da moda no passado décadas e séculos.
Castiçais de ferro forjado poderia ser usado apesar do progresso tecnológico - simplesmente porque é muito elegante. Os britânicos durante o reinado da Rainha Vitória também gostavam muito de pintura e espelhos - tudo isso foi necessariamente tirado de belos quadros esculpidos.
Já mencionamos os tapetes como um elemento decorativo acima - eles parecem absolutamente naturais devido ao comércio com o Oriente., mas esse mesmo comércio proporcionou um influxo de muitos outros tecidos. Em muitas casas vitorianas, eles até decoravam as paredes e, mais ainda, eram decoração. Sempre foi possível se proteger do desagradável clima inglês graças às cortinas de enrolar da moda.
No entanto, a lareira continuou sendo a peça central da decoração e do design de interiores em geral nas casas vitorianas. Desempenhava uma função dupla - era responsável por aquecer todo o edifício num clima fresco e na falta de alternativas adequadas, e também era uma espécie de entretenimento, porque, como sabe, pode olhar para o fogo para sempre. Sempre ficava na sala de estar (embora a casa pudesse ter outras lareiras menores) e era decorada com ricos entalhes.
Hoje, em um prédio de vários andares, você não pode instalar uma lareira completa, mas é importante adquirir pelo menos uma versão elétrica dela.
Iluminação
A Inglaterra não é um país onde o sol forte brilha durante todo o ano, pelo contrário, são terras bastante sombrias, que na literatura clássica muitas vezes são descritas até mesmo como monótonas. Em vista disso pelo menos em casa você tinha que pagar por iluminação completa, especialmente porque já dissemos acima - os ingleses ricos adoravam ler e muitas vezes tinham sua própria biblioteca.
Foi durante a era da Rainha Vitória que as mansões ficaram mais claras - no século retrasado, a moda dos abajures com abajures da França chegou à vizinha Inglaterra. Se a luz fraca do lustre principal no nível de uma pessoa sentada não bastasse, então, com tal acessório colocado na mesa de leitura, não havia dúvida de que você não plantaria sua visão.O estilo vitoriano ainda é caracterizado pelo uso ativo de vários holofotes, enquanto o lustre principal é, antes, uma formalidade.
Em que lâmpadas nas casas de ingleses ricos simplesmente não podiam ser limitadas apenas por suas funções imediatas - eles simplesmente tinham que decorar também o quarto. As bases de bronze foram elaboradas para transmitir uma história e, em seguida, foram decoradas com vidros coloridos pintados à mão, cerâmica ou até mesmo pedras semipreciosas.
Os abajures naquela época ainda não eram confiáveis para a indústria de massa. - muitas vezes eram costurados à mão em tecidos preciosos como veludo, seda e cetim, decorados com franjas e bordados. Muitas destas lâmpadas eram verdadeiramente únicas e, ao mesmo tempo, muito valiosas do ponto de vista artístico, por isso um designer moderno terá de tentar muito para encontrar uma analógica.
Decoração de salas diferentes
Em busca da exata observância do estilo, não se deve esquecer que os quartos vitorianos, com toda a sua pretensão e grandiosidade, permaneceram acolhedores para os proprietários e convidados. Para entender onde está essa linha tênue, considere como decorar adequadamente cada um dos quartos. Em que não hesite em experimentar, decorando cada uma das instalações ao seu próprio estilo - Rococó, Barroco, Étnico ou Gótico.
Sala de estar
Esta sala foi projetada especificamente para receber hóspedes que não devem ficar entediados, e também é aqui que o proprietário pode demonstrar seu valor. Significa que em uma casa que não é pobre em geral, a sala deve ser a mais rica, um tanto pretensiosa.
No design moderno, a maior parte do dinheiro é gasta na decoração da sala. - aqui você precisa do design semi-antigo mais crível, que às vezes requer a compra de antiguidades reais. Todo o interior gira em torno da lareira - é obrigatório, e todo o resto é apenas anexado a ela. As poltronas "de marca" com encosto alto são muitas vezes colocadas em semicírculo, para que seja conveniente admirar o fogo, há também um lugar na mobília para um sofá com uma abundância de almofadas.
A prateleira da lareira é uma vitrine onde vários souvenirs devem ser abundantemente apresentados.
Cozinhas
Esqueça que a cozinha é um espaço puramente funcional, porque, como todos os outros cômodos de uma casa vitoriana, deve respirar consistência e esteticismo. Embora na Inglaterra vitoriana os hóspedes tivessem poucas chances de chegar aqui, hoje a cozinha é muito usada para reuniões, porque na verdade é mais um “galho” da sala que exige muitos souvenirs.
No século retrasado, ainda não existia nenhum equipamento de cozinha, por isso esconde-se em nichos e é revestido a madeira. A cozinha inteira, em princípio, é feita de madeira e maciça - este é o material para uma mesa com cadeiras e para um fone de ouvido imponente. Azulejos e azulejos são relevantes para o design do avental e, possivelmente, do piso, mas neste caso vale a pena abandonar o design moderno em favor da imitação da madeira.
Quartos de dormir
Com uma luxuosa sala de estar e cozinha, seria de alguma forma antipático relaxar em um quarto modesto. Um quarto espaçoso deve ter uma cama de casal enorme. Não importa se o dono da casa é casado - não era costume economizar em conforto na Inglaterra vitoriana. Pela mesma lógica, uma cama geralmente é feita de tipos caros de madeira: é cara, mas é comprada uma vez na vida, pode até ser herdada.
Não há como guardar coisas em algum tipo de gaveta embutida - há uma cômoda para isso. Embora também valha a pena comprar um lustre, as lâmpadas de cabeceira serão usadas de forma mais ativa e agora são definitivamente obrigatórias. O quarto é coberto com papel de parede pintado à mão de seda ou outros tecidos.
As cores são selecionadas em cores claras e quentes, apenas o piso e a mobília podem ter toques escuros.
Corredor
Hoje em dia, eles costumam economizar dinheiro no corredor, mas de acordo com os princípios vitorianos, isso é inaceitável - já que alguns dos hóspedes indesejados ainda não conseguem ir mais longe, e todos têm que demonstrar seu bem-estar, o corredor acaba sendo mais uma "exposição " sala. Haverá muitas antiguidades e pinturas aqui, e para que uma pessoa que chega enquanto espera a permissão para entrar fundo na casa não só não se aborreça, mas também pode relaxar, monta-se uma poltrona ou mesmo um banco.
Evite materiais e objetos modernos - os clássicos antigos ajudarão. O espelho deve ser redondo e sempre grande. Uma pequena mesa de centro, sobre a qual é colocado um vaso com um buquê fresco, dará uma impressão agradável da casa a todos os que chegam. O suporte para guarda-chuvas combina valor prático e cores sutis.
Banheiro e toalete
Em alguns estilos clássicos, não há recomendações quanto ao design de um banheiro, uma vez que simplesmente não havia tal cômodo em casas antigas, mas em muitas mansões vitorianas, banheiros completos já estavam presentes. Na maioria das vezes, esses são quartos muito claros com salpicos ocasionais de marrom e vermelho, ladrilhados de acordo com seu gosto. - ou com súditos heráldicos, ou sob o tartan escocês, ou no estilo do Oriente. Ter janela no banheiro, é pecado não decorá-lo com vitral.
Nos casarões vitorianos "originais", o banheiro era equipado com lareira para não congelar durante os procedimentos de higiene, mas hoje não parece realista. Mas o banho em si pode ser escolhido nas melhores tradições da antiguidade - em pernas curvas de cobre.
O banheiro em si é quase sempre feito com cerca; em uma mansão espaçosa, seria estranho colocá-lo bem ao lado da banheira.
Exemplos de interiores
A foto mostra uma amostra de uma típica sala de estar vitoriana, decorada em um esquema de cores vermelho e marrom distinto. Antiguidades e souvenirs são fartamente apresentados no interior, mas a atenção de todos os presentes ainda estará voltada para o objeto principal - a lareira.
Este exemplo mostra a aparência de uma cozinha. Esta não é uma cozinha compacta engordurada em um prédio alto - você pode sentir a escala aqui, você pode ver a ordem exemplar. Não há dúvida de que todo o equipamento de cozinha necessário está presente, mas ao mesmo tempo é quase invisível.
O quarto da foto parece bastante escuro, mas isso só acontece porque as cortinas estão fechadas, mas podemos dizer com segurança que é ótimo para quem gosta de dormir mais. Tudo aqui é focado no máximo conforto, e os acessórios para chá já estão à sua espera.
Uma casa de banho luminosa é muito mais espaçosa do que as casas de banho a que estamos habituados em arranha-céus apertados - alguém brincaria que caberia nesta praça um apartamento de um cômodo. Embora você realmente não precise de muito espaço, as regras de estilo determinam que você pode andar no banheiro.
No próximo vídeo, você encontrará as principais características do estilo vitoriano em seu interior.
O comentário foi enviado com sucesso.